Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia a todos,

    agradeço a todos por participar neste forum,começo por colocar uma situação,
    estou prestes a comparar um terreno e como é normal fui a câmara e deparei me com a seguinte situação, o vizinho ao apresentar a sua planta de implantação para construção de uma moradia a cerca de 10 anos localizou o terreno dele cerca de 300m2 em cima do meu, isto apenas no papel, porque no físico o terreno ate ja tem um muro que pertence ao meu terreno feito depois da moradia.
    A questão é a seguinte eu ao apresentar o meu projecto na câmara irá sobrepor o terreno dele que na verdade é meu.. que problemas poderão surgir daqui... será um problema para tribunais se o vizinho me quiser tramar??

    desde já agradeço a todos pela atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: moleiroo o terreno ate ja tem um muro que pertence ao meu terreno feito depois da moradia.
    A questão é a seguinte eu ao apresentar o meu projecto na câmara irá sobrepor o terreno dele que na verdade é meu.. que problemas poderão surgir daqui... será um problema para tribunais se o vizinho me quiser tramar??


    Poderá ser um problema para ele e algumas chatices para si. Em tribunal você prova facilmente que aqueles 300 m2 eram seus, já ele via ficar a patinar, porque fez uma aldrabice que na altura lhe deu jeito....

    Em todo o caso, pode ser que na altura a CM não tivesse o cadastro actualizado e que não haja levantamento topográfico em digital ou georreferenciado, que possa permitir um cruzar da informação e detectar a falha.

    Mesmo assim, se fosse a si eu avançava. Você não é obrigado a saber as aldrabices que os seus vizinhos fizeram.
  3.  # 3

    atenção que as camaras não "gerem" conflitos de propriedade entre vizinhos. portanto tem de gerir isso antes de meter o projeto na camara.
    deve reunir toda a documentação possível e para já marcar uma reunião na camara, depois outros procedimentos terá que fazer.
    mas quem devia neste momento estar a braços com essa questão era o vendedor e não o moleiro.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

    o que me parece ter acontecido foi, como o a linha do PDM passa muito próximo ou seja parte do terreno na realidade esta em zona de reserva, ou seja ela tem 1200m2 de terreno mas apenas 900m2 estão dentro do pdm e para arranjar área de construção colocou o terreno dela para o lado em vez de para traz... como o vizinho estão fora á muitos anos la pensaram que nunca iriam ver a situação, a câmara em causa não tem cadastro. neste caso nem se trata de estremas por fisicamente está tudo ok.. o problema é só na câmara em caso de colocarmos um processo para construir poderemos ter problemas de sobreposição, e com estes vizinho convém estar de pé atrás.. para depois não estar muito tempo enrolado com com este problema, a intenção e construir rápido...
    ja marcamos reunião na câmara para amanha, vamos ver apenas como dá para resolver este problema ( isto se souberem indicar ), mas será sempre o actual proprietário a resolver isto tudo... esperamos nós..
  5.  # 5

    Sinceramente acho que quem tem de resolver o problema é quem lhe quer vender o terreno pois todos estes problemas já existem logo não deverá ser preocupação sua.
    Tem de se preocupar é em ter a certeza que tudo está conforme antes da compra efectiva do bem.
  6.  # 6

    Já falou com o vizinho?
  7.  # 7

    Mas se está tudo bem com o terreno, não há nada que o proprietário possa fazer senão informar a CM de que há um erro no sistema deles. O que poderá ser preocupante é derivado desse erro não poder construir como pretende devido a afastamentos em relação à casa do vizinho. Ou há algo mais que possa estar em causa?
 
0.0080 seg. NEW