o problema é que a sua batalha é travada com instaladores que não colocam isolamento para poupar no orçamento e depois os consumos disparam e isto acontece quase sempre. no caso do prh o isolamento tem de ser sempre colocado pq é necessário prender o tubo. mas também os há que inventam fixar o tubo com braçadeiras...
no entanto o PRE será sempre um sistema que desaconselho em sistemas de aquecimento central pelas razões que já desisti de explicar. para pequenas área considero que é um bom sistema pela simplicidade e baixo custo que representa.
a questão do balanço energético foi completamente ao lado! não tem nada que ver com o facto do PR dar mais ou menos potência que os radiadores.
Estas pessoas agradeceram este comentário: GA
Colocado por: Pedro Azevedo78Ricardo, a bomba de calor em tarifa bi-horária só funciona na tarifa mais baixa? Está a ser demasiado optimista...
Ou então tem de instalar um depósito de acumulação de 1000L como já vi aqui descrito no fórum...
Com bomda de calor e tarifa bi-horário= 68€/mês para os 200m2
- Piso Radiante Electrico para uma área de 200m2 um custo de 204€/mês .
Com a enercia que o sistema pode ter, e com um bom isolamento, podemos ligar os PR só à noite que deve chegar!! pelo menos é isso que o um familiar meu faz , a unica diferença é que só liga durante o dia pois o dele é a Gasoleo!
Quanto a esses valores apenas podem servir como comparação um com o outro pois na pratica, cada casa é um caso em termos de necessidades energéticas.
Não esquecer que podemos mais tarde mudar a fonte de calor no PRH, Incluindo juntar energia solar, que pode ser acrescentado mais tarde e pode cobrir uma boa parte das necessidades de aquecimento! E no arrefecimento já existem algumas soluções também, mas muito caras por enquanto!
Uma coisa é a potência consumida, outra coisa é a potência térmica efectivamente disponibilizada no compartimento"
Como é???
AS diferenças resumem-se à forma como é espalhada , mas a quantidade de calor é e mesma
Resumidamente PRE é boa solução de conforto, mas má em termos de eficiencia!Novamente a palavra eficiência mal usada. Deveria antes referir-se à fonte de energia.
Se o cliente, e reparem que concordo que o faça, acho que todas as opções devem ser consideradas, puder pagar uma chão radiante a água, fazer (ex.) geotermia, que avance e que pague…agora quantos portugueses o podem fazer?
É aqui meus Senhores que quero chegar.
Deixemo-nos de demagogias, de sistemas perfeitos, de marca vencedoras, etc. e analisemos caso a caso, carteira a carteira.
Colocado por: Piso RadianteBoa noite,Uma coisa é a potência consumida, outra coisa é a potência térmica efectivamente disponibilizada no compartimento"
Como é???
Pois é verdade. Faz alguma confusão mas é bem verdade. O senhor pode ter a mesma potência consumida por dois equipamentos e ter uma potência térmica bem diferente para cada um deles; basta que varie por exemplo a área de exposição do “radiador”, a temperatura de superfície, a velocidade do ar, etc.
Parece-me que está a confundir rendimento de um equipamento com a eficiência. São coisas e conceitos diferentes. O Senhor está a falar de um equipamento. Eu estou a referir à forma como a “energia” é disponibilizada no espaço: através de convecção, radiação e condução. Serão estes fenómenos de transferência de energia que iram determinar não só a energia térmica disponibilizada como na sua combinação o melhor índice de conforto.
É importante não misturar conceitos e fazer afirmações:AS diferenças resumem-se à forma como é espalhada , mas a quantidade de calor é e mesma
Não é verdade. A quantidade de calor (energia) como o Senhor diz, e como já o disse, é disponibilizada ao espaço por radiação, convecção e condução. Ao comparar a área de transferência de um piso radiante com a um do radiador, a mais-valia já a referi e o meu exemplo (aqui) era precisamente nesse sentido. Tenho pena que o tenham interpretado mal.Resumidamente PRE é boa solução de conforto, mas má em termos de eficiencia!Novamente a palavra eficiência mal usada. Deveria antes referir-se à fonte de energia.
Vamos assumir o raciocínio do Sr. Ricardo:
0,145€ - Bi Horária – Ponta; 0,078€ - BI Horária – Vazio
1KW solução a pellets : 1Kg=0,18€ gera 4,5KW logo 1KW= 0,04€
1KW solução com bomba de calor 1:3: 0,048€ - Bi Horário Ponta; 0,026€ - BI Horário Vazio
1KW solução eléctrica: 0,145€ - Bi Horário – Ponta; 0,078€ - Bi Horário – Vazio
Necessidade mensal por m2: 17KW; considerando 40% em ponta e 60% em vazio e 200m2
Pellets: 0,04€x17KWx200=136€
Bomba de calor: (0,4x17KWx0,048€x200)+(0,6x17KWx0,026x200)=65,28€+53,04€=118,32€
Solução eléctrica: (0,4x17KWx0,145€x200)+(0,6x17KWx0,078x200)=197,20€+159,12€=356,32€
E até aqui como o Sr. Ricardo disse eu concordo mas estamos a falar no custo de produzir X KW de energia e disponibilizá-la à instalação, ao sistema. Depois o sistema através dos seus elementos, radiadores, piso radiante, VC´s, etc, é que acabam por introduzir essa energia no espaço na forma como foram projectados e combinando a transferência por radiação, convecção e condução. Era a esta “energia” que eu dei o exemplo.
De qualquer forma para esta pequena troca de ideias fique completa falta que informe:
Custo total de uma instalação de piso radiante para 200m2 com bomba de calor com termóstatos programáveis em cada compartimento;
Custo total de uma instalação de piso radiante para 200m2 com caldeira a pellets com termóstatos programáveis em cada compartimento.
Como devem estar a ver o que ainda desejo comparar posso adiante que piso radiante eléctrico com 3cm de isolamento térmico de pavimento e com termóstatos programáveis em cada compartimento rondará os 4.000€ + IVA.
Aguardaremos pelas cotações pedidas aos foristas participantes…
Já por diversas vezes referi que cada “carteira” escolhe o que pode pagar.
Numa moradia de 200.000€ nem todos se podem dar ao luxo de gastar mais de 10% do seu orçamento apenas com o aquecimento.
Piso radiante eléctrico bate aos pontos qualquer instalação a gás ou gasóleo que utilize radiadores. Além do custo inicial mais baixo e do conforto tem custos mensais mais baixos.
Se o cliente, e reparem que concordo que o faça, acho que todas as opções devem ser consideradas, puder pagar uma chão radiante a água, fazer (ex.) geotermia, que avance e que pague…agora quantos portugueses o podem fazer?
É aqui meus Senhores que quero chegar.
Deixemo-nos de demagogias, de sistemas perfeitos, de marca vencedoras, etc. e analisemos caso a caso, carteira a carteira.
Cumprimentos
Para amesma potencia, se tivermos uma area menor, a temperatura da mesma aumenta, aumentamas correntes de convecção acelera-se o aquecimento da divissão , mas promove-se a extratificação da temperatura (mais quente em cima e mais frio em baixo)
Voce fala em rendimento e em eficiencia, eu sei que não é a mesma coisa, mas em termos de euros não é assim tão diferente. Eficiencia é um termo claro, rendimento depende. Refere-se a quê? Rapidez de aquecimento? Homogeniedade de temperatura (por toda a casa, em altura, ou ao longo do tempo), conforto? Ou eficiencia energetica? Junte os custos de instalação e tem tudo o que precisa saber sobre uma instalação de aquecimento central. Quanto muito soma a produção de CO2 envolvida.
Colocado por: Ricardo.mrdPara amesma potencia, se tivermos uma area menor, a temperatura da mesma aumenta, aumentamas correntes de convecção acelera-se o aquecimento da divissão , mas promove-se a extratificação da temperatura (mais quente em cima e mais frio em baixo)
Caros System 32
Se partirmos do exemplo acima dado, independentemente da área ser menor ou não, a necessidade de dissipação e radiação térmica para diferentes áreas será porporcional, pois se reparou, a potência por m2 é a mesma, logo menor ou maior a potencia por m2 será precismanete a mesma.Voce fala em rendimento e em eficiencia, eu sei que não é a mesma coisa, mas em termos de euros não é assim tão diferente. Eficiencia é um termo claro, rendimento depende. Refere-se a quê? Rapidez de aquecimento? Homogeniedade de temperatura (por toda a casa, em altura, ou ao longo do tempo), conforto? Ou eficiencia energetica? Junte os custos de instalação e tem tudo o que precisa saber sobre uma instalação de aquecimento central. Quanto muito soma a produção de CO2 envolvida.
Rendimento significa que serão gastos recursos para obter o desejado num determinado período de tempo.
Eficiência será a relação entre os resultados obtidos e os recursos gastos.
Ambos poderão ter o mesmo significado depende sempre do contexto expressivo.
Cumprimentos.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd