Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Comprei um apartamento há cerca de 5 anos a esta data e já apresentava pequenas patologias de infiltrações, mas sem qualquer tipo de alarme.
    O condómino do andar superior - Arquitecto de profissão e desempenhou cargos relevantes na vida pública - mantinha um bom relacionamento com a administração do condominio e comigo em particular, há primeira vista, não seria um problema de dificil resolução. No prédio houve necessidade de efectuar obras de elevado valor e esse condomino sem saber o porquê, teve de ser hipotecado o vencimento para pagar comparticipar nas ditas obras, e desde esse momento incompatibilizou-se fortemente com todos os vizinhos.
    Obstaculizou, obstaculizou e mais obstaculizou, i.é., não facultava a entrada a qualquer tipo de inspecção da companhia de seguros ou mesmo da Camara Municial.
    Ora, o lesado pelas infiltrações falou, conversou com a administração, apresentou o assunto em assembleias de condominos etc e nada foi feito.

    À questão:

    Será possivel pedir uma indeminização ao condominio por este laxismo todo ao longo dos anos e so agora apresentar um relatório pericial?
    Bem sabemos que a sua responsabilidade cessa com esta apresentação por a origem da infiltração ser do andar superior.


    Que meios legais tenho de utilizar para obrigar o condomino do andar superior a fazer as obras necessário, uma vez que o mesmo haje de forma conciente, premeditada e intencional?
  2.  # 2

    O tribunal...
  3.  # 3

    Será que não há no forum algum advogado para me orientar ???
  4.  # 4

    Colocado por: Adriano SantosSerá que não há no forum algum advogado para me orientar ???


    costumam andar aqui um ou outro....... mas isso nao é assunto de forum! tem que ir a uma consulta......
    • size
    • 7 março 2016

     # 5

    Colocado por: Adriano Santos

    À questão:

    Será possivel pedir uma indeminização ao condominio por este laxismo todo ao longo dos anos e so agora apresentar um relatório pericial?
    Bem sabemos que a sua responsabilidade cessa com esta apresentação por a origem da infiltração ser do andar superior.


    Que meios legais tenho de utilizar para obrigar o condomino do andar superior a fazer as obras necessário, uma vez que o mesmo haje de forma conciente, premeditada e intencional?


    O condomínio nada tem a ver com o seu problema, o qual deve ser tratado e resolvido entre os 2 condóminos.

    Se a infiltração do andar superior for grave, que provoque insalubridade na sua habitação, poderá solicitaria uma vistoria à sua Câmara Municipal e aguardar se resulta.

    Se não resultar, terá que recorrer a Julgados de Paz, se existirem no seu concelho, ou Tribunal.
  5.  # 6

    obrigado

    Não obstante de so mesmo agora me terem entregue o Relatório de peritagem que aponta claramente para infiltrações do andar superior a administração do condominio arrastou o problema ao longo de 5 anos, há um laxismo gritante, incompetência e mesmo poderei pensar que este arrastar foi intencional? Esta forma de estar desleixada e morosa não deve ser responsabilizada?
  6.  # 7

    Colocado por: Adriano Santosobrigado

    Não obstante de so mesmo agora me terem entregue o Relatório de peritagem que aponta claramente para infiltrações do andar superior a administração do condominio arrastou o problema ao longo de 5 anos, há um laxismo gritante, incompetência e mesmo poderei pensar que este arrastar foi intencional? Esta forma de estar desleixada e morosa não deve ser responsabilizada?



    Se a infiltração tiver de alguma forma origem em partes comuns (exemplo: terraço que apesar de uso exclusivo desse vizinho serve de cobertura à sua sala, ou prumada de esgoto ou coluna de água limpa) então o condomínio pode ser responsabilizado.

    Se a infiltração não tiver origem em partes comuns (exemplo: cano de águas limpas ou sujas no interior da fracção do seu vizinho de cima) então o condomínio NADA tem a ver com isto, é entre si e o vizinho.
 
0.0122 seg. NEW