Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Surgiu-me a oportunidade de colaborar com uma empresa não sediada em Portugal e tenho andado a pesquisar sobre a melhor forma de declarar o rendimento.
    Visto que estarei isento de pagamento de Seg. Social no primeiro ano de actividade, a emissão de recibo verde será mesmo a melhor opção para já. Optarei ainda pelo regime simplificado sem contabilidade organizada.

    As minha dúvidas são as seguintes:

    - Como a empresa não está registada em Portugal, estarei isento de pagamento de IVA?

    - Terei de fazer retenção na fonte ou apenas pago o devido aquando a entrega da declarção de IRS? Se sim, que contas preciso de fazer para apurar o valor a pagar em sede de IRS?

    Cumps
  2.  # 2

    Não tenho experiência disso, mas é uma situação interessante. O que ME parece:

    Se a empresa não tem sede em Portugal é como se Você estivesse a exportar um serviço. Portanto, não cobra IVA.

    A retenção de IRS seria feita pela empresa (e não por si) se ela tivesse sede em Portugal. Como não tem, não retém.

    Mas aguarde para ver se há melhores opiniões...
  3.  # 3

    Se for prestação de serviço em PT tem de liquidar IVA. Só as transmissões (vendas) são isentas ao abrigo do artigo 14 do RITI.

    Nas prestações de serviços o que interessa é o local da prestação do serviço.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: SupporterNas prestações de serviços o que interessa é o local da prestação do serviço.

    Portanto, se você estiver em Portugal a trabalhar para uma empresa estrangeira (com sede FORA de Pt) não é equivalente a "exportar" (um serviço)?
  5.  # 5