Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em conversa com um construtor em woodframing, a construção da laje foi-me descrita da seguinte forma:

    - Uma camada de areia.
    - Betão de limpeza
    - Uma tela "plástica" para impermeabilizar
    - A laje de betão propriamente dita. Se tal for solicitado (e pago) ele faz em betão armado, mas defende que uma estrutura em blocos é suficiente.

    Faço notar que este construtor privilegia lajes com caves técnicas.

    Quanto às faces da laje, por culpa minha não consegui registar todos os pormenores da conversa, mas lembro-me de pelo menos ter sido falado, de dentro para fora, na aplicação de um produto (tipo pintura) qualquer e depois em duas telas, a segunda das quais pitonada.

    Isto cumpre os requisitos normais ou está a faltar aqui algo de muito importante?
  2.  # 2

    pinho não percebi nada....voce quer construir algo em madeira e foi-lhe proposto fazer uma laje térrea em betão armado, é isso?
  3.  # 3

    Ok, lamento a falta de introdução. Já ando há tanto tempo a falar de woodframing que me esqueço que ainda não é coisa que faça parte do senso comum.
    Sim, o mais normal em sistemas de construção alternativos como o woodframing (casas com estrutura em madeira) ou o lsf (casas com estrutura em aço leve) é serem construídas sobre uma laje em betão.
    Aquilo que descrevo no início do tópico foi a descrição que me foi feita, por um construtor de casas usando o sistema woodframing, para as lajes que ele costuma fazer.
  4.  # 4

    Essa descrição que lhe deram denota duas lacunas:
    - falta de isolamento termico,
    - falta de barreira ao vapor de água.
  5.  # 5

    Colocado por: pc ferreiraEssa descrição que lhe deram denota duas lacunas:
    - falta de isolamento termico,
    - falta de barreira ao vapor de água.


    Até onde percebo a coisa, isso entra já na parte da casa propriamente dita e não da laje.
    Mas mesmo assim, do que me lembro da conversa, pelo menos a parte superior da laje é uma camada de betão leve (não me lembro da espessura), que salvo erro já contribui para o isolamento, certo?
  6.  # 6

    Colocado por: mhpinto

    Até onde percebo a coisa, isso entra já na parte da casa propriamente dita e não da laje.
    Mas mesmo assim, do que me lembro da conversa, pelo menos a parte superior da laje é uma camada de betão leve (não me lembro da espessura), que salvo erro já contribui para o isolamento, certo?


    Não! Apenas é leve.
    E se aplicar o isolamento térmico em cima da laje terá "algumas" pontes termicas.

    E ao vapor, onde deverá ficar?
  7.  # 7

    a construção em Woodframing pode ser feita com uma base do tipo ensoleiramento geral, com uma laje de 20 a 30cm, devidamente impermeabilizada com isolamento térmico, ou elevando a estrutura 30 a 40cm da base do ensoleiramento não necessitando de impermeabilização. O isolamento térmico é realizado na laje do piso térreo em vigas lameladas. Ou então com 3 solução pode ter maçicos (sapatas) pontuais nas zonas dos pilares em madeira com a casa suspensa.
  8.  # 8

    Colocado por: pc ferreiraNão! Apenas é leve.

    De certeza?
    http://www.eurobetonilhas.com/bleve.php
    "O betão leve tem como objectivo resolver todos os problemas de enchimento de pisos, aligeiramento de lajes e pendentes. O seu emprego nas construções notabiliza-se nas qualidades de isolamento térmico e acústico também, àlem da economia de custos que possibilita ao nível da economia de materiais, do tempo dispendido na sua aplicação e respectiva mão de obra."

    Colocado por: pc ferreiraE se aplicar o isolamento térmico em cima da laje terá "algumas" pontes termicas.

    Então mas o isolamento térmico deveria ser aplicado onde? Por baixo da laje?!!

    Do que tenho visto creio que no woodframing os isolamentos são parecidos aos da construção convencional. No caso deste construtor não sei (ainda) ao certo mas outro sei que coloca sobre a laje uma barreira antivapor, depois lã de rocha e depois então o soalho.
  9.  # 9

    Colocado por: riscosa construção em Woodframing pode ser feita com uma base do tipo ensoleiramento geral, com uma laje de 20 a 30cm, devidamente impermeabilizada com isolamento térmico, ou elevando a estrutura 30 a 40cm da base do ensoleiramento não necessitando de impermeabilização. O isolamento térmico é realizado na laje do piso térreo em vigas lameladas. Ou então com 3 solução pode ter maçicos (sapatas) pontuais nas zonas dos pilares em madeira com a casa suspensa.


    Ok. Será que era isso que o construtor estava a pensar?
    E a barreira ao vapor deverá estar onde?
  10.  # 10

    Se quer mesmo fazer a laje, o ideal é fazer uma base de touvent com 15 a 20cm, colocar o conhecido plástico preto + 5 cm de betão de limpeza D150. Executar a laje de 20 a 30 cm.. Caso a estrutura da casa fique em cima da laje sem caixa de ar convem impermeabilizar a laje lateralmente e na face superior com produto tipo "flitcoat" e drenar o perímetro da laje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  11.  # 11

    A solução adotada é a casa suspensa ou diretamente em cima da laje? deixe-me dizer-lhe que "normalmente não é o empreito que decide nada disso, é o dono da obra e o engenheiro e arquiteto que estudam a solução. até porque para isso convem ter um projeto para isso, senão sai algo a moda e com os vícios do empreiteiro
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  12.  # 12

    Colocado por: riscosSe quer mesmo fazer a laje, o ideal é fazer uma base de touvent com 15 a 20cm, colocar o conhecido plástico preto + 5 cm de betão de limpeza D150. Executar a laje de 20 a 30 cm.. Caso a estrutura da casa fique em cima da laje sem caixa de ar convem impermeabilizar a laje lateralmente e na face superior com produto tipo "flitcoat" e drenar o perímetro da laje
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto


    Esqueçam o "FilipeCouto" porque não mete imperplas por exemplo?
  13.  # 13

    Colocado por: pc ferreiraEsqueçam o "FilipeCouto" porque não mete imperplas por exemplo?

    També pode ser fica mais carote, mas também é solução. o flipe couto desde que tenham o mínimo cuidado para não furarem é uma boa solução
  14.  # 14

    Colocado por: mhpinto
    De certeza?
    http://www.eurobetonilhas.com/bleve.php
    "O betão leve tem como objectivo resolver todos os problemas de enchimento de pisos, aligeiramento de lajes e pendentes. O seu emprego nas construções notabiliza-se nas qualidadesde isolamento térmicoe acústico também, àlem da economia de custos que possibilita ao nível da economia de materiais, do tempo dispendido na sua aplicação e respectiva mão de obra."


    Então mas o isolamento térmico deveria ser aplicado onde? Por baixo da laje?!!

    Do que tenho visto creio que no woodframing os isolamentos são parecidos aos da construção convencional. No caso deste construtor não sei (ainda) ao certo mas outro sei que coloca sobre a laje uma barreira antivapor, depois lã de rocha e depois então o soalho.


    1 parte: qual o u disso?
    2 parte: não sou construtor nem projectista, essa era apenas uma pergunta que deveria fazer.

    E mesmo a construção tradicional deveria levar barreira ao vapor.
  15.  # 15

    Colocado por: riscos
    També pode ser fica mais carote, mas também é solução. o flipe couto desde que tenham o mínimo cuidado para não furarem é uma boa solução


    Esqueça isso! Os polímeros migram, e em pouco tempo nem o Filipe nem o Couto, nem os primos lá estão.
  16.  # 16

    Esta:
    Colocado por: riscosdiretamente em cima da laje


    Colocado por: riscosdeixe-me dizer-lhe que "normalmente não é o empreito que decide nada disso, é o dono da obra e o engenheiro e arquiteto que estudam a solução

    Concordo, mas sendo este um tipo de construção pouco generalizado, normal será que a opinião e experiência do empreiteiro tenha mais peso. Daí eu estar a colocar a informação que vou recebendo à avaliação do pessoal do fórum para tentar perceber os pontos a que devo ter atenção para poder ser mais crítico na avaliação daquilo que me for apresentado.
  17.  # 17

    e quem é o construtor pode-se saber?
  18.  # 18

    Colocado por: mhpintoConcordo, mas sendo este um tipo de construção pouco generalizado, normal será que a opinião e experiência do empreiteiro tenha mais peso. Daí eu estar a colocar a informação que vou recebendo à avaliação do pessoal do fórum para tentar perceber os pontos a que devo ter atenção para poder ser mais crítico na avaliação daquilo que me for apresentado.

    Eu acho que está tudo ao contrário:
    Em vez do mhpinto descobrir uma empresa com técnicos competentes para lhe executar a obra, e depois vir ao forum explicar como é que se faz, o mhpinto, anda no forum a aprender para depois dizer à empresa como é que deve fazer.
    Concordam com este comentário: sousa tavares, riscos
  19.  # 19

    Colocado por: PicaretaEm vez do mhpinto descobrir uma empresa com técnicos competentes para lhe executar a obra, e depois vir ao forum explicar como é que se faz, o mhpinto, anda no forum a aprender para depois dizer à empresa como é que deve fazer.

    Se é essa a impressão que dou, as minhas desculpas mas não é de todo essa a minha intenção.
    Aquilo que eu de facto tento aqui fazer é simplesmente obter o conhecimento necessário para perceber se a empresa com que estou a lidar tem técnicos competentes. Sem perceber minimamente das coisas como o poderei fazer?

    Sim, poderia ir pela solução mais simples de optar por uma empresa de renome, largar 800 ou 900€/m2 e dormir descansado, mas, contrariamente a muita gente, a minha carteira não me permite esse tipo de "luxo". Como já disse algures, ou consigo fazer isto por um bom preço ou simplesmente não faço.
    Assim sendo, o que tenho feito é falar com empresas pequenas que aparentam ter um produto decente. Se o produto é de facto bom ou não, os meus parcos conhecimentos não o permitem distinguir e é aqui que a ajuda do pessoal do fórum me pode ser preciosa.

    Se isto é criticável, então lamento mas fico sem perceber a razão de ser do fórum.
  20.  # 20

    Colocado por: mhpintoComo já disse algures, ou consigo fazer isto por um bom preço ou simplesmente não faço.


    mhpinto será que pode esclarecer o que considera "um bom preço"?
    E já agora estamos a falar de que área bruta de construção?
    Concordam com este comentário: danyelcorreia
 
0.0230 seg. NEW