Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    tenho receio de querer o impossível... De facto, a "zona técnica" (maquinaria) parece-me demasiado grande para o espaço que tenho.
    Trata-se de um prédio antigo na zona histórica da cidade (ou seja, estreito - cerca de 5,25m de largura, já contando com 10cm de isolamento em cada parede lateral: pladur-lã de rocha-pladur - por 22m de comprimento) com apenas 71m2 no R/C para sala e cozinha (e escadas) por causa da garagem (apenas possível para 2 carros se tiver 11m de comprimento) e 115m2 no piso 1 (3 quartos, 2 wc, lavandaria). Existe, ainda, um terceiro piso com 80m2 que quero manter para arrumação (sótão).
    É possível que as máquinas fiquem no terceiro piso ou é tecnicamente inviável?
  2.  # 22

    Colocado por: Cinitoa "zona técnica" (maquinaria) parece-me demasiado grande para o espaço que tenho.
    na ultima foto o espaço ocupado é de 1000x700, pode ser parte integrante da garagem ou em alternativa ficar no sotão.
  3.  # 23

    Ok, óptimo!
  4.  # 24

    Sr. Jorge, já li outros post´s seus sobre o tipo de material a usar com prh... O flutuante é um bom material? E o cimento queimado será melhor?
  5.  # 25

    O acabamento final é o que quiser, quanto mais denso maior transferência térmica terá.
  6.  # 26

    Na minha habitação atual eu tenho PRH com soalho de madeira sucupira (2 cms) colado para o inverno e ventiloconvectores para o verão.
    Funciona tudo 5 estrelas...

    Na futura habitação que estou a projetar estava a ponderar usar o mesmo sistema, mas como vou colocar VMC acho que os ventiloconvectores estão fora de questão. O que acha Sr. Jorge Alves? Uma boa VMC com bomba de calor será o suficiente para os dias de muito calor?

    Obrigado
  7.  # 27

    Com um bom prh a fazer refrescamento, sim.

    Bom prh no sentido de bem projectado e instalado.
  8.  # 28

    Continuando na luta da escolha do sistema de aquecimento, estive a fazer uma pesquisa e retirei a seguinte informação de outras discussões que parecem corresponder àquilo que pretendo:
    * Recuperador de calor a água (Saporo Aquaflam)
    * PRH
    * Bomba de calor Altherma de baixa temperatura (para apoio a PRH e AQS)
    * Depósito de água para AQS
    O que é que fica a faltar?

    Segundo o que percebi também, o Daikin Drain-back cesi 300 só faz sentido se estiver instalado um sistema solar a tubos de vácuo, certo? (peço mais uma vez desculpa pela ignorância, mas os termos técnicos são tantos e as opções e conjugações são tantas, que fico sempre baralhada)

    Quanto à VMC, também percebi que é importante mas gostava de saber se a tubagem percorre a casa (há necessidade de tecto falso?) e qual o custo da mesma?
  9.  # 29

    Quanto ao PRH a fazer refrescamento já não me convence...

    Será que uma VMC com BC incorporada a fazer frio adaptada a um poço canadiano não chegará?
  10.  # 30

    Colocado por: jfsmoreiraQuanto ao PRH a fazer refrescamento já não me convence...
    porque? Já experimentou?
  11.  # 31

    Numa instalação dita bem feita, não!
  12.  # 32

    Colocado por: jorgealvesporque? Já experimentou?


    Colocado por: jorgealvesporque? Já experimentou?


    Estamos todos a espera que alguem que tenha este sistema em sua casa possa opinar...

    E que mais alternatives para arrefecimento e que existem?
 
0.0149 seg. NEW