Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Procurava arquitectos para um projecto na Aroeira, no concelho de Almada.

    Alguém me pode indicar algumas referências? Aqueles que já construíram a sua moradia através de um arquitecto desta zona, podem partilhar a vossa experiência com o vosso arquitecto?

    Obrigada. :)
  2.  # 2

    Encontro-me actualmente na fase de pedir orçamentos para o projecto. Que informação deverei dar aos arquitectos para que me possa ser dado esse orçamento?

    Durante a análise dos orçamentos, existe algo que deva ter em atenção (para além do preço claro)? :D
  3.  # 3

    Sr. JDCSilva,
    Gostaria como arquitecta de lhe salientar um facto, o valor dos nossos honorários deverá ser valorizado, principalmente quando o custo estimado para a obra é limitado.
    Um projecto de arquitectura desenvolvido até à fase de projecto de execução, com todos os materiais e pormenores bem definidos, será a única maneira de conseguir que o projecto se faça dentro do custo estimado.
    Os honorários não podem ser comparados apenas pelo preço, deverá ter em conta tudo o que está incluído, desde o projecto de arquitectura com as suas diferentes fases (estudo previo, projecto de licenciamento, projecto de execucao, medicoes e orçamentos, etc), os projecto de especialidades, o acompanhamento de obra, fiscalização por parte do cliente ou mesmo acompanhamento na compra dos materiais.
    Quando isto é planeado antes da obra, proporciona-se um controlo muito rigido da mesma, por forma a que os custo sejam totalmente controlado.

    Tenha isto em atenção, pela experiencia do meu trabalho, posso-lhe garantir que mesmo que o investimento nos honorários seja maior, no final irá poupar imenso.
  4.  # 4

    Bom dia JDCSilva.
    Se estiver interessada, pode consultar o meu perfil ( clicar no meu nome) e pedir cotação e as condições de prestação de serviço e/ ou enviar-me MP.
  5.  # 5

    Colocado por: sandra.r.ramiresSr. JDCSilva,
    Gostaria como arquitecta de lhe salientar um facto, o valor dos nossos honorários deverá ser valorizado.


    Tem toda a razão Sandra.

    No entanto, como futura cliente, o preço e as fotografias de um portfólio são as duas coisas que poderei ter directo acesso. Analisar apenas o preço seria irresponsável, porque a qualidade paga-se; e por vezes comparando apenas as fotografias dos diferentes portfólios não é suficiente para ter uma noção dessa qualidade. Daí a minha questão sobre o que mais pode ser tido em consideração.

    Obrigada pela resposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasBom dia JDCSilva.
    Se estiver interessada, pode consultar o meu perfil ( clicar no meu nome).


    Obrigada, vou dar uma vista de olhos. :)
  7.  # 7

    Parece-me essencial numa situação dessas que tenha uma reunião com o profissional em questão e que peça para ver um projecto já desenvolvido para ter a noção do trabalho que o mesmo irá ser desenvolver em relação ao seu projecto.
    Não é somente as imagens, são todos os pormenores de execução que fazem toda a diferença, o modo como é materializado o projecto, este deverá estar definido até ao ínfimo pormenor.

    Posso-lhe dizer que no meu atelier esse trabalho é desenvolvido a par com o cliente, o cliente tem o seu sonho, nós construimos a ponte entre esse sonho e a realidade, para isso são feitas varias reuniões, por forma a ir de encontro ao pretendido.
    O estudo prévio é apresentado com maquetes físicas, onde poderá ver todo o desenvolvimento da casa acompanhado por imagens virtuais do interior e exterior.
    Segue-se a fase de licenciamento e posteriormente o projecto de execução, onde todos os materiais aplicados na casa serão aprovados pelo cliente.....desde os revestimentos até à torneira escolhida.
    Após conclusão do estudo prévio, haverá uma tabela de medições e quantificações de todos os materiais, acompanhados de uma estimativa do valor da obra.
    Este mapa de medições e quantificações, será a base para o pedido de orçamentos a empreiteiros, onde todos irão dar um preço sobre os mesmos materiais.
    Esta será a única forma de termos uma comparação justa entre as varias propostas.

    Se este tipo de trabalho lhe interessar terei todo o gosto em marcar uma reunião (poderá contactar-me por mensagem privada) para podermos ajustas uma proposta de honorários.

    Cumprimentos
    Sandra Ramires Arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JDCSilva
  8.  # 8

    Caro JDCSilva,

    deve procurar saber antes de mais o que inclui o preço a pagar. Apenas a titulo de exemplo:

    -Imagens 3D: Qualidade das mesmas: conceptual, ilustrativo ou fotorrealista?
    -Maquete?
    -Estudo Prévio: inclui revisões? Em numero limitado? Estudo prévio e revisões que elementos contemplam?
    -Projecto Base: o que inclui? Apenas os elementos solicitados pela CM? Inclui a organização e desenvolvimento de peças processuais que possam não caber no conceito de Projecto Base? Inclui Plano de acessibilidades?
    -Projecto de Execução: Escalas de desenhos e elementos a serem apresentados. Por exemplo, mobiliário embutido, outros móveis, caixilharias, carpintarias e serralharias, etc...Inclui caderno de encargos? Ou apenas mapa de quantidades?
    -Projectos de Especialidades: Também executam? A que nível? Base ou Execução?
    -Assistência Técnica a Obra: Está incluido no valor final? Ou é dado um valor por visita? Prazo de resposta a solicitações em obra?
    -Aditamentos/ Alterações: estão incluidas? em que quantidade? Se não, tem um custo definido ou é orçamentado à parte?
    -Prazos de Execução
    -etc, etc...

    Caso queira podemos fazer-lhe chegar uma proposta. Pode ver alguns dos nossos projectos em: www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura

    Os melhores cumprimentos,
    Rafael Fortes, Arq.

    [email protected] | 963614228
    Estas pessoas agradeceram este comentário: void, JDCSilva
  9.  # 9

    Colocado por: sandra.r.ramiresNão é somente as imagens, são todos os pormenores de execução que fazem toda a diferença, o modo como é materializado o projecto, este deverá estar definido até ao ínfimo pormenor.


    Colocado por: Rafael Fortes(...) deve procurar saber antes de mais o que inclui o preço a pagar.


    Obrigada aos dois!
    Vou ter tudo o que disseram em consideração.
    Concordam com este comentário: riscos
  10.  # 10

    Boa tarde,

    O nosso gabinete situa-se em Brejos de Azeitão e estamos disponíveis para lhe fornecer um orçamento detalhado para a elaboração dos vários projectos da sua moradia e respectivo acompanhamento.
    Está em execução uma moradia projectada pelo nosso gabinete, não muito longe da Aroeira, na Verdizela, concelho do Seixal de traço tradicional.
    Poderá ver algum do nosso trabalho aqui no fórum da casa em: https://forumdacasa.com/discussion/26146/1/gabinete-op-arquitectura-e-engenharia/ ou no nosso site ( muito desactualizado ) www.gabineteop.com
  11.  # 11

    Colocado por: Gabinete OPBoa tarde,

    O nosso gabinete situa-se em Brejos de Azeitão e estamos disponíveis para lhe fornecer um orçamento detalhado para a elaboração dos vários projectos da sua moradia e respectivo acompanhamento.


    Muito obrigada pela vossa disponibilidade. Têm moradias interessantes. Vou analisar melhor os vossos trabalhos e depois contacto-vos por MP.
  12.  # 12

    Colocado por: JDCSilvaEncontro-me actualmente na fase de pedir orçamentos para o projecto. Que informação deverei dar aos arquitectos para que me possa ser dado esse orçamento?

    Durante a análise dos orçamentos, existe algo que deva ter em atenção (para além do preço claro)? :D


    A inf. q deve dar aos arqs. é o território e o programa ( espaços e apontamentos estéticos). Ignorando ou n isto, lhe vão dar um valor de serviço (trabalho).
    Nota: O gabinete de projectos (ou arq.) n tem que ser de perto.
    Agora repare, uma má solução executada ao mm em grande capacidade burocrática pode n ser o melhor para si.

    Forma de opinião: Se fosse a si, apresentava o seu terreno e programa a 3 projectistas ao valor de 500E (Aqui é complicado) por estudo prévio. (corresponde a 2 armários ou 2 frigoríficos...), depois escolhia com quem trabalhar. A burocracia estará lá sempre, o mm eventualmente tb. Essencialmente poderia estar ao seu gosto!
    Cmps!
  13.  # 13

    Para quem procura arquitectos e utiliza a internet para os pesquisar, não é fácil fazer uma selecção. Temos acesso às fotos, e pedindo, aos preços também.

    Embora através das fotos possamos ver se a casa vai de encontro com o estilo pretendido ou não, a escolha não deve ser tão linear. Os projectos são feitos à medida do cliente, e algo que possamos ver nas fotos e não gostar, pode ter sido criado unicamente para aquele cliente, e ele adorar. Nesse caso, saber que um arquitecto fez algo a pensar no cliente é bom saber. No entanto não se sabe só olhando para as fotos. Outro problema é ver uma foto e gostar, mas depois não ter qualidade - e só se verá isso, talvez, tarde demais.

    Em relação ao preço, é o que disse anteriormente. Sozinho não diz nada. É preciso saber que tipo de trabalho envolve, a qualidade e muito mais para podermos analisar e decidir se estamos dispostos a pagar aquele preço por aquele arquitecto em particular. Again, olhando só para os orçamentos de diferentes arquitectos é difícil comparar. Por isso é que muitos arquitectos insistem em reuniões - e têm razão.

    No entanto, não é possível o cliente encontrar-se com todos os arquitectos do país e por isso deve haver uma pré-selecção. A minha questão era neste ponto. Como se escolhe que arquitectos ir visitar para sabermos se o tipo de trabalho deles vai de encontro ao que pretendemos? É difícil de saber...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rafael Fortes, riscos
  14.  # 14

    Além da suposta idoneidade dos Arquitectos que pré-seleccionou, é importante haver SEMPRE uma reunião presencial... é necessário haver uma empatia inicial e pontos de vistas convergentes, senão todo o processo vai resultar mal. Temos de ver que este tipo de serviços, não é nunca de curta duração. e Existem inputs pessoais muito grandes que tem de ser considerados.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes, SG_arquitecto, riscos, JDCSilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gorgueira
 
0.0228 seg. NEW