Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um orçamento para uma construção em LSF e gostaria de saber as vossas opinões sobre o mesmo.

    A nível de isolamentos, acabamentos e a nível geral.

    A descrição do orçamento é a seguinte:

    PROPOSTA INCLUI:

    TRABALHOS PREPARATÓRIOS

    Desmatação, limpeza e terraplanagem de terreno brando plano na abertura de caixa para implantação de habitação.

    FUNDAÇÕES

    Fornecimento e execução de laje térrea do tipo ensoleiramento geral com camada de tela impermeabilizante.

    ESTRUTURA


    Fornecimento e execução de estrutura em aço leve (LSF) na formação de todos os elementos estruturais, incluindo protecção de soldaduras, bem como todos os trabalhos e acessórios necessários ao seu perfeito funcionamento.

    COBERTURA

    Fornecimento e execução de cobertura em Painel Sandwich 5 ondas, incluindo fixações, acessórios e todos os trabalhos necessários ao seu perfeito funcionamento.

    Relativamente à cobertura, foi considerado que a sua habitação é em telha oculta. Assim, esta é composta por: placas de gesso cartonado (Pladur), Painel Sandwich (teto interior), Lã de Rocha e cobertura em Painel Sandwich.

    REVESTIMENTOS EXTERIORES

    Assentamento de revestimento térmico exterior de paredes e tetos em sistema Capoto com 50mm de espessura, cores conforme projeto.

    As paredes exteriores são compostas por: placa de gesso cartonado (Pladur), Placa OSB (22 mm), Lã de Rocha (40 mm), Estrutura Metálica, Painel Sandwich (35 mm) e Cappoto (50 mm).


    PAVIMENTOS EXTERIORES


    Fornecimento e execução de betonilha.
    Fornecimento e assentamento de mosaico exterior, incluindo betumes, colas e demais trabalhos e acessórios necessários ao seu perfeito acabamento.

    REVESTIMENTOS INTERIORES

    Fornecimento e execução de revestimento interior de paredes e tetos em placas de gesso cartonado (Pladur), cores conforme projeto.
    As paredes interiores são compostas por: placa de gesso cartonado (Pladur), Placa de OSB (22 mm), Lã de Rocha (40 mm), Estrutura Metálica, Placa OSB (22 mm), placa de gesso cartonado (Pladur).

    Fornecimento e assentamento de revestimento em azulejo, em todas as paredes de W.C., bem como numa faixa por cima da bancada da cozinha com 60cm de altura.

    PAVIMENTOS INTERIORES


    Fornecimento e execução de betonilha.

    Fornecimento e assentamento de mosaico ou flutuante AC4 nas diferentes divisões da habitação, incluindo todos os trabalhos e acessórios necessários à sua correcta aplicação.

    SERRALHARIAS EM ALUMÍNIO E VIDRO

    Fornecimento e assentamento de caixilharia conforme projeto, em alumínio, série de 60mm c/ rutura térmica de abrir, composta por folhas em vidros duplos 6+14+4 mm, incluindo ferragens em inox.
    Fornecimento e instalação de estores elétricos em alumínio, incluindo todos os acessórios e trabalhos necessários ao seu perfeito funcionamento.

    EQUIPAMENTOS SANITÁRIOS

    Fornecimento e assentamento de equipamentos sanitários para W.C., incluindo torneiras, acessórios e todos os trabalhos necessários ao seu perfeito acabamento, composto por:
    - 3 sanitas cerâmicas, incluindo tampo e autoclismo;
    - 2 bides cerâmicos
    - 4 lavátorios com movel incluido;
    - 1 base de duche com cabine incluida;
    - 1 banheira com guarda lateral de vidro.
    Fornecimento e assentamento de torneira lava-louça, incluindo todos os acessórios e trabalhos necessários ao seu perfeito funcionamento.

    CARPINTARIAS

    Fornecimento e assentamento de carpintarias, incluindo ferragens, batentes e todos os acessórios necessários ao seu perfeito funcionamento, composto por:
    - 6 portas interiores de abrir em madeira faia ou carvalho, incluindo puxadores em inox; - 2 portas interiores de correr em madeira faia ou carvalho, incluindo puxadores em inox;
    - roupeiros para quartos com portas de correr em melanina faia ou carvalho, conforme projeto.

    INSTALAÇÃO ELÉTRICA

    Fornecimento e montagem de instalações elétricas e infraestrutura de telecomunicações e ITED:
    - Quadro elétrico de entrada;
    - Armário ATI;
    - Pontos de luz em focos LED;
    - 57 focos interiores,
    - 6 focos interiores para W.C.,
    - 37 tomadas monofásicas 230V / 16A;
    - 8 tomadas RJ45;
    - 8 tomadas TV/SAT; - 17 interruptores.

    CANTARIAS

    Fornecimento e assentamento de pedras de soleira e peitoris com rebaixo e pingadeira inferior, em pedra cálcaria.

    REDES DE ÁGUA

    Rede de Abastecimento de Água
    - Fornecimento e aplicação de canalização em tubo PPR para todas as instalações sanitárias e cozinha.
    Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas
    - Fornecimento e aplicação de tubagem de esgotos e ventilações em tubos PVC rígido na habitação em geral até ao exterior.
    Rede de Drenagem de Águas Pluviais
    - Fornecimento e aplicação de tubagem em aluminio lacado para tubos de queda, incluindo todos os trabalhos e acessórios necessários ao seu perfeito funcionamento;
    - Fornecimento e aplicação de caleiras em aço galvanizado para recolha de àguas pluviais, incluindo todos os trabalhos e acessórios necessários ao seu perfeito funcionamento.

    REDE DE GÁS

    Fornecimento e execução de pré-instalação de rede de abastecimento de gás para cozinha, incluindo todos os acessórios e trabalhos necessários ao seu perfeito funcionamento.

    SISTEMA DE AR CONDICIONADO

    Fornecimento e execução de pré-instalação de tubagem de ar condicionado para 4 pontos da habitação, incluindo todos os acessórios e trabalhos necessários ao seu perfeito funcionamento.

    SISTEMA DE VENTILAÇÃO DE AR CONTROLADO

    Fornecimento e execução de sistema de ventilação de ar controlado com tubagem em PVC, protegidas nas saidas exteriores e interiores com grelhas apropriadas para o sistema, composto também por: - 3 ventiladores para W.C.

    ENERGIAS RENOVÁVEIS

    Fornecimento e instalação de Painel Solar c/ cilindro de capacidade de 200 lts, incluindo preparação para utilização elétrica de cilindro, acessórios e todos os trabalhos necessários ao seu bom funcionamento.

    OUTROS

    Incluí transporte e montagem da habitação em local supracitado.

    VALOR TOTAL DA PROPOSTA: 126 881,00 €

    Exclusões:
    - Moveis e electrodomésticos;
    - Licenciamento;
    - Levantamento topográfico;
    - Arranjos exteriores (pavimentos, muros de vedação de lote e portões exteriores).

    Extras:


    - Licenciamento - 3 000€ + iva (não inclui taxas camarárias)
    Para efeitos de licença de utilização não está incluido certificado energético, acústico e outras taxas.

    Deixo-vos aqui imagens do "projecto". Será um R/C com um 1º andar somente com um escritório em mezzanine.

    Aceito criticas, sugestões de melhoria em relação ao projecto em si e ao orçamento. Alguma coisa que precise de perguntar mais?

    Obrigado,

    José

    Planta Piso 0

    Planta Piso 1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  2.  # 2

    Não vai precisar de lavandaria, arrumos e garagem?
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  3.  # 3

    Colocado por: ConstroiNão vai precisar de lavandaria, arrumos e garagem?


    Sim, mas será feito posteriormente.
  4.  # 4

    Assim à 1ª vista parece-me um valor muito aceitável. Se possível coloque o 3d exterior.
  5.  # 5

    Colocado por: ConstroiAssim à 1ª vista parece-me um valor muito aceitável. Se possível coloque o 3d exterior.


    Area total são cerca de 172m2.

    O 3d exterior não o tenho comigo. =/
  6.  # 6

    Isto:
    Colocado por: jcfcidPAVIMENTOS EXTERIORES

    Não contradiz isto?
    Colocado por: jcfcidExclusões:
    - Arranjos exteriores (pavimentos, ...).


    O valor total é já com IVA?
    Isso dá perto de 740€/m2... :\

    O que eu gostava mesmo era de ver os valores parcelares.
  7.  # 7

    Colocado por: mhpintoIsto:

    Não contradiz isto?


    O valor total é já com IVA?
    Isso dá perto de 740€/m2... :\

    O que eu gostava mesmo era de ver os valores parcelares.


    Colocado por: mhpintoIsto:


    Com a exclusão ele está a referir- a calçada e tudo o resto é apenas a incluir o que está diretamente ligado à casa.

    O valor é sem iva.. Mas atenção que já inclui os painéis solares e alguns "extra"
    Não contradiz isto?


    O valor total é já com IVA?
    Isso dá perto de 740€/m2... :\

    O que eu gostava mesmo era de ver os valores parcelares.
    • acj
    • 25 maio 2016

     # 8

    740€ + Iva m2 ? +/- 900€ m2

    Com cobertura em Painel Sandwich., flutuante AC4, vidros 6-14-4 (sem indicar se são de baixa emissividade , ecom ou sem gás argon ou quiçá também laminados), sem móveis de cozinha, sem electrodomésticos , só com pré- instalação de AC , sem recuperador de calor, sem piso radiante ou aquecimento central com radiadores.

    Para mim +/- 155.000€ para 172m2 , sem garagem, sem muros e sem arranjos exteriores, e com aquilo que referi, a ser verdade, acho muito caro!!
    Concordam com este comentário: riscos, C.Silva, jcfcid
  8.  # 9

    Colocado por: acjCom cobertura em Painel Sandwich., flutuante AC4, vidros 6-14-4 (sem indicar se são de baixa emissividade , ecom ou sem gás argon ou quiçá também laminados), sem móveis de cozinha, sem electrodomésticos , só com pré- instalação de AC , sem recuperador de calor, sem piso radiante ou aquecimento central com radiadores.


    Sem referencia das loiças sanitárias, sem portas exteriores, tubos PPR, cabine de duche em vidro temperado ou acrílico, betonilhas com ou sem malha sol, torneira
    do lava loiça ou misturadora, dos 300 ou Grohe, cantarias (tipo esponja) Moleanos, etc.
    Tb. acho caríssimo!
  9.  # 10

    caríssimo!
    Concordam com este comentário: C.Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo09092021O mhpinto demora a convencer-se de que, para a sua casa ter uma qualidade mínima que não lhe cause preocupações, vai construir por valores desta ordem...
    Concordam com este comentário:sousa tavares

    Não, não vou construir por valores desta ordem.
    Sabe porquê? Porque não tenho orçamento para isso e me recuso a pedir (outro) crédito. :)
    Por isso, ou consigo fazer a coisa por menos ou o projeto simplesmente não avança. Como casa já tenho será só questão de adiar o "sonho" mais uns anitos.

    Agora se o valor não tem IVA, parece-me de facto mesmo muito caro, até para os padrões do fórum.

    Não há nada aí que aceite cortar? Foi por isso que disse que seria interessante ter os valores parcelares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  11.  # 12

    REVESTIMENTOS EXTERIORES As paredes exteriores são compostas por: placa de gesso cartonado (Pladur), Placa OSB (22 mm), Lã de Rocha (40 mm), Estrutura Metálica, Painel Sandwich (35 mm) e Cappoto (50 mm)..


    Para quê tanto isolamento térmico/acustico??? 40mm+35mm+50mm=125mm.
    A coisa não se resolvia sem o painel sanduiche?

    Tambem acho caro a proposta.

    E não sou fã do sistema construtivo. Por sim só tem pouca inércia térmica que terá de ser compensada.

    Porque não pede orçamentos para um sistema construtivo mais tradicional com estrutura em betão armado com paramentos em alvenaria e forrado a capoto?
    Ou se preferir em madeira.
    Há agora um sistema construtivo muito competitivo de fácil execução e com bons resultados que é o CLT (cross laminated timber)
    Em Portugal é representado pela TISEM.

    Quanto ao projecto, não sou muito adepto da risca ao meio.....
    Se puder ponha uma planta de implantação da construção no Lote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  12.  # 13

    Também não sou adepto do corredor ao centro.
    Se as portas estiverem todas abertas, da entrada consegue ver a cama da suite.
    Reduziria a área da suite. Acho um exagero tanta área num espaço onde supostamente só vai dormir.
    Faria a entrada para o closet ao centro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  13.  # 14

    Colocado por: acj740€ + Iva m2 ? +/-900€ m2

    Com cobertura em Painel Sandwich., flutuante AC4, vidros 6-14-4 (sem indicar se são de baixa emissividade , ecom ou sem gás argon ou quiçá também laminados), sem móveis de cozinha, sem electrodomésticos , só com pré- instalação de AC , sem recuperador de calor, sem piso radiante ou aquecimento central com radiadores.

    Para mim +/- 155.000€ para 172m2 , sem garagem, sem muros e sem arranjos exteriores, e com aquilo que referi, a ser verdade, acho muito caro!!
    Concordam com este comentário:riscos,C.Silva,jcfcid


    Obrigado acj, era este tipo de coisas que precisava saber. Sou muito leigo na matéria! Também é o que acho, esta um pouco caro. Já fui ver uma construção deles e inclui recuperador de calor e painel solar. Deve ter sido um lapso.
  14.  # 15

    Colocado por: mhpinto
    Não, não vou construir por valores desta ordem.
    Sabe porquê? Porque não tenho orçamento para isso e me recuso a pedir (outro) crédito. :)
    Por isso, ou consigo fazer a coisa por menos ou o projeto simplesmente não avança. Como casa já tenho será só questão de adiar o "sonho" mais uns anitos.

    Agora se o valor não tem IVA, parece-me de facto mesmo muito caro, até para os padrões do fórum.

    Não há nada aí que aceite cortar? Foi por isso que disse que seria interessante ter os valores parcelares.


    Eu aceitar cortar, aceito. Agora onde? Alguma sugestão?

    Como disse ao acj, sei que inclui o painel solar para aquecimento de aguas (com deposito 300L) e um recuperador de calor.
  15.  # 16

    Colocado por: fcristovao2

    Para quê tanto isolamento térmico/acustico??? 40mm+35mm+50mm=125mm.
    A coisa não se resolvia sem o painel sanduiche?

    Tambem acho caro a proposta.

    E não sou fã do sistema construtivo. Por sim só tem pouca inércia térmica que terá de ser compensada.

    Porque não pede orçamentos para um sistema construtivo mais tradicional com estrutura em betão armado com paramentos em alvenaria e forrado a capoto?
    Ou se preferir em madeira.
    Há agora um sistema construtivo muito competitivo de fácil execução e com bons resultados que é o CLT (cross laminated timber)
    Em Portugal é representado pela TISEM.

    Quanto ao projecto, não sou muito adepto da risca ao meio.....
    Se puder ponha uma planta de implantação da construção no Lote.


    Obrigado pelo comentário!

    Vou pedir orçamentos também em construção de alvenaria, pelo que na minha zona (zona 1 - Lousa / Malveira / Loures ) disseram-me que os preços andam por volta dos 750 m2 com iva incluido (com acabamentos de gama média) o que entra mais dentro do que pretendo.

    Ao que se refere com a risca ao meio?

    Aqui fica a planta de construção no lote.

    Image and video hosting by TinyPic
    Concordam com este comentário: jorgferr
  16.  # 17

    Colocado por: 21papaleguasTambém não sou adepto do corredor ao centro.
    Se as portas estiverem todas abertas, da entrada consegue ver a cama da suite.
    Reduziria a área da suite. Acho um exagero tanta área num espaço onde supostamente só vai dormir.
    Faria a entrada para o closet ao centro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcfcid


    Bom ponto de vista, nunca tinha pensado nisso das portas abertas!

    Obrigado pelos comentários!
  17.  # 18

    Corredor ao centro=risco ao meio
  18.  # 19

    Alguém que possa dar sugestões a nível de matérias?

    O que preciso de perguntar ou o que posso sugerir para o preço descer?

    Como disse, sou muito leigo neste aspeto e quanto mais sugestões melhor! :)

    Obrigado,

    José
  19.  # 20

    Caro José,

    Dos meus parcos conhecimentos pouco vejo que possa ser cortado/substituído que possa fazer esse orçamento baixar consideravelmente, pois quase tudo o que lá está não parece ser dispensável (eu só abdicaria sem pensar duas vezes do ar condicionado e do ar controlado, mas não sei se o José dispensa isso nem tenho ideia de em quanto é que isso afeta o valor final). E suspeito que por muito que se mude a marca/especificações do material o preço não deverá ser afetado por aí além, mas os os peritos poderá ter opinião contrária.

    Assim sendo, o meu conselho é mesmo no sentido de procurar outros construtores e/ou apostar noutros sistemas construtivos. Por exemplo, posso dizer que neste momento tenho a certeza quase absoluta que com o woodframing me safo por perto de 500€/m2, mas isto é um estudo ainda em progresso.

    Só uma questão de que me lembro agora: o construtor é de onde? Já me fizeram estimativas de preço que foram agravadas em 30%(!!!) pela distância envolvida.
 
0.0257 seg. NEW