Iniciar sessão ou registar-se
    • JonasJ
    • 15 fevereiro 2016 editado

     # 1

    Olá a todos.
    Eu preciso de fazer obras de remodelação numa casa no Algarve, e queria ajuda nas seguintes questões:

    1) Precisava de recomendações de empresas que façam remodelações em Portimão, empresas que sejam competentes a fazer os trabalhos, cumpram prazos e que apresentem preços razoáveis.

    2) Preciso de ajuda para fazer um contrato que me defenda de possiveis incompetências e atrasos. Precisava de conselhos nesta parte, e se alguém souber de sites onde estejam minutas de contratos que possa utilizar agradecia.

    3) Bons conselhos sobre que cuidados devo tomar, pois como sabem, todo o cuidado é pouco.

    Muito Obrigado.
    Jonas
  1.  # 2

    Olá JonasJ

    Para assegurar os pontos 2 e 3, tem de contactar um advogado para redigir os contratos... e um arquitecto para lhe elaborar o projeccto da remodelação, ionlcuindo um mapa de quantidades e caderno de encargos para poder efectuar consultas de preços para a sua obra.
    quanto ao ponto 1, infelizmente não posso ajudar.... Os que conheço, não se recomendam. Mas vou indagar. Depois digo qq coisa.

    De qq modo gostaria de saber o teor da intervenção e qual o valor que está a pensar dispender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonasJ
    • JonasJ
    • 16 fevereiro 2016 editado

     # 3

    Olá Pedro Barradas
    Obrigado pela resposta.

    "Para assegurar os pontos 2 e 3, tem de contactar um advogado para redigir os contratos..."
    Pois, isso seria o ideal, mas estava com esperança de conseguir eu redigir o contrato, se tivesse acesso a minutas gratuitas de alguns feitos, poderia adaptar um a esta situação e assim eliminar despesas num advogado. O dinheiro é pouco e tenho de o "esticar" ao máximo. Mapa de quantidades não sei o que é, suponho que seja um registo dos materiais gastos na obra para efeitos de IVA a pagar.

    "um arquitecto para lhe elaborar o projecto da remodelação"
    Já fiz isso, vou entregar a planta com as alterações na câmara, antes de começar.

    "o teor da intervenção e qual o valor que está a pensar dispender"
    Essencialmente é subir o pé de uma cozinha, demolir a placa, subir uns centimetros, o tecto da cozinha está muito baixo, mas também preciso de mais uns arranjos numa escada e numa parede. O valor que estou a pensar dispender, bem não tenho muito dinheiro, por isso o menos possível, mas preciso gastar o suficiente para que o trabalho fique bem feito. É dificil dar um valor.

    "Os que conheço, não se recomendam."
    Também é útil saber os que não se recomendam, para não ir eu bater-lhes à porta sem saber como são, mas percebo que não queira por aqui os nomes, essas empresas poderiam agir contra si.
  2.  # 4

    O mapa de quantidades... é uma listagem com a descrição e quantificação dos trabalhosa realizar e materiais a empregar na obra....
    Esta listagem serve para os empreiteiros a concurso responderem com preço.
    Sem isto vai ter sempre respostas e orçamentos díspares...
    Depois servirá também para controlar o desenrolar dos trabalhos e os pagamantos...

    E o Arquitecto que lhe está a conduzir o processo não lhe falou numa estimativa REAL do custo dessa obra? Não lhe explicou estas coisas, todas? Se calhar não valia pena.. quer poupar e estas coisas pagam-se .. não dá para copy/paste .

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonasJ
    • JonasJ
    • 16 fevereiro 2016 editado

     # 5

    "listagem com a descrição e quantificação dos trabalhosa realizar e materiais a empregar na obra...."
    Posso fazer isso, vou fazer uma folha com a descrição dos trabalhos e materiais a utilizar o melhor que possa, e entregar essa folha a cada empreteiro a que pedir orçamentação.

    "controlar o desenrolar dos trabalhos e os pagamantos..."
    Exacto, divido o trabalho por fases, e pago no fim de cada fase, quando o trabalho ficar terminado e bem feito.

    "E o Arquitecto que lhe está a conduzir o processo não lhe falou numa estimativa REAL do custo dessa obra?"
    Não, mas também não perguntei. Sempre pensei que precisaria pedir orçamentos a empreiteiros para ficar com uma ideia, não pensei em pedir ao arquitecto uma estimativa.

    "quer poupar e estas coisas pagam-se .. não dá para copy/paste"
    Suponho que isto seja sobre os contratos, bem não estava a pensar fazer copy & paste mas alterar uma minuta às minhas necessidades, se tiver acesso a uma minuta gratuita ou alguém que tenha um contrato que utilizou, e que não se importe que eu o altere e use de forma gratuita, seria o ideal, pois como eu disse, o dinheiro não dá para tudo. Não há milagres.
  3.  # 6

    OH Jonas. quem deve fazer essa listagem dos trabalhos a executar é o Arquitecto....

    Uma memoria descritiva com os topicos dos trabalhos a realizar ( o Jonas por muito boa vontade que tenha , não tem capacidade técnica para tal)
    Um mapa de quantidades com a descrição e quantificação dos trabalhos,,, anexo um extrato de um mapa para ter uma ideia do que é....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonasJ
      Corel020.jpg
  4.  # 7

    Os valores são o svalores preenchidos pelo empreiteiro.. Todos respondem ao mesmo...
    • JonasJ
    • 16 fevereiro 2016 editado

     # 8

    "Uma memoria descritiva com os topicos dos trabalhos a realizar"
    O arquitecto deu-me um documento com esse título "memória descritiva", e nele diz os trabalhos a realizar de forma sucinta, mas não me deu um "mapa de quantidades". Li o "mapa de quantidades" que colocou na sua mensagem em anexo, de facto é útil para que se possa orçamentar, vou falar com o arquitecto a ver se me faz um. Muito obrigado.

    "o Jonas por muito boa vontade que tenha , não tem capacidade técnica para tal"
    Sou um néscio nestas coisas, mas quero aprender para poder fazer as coisas como deve ser.
    • miguelg
    • 16 fevereiro 2016 editado

     # 9

    JonasJ,

    Tenho apartamento T1 na Praia da Rocha com quase 40 anos ainda original e vou fazer remodelação total.

    Depois de elaborar o caderno de encargos, pedi orçamentos a 10 construtores.

    Acabei de adjudicar a obra ao construtor que apresentou um orçamento competitivo (não foi o mais barato) e que foi ao encontro do que pretendíamos.

    Para já só lhe posso dar feedback dos contatos que fizemos, as obras vão começar dentro de 2/3 semanas, se estiver interessado envie mensagem privada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonasJ
  5.  # 10

    "se estiver interessado envie mensagem privada."
    Estou sim, enviei uma mensagem. Muito Obrigado.
    • N.M.
    • 15 março 2016

     # 11

    Sei que já passou muito tempo desde o inicio desta discussão, se não quiser ter atrasos aconselho vivamente a fazer um contracto, com colaboração de um advogado, descriminado, com o reconhecimento em das assinaturas. Eu era para ter a minha casa que mandei remodelar acabada em Dezembro de 2015. Ainda estou á espera da remodelação de uma moradia com 180 metros quadrados, seja terminada...
    • jd_
    • 16 março 2016

     # 12

    Foi-me dito que apenas algumas profissões podem redigir contratos, é mesmo assim ou qualquer pessoa pode fazer?
  6.  # 13

    talvez qualquer um possa redigir, mas e depois os validar?
    • jd_
    • 16 março 2016

     # 14

    Pois é essa a questão, disseram-me que era usurpação de funções...
 
0.0177 seg. NEW