Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola. Estou a terminar o projeto da minha moradia. Neste momento estou com uma dúvida relativamente ao tipo de isolamento a utilizar entre paredes. Já me falaram da cortiça e do esferovite. O primeiro, assumem ser melhor mas mais caro. O segundo pior mas mais barato. Gostava de ter uma opinião mais fundamentada. Agradeço ajuda. Um abraço
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Esqueça a cortiça, está em desuso, e trabalhando em conjunto não tem termicamente e acusticamente a mesma eficácia. O que tem nos pormenores do projeto de arquitetura, de estabilidade junto aos pilares, e no projeto térmico?
    Concordam com este comentário: Dias Borges
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prosa
  4.  # 3

Obrigado pelo comentário. Os pormenores que refere ainda não estão definidos. Ainda ontem terminei o desenho com o arquiteto. Mas aquilo que refere tem influência sobre a questão que coloquei? Mais uma vez, obrigado
  5.  # 4

Não vai ser por aplicar wallmate, ou la de rocha que lhe vai fazer encarecer a obra.
  6.  # 5

Para espessuras iguais, o melhor em resistência térmica é sempre o XPS.
  7.  # 6

Colocado por: BricoleiroPara espessuras iguais, o melhor em resistência térmica é sempre o XPS.

Mas em conjunto, ja não.
  8.  # 7

9.  # 8

Colocado por: BricoleiroPara espessuras iguais, o melhor em resistência térmica é sempre o XPS.

Depende da resistência térmica de cada material
  10.  # 9

50mm Xps 040-r 0,250 m²k/w
    50mm eps 0,040-r 0,250 m²k/w
    50mm mw 0,41-r 0,250 m²k/w
  11.  # 10

Colocado por: Dias Borges
    Depende da resistência térmica de cada material

Como assim? Dentro do XPS com a mesma espessura há marcas do mesmo material com diferentes resistências e condutividades?
  12.  # 11

Colocado por: BricoleiroDentro do XPS com a mesma espessura há marcas do mesmo material com diferentes resistências e condutividades?

Como também nos materiais EPS e MW existem ..
  13.  # 12

Até hoje, nos comparativos que vi, o XPS saiu sempre vencedor.
  14.  # 13

Colocado por: BricoleiroAté hoje, nos comparativos que vi, o XPS saiu sempre vencedor.

Normalmete o xps tem uma condutividade térmica de 0,035 como o caso de um eps ou mw
  15.  # 14

Colocado por: Bricoleirohttp://www.aream.pt/download/diversos/Resistencia%20termica%20de%20materais%20isolantes.pdf

5,0 cm EPS = 4,9 cm XPS = 5,3 cm lã de rocha = 5,6 cm aglomerado de cortiça = 11,0 cm reboco para isolamento térmico com 30% de humidade = 28,5 cm reboco para isolamento térmico com 100% de humidade.

Tenho que acrescentar que só dois dos materiais isolantes têm características de isolamento térmico e sonoro, a lã de rocha e a cortiça.
    Concordam com este comentário: alexp, joao2
  16.  # 15

Colocado por: branco.valterTenho que acrescentar que só dois dos materiais isolantes têm características de isolamento térmico e sonoro

Sim, só me referi a isolamento térmico, acústico são outros valores e aí o XPS já não será o melhor.
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

18.  # 16

Colocado por: branco.valter5,0 cm EPS = 4,9 cm XPS = 5,3 cm lã de rocha = 5,6 cm aglomerado de cortiça = 11,0 cm

Que tipo de XPS?
    Que tipo de EPS?
    Que tipo de lã de rocha?
  19.  # 17

branco.valter assim nao..vc tem que comparar a condutividade térmica de cada material
  20.  # 18

Eu não comparei nada, apenas coloquei os valores do documento acima.

O Dias sabe melhor que eu que cada um coloca os valores que melhor convém-lhe. Também sabe que eu tenho um afecto especial pela cortiça, mas reconheço que o dito material tem vários contras, um dos quais começa logo no preço.
  21.  # 19

Colocado por: branco.valterEu não comparei nada, apenas coloquei os valores do documento acima.

Pois,mas nao podem ser feitas as contas dessa maneira..
    Ora veja..exemplo dos valores do documento acima, (XPS 0,035) (EPS 0,036)(LM 0,038)
  22.  # 20

As contas tem que ser feitas assim..
    3 cm XPS 0,35 = 0,857 m²K/W
    3 cm EPS 0,35 = 0,857 m²K/W
    3 cm LM 0,35 = 0,857 m²K/W
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">