Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou com um problema na cave da moradia onde estou actualmente a morar e enquanto pesquisava alguma forma de o solucionar dei com este espaço. Visto ser muito específico decidi iniciar nova discussão.

    Desde meio do mês de Abril que notei haver infiltração na dita cave, comecei por reparar nas juntas dos azulejos do chão molhadas, até que agora com as chuvadas de Maio, inundou por completo, 1-2 cm de altura de água em quase toda a área da cave. Nunca vi água escorrer pelas paredes, o que me faz pensar que viria mesmo do chão, pelas juntas.

    Estamos a morar nesta casa desde Novembro passado, e na altura reparei nas lesões que as paredes da cave tinham. O ainda proprietário disse que apesar do isolamento que a mesma levou, por estar quase toda enterrada, passados 4-5 anos da construção começaram a aparecer as ditas lesões, a 40/50/60 cm de altura do chão e em redor de toda a cave. Estamos a falar de uma moradia construída em 2008.

    O empreiteiro que lá foi, quando viu o que se passava, nem soube por onde começar. Segundo o proprietário, não passa canalização nenhuma por lá, logo essa hipótese está excluída. Decidiu-se abrir um buraco no quintal (zona vermelha da foto), junto à zona onde começou primeiro a aparecer água, para tentar perceber o que se passava. Aos 30 cm de profundidade, começou a aparecer água... actualmente tá com 3 metros, e parece ter uma nascente por ali.

    Em conversa com os vizinhos, fiquei a saber que todas as moradias ali existentes têm problemas semelhantes, pois existe um lençol freático por baixo do terreno onde foram construídas. A solução encontrada por todos foi abrirem um buraco abaixo do nível da cave e meter lá uma bomba a puxar água quando esta sobe.

    A ideia é em Novembro que vem concluirmos o negócio e ficarmos com esta moradia, com o intuito de fazer uma garagem que irá ficar ao nível da cave, por baixo do alpendre, como mostra a imagem que irei colocar.

    No fundo, a minha questão é se basta meter por ali uma bomba para "domar" a entrada de água na cave e na futura garagem, ou se acham que estará aqui algo mais trabalhoso e dispendioso?

    Obrigado
      Moradia.jpg
  2.  # 2

    em que zona do país se encontra o seu imóvel?
  3.  # 3

    Um poço de capacidade grande e uma bomba é a solução corrente para isso.
  4.  # 4

    Também poderá colocar geodrenos em volta da habitação a fim de drenar a água que anda em volta da habitação, embora a solução do poço saia mais económica.
    Mas isso poderá sair caro...
    Contudo na deve descorar a piscina com uma possível rotura.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 5

    Colocado por: C. LoboTambém poderá colocar geodrenos em volta da habitação a fim de drenar a água que anda em volta da habitação, embora a solução do poço saia mais económica.
    Mas isso poderá sair caro...
    Contudo na deve descorar a piscina com uma possível rotura.

    Concordo, triplamente, com o C.Lobo.
  6.  # 6

    Colocado por: AMCPem que zona do país se encontra o seu imóvel?


    Situa-se no Alentejo, zona de Beja.

    Colocado por: C. LoboTambém poderá colocar geodrenos em volta da habitação a fim de drenar a água que anda em volta da habitação, embora a solução do poço saia mais económica.
    Mas isso poderá sair caro...
    Contudo na deve descorar a piscina com uma possível rotura.
    Concordam com este comentário:Luis K. W.


    A piscina à partida estará excluida, pois esvaziei-a completamente para a limpar, e a água continua a aparecer no buraco que foi feito. Relativamente aos geodrenos em torno da habitação, poderá não ser fácil, pois não se trata de uma moradia isolada. Nas trazeiras está uma outra moradia colada, á direita está uma rua, apenas à esquerda está um terreno livre.

    O ideal seria partir a cave na sua periferia de modo a colocar os tais geodrenos, encaminhá-los para um poço, como o user Clioll referiu, onde colocaria uma bomba e voltar a colocar o chão? Não sei se estou a dizer algo descabido pois não tenho muitos conhecimentos de construção, mas parece-me o mais lógico.

    Obrigado pela vossa ajuda!
  7.  # 7

    Olá,

    A colocação da bomba por baixo da laje da cave eliminou a humidade que tinha na junta do azuleijo? Tem circulação de ar nessa zona?

    Cmps
  8.  # 8

    Boa noite Sr Ricardo Rato, sei que este post ja tem algum tempo mas vale a pena tentar, tenho o mesmo problema que o senhor, desconfiu ser-mos vizinhos :-)
    Chegou a resolveu o problema? Como fez para resolver?
    Cumprimentos
 
0.0132 seg. NEW