Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: r_m_f_fPelos comentários acho que concordam comigo na necessidade de ter estores :D

    Não sei se há necessidade de ter ou não estores interiores, agora que não é verdade que "umas cortinas interiores" ficam mais baratas isso não é.
    O que o seu arq deveria dizer é que a opção pelas "cortinas interiores" se adequava mais à arquitetura da casa.
    Os nossos técnicos tem que se habituar a ser mais "honestos" para com os seus clientes, um cliente informado é um cliente satisfeito. Pode até no final não fazer a melhor escolha, mas certamente fará escolhas consciente dos prós e dos contras.
  2.  # 42

    Colocado por: r_m_f_fPelos comentários acho que concordam comigo na necessidade de ter estores :D
    Concordam com este comentário:jorgealves,riscos
    Estores são sempre bem vindos numa casa, a nível térmico e a nível de ocultação também. Quando falo de estores digo estores colocados pelo exterior, pois se os vai colocar pelo interior penso que se vai arrepender, normalmente é o que acontece. A nível arquitectónico não será tão estético mas a perda de estética compensa (pelo menos para mim) pelo nível de controlo solar que é essencial, especialmente em vãos orientados a Sul e Poente no Verão.
    Pondere muito bem a colocação de estores pelo exterior, não se vai arrepender...
  3.  # 43

    Colocado por: JancidoEstores são sempre bem vindos numa casa, a nível térmico e a nível de ocultação também


    A minha casa não tem estores e não sinto a necessidade dos mesmos...
    Estores podem ser evitados a não ser que goste deles!
  4.  # 44

    Colocado por: LuisPereira

    A minha casa não tem estores e não sinto a necessidade dos mesmos...
    Estores podem ser evitados a não ser que goste deles!
    OK, corrijo o que escrevi, poderão ser bem vindos numa casa :) . É obvio que cada caso é um caso, mas no que se estava a discutir, ( o facto de colocar estores ou cortinas) o que escrevi era referido ao caso em concreto, como é óbvio em muitos casos as persianas são dispensáveis, mas se calhar a maior parte dos casos são o contrário, devia-se colocar estores pelo exterior e opta-se por estores pelo interior ou black-outs, tudo por uma questão estética. Mas isto sou eu a falar que sou um defensor acérrimo do conforto térmico da habitação em detrimento de um "certa" estética.
    Como costumo dizer, cada caso é um caso e o melhor é ser analisado por quem percebe da poda... (arquitectos e projectistas da obra)
  5.  # 45

    r_m_f_f

    depende da exposição solar e do grau de segurança que pretende, de resto é como o LuisPereira diz, se puderem ser evitados melhor.
  6.  # 46

    Compreendo o que dizem e vai de encontro ao que eu pensei, o arquiteto se calhar apenas está a pensar na parte estética, no entanto os envidraçados vão levar com sol o dia todo! Não pretendo poupar agora nos estores e depois andar a pagar dinheiro em energia para aquecimento/arrefecimento.

    Fica muito caro os estores automatizados? Dêm referências se possível.

    Obrigado
  7.  # 47

    R_m_f_f

    Nos 3D que anexou o seu arquitecto colocou na zona exterior uma cobertura quebra sol o que torna a sujestao razoavel desde que coloque cortinas nos quartos para poder escurecer. Em casas modernas e se gostar os rolos automatizado são muito bons e práticos.

    Se quiser realmente poupar e aumentar o conforto térmico pense antes em reduzir os vãos envidraçados que para além das perdas térmicas ficam muito caras claro que altera toda a estética da casa mas é uma questão de analisar.
    Concordam com este comentário: ALSAS
  8.  # 48

    Colocado por: LuisPereiraA minha casa não tem estores e não sinto a necessidade dos mesmos...
    Estores podem ser evitados a não ser que goste deles!

    Também não quero colocar estores. Diga-nos como evita a incidência solar directa em vãos orientados a sul e a poente? Por mim pensei em colocar uma pérgola, extensível, para fazer sombreamento no verão. Será que me vou arrepender?
  9.  # 49

    Colocado por: maria rodrigues
    Também não quero colocar estores. Diga-nos como evita a incidência solar directa em vãos orientados a sul e a poente? Por mim pensei em colocar uma pérgola, extensível, para fazer sombreamento no verão. Será que me vou arrepender?


    Cada caso é um caso, ou melhor, cada casa é uma casa.
    A minha devido a orientação que foi definida, para a altura da casa, foi "suficiente" uma pala com 2m na fachada virada mais a sul. As restantes fachadas ou não têm janelas ou as janelas são de pequenas dimensões.
    Para tornar as divisões escuras durante a noite, principalmente os quartos foram colocadas portadas interiores de madeira de correr. Ou seja, durante o dia as portadas são recolhidas para dentro da parede e quando se pretende escuro as portadas de madeira são retiradas das paredes.
  10.  # 50

    Por aqui tambem me sugueriram blackouts e brisa solar quando fui ver preço assustei-me
    preço por janela 750+750 preço do estore 350€ ja com motor para medidas 300X240
  11.  # 51

    Vou falar com o arquiteto para ele estudar a possibilidade de reduzir aos vãos envidraçados e vou aproveitar para interpelar sobre a influência no conforto térmico da casa que a solução das cortinas vs estores propiciam.
  12.  # 52

    Por aqui optou-se por estores
    1º porque gostamos de escuridão total
    2º porque temos grandes vão a sudoeste e temo que as palas não sejam suficientes principalmente no piso 1.
    3º porque é muito mais barato e dá mais "segurança"
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro, fasca
  13.  # 53

    Revendo o seu projecto e não tendo os alçados, sugeria-lhe confirmar a questão da janela na is na suíte pois neste tipo de espaço não há como ter pequenos vãos porque o essencial é a privacidade. Tambem o vidro que dá do pátio interior para a lavandaria me parece desnecessário.

    Outra alternativa talvez mais funcional e seguramente mais barata seria a lavandaria estar integrada com a IS de serviço, elimina todas as janelas viradas para a entrada é aí sim deixa o vão envidraçado para o seu pátio interior.

    na sala invertia a sua organização, a mesa de jantar na zona menos iluminada e a sala com a Tv em contra luz do lado do vidro. Seguramente num grande dia de verão não vai querer estar no fundo da sala com uma mesa a afastá-lo da sua varanda. No limite deixe dois pontos de acesso privilegiado um no fundo na parede e outro numa caixa de chão junto ao vão assim fica com flexibilidade mas clara vai custar mais uns euros.
  14.  # 54

    frapiment

    se calhar tinha mais logica meter a cozinha junto á "garagem" e meter a zona de comer e estar lado a lado virados para a zona de janela

    portanto onde está na planta a cozinha paasava a zona de estar e a zona de comer mantinha e ao fundo ( aberta) a cozinha junto á "garagem"
  15.  # 55

    ah e já agora rmff

    as boas regras dizem que a mesa de comer deve rodar, não sentar as pessoas de costas para a janela.
    Concordam com este comentário: frapiment
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  16.  # 56

    Sim é uma hipótese melhor também do que esta apresentada no projecto. Só sugeri mudar somente a sala de estar para a frente porque normalmente os dois espaços onde as famílias estão mais e na cozinha e na sala de estar onde uma vista e acesso à varanda pode ser mais valorizado. A sala de jantar e para estar sentado a comer e conversar por isso estar no espaço mais reservado até pode ser melhor mas claro tudo depende da preferência de quem lá vai viver.
  17.  # 57

    Colocado por: LuisPereiraCada caso é um caso, ou melhor, cada casa é uma casa.
    A minha devido a orientação que foi definida, para a altura da casa, foi "suficiente" uma pala com 2m na fachada virada mais a sul. As restantes fachadas ou não têm janelas ou as janelas são de pequenas dimensões.
    Para tornar as divisões escuras durante a noite, principalmente os quartos foram colocadas portadas interiores de madeira de correr. Ou seja, durante o dia as portadas são recolhidas para dentro da parede e quando se pretende escuro as portadas de madeira são retiradas das paredes.

    O nosso projecto não prevê nenhuma pala, no entanto estão projectadas portadas interiores, de madeira, para todos os vãos, os quais têm as dimensões tradicionais de uma moradia rústica; o lado norte é o único que não tem janelas porque metade da parede é meeira e a moradia localiza-se na estrema.
    Não conheço portadas interiores de correr. Fiquei curiosa. Sem querer ser inconveniente posso pedir-lhe que coloque aqui um exemplo de uma dessas portadas? Ou pode sugerir-me como posso encontrar um exemplar de portada de correr?
  18.  # 58

    Maria

    assim como existem janelas que recolhem para dentro das paredes, também existem portadas. No entanto não deve ser barato o conjunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  19.  # 59

    Qualquer carpinteiro faz essas portadas, tem é de ter em conta o espaço na altura da construção das paredes.
    como a minha casa era parede dupla foi relativamente fácil... no local das portadas a caixa de ar passou a ter a largura necessária para que a portada entrasse na parede.

    Algumas fotos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, skypt, arquitecturagaia, ALSAS
      11_aIMG_1716.JPG
      15_aIMG_3281.JPG
      IMG_11950.JPG
  20.  # 60

    Colocado por: marco1Maria

    assim como existem janelas que recolhem para dentro das paredes, também existem portadas. No entanto não deve ser barato o conjunto.

    Sei que sim, Marco! A nossa intenção é fazer opções, dentro do conforto com alguma qualidade, onde nos parecer prioritário. Por exemplo é menos prioritário, para nós, sanitários suspensos tipo o último modelo; as torneiras altamente sofisticadas; azulejos especiais da marca não-sei-quantos; tectos falsos; luzes embutidas, etc., etc. Vamos ter de fazer muitas contas, mas também encontrar bons profissionais.
 
0.0399 seg. NEW