Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      pedrw2
    • 9 Maio 2016 editado

# 1

Numa altura em que há cada vez mais pessoas pensando em morar ou ter um espaço (ecológico) entre a natureza as casas de madeira estão cada vez mais na moda. Mas para quem está começando agora e ainda não tem nenhum tipo de conhecimentos na área isto pode resultar um pouco complicado e até frustrante por ainda existir pouca informação disponível. Eu mesmo enfrentei esse problema e quando tentei informar-me em fóruns em vez de sugestões válidas, entusiastas e úteis fui bombardeado com os mais diversos pessimismos e preconceitos cujo principal objectivo não era ajudar-me e sim assustar-me e fazer-me desistir.

Mas como não estou disposto a desistir de uma coisa que muitas pessoas já fizeram e estão fazendo com sucesso, não só em Portugal como no estrangeiro (aliás esta é mais uma tendência importada), partilho aqui algumas sugestões relacionadas.

Depois de pesquisar bastante sobre as casas de madeira á venda disponíveis em Portugal (veja alguns exemplo: opção 1, opção 2) e tendo em conta que no meu caso não se trata de uma casa para habitação e sim de apenas um refugio no campo, e estou mais preocupado em encontrar algo atraente e simples e que se enquadre perfeitamente no ambiente onde a irei instalar, conclui que ainda é mais fácil e barato realizar este sonho do que eu imaginava inicialmente! E isto é muito animador!

Enfim, vi muitas casas simples e pequenas (5x5 m2), que me pareciam adequadas para o meu caso, umas mais atraentes do que outras, mas todas com preços pouco atraentes (aproximadamente 6.000 euros com tudo incluído nas opções mais baratas), tendo em conta a dimensão. Até que descobri que no Leroy Merlin há uma casa de madeira á venda com as mesmas dimensões e características e que custa apenas 2.499 euros (mais 600 euros pelo transporte e instalação). O único senão é que não tem chão nem piso obrigando a despesas adicionais. Inclusive, as madeiras também não estão tratadas. Mas ainda assim compensa pagar por esses extras.

Extras:
    Transporte
    Construção do suporte
    Montagem da casa
    Tratamento da madeira
    Pintura das paredes

Esta pequena casa de madeira (sem divisões interiores) é vendida como um abrigo para jardim ou como um espaço para hospedes.

Não consegui saber o preço da construção do suporte e do piso porque disseram-me que isso dependerá do resultado da inspecção do técnico que se deslocará ao local a nosso pedido para fazer um orçamento. E a despesa com a visita do técnico é 25 euros.

Partilharei aqui mais informações depois de ter esta casa de madeira instalada no meu terreno na zona de Colares, em Sintra.
    O que irá demorar alguns meses e só deve acontecer lá para o final do verão já que para além de ter de aguardar um mês até o Leroy Merlin fazer a entrega (a casa de madeira tem que vir do estrangeiro) ainda terei muitas burocracias pela frente para resolver relacionadas com o terreno (abertura do furo de água, ligação á rede eléctrica, etc.)

Tema relacionado
    Como construir uma WC e uma fossa ecológicas
      casa-de-madeira-leroy-merlin.PNG
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

2.  # 2

pedrw2, percebo a sua ideia, tenho acompanhado os seus posts, não partilho da sua opinião , mas não deixarei de ajudar, assim tenho estes comentários:

Sabe que isso só tem 34mm de espessura de parede/ madeira!!!? Que para durar alguma coisa , deverá ser montada sobreelevada. sobre uma plataforma por estacaria ou outra solução que permita a ventilação da base..
    Que isso como está, vai ser um gelo no inverno e uma estufa no verão.
    Que os caixilhos não valem absolutamente nada ( requistos termicos, acusticos e depois na durabilidade idem)

Eu não recomendo a compra desse modelo, nem nenhum outro dessas lojas...

Já viu/ contactou a toscca

http://www.toscca.com/catalogo/produtos/casas

Veja a toscca 9 com 45mm ou uma coisinha mais a sério a toscca 11 com 70mm.
    Continuam a ser coisas efémeras.. mas melhores que essa das grandes superficies. E é MADE in PORTUGAL
    Falta também o pavimento e o tratamento/ protecção da madeira.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., JCC, two-rok, Dj_C, JPN761
  3.  # 3

Não estava actualizado... Já tem loja on-line.
    http://www.tosccawebstore.com/loja-online-abrigos-em-madeira

Acima de 2500€ não paga transporte.
  4.  # 4

Veja aqui como foi feita a base/ estacaria de um abrigo de jardim com 3x3m ( O abrigo de jardim foi um projecto feito á medida). O solo é de areia, pelo que cravar as estacas foi relativamente simples, com uma boa marreta e certa dose de habilidade.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
      170_20150413_003_1.jpg
    •  
      pedrw2
    • 9 Maio 2016 editado

# 5

Essas sugestões podem ser melhores mas custam muito mais caro e no meu caso não se tratando de uma casa para morar nem para passar a noite, excepto uma vez ou outra durante o verão, não vejo necessidade de gastar mais dinheiro. No entanto ainda não tomei uma decisão definitiva!
  5.  # 6

..Certo, mas muitas vezes gastar mais 30%, equivale a poupar 100% sobre a ideia inicial se fizer as contas, neste caso, a curto/ medio prazo.

Aquilo que escrevi, não é preciso somente para passar a noite.. vai-se verificar se lá passar o dia também.
    As coisas sem utilização, também se estragam ( mais até).
    Mais uma vez, reflicta bem nas opções existentes.
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      pedrw2
    • 10 Maio 2016 editado

# 7

Eheh! A questão aqui é que eu vejo as coisas mais como algo temporário. Eu entendo que a melhor opção a longo prazo seria realmente investir em algo com mais qualidade e durabilidade, mas na verdade eu não tenho intenção de me ficar por ai e não vejo isso como um investimento a longo prazo. E penso que uma das vantagens das casas de madeira é precisamente serem facilmente descartáveis. E daqui a 2 ou 3 anos tenho intenção de idealizar e construir a minha própria casa de madeira com a ajuda de uns carpinteiros. Mas continuará a ser algo relativamente simples e pequeno, tipo chalé. Portanto esta casa de madeira será apenas para dar inicio a esta minha aventura!
      ilha42.jpg
  6.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasNão estava actualizado... Já tem loja on-line.
    http://www.tosccawebstore.com/loja-online-abrigos-em-madeira

Acima de 2500€ não paga transporte.

Veja aqui os catálogos deles. Estão com 15% de descontos online.

Cumps,
    Dj_C
  7.  # 9

Porque é que uma casa em madeira é mais ecológica do que uma tradicional?
  8.  # 10

Colocado por: LuisPereiraPorque é que uma casa em madeira é mais ecológica do que uma tradicional?

Num pensamento rápido a casa em madeira é quase toda reciclavel, numa casa tradicional o tijolo e cimento já se torna mais dificil reciclar.
  9.  # 11

Colocado por: pedrw2Eheh! A questão aqui é que eu vejo as coisas mais como algo temporário. Eu entendo que a melhor opção a longo prazo seria realmente investir em algo com mais qualidade e durabilidade, mas na verdade eu não tenho intenção de me ficar por ai e não vejo isso como um investimento a longo prazo. E penso que uma das vantagens das casas de madeira é precisamente serem facilmente descartáveis. E daqui a 2 ou 3 anos tenho intenção de idealizar e construir a minha própria casa de madeira com a ajuda de uns carpinteiros. Mas continuará a ser algo relativamente simples e pequeno, tipo chalé. Portanto esta casa de madeira será apenas para dar inicio a esta minha aventura!
      ilha42.jpg

Boa sorte com isso. Mesmo os empreiteiros das casas de madeira têm dificuldades em adaptar-se à regulamentação do sector da construção, por isso imagino o potencial de asneira que existe num projecto de "casa de madeira DIY". O meu conselho seria optar por outra estratégia completamente diferente. Comece por seguir o conselho do Pedro Barradas e depois deixe as ideias amadurecer.
  10.  # 12

pedrw2 tenho um amigo que comprou um abrigo de jardim dentro do genero para guardar ferramenta de jardinagem e do carro e de inverno colocava lá o atrelado da moto 4 , aquilo mesmo com cuidados de envernizar e afins durou 2 anos e meio apesar de a loja dizer que era impossivel durar tao pouco tempo, parece que o clima de salvaterra de magos é diferente e demasiado húmido.... (sem mais comentarios)

de verão aquilo era pior que um forno e de inverno era um gelo que acabou com a ferramenta toda estragada devido á humidade, berbequins, rebarbadora etc...

Se quiser conforto olhe para a espessura da madeira e outras opções, os comentários acima~dizem tudo.

lembre-se duma coisa o barato sai caro, e está a pensar no minimo de conforto mas se daqui a 3 anos aquilo "cair" perdeu tudo, tempo , dinheiro e o descanso que esperava ter.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  11.  # 13

Neste local

Existe um bairro de casas de madeira, ao genero do que pretende , não tem agua nem electricidade ( ou não tinha até a pouco tempo atras)

Foram construidas por um carpinteiro da zona ( daqueles a moda antiga ) e ate hoje a câmara não mandou demolir, por isso devem se considerar licenciadas.
    •  
      pedrw2
    • 10 Maio 2016 editado

# 14

Colocado por: JPN761pedrw2 tenho um amigo que comprou um abrigo de jardim dentro do genero para guardar ferramenta de jardinagem e do carro e de inverno colocava lá o atrelado da moto 4 , aquilo mesmo com cuidados de envernizar e afins durou 2 anos e meio apesar de a loja dizer que era impossivel durar tao pouco tempo, parece que o clima de salvaterra de magos é diferente e demasiado húmido.... (sem mais comentarios)

de verão aquilo era pior que um forno e de inverno era um gelo que acabou com a ferramenta toda estragada devido á humidade, berbequins, rebarbadora etc...

Se quiser conforto olhe para a espessura da madeira e outras opções, os comentários acima~dizem tudo.

lembre-se duma coisa o barato sai caro, e está a pensar no minimo de conforto mas se daqui a 3 anos aquilo "cair" perdeu tudo, tempo , dinheiro e o descanso que esperava ter.

Depende da madeira utilizada. E é verdade que uma casa de madeira pode ser muito fria no inverno e muito quente no verão porque no inverno a madeira não isola bem o frio e no verão aquece muito com o calor do sol. Mas existem formas de evitar estes e outros problemas próprios das casas de madeira. No fundo todos os tipos de casas podem ser demasiado frias no inverno e demasiado quentes no verão porque isso não depende (só) dos materiais usados e sim da forma como são construídas.

No meu caso não conto ter esse tipo de problemas porque vou instalar a casa de madeira entre arbustos altos e debaixo de pinheiros e vai ficar perfeitamente integrada no local. O abrigo criado pelos arbustos e pelos pinheiros irão evitar vários problemas comuns em casas de madeira baratas. Assim, para além de ficar mais protegida do frio e do calor a madeira não irá ranger com o vento (e isto pode ser uma das coisas mais irritantes em uma casa de madeira!).

Ainda assim é natural que eu venha a ter problemas porque infelizmente independentemente do tipo de casa todas elas podem dar problemas. Mas não devemos esquecer que qualquer tipo de problema é sempre mais fácil de resolver (e menos dispendioso) quando se trata de uma casa de madeira!

Em baixo um excelente exemplo de uma pequena casa de madeira perfeitamente integrada na natureza!
    Embora essa não pareça ser só de madeira
      upload-Imovel01881Foto01.jpg
  12.  # 15

Colocado por: JPN761Num pensamento rápido a casa em madeira é quase toda reciclavel, numa casa tradicional o tijolo e cimento já se torna mais dificil reciclar.

Reciclar uma casa? Uma casa em tijolo e cimento dificilmente vai ser necessário reciclar a mesma... duram mais de uma vida!
    Para construir uma casa qual utiliza mais recursos naturais ou quais a que utiliza de recursos naturais mais "importantes" a nível de ecologia?
  13. Ícone informação Anunciar aqui?

14.  # 16

Terá a ver com o facto de ser um sumidouro de carbono, ou seja, mesmo depois de cortada, a madeira continua com a capacidade de acumular carbono e assim reduzir a sua quantidade na atmosfera. Penso que seja por aí.

Mas, pensando no próprio processo de criação dos componentes da construção em alvenaria, também aí a poluição gerada é gritantemente superior aos cortes e termomodificacão que a madeira usada para construção sofre.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

Olhe casa de mandeira mas que seja mesmo uma casa, veja este tópico: http://forumdacasa.com/discussion/12137/1/construir-uma-casa-sem-telhas-tijolos-e-cimento/

Mas no final vai ver que ficou tão ou mais cara que uma dita normal de tijolo. Eu nesta casa tinha todo o prazer em morar
    Concordam com este comentário: SMMTM
    •  
      pedrw2
    • 10 Maio 2016 editado

# 18

Colocado por: LuisPereira

Reciclar uma casa? Uma casa em tijolo e cimento dificilmente vai ser necessário reciclar a mesma... duram mais de uma vida!
    Para construir uma casa qual utiliza mais recursos naturais ou quais a que utiliza de recursos naturais mais "importantes" a nível de ecologia?

Obviamente, que uma casa de madeira utiliza muito mais "recursos naturais" que podem ser 100% naturais e recicláveis, portanto sem contribuírem em nada para a destruição do planeta

Além disso as casas de madeira também são um estilo de vida.

Penso que existem basicamente 2 tipos de pessoas que optam por uma casa de madeira:

1º: Pessoas que não têm posses para pagar uma casa tradicional ou curiosos.
    2º: Pessoas que optam por uma casa de madeira porque procuram um estilo de vida mais saudável, sustentável, ecológico e natural!

Eu incluo-me entre a segunda opção por isso busco algo mais simples e natural!
    E pretendo incluir uma horta, pomar e jardim (ecológicos).
      Casas-de-campo-Aspberg-Casa-em-madeira_24.jpeg
  16.  # 19

Colocado por: pedrw21º: Pessoas que não têm posses para pagar uma casa tradicional ou curiosos.
    2º: Pessoas que optam por uma casa de madeira porque procuram um estilo de vida mais saudável, sustentável, ecológico e natural!

Nenhuma das suas afirmações são totalmente verdadeiras.
    1º. Uma casa tradicional pode ficar mais em conta que uma casa de madeira
    2º. Estilo de vida mais saudável, sustentável, ecológico e natural pouco tem a ver com os materiais de que se faz uma casa.

Se quer viver com um estilo de vida mais saudável, sustentável, ecológico, natural e de uma forma mais económica faça uma casa realmente ecológica:
    - recicle madeiras não as compre ou deite árvores abaixo
    - utilize barro e não cimento
    - recicle telhas, não as compre
    - aproveite água da chuva ou de um riacho, não abra um furo ou ligue á rede da camara
    - utilize o vento e sol para energia, não se ligue á rede publica de energia
    - todos os seus desperdícios não os mande para o caixote do lixo ou para a rede de esgotos, reutilize-os.
    - etc
    •  
      MJLP
    • 10 Maio 2016

# 20

A questão da construção em madeira ser mais reciclável é apenas meia-verdade. Tudo depende de onde vem a madeira.
    Neste aspecto convém sempre ver as certificações que uma empresa tem em particular FSC e PEFC, que atestam que a madeira vem de produção sustentável.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">