Iniciar sessão ou registar-se
    • cv
    • 17 maio 2009

     # 21

    penso que falhou aqui uma informação importante ainda que ela esteja implicita no posto do FD quando transpõe a legisção.
    Não é de facto permitida a existência de barulhos que incomodem a vizinhança... a qualquer hora do dia! a lei estabelece aqueles horários atendendo grandemente a trabalhos de outra índole (obras, etc, etc), e atenção que as 23.00h terminam na 6ª feira... todo o fim de semana até ao horário estabelecido para o começo na 2ª feira, não pode existir barulho. Ou seja, eestamos a falar de horário que prevém barulho decorrentes de trabalhos, e na sequência realizados durante a semana (de 2ª a 6ª feira).
    no entanto, música não é trabalho, logo, pode sempre solicitar a presença da polícia. A atitude desta vai depender da sensibilidade da pessoa e da situação em causa: se ligar para a esquadra eles referem de imediato a lei e o horário estabelecido. Refira que tem uma criança que precisa de dormir e que o seu horário não se coaduna com as 23 horas estipuladas na lei!!! Isto porque estamos perante uma situação de lazer e perfeita incomodidade e não perante uma situação de trabalho (e atenção, que para o trabalho existem leis específicas que proibem a continuação do mesmo, desde que implique barulho, a partir das 18.00h!!! E são proibidos aos fins de semana!!!).
    Se a polícia argumentar que tem outras prioridades, dê-lhe tempo e telefone novamente (de facto, na mesma altura pode existir prioridades mais prementes, e a sua situação será relevada... mas não desista. Ligue passado algum tempo. Se não houver actuação da policia, ligue para o Comando da PSP (existe um cada Distrito) e exponha a situação, fazendo queixa na policia se necessário.
    Lembre-se, ainda assim, que esta actuação da sua parte e sequentemente da polícia não é anónima; tem sempre de se identificar, e a policia identificá-lo a si ao outro (vizinho). Mas se tiver receio de eventuais represálias, aqui vai uma dica que não é mt legítimo dá-la, mas como último recurso funciona: ligue á policia e refira que suspeita de agressão (cenas de barulho, vozes altas, brigas, objectos a partirem-se... algo que levante a suspeita de agressão); estas chamadas são anónimas e a policia terá sempre de atendê-las!!! ao chegar não verifica nenhuma agressão, mas verifica um acto contra a lei do ruído.
    Quanto ao vizinho, não argumente tentativas de provocação... evitará assim outros problemas e concerteza já lhe basta o do barulho.

    Eu própria passei 6 meses a agir contra o barulho de um vizinho, e fiz isto tudo!!! resultou!!!
    • pilav
    • 17 maio 2009 editado

     # 22

    Antes um mau ano agricula( para o ano vai ser melhor), do que um mau vizinho( pois ele será para muitos).
    Cump. carlos Alberto
  1.  # 23

    Esta questão da música alta deve ser vista segundo 2 diferentes prismas: 1 - o direito ao descanso ;2 - o direito de estar em casa a ouvir música.Se o nosso vizinho põe a música demasiado alta,está a incomodar e deve-se chamar a polícia.Se o nosso vizinho quer dormir uma soneca ao sábado de tarde e nós queremos ouvir uma musiquinha suave e o vizinho diz que quer descansar...bolas!
    Penso, por isso, que estes 2 aspectos têm de ser devidamente considerados e o truque está no bom senso.As pessoas têm o direito de descansar e o direito de ouvir música.
    Pergunta:resolve-se pela medição do decibeis?
  2.  # 24

    Boa tarde,

    Eu já passei por uma situação como as acima descritas. Cheguei às 07:15 da manha, vindo de fazer turno da noite (voluntário), queria descançar, e na porta ao lado a musica estava vários decibeis acima do permitido por lei. Com respeito e cordialidade conforme fui educado, e ainda fardado, bati à porta do vizinho, solicitei educadamente que baixa-se a musica, pois estava cançado, tinha terminado turno da noite à poucos instantes, e pretendia descansar um pouco. A resposta foi tão brusca quando mal educada: "vá para a (meretriz) da sua mãe". Eu incomodado, não perdi 1 minuto, entrei em casa, liguei para a PSP, reportei o incidente, e rapidamente apareceu o carro-patrulha, que tocou na porta do vizinho em causa, e ordenou que baixassem a musica de imediato.

    Os agentes no local preencheram toda a documentação e tocaram em minha casa, onde eu prestei as declarações pedidas, e acompanhei-os na minha viatura ao posto da autoridade para preencher por escrito uma queixa formal.

    Sem grande espanto quando voltei a casa, ouvi comentários ainda mais obescenos e depreciativos sobre a minha pessoa, acabando o visinho em causa por comentar que iria atentar contra a minha pessoa e propriedade.

    Sem mais demora, nova chamada para as autoridades, que rapidamente compareceram e desta feita tomaram medidas mais duras.

    Lamentavelmente existe muita gente sem cultura nem respeito pelos outros, e pelo trabalho dos outros. Felizmente existe lei e autoridade. Até ao momento, não tenho a menor queixa das autoridades nesse aspecto. Respondem rapidamente, são eficientes, cordiais e respeitadores.

    Eu vejo a situação pelos 2 lados, de quando em vez, acontecem emergências e tenho de descer rapidamente as escadas e sair a correr! Nas reuniões de condomínio pedi compreensão para o facto, mas ainda assim esforço-me para fazer o menor ruído possível ao descer as escadas com pressa, para poder dar resposta ao chamado. Eu compreendo que as pessoas possam gostar de ouvir musica na hora que eu quero descansar, e vice-versa, mas soluções regradas de meio-termo, com bom senso, não chegam a acontecer.

    Os melhores cumprimentos,

    Apocsantos
  3.  # 25

    Vou dar o meu testemunho em relação à lei do ruído.
    Quando resolvi fazer obras na minha casa de banho, numa 2ª feira de manhã, por volta das 8.30h/9.00h, o encarregado pela obra telefonou-me para me dizer que tinha sido visitado pela polícia. Um vizinho que trabalhava por turnos, que eu nunca cheguei a saber quem foi, chamou a policia quando ouviu os senhores a demolirem os azulejos.
    Na altura, não me recordo onde fui buscar esta ideia, redigi três folhas A4 com uma comunicação aos vizinhos do meu prédio e aos prédios do lado a informar de que iria proceder à remodelação do meu WC, a partir do dia X, das Y horas às Z horas prometendo ser o mais breve possível e desculpando-me pelo incómodo causado.
    Nunca mais a policia foi chamada.

    A situação inversa, também já me aconteceu. Num Sábado de manhã acordei com as obras no andar de cima. No Domingo de manhã, a situação repetiu-se Telefonei para o vizinho a queixar-me, respondeu-me que deveria ser mais condescendente. Disse-lhe que já o tinha sido no dia anterior, e que se o barulho não cessasse telefonaria para a policia. As obras pararam e só recomeçaram na segunda feira seguinte.
  4.  # 26

    Boas a todos

    Este é a minha primeira resposta neste form.
    Mas vou contar o que se passou comigo, numa situação muito identica a aqui descrita.
    Eu moro num apartamento, em que somos apenas 2 andares mais o res-chao.

    Eu moro num primeiro andar (Grande erro), pois os barulhos vem tanto de cima como de baixo.
    Para piorar as coisas, no meu predio, ninguem e normal, visto que nem eu percebo como é que possivel, mas ninguem trabalha.
    Penso que só eu e o meu vizinho do lado é que trabalhamos em horario considerado normal.

    Entao o quese passa é o seguinte:
    A construção do predio, embora seja novo, é uma vergonha no que a barulhos se refer.
    E tendo vizinhos como eu tenho, pior ainda.
    Os meus vizinhos de cima, (que não tem a minima ideia do que é morar em sociedade), fazem barulho a noite toda, por vezes chega a ser 5 da manha e ainda andam com a casa ás costas por assim dizer.
    Nao tem qualquer compaixao pelos outros, arrojam os moveis a noite toda.
    Tem 3 filhos, que fazem de tudo naquele andar, desde andarem a fazer corridas dentro de casa, ao andar de patins em linha pela mesma.
    Por assim dizer, uma vergonha, uma barulheira que não se pode.
    Para mais, não tem cultura nenhuma.
    Eu inicialmente tentei resolver as coisas a bem, ia lá bater a porta e pedia por favor, se podiam reduzir no barulho, pois precisava de descansar.
    Como começou a ser demais, achei por bem afixar um aviso no placar do predio, no qual pedia aos vizinhos para terem atenção aos barulhos feitos fora de horas.
    Qual o meu espanto, que uma hora depois de ter colocado o papel, o meu "querido" vizinho, ao passar na escada, arrancou o papel.
    Nessa noite, ainda fez pior, encheu a casa de pessoas, e foi festa a noite toda. (gritos e coisas contra o chao a noite toda)
    Na noite seguinte a mesma coisa.
    Ao fim de 3 noites iguais, resolvi chamar a GNR para tomar conta da ocorrencia.
    Os guardas realmente apareceram, e pediram para nao fazerem mais barulho.
    O meu vizinho enquanto a guarda esteve presente, nao disse nada, mas assim que a guarda se foi embora, fartou-se de gritar na escada, que fazia e acontecia.
    Entrou para dentro de casa e passou o resto da noite a mandar com coisas ao chao e a bater com os pes no chao de preposito.
    No dia seguinte, quando cheguei a casa, não tinha agua, tinha-me fechado a torneira na escada.
    Para alem de dizer que quando me apanhace a jeito que iria ter uma "conversa" comigo.

    Não me preocupei, passei na GNR, apresentei queixa (Embora seja um pau de dois bicos) pois é sempre complicado provar as ameaças feitas.
    Agora ando a ver o que irá acontecer.
    Ele pensa ser o dono do mundo e que ninguem lhe pode fazer frente, como tal apenas a GNR poderá resolver a situação.
    Existem pessoas que se morassem no meio do mato era o mais indicado.
    O respeito que tem pelos outros, não existe e para eles apenas o imbigo deles é que conta, e quem estiver mal que se mude...

    Por isso aconselho que façam como eu, caso tenham problemas com vizinhos, e sendo eles autentico "Burros", não vale apena descer ao nivel deles, pois passamos a ser tao burros como eles, e eles acabam por nos vencer, Tem mais Experiencia.

    Passem na GNR e apresentem queixa.
    Caso volte a acontecer, pelo menos já tem onde se agarrar.

    Cpts
  5.  # 27

    Colocado por: SLIFEPara alem de dizer que quando me apanhace a jeito que iria ter uma "conversa" comigo.

    No seu lugar arranjava um gravadorsito,ou uma câmara oculta...a ser eu teria que arranjar um trinta e um ao tipo.(digo eu)
  6.  # 28

    Ora ia eu tenho agora uma situaçao semelhante, que passo a explicar.
    O contrato de electricidade que tenho é o bi-horario, no qual a partir das 21 ou 22h( salvo o erro) se torna mais economico, logo a minha mulher usa a maquina de lavar a essa hora, e ate mais tarde(conforme se lavo muita ou pouca roupa), sucede que a vizinha se queixou ao senhorio, do ruido da maquina de lavar para lá das 23h. O senhorio educadamente relatou-me o sucedido.
    Sucede que me sinto um pouco indignado, pois por debaixo da divisao onde se encontra a maquina de lavar, tenho a minha garagem. Ao lado da garagem encontra-se o quarto da visinha. Acho estranho eu estar no mesmo piso e nao escutar grande ruido quando a maquina lava e ela houve tudo chegando ao ponto de nao conseguir dormir. Ja pedi á minha mulher para nao lavar para la das 23h, pois incomoda a vizinha. No entanto a vizinha que sabe que eu tenho um emprego de horario nocturno, ao contrario da minha esposa, se lembra de aos sabados pelas 8 horas poem a musica aos berros, mesmo por debaixo do meu quarto.
    Que me aconselham a fazer quanto a tudo isto?

    Como se nao chegasse, a vizinha queixa-se tambem ao senhorio de que "pinga" agua na casa dela, devido ao entupimento de uma caixa de fossa que apenas serve a minha casa e nao a dela, mas esta caixa encontra-se no exterior, pois desta caixa que entope, segue a agua para o saneamento publico. Esta fossa ja entupiu anteriormente, como o senhorio pediu-me para desentupir-la, eu la fui tentar, mas em vao.. mais tarde com a ajuda do senhorio e de outros meios lá foi possivel desentupir, missao cumprida, isto sucedeu passado 6 meses do inicio do aluguer da casa. Agora sucedeu o mesmo outra vez, voltou a entupir 1 ano depois... De quem é a obrigação de desentupir a fossa que tem obvios problemas de drenagem? Sou eu que tenho de desentupir, ou é o senhorio que tem que o fazer, ou mesmo alterar essa caixa com saida para o saneamento publico e melhorar a drenagem desta, aumentando a largura da tubagem, a inclinaçao desta e o tamanho desta, pois mede a volta de 70 cm x 70 cm com 50cm de profundidade e sobre a qual a tampa se encontra solta e mal vedada. ??? ficam aqui os meus problemas... a ver se com a vossa ajuda esclareco isto.
    •  
      FD
    • 14 novembro 2011

     # 29

    Colocado por: Gonçalo nunodo ruido da maquina de lavar para lá das 23h

    Se tem bi-horário, compre um programador horário e ponha a máquina a funcionar às 5h da manhã e veja se a vizinha se queixa.
    Se sim, o melhor a fazer é comprar umas borrachas para por nos pés da máquina para evitar a transmissão de vibrações (deve ser disso que a sua vizinha se queixa).

    Colocado por: Gonçalo nunosabados pelas 8 horas poem a musica aos berros

    Quererão dizer-lhe alguma coisa? Infelizmente, já tive que recorrer a essa estratégia quando não consegui fazer ver aos meus vizinhos de forma cordial que me incomodavam de noite...
 
0.0190 seg. NEW