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  1.  # 121

    Colocado por: Vítor Magalhãeso facto da generalidade dos condutores ainda pensarem que a faixa da direita é para os camiões,

    Concordo, infelizmente é ainda assim.


    Colocado por: Vítor Magalhãese que as faixas das rotundas só servem para tornar a estrada mais bonita

    A nova lei das rotundas é a maior aberração que já legislaram.
  2.  # 122

    Colocado por: C. Loboo excesso de zelo por parte das autoridades no controlo de velocidade

    Sabe porventura quais os valores a que os radars estao regulados? E a percentagem extra acima desse valor de modo a eliminar o desfasamento de contagem dos velocimetros? Em AE temos em media uma velocidade de cerca de 27km/h acima do legalmente estabelecido.

    Colocado por: C. Loboposicionamento de radares em sítios estratégicos para apanhar os mais descontraídos

    Quereria dizer porventura, onde o pessoal simplesmente esta desatento ao que se passa a sua volta?

    Colocado por: C. LoboAE que de 120 passam sem mais nem menos para 100

    E nao estao sinalizados? Qual e o problema entao?
    • eu
    • 20 abril 2016

     # 123

    Colocado por: j cardosoTenha em conta que as características geométricas da AE (perfis, transversais e longitudinais, bem como o traçado das curvas) são definidos em projecto de acordo com a velocidade previamente estabelecida - 120, nos nossos casos.

    Acredita mesmo que as AE são projetadas em função da velocidade máxima de 120 Km/h?

    E nas zonas de longas retas e curvas suaves, por exemplo na A2? Qual é a justificação técnica para o limite de 120 Km/h?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 124

    Acredita mesmo que as AE são projetadas em função da velocidade máxima de 120 Km/h?

    Não acredito, sei que é assim. Se o projecto é rigorosamente cumprido já é outra questão, mas essa questão é tão regulamentada como um projecto de estruturas.

    Qual é a justificação técnica para o limite de 120 Km/h?

    A justificação reside na regulamentação que impõe essa a velocidade. É possível projectar para velocidades superiores? Claro que é, desde que seja essa a definição do "cliente". Porém, a verdade é que as actualmente existentes foram projectadas para esta velocidade porque assim era (e é) exigido
    • Dj_C
    • 20 abril 2016 editado

     # 125

    Colocado por: j cardoso
    Tenha em conta que as características geométricas da AE (perfis, transversais e longitudinais, bem como o traçado das curvas) são definidos em projecto de acordo com a velocidade previamente estabelecida - 120, nos nossos casos. Não são "eficientes" a velocidades superiores
    Concordam com este comentário:Picareta


    O problema quanto a mim não é os 120, é termos AE's para andar a 80 devido à necessidade da caça à multa.
    Ora se numa AE a velocidade limite é de 120, a mesma deve ser construída/reparada para permitir essa velocidade e não obrigar os condutores a andar no "pára-arranca" de 120 para 80 ou 100 km/h.

    Cumprimentos,
    Dj_C
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  4.  # 126

    A limitação dos 120kmh tem a ver com as limitações do nosso corpo em sofrer com as forças G. Apesar dos carros terem evoluído, o corpo humano não. Os 120kms de limite servem para salvaguardar o corpo humano dessas forças.
    Concordam com este comentário: Dj_C, C. Lobo
    • eu
    • 20 abril 2016

     # 127

    Colocado por: j cardosomas essa questão é tão regulamentada como um projecto de estruturas.

    Se é regulamentada, existe uma norma, lei ou diretiva. Qual é essa lei, norma ou diretiva?

    Colocado por: j cardosoA justificação reside na regulamentação que impõe essa a velocidade

    Ou seja: não é uma questão técnica, mas sim legislativa.
    • eu
    • 20 abril 2016 editado

     # 128

    Colocado por: nandogoncaA limitação dos 120kmh tem a ver com as limitações do nosso corpo em sofrer com as forças G. Apesar dos carros terem evoluído, o corpo humano não. Os 120kms de limite servem para salvaguardar o corpo humano dessas forças.

    As forças G estão relacionadas com desacelerações fortes e não propriamente com a velocidade.

    Você pode ter um acidente a 70 Km/h com forças G enormes (se chocar contra um camião de frente, por exemplo) e ter um acidente a 180 Km/h com forças G mais baixas, por exemplo, um despiste em que o carro vai embatendo sucessivamente nos rails até se imobilizar.

    Tudo depende da dinâmica do acidente.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, C. Lobo
  5.  # 129

    Se é regulamentada, existe uma norma, lei ou diretiva. Qual é essa lei, norma ou diretiva?

    Não sei exactamente qual é, não faço projectos de estradas, mas não deve ser di´ficil encontrar isso. Tente o InIR - Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias, IP

    Ou seja: não é uma questão técnica, mas sim legislativa.

    É uma decisão de âmbito legislativo baseada em estudos técnicos "supervisionados" pelo LNEC
  6.  # 130

    Tanto quanto sei as velocidades maximas estão limitadas, também pela quantidade de emissões de carbono que iriam provocar, existem alguns paises que tem limitado a velocidade maxima a 110 nas AE de modo a haver menos emissoes
  7.  # 131

    Colocado por: j cardoso
    Não acredito, sei que é assim. Se o projecto é rigorosamente cumprido já é outra questão, mas essa questão é tão regulamentada como um projecto de estruturas.


    A justificação reside na regulamentação que impõe essa a velocidade. É possível projectar para velocidades superiores? Claro que é, desde que seja essa a definição do "cliente". Porém, a verdade é que as actualmente existentes foram projectadas para esta velocidade porque assim era (e é) exigido


    Já que é tão entendido em infraestruturas rodoviárias pode explicar-me qual a diferença de uma AE que parece uma montanha russa como alguns bocados da A8 e outras AE que parecem projectadas como se fosse um autódromo para dar 300 km/h? É que, segundo os seus critérios isso não faz sentido nenhum, porque ambas são supostamente projectadas para os 120 km/h.
  8.  # 132

    Num mundo civilizado as estradas são projetadas consoante o terreno e as necessidades mas estão a esquecer que estamos a falar de Portugal.
    Em Portugal fazem-se estradas para se ganhar dinheiro... até temos estradas que vão para lado nenhum!

    Primeiro exemplo de uma AE projetada para rampa de lançamento de aviões. Cerca de 1km de viaduto a terminar literalmente no AR.
    Concordam com este comentário: Dj_C, Bricoleiro
      A32.JPG
  9.  # 133

    uma outra estrada projetada para "chular dinheiro"

    Está assim á já uns 10 anos... uma rotunda que não dá para lado nenhum e uma estrada que a lado nenhum dá!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
      OAZ.JPG
  10.  # 134

    Já que é tão entendido em infraestruturas rodoviárias

    Está a inventar, quem lhe disse que eu era tão entendido? Não sabe ler?

    qual a diferença de uma AE que parece uma montanha russa como alguns bocados da A8 e outras AE que parecem projectadas como se fosse um autódromo para dar 300 km/h?

    300 km/h? Parece a quem, a si? E como chegou a essa conclusão, andou a medir aquilo ou tem a extraordináruia capacidade de confirmar isso "a olho"? Lembre-se que os 120 são a velocidade máxima, a mínima é de 40 e a orografia pode obrigar a reduzir essa velocidade - veja-se o caso das autoestradas de montanha.
  11.  # 135

    Colocado por: treker666
    Sabe porventura quais os valores a que os radars estao regulados? E a percentagem extra acima desse valor de modo a eliminar o desfasamento de contagem ocimetros? Em AE temos em media uma velocidade de cerca de 27km/h acima do legalmente estabelecido.

    .


    Quereria dizer porventura, onde o pessoal simplesmente esta desatento ao que se passa a sua volta?




    E nao estao sinalizados? Qual e o problema entao?

    O problema não é nenhum, mas como sabe a condução em AE torna-se tão monoto-na que você vai tão descontraído e nem dá por conta da diminuição da velocidade imposta pela sinalização vertical, porque pagou portagem e sabe que o limite imposto naquela via é de 120km/h, ora vai descansado, basta fazer 100km seguidos em AE a 130 e percorrido essa distância aparece sinalização a limitar a velocidade a velocidade máxima para 100, logo após o sinal aparece o radar escondido em algures e você só dá conta quando a factura chega a casa para pagar o excesso de velocidade.
    Concordam com este comentário: Dj_C, Bricoleiro
  12.  # 136

    Colocado por: j cardoso
    Está a inventar, quem lhe disse que eu era tão entendido? Não sabe ler?


    300 km/h? Parece a quem, a si? E como chegou a essa conclusão, andou a medir aquilo ou tem a extraordináruia capacidade de confirmar isso "a olho"? Lembre-se que os 120 são a velocidade máxima, a mínima é de 40 e a orografia pode obrigar a reduzir essa velocidade - veja-se o caso das autoestradas de montanha.


    Se não sabe responder, seja directo, falou porque apeteceu.
  13.  # 137

    Colocado por: BricoleiroJá que é tão entendido em infraestruturas rodoviárias

    Qualquer eng. civil, tem uma cadeira de Vias de Comunicação e aprende a dimensionar estradas, e o dimensionamento é feito em função da velocidade de projecto, que no caso das autoestradas é 120km/h
  14.  # 138

    Colocado por: BricoleiroÉ que, segundo os seus critérios isso não faz sentido nenhum

    Não são critérios do j cardoso, isso está regulamentado.
    • eu
    • 20 abril 2016 editado

     # 139

    Colocado por: PicaretaQualquer eng. civil, tem uma cadeira de Vias de Comunicação e aprende a dimensionar estradas, e o dimensionamento é feito em função da velocidade de projecto, que no caso das autoestradas é 120km/h

    Do ponto de vista do projeto: acha que as curvas da autoestrada A2 estão desenhadas para uma velocidade máxima de 120 Km/h, ou permitem velocidades superiores em segurança?

    E as longas retas? Qual é a diferença entre uma reta projetada para 120 Km/h ou uma reta projetada para 160 Km/h ?
  15.  # 140

    Colocado por: DVilarMas que me dá mais stress, isso é certo.

    Coitadooooooooooooooooo ...
 
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