Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Gostaria de saber a opinião dos entendidos, sobre o que se poderá cultivar num terreno com 1 ha, tendo em atenção os seguintes parâmetros:

    - Terá de ser uma cultura que dê pouco trabalho e não necessite de rega, uma vez que o objectivo principal é que o terreno deixe estar ao abandono;
    - Teria de ser uma cultura para iniciar nos próximos dias;
    - A terra vai ser lavrada e depois será passada uma grade de discos;
    - Zona interior centro.

    Já me falaram em nabos, tremoço e milho (milharada), uma vez que o importante é não deixar a terra ao abandono total. Também já pensei na abóbora: elas crescem sem necessitarem de grande atenção e parece que há produtores de porcos que as procuram para compra.

    Também seria interessante uma cultura que seja apoiada por um subsidio da UE. Agradeço sugestões, porque amanhã já vamos lavrar o terreno.

    Graças
  2.  # 2

    castanheiros
  3.  # 3

    limoeiros
  4.  # 4

    Alugue o terreno... se tiver bons acessos e água deve aparecer pequenos agricultores, por exemplo, quem tenha uma exploração de bovinos que queira cultivar isso para pasto e alimentação dos animais.
  5.  # 5

    Peço desculpa, esqueci-me de referir que árvores estão fora de questão, uma vez que mais ano menos ano o terreno poderá ser utilizado para outros fins.
  6.  # 6

    Arrendar também não: não faltam terrenos "a monte" pelos proprietários, nas redondeza. Também fica muito perto de habitações, logo animais está fora de questão.

    Terá de ser uma cultura não permanente.
    • RCF
    • 27 maio 2016

     # 7

    Se não quer regar, talvez só mesmo cereal (aveia, trigo, centeio), se bem que talvez já seja tarde. No entanto, como o verão está a atrasar-se este ano, talvez ainda dê.
    Milho, nabos ou abóboras necessitará de água. O tremoço ou grão de bico talvez dê. Tudo depende se o terreno (terra) é muito seco ou não.
  7.  # 8

    O milho precisa de água sim. As abóboras, penso que nem tanto: normalmente precisam é de estrume, mas mesmo que não cresçam muito desde que não deixem crescer o mato já não é mau lol

    O terreno não é demasiado seco.
    • RCF
    • 27 maio 2016

     # 9

    A abóbora não é uma planta que preencha muito o solo, pois necessitam de espaço e, por isso, mas também porque sempre precisam de alguma água (dispensável se o terreno não for seco), talvez não seja o mais adequado para o que pretende.
    O melhor talvez seja o cereal. A aveia basta semear e cortar quando estiver crescida. Ocupa bem o espaço e não dá grande margem para ervas daninhas e outras coisas. Também se venderá bem, pois é um bom alimento para animais (especialmente se colhida com o cereal).
    Outra possibilidade seria erva. Existe espécies de erva mais duradoras, as chamadas ervas de sete anos (porque bastará semear de 7 em 7 anos), mas esta não é a época para semear erva (deverá ser no outono, creio).
    • eu
    • 27 maio 2016

     # 10

    Girasol?
  8.  # 11

    Aveia é uma hipótese: pouca manutenção e deixa o terreno limpo. Só é pena o fruto não ser o mais apetecível.

    Girassol, nem me tinha ocorrido. Aqui para esta zona não há dessa cultura, mas parece que não exige muitos cuidados. Se tiver sucesso, não sei se existirá mercado para escoar esse produto.

    O tremoço, também pode ser uma hipótese: pouca manutenção, e se não der fruto, pelo menos a planta parece que dará bom estrume.
  9.  # 12

    O tremoceiro ou tremocilha, é uma boa opção já que além da forragem , azota a terra. É muito utilizado em terrenos de pousio para regenerar os nutrientes do solo.
    Penso que é semeada no Outono...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
  10.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasO tremoceiro ou tremocilha, é uma boa opção já que além da forragem , azota a terra. É muito utilizado em terrenos de pousio para regenerar os nutrientes do solo.
    Penso que é semeada no Outono...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisascasa


    E não necessita de rega? É necessário semear a todos os anos?

    Tenho um pomar e aquilo nasce um capim que fica mais alto do que eu, é o cargo dos trabalhos andar a cortar aquilo 2x por ano. Ando à procura de algo que não necessite de rega, que não cresça muito mais que 50cm altura, que não seja preciso semear todos os anos e que não deixe crescer mais nada. O tremoço é o que ando à procura?
  11.  # 14

    É uma cultura de sequeiro... Muito utilizada aqui no alentejo. Se quiser ,não colhe a tremocilha e volta a lavrar tudo e envolve na terra para adubar.
    50cm não digo mas não deve ultrapassar os 70.
    Se nada fizer, a tremocilha no proximo ano volta a dar....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
  12.  # 15

    E ainda tem a vantagem de ser bonita! :)
  13.  # 16

    a "nossa" é a variedade de flor amarela. Mas pesquise...
  14.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasÉ uma cultura de sequeiro... Muito utilizada aqui no alentejo. Se quiser ,não colhe a tremocilha e volta a lavrar tudo e envolve na terra para adubar.
    50cm não digo mas não deve ultrapassar os 70.
    Se nada fizer, a tremocilha no proximo ano volta a dar....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisascasa


    Parece que encontrei a luz ao fundo do túnel e ainda de ter a vantagem referida pelo Clioll.

    Preciso de lavrar para depois nos outros anos as sementes nascerem? A minha ideia era lavrar uma unica vez e deixar a tremocilha ao "abandono" :)

    Li num site isto: " Esta planta tem uma característica muito peculiar: as suas sementes estão alojadas numa vagem que quando está seca, explode (deiscência explosiva) atirando as sementes para muitos metros longe da planta-mãe, onde germinam muito facilmente."
  15.  # 18

    Depois da sementeira, que tal dedicar-se à helicicultura?
    • eu
    • 29 maio 2016 editado

     # 19

    Colocado por: Luis K. W.helicicultura

    Na minha horta, sou um "helicicultor" acidental... que praga.
 
0.0208 seg. NEW