Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Preciso de ajuda para resolver este problema pois o técnico poderá demorar algum tempo a prestar assistência. Tenho numa moradia nova (1 ano) com um sistema de AQS + piso radiante, por instalação solar apoiada por bomba de calor trifásica que aquece o chão através de um depósito de inércia (foto em anexo). O sistema funcionou o inverno passado e a bomba esteve desligada durante o verão. Quando arranquei a bomba em outubro, para além de uma fuga de gás, já reparada, a mesma começou logo a parar ao fim de um tempo por falta de caudal (caudal mínimo de funcionamento +/- 10L/m). Já experimentei quase tudo, só com AQS, só com aquecimento, purguei o sistema, meti e tirei água na instalação, verifiquei programação, Bombas de circulação, válvulas, caudalímetro, etc. Sempre que provoco oscilações no caudal ou pressão das tubagens, metendo água e mexendo nas válvulas, consigo valores para que funcione por momentos, mas logo volta ao erro de falta de caudal passadas umas horas.
    Alguém passou semelhante experiência ou me pode dar uma dica do que poderá estar a acontecer?
    Obrigado e bom ano a todos.
      1.JPG
  2.  # 2

    A sua instalação tem muito bom aspecto. O empreiteiro ou instalador não resolvem o problema?
    As setas verdes são do solar?
  3.  # 3

    Bom dia.

    Aconselho-o a ler o manual de utilizador/manutencão da bomba de calor em especial a secção resolução problemas/mau funcionamento.

    Muito provavelmente hà ar no circuito hidraulico de aquecimento, sendo assim a bomba de circulação ñ consegue fazer circular àgua...
    Controle pressão do circuito hidraulico. Sabendo que 1bar corresponde a 10 metros de altura de coluna de àgua.

    Sô estando em frente à instalação seria possivel fazer um diagnostico completo.

    PS. Tem garantia de 2 anos de todo o sistema...insista para que o técnico controle o mais ràpido possivel.

    Cumprimentos,

    De Almeida
  4.  # 4

    Boa noite.
    Voltaram os mesmos problemas no arranque deste inverno.
    No ano passado contactei o instalador que assobiou para o lado e a empresa uponor que me deu hipóteses por telefone. Fui eu que andei a fazer experiências e acabei pôr por a coisa a funcionar aos poucos. Mas há algo que não está bem pois o erro persiste.
    Alguém me pode indicar um técnico que opere cá por terras algarvias (Albufeira), ou que tenha passado por uma situaçao idêntica me possa elucidar?

    Desde já muito obrigado.
  5.  # 5

    Para nao perder garantia devia contactar a assistência da Baxiroca, no entanto orepare-se pois sendo uma solução de diversos fabricantes vao todos afirmar que a culpa é do outro

    Ja viu o edtado dos filtros de agua?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
    •  
      omega
    • 13 novembro 2016

     # 6

    jorge não será um problema de falta de bypass nos colectores?
    conheço um caso parecido :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
  6.  # 7

    nao que ali parece que tem um deposito de inercia!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
  7.  # 8

    Colocado por: Sergio Rodriguesnao que ali parece que tem um deposito de inercia!!


    Colocado por: omegajorge não será um problema de falta de bypass nos colectores?
    conheço um caso parecido :)
    pode dar se o caso do depósito ser um balão termico e como tal não servir como separador hidráulico.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  8.  # 9

    Sim. Tenho um depósito de inércia e o retorno à bomba de calor tem vaso de expansão. O estranho é que este erro só apareceu a partir 2° ano de funcionamento do piso radiante. Não me parece ser um problema de ar no sistema nem falta de pressão. Mais uma vez sempre que me ponho a abrir e fechar válvulas no depósito de inércia recupero algum caudal, mas logo volta o erro ao fim de cerca de a hora. Há qualquer problema entre o depósito e a bomba de calor, pois parece-me que a circulaçao entre o piso radiante e o depósito está perfeita e com bom caudal.
    Preciso de um tecnico especializado. Será que nao há cá ninguém a quem recorrer?
    Obrigado pelas dicas.
  9.  # 10

    Colocado por: MoçdabHá qualquer problema entre o depósito e a bomba de calor,
    supostamente é uma ligação directa.
  10.  # 11

    Tire uma foto á parte de baixo do deposito d inercia a ver s o retorno da bomba de calor esta la ligado
  11.  # 12

    Colocado por: Sergio RodriguesTire uma foto á parte de baixo do deposito d inercia a ver s o retorno da bomba de calor esta la ligado

    Boa noite. Só estou em casa ao fds. tenho no entanto uma foto que poderá servir.
    Não se vê o tubo de retorno na totalidade mas é o que tem o vaso de expansão ligado. Vai chantar com o retorno das AQS. Está ligado ao depósito de inércia da mesma maneira que o de entrada, com uma válvula.
    Não creio que tenha algum filtro entre o depósito e a bomba de calor pois várias pessoas se referiram à hipótese de este poder estar sujo.
      depósito.jpg
  12.  # 13

    Fui lá hoje fazer mais experiências que não resultaram em nada, e tirei umas fotos...
      ligações.jpg
  13.  # 14

    Ligações à bomba de calor...
      depósito2.jpg
  14.  # 15

    Alimentação do circuito...
      depósito22.jpg
  15.  # 16

    Pressão do circuito...
      pressão bc.jpg
  16.  # 17

    Permutador sujo?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesPermutador sujo?
    Concordam com este comentário:jorgealves

    É fácil verificar isso?
    Já a pus em manual e andei a rodar a borboleta. Não me pareceu nada de anormal.
    • eu
    • 14 novembro 2016 editado

     # 19

    Colocado por: Moçdabdepósito.jpg

    Chiça, que instalação tão complexa... mas feita com amor pela arte.
  18.  # 20

    Colocado por: Sergio RodriguesPermutador sujo?
    Concordam com este comentário:jorgealves
    estou inclinado para sta hipótese ou para avaria do circulador da bomba de calor.
 
0.0263 seg. NEW