Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Sei que existem vários tópicos sobre o assunto mas não consegui ficar esclarecida perante as minhas dúvidas.

    Actualmente cá em casa (moradia) tenho um fogão a gás, um esquentador e um painel solar com acumulador e resistência! Eu ando com uma vontade enorme em mudar o fogão para indução porque aquilo é uma seca enorme a limpar e a nível de rapidez deixa muito a desejar. Com esta alteração ficava só com o gás para o aquecimento de água para banhos (somos 3 cá em casa 1 adulto e duas crianças) mas como tenho o painel solar com resistência que nunca utilizei gostaria de saber se ficava mais barato a utilização do painel solar com a resistência (só no inverno/outono porque no verão desligo o esquentador). O técnico da energia solar disse me para colocar um relógio no quadro e ligar duas horas por dia, tipo de manha uma hora e à tarde mais uma hora?

    O sairia mais vantajoso?
    Indução mais esquentador (gás)
    Indução mais painel solar

    Obrigada
  2.  # 2

    Dou-lhe o meu feedback, cá em casa somos 4 , 2 adultos e 2 crianças,.Tinha tudo a gás, primeiro comprei placa de indução, como a conta não subiu muito e o continuava a arder todos os mese com 30 e tal euros de gás , resolvi comprar um painel solar com resistencia, tudo depende da zona onde mora, eu aqui no alentejo litoral digo que basta ter ligado a resistencia 45 minutos antes do banho ou 1h no caso de banho tmbm das crianças e está feito, sem desperdício de dinheiro e de recursos. E claro poupei em gas 35€ mes , a minha conta de luz subiu 10€, e isso são só nos meses frios, pq do meio de março até meio de novembro não se liga a resistencia. Isso de ter 2 horas ligado depende tmbm do tamanho de painel, o meu é de 200l e para mim com 45 minutos temos a agua quente parq banhos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_guilherme
  3.  # 3

    Colocado por: Flaviano742Dou-lhe o meu feedback, cá em casa somos 4 , 2 adultos e 2 crianças,.Tinha tudo a gás, primeiro comprei placa de indução, como a conta não subiu muito e o continuava a arder todos os mese com 30 e tal euros de gás , resolvi comprar um painel solar com resistencia, tudo depende da zona onde mora, eu aqui no alentejo litoral digo que basta ter ligado a resistencia 45 minutos antes do banho ou 1h no caso de banho tmbm das crianças e está feito, sem desperdício de dinheiro e de recursos. E claro poupei em gas 35€ mes , a minha conta de luz subiu 10€, e isso são só nos meses frios, pq do meio de março até meio de novembro não se liga a resistencia. Isso de ter 2 horas ligado depende tmbm do tamanho de painel, o meu é de 200l e para mim com 45 minutos temos a agua quente parq banhos..


    Moro em Alcochete.Quando me falaram em duas horas era uma de manha antes dos banhos da manhã e uma ao final do dia para o banho dos miudos. Quanto à capacidade do cilindro penso que seja por volta dos 200l. Eu nos meses de sol desligo o esquentador e aproveito o calor do sol agora no inverno gasto cerca de 25 30 euros mês de gás e nem todos os dias tomamos banhos (ginásio natação futebol)...
    Estou a pensar seriamente em acabar com o gás cá de casa!
  4.  # 4

    Só tenho luz e energia solar. Luz para a placa de indução, AQS com um painel solar termodinâmico (resistência sempre desligada).
    Por isso, desista do gás e opte pela energia solar, de preferência termodinâmico. Vão dizer que gasta luz, mas é insignificante.
  5.  # 5

    Colocado por: ANdieselSó tenho luz e energia solar. Luz para a placa de indução, AQS com um painel solar termodinâmico (resistência sempre desligada).
    Por isso, desista do gás e opte pela energia solar, de preferência termodinâmico. Vão dizer que gasta luz, mas é insignificante.


    Eu já tenho painel solar e o ano passado tie que colocar uma resistência nova porque aquilo enferrujou tudo e não aquecia água e o técnico veio com a conversa de ligar a resistência a um relógio mas a mim sempre me fez muita confusão por causa do preço da electricidade.

    Obrigada
  6.  # 6

    Vou-lhe dar o meu feedback.
    Tenho painel solar e esquentador.
    Moradia no distrito de Viseu.
    Uma garrafa de gás propano das pequenas (13kg) (22€) dura-me 1 ano e 8meses.

    Construí casa de raiz e optei por este sistema, porque apenas gasto energia (gás) da água que realmente vou gastar e não ando a aquecer água para não a utilizar (caso da resistência).
  7.  # 7

    Tenho painéis solares, distrito de Bragança
    De maio a outubro não gasto energia de apoio. Nos restantes meses, 45 euros em luz pela resistência ou 1 botija de gás para o esquentador por mês.
    • VXMC
    • 27 março 2016

     # 8

    Callinas qual o motivo de gastar mais gás que o Nandogonca?
  8.  # 9

    Colocado por: VXMCCallinas qual o motivo de gastar mais gás que o Nandogonca?

    E porque é que todos tem que gastar o mesmo?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • VXMC
    • 27 março 2016

     # 10

    Nem todos tem que gastar o mesmo, mas das 2, 3 ou o callinas toma muito banho ou o nando nao. Como é que a um a garrafa de gás dura 1 ano e ao outro dura um mês? Só isso que estou a tentar perceber.
  9.  # 11

    Colocado por: VXMCComo é que a um a garrafa de gás dura 1 ano e ao outro dura um mês?

    No inverno.

    Colocado por: VXMCSó isso que estou a tentar perceber.

    Gasta mais água quente e o sistema do calinas pode não ser tão eficiente quanto o do nadogonca.
  10.  # 12

    Colocado por: VXMCNem todos tem que gastar o mesmo, mas das 2, 3 ou o callinas toma muito banho ou o nando nao. Como é que a um a garrafa de gás dura 1 ano e ao outro dura um mês? Só isso que estou a tentar perceber.

    o que eu não percebo é uma botija durar um mês com paineis solares que eu sendo três adultos uma botija da para mais um mês sem painéis,aposto que si tivesse painéis solares gastava uma botija de seis em seis meses!
    • VXMC
    • 27 março 2016

     # 13

    Afinal não sou o único com a mesma duvida, nas não tarda vem cá os intervenientes dar a justificação.
  11.  # 14

    Colocado por: ramos1999que eu sendo três adultos

    Uns adultos demoram 5 min a tomar banho .... outros demoram 15 min.
    Uns adultos, colocam a louça suja na máquina, outros passam-na por água quente antes de ir para a máquina.
    Uns adultos lavam as mãos com água fria, outros lavam com água quente
    ...
    • MJR
    • 28 março 2016

     # 15

    Mudei de casa há 6 anos. Na nova casa instalei painel solar para AQS. Sistema de circulação forçada, com reservatório de 300 litros e resistência de 2,5 KW para aquecer a água no período do Inverno. Deixei ficar um esquentador convencional, como salvaguarda, mas não utilizo. A resistência está ligada a um relógio, programado para funcionar 1h de manhã e 1h ao final da tarde e isso é suficiente. Quando os dias se tornarem mais quentes, desligo a resistência. Em termos médios anuais, penso que é uma forma económica de ter sempre água quente, sem grandes preocupações.
    Penso que melhor do que isto seria colocar um esquentador solar no caminho da água quente. O esquentador mede a temperatura da água e liga apenas se esta não estiver à temperatura requerida. Mas isso implica, claro, ter gás em casa e para quem tiver sistema de recirculação da água pode ser um pouco contraproducente.
  12.  # 16

    Colocado por: MJRPenso que melhor do que isto seria

    a resistência ter um termostato que somente ligaria se a temperatura fosse inferior ao pretendido, além do relógio claro.
  13.  # 17

    Colocado por: jorgealves
    a resistência ter um termostato que somente ligaria se a temperatura fosse inferior ao pretendido, além do relógio claro.

    A resistência tem isso.
  14.  # 18

    Bem o esquentadores que tenho deteta a que temperatura vem a água do depósito e só gasta gás para aquecer até à temperatura escolhida. Como raramente, mesmo no inverno tenho água a sair do depósito inferior a 25\30 graus, o esquentadores só precisa de gastar gás para chegar aos 45graus.
    Somos 2 adultos, e 2 crianças. Não tenho banheira.
    Em 3 anos nesta casa ainda vou na 2 garrafa de gás e vai dar até ao próximo inverno...
  15.  # 19

    Somos dois adultos e duas crianças.
    Porque as disparidades, pois não sei. O meu esquentador, também só faz a compensação do aquecimento se necessário.
    Sei que o sistema AQS é de circulação forçada, no inverno raramente tem rendimento com a agravante de chegar a ter temperaturas na rede próximas de 0 graus, antes da resistência arrancar .A botija a gás em pleno inverno nao resulta pois não coloca a água a temperatura confortável. Lavamos louça água quente, tomamos banho todos os dias.
  16.  # 20

    Há esqueci-me de mencionar que ambas as máquinas de lavar, loiça e roupa, gastam água quente do depósito...
 
0.0205 seg. NEW