Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: frigas75

    Pois não... é pagar a conta ;)


    Nope, nem isso, fique tranquilo.
  2.  # 82

    Colocado por: mhpintoRetirado de :http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=25&t=4723

    Estou para comprar uma placa de indução para encastrar na pedra cozinha, mas levei à loja o aparelho de medir o consumo (que comprei no lidl) e verifiquei que a placa que ia comprar gastava muito em stand by (+- 184w) muito mais que a placa de indução antiga que eu tinha. Coloquei a questão ao vendedor, que não sabia responder e perguntou ao fornecedor que lhe enviou este e-mail de resposta:

    “Em relação às dúvidas quanto ao consumo das placas indução Meireles em modo standby,
    abaixo deixo alguns esclarecimentos sobre o assunto :
    stand by = ligada à rede elétrica mas sem estar a ser usada, para o utilizador desligada
    Questão que levantam :
    1 - a placa indução em stand by, consome muita energia, mesmo desligada meço 0,8 A (Amperes) de intensidade de corrente
    2 - se multiplicar a intensidade pela voltagem tenho a potencia = 0,8 A x 230 V = 184 W
    3 - Como consumo de energia = potencia x tempo, por ano seriam 184 W x 24 h x 365 dias = 1 611 840 Wh = 1 611 kWh
    4 - Se considerarmos que um kWh custa 0,20 € o custo anual em stand by é de 1611 W x 0,20 € / kWh = 322,20 € por ano !!!

    O que está errado :
    a fórmula, consumo de energia = potencia x tempo SÓ é correta em aparelhos EXCLUSIVAMENTE com RESISTENCIAS

    Este tipo de aparelho placas de indução, tem componentes eletrónicos que geram um “tipo corrente”
    que não é divida a resistências e por isso a formula acima não é aplicável
    Nestes aparelhos a formula aplicável é consumo de energia = potencia x tempo x FP
    FP é um coeficiente que se chama fator de potência
    em aparelhos só com resistências o PF = 1
    em aparelhos com condensadores e bobinas o PF é menor do que 1 e pode ser muito pequeno, perto de zero
    O PF é pequeno nestes aparelhos devido à diferença de fases e de curvas entre Voltagem e Intensidade
    No caso de placas de indução o PF é muito perto de zero
    se o PF por exemplo for 0,002 a potencia passa a ser 0,8x 230x 0,003 = 0,26 W
    Por diretiva europeia o máximo admitido é 0,5 W (ver mail anexo)

    A energia do exemplo 1611 kWH por ano é energia reactiva não se paga em consumidores domésticos, se virem as tabelas anexas referem preço da energia ativa

    O único modo que um consumidor poderia verificar o consumo em stand by será :
    desligar todos os aparelhos da sua casa
    anotar o valor no contador de energia (kWh)
    ligar EXCLUSIVAMENTE a placa de indução em stan by
    deixar passar o tempo horas suficientes que quieira
    verificar que o contador marca o mesmo valor, não houve consumo de energia (no máximo 0,0005 kW x horas decorridas, kWh )


    Mesmo esta explicação, ainda que aplicável noutros casos, está pejada de erros para o caso em apreço. Ainda no outro dia tive esta discussão com um colega de trabalho (teimoso como um raio) e tive de lhe mostrar isto por A+B com equações e medidas.

    A conclusão, ironicamente, é boa:

    O único modo que um consumidor poderia verificar o consumo em stand by será :
    desligar todos os aparelhos da sua casa
    anotar o valor no contador de energia (kWh)
    ligar EXCLUSIVAMENTE a placa de indução em stan by
    deixar passar o tempo horas suficientes que quieira
    verificar que o contador marca o mesmo valor, não houve consumo de energia (no máximo 0,0005 kW x horas decorridas, kWh )


    A explicação é longa e mais ou menos incompreensível para quem não está na área.

    Para os mais curiosos e dentro da área da electrónica, faço notar o seguinte: as placas de indução têm à entrada uma fonte comutada. A corrente à entrada de uma fonte comutada não é sinusoidal (é um trem de impulsos), pelo que muitas das equações aprendidas na escola não se aplicam (prevêem sempre cargas lineares, resistivas e/ou reactivas, com correntes sinusoidais). Pior: os aparelhos de medida mais comuns vão errar redondamente na leitura feita, e todas as conclusões tiradas dessa medida são absurdas.

    Já agora: eu não tenho nenhuma ligação à Teka (nem é marca com que simpatize em particular), mas percebo um par de coisas de electrónica e eficiência energética... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carol70
  3.  # 83

    Colocado por: ClioIIPior: os aparelhos de medida mais comuns vão errar redondamente na leitura feita, e todas as conclusões tiradas dessa medida são absurdas.

    A explicação não será correcta (ainda bem que não é minha ;) ) mas parece bater num ponto certo: dificilmente o consumo da placa em standby é o que foi apresentado, certo? Na sua opinião, qual é então o consumo provável?
  4.  # 84

    Colocado por: mhpinto
    A explicação não será correcta (ainda bem que não é minha ;) ) mas parece bater num ponto certo: dificilmente o consumo da placa em standby é o que foi apresentado, certo? Na sua opinião, qual é então o consumo provável?


    Sim, eu percebi que a resposta não era sua (vinha copiada de outro fórum).

    O consumo da placa em standby deverá ser qualquer coisa de marginal. Obviamente que só medindo, mas eu apostava em qualquer coisa abaixo dos 3W. Mais do que isso é preciso ser-se muito mau projectista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  5.  # 85

    Eu ia dizer abaixo dos 0,3W se for uma placa recente, ou abaixo de 1w se for uma placa já com alguma idade, é o normal dos standby's... esses medidores de energia estão todos comidos da cabeça... se quiser interrompe o circuito e coloca um multimetro a medir em amperes... também dava com pinça mas tinha de dar umas quantas voltas no cabo pq isso é uma corrente tãoooooo pequenina... :/
  6.  # 86

    Boa tarde, a minha placa de indução tem 6 anos e começou agora a largar um cheiro (penso que vem da ventoínha) muito desagradável que se instala na gaveta que está montada por baixo da placa. Acontece que assim que começo a cozinhar, vem um cheiro parecido com cheiro de canos. Os canalizadores que vieram a casa dizem todos que é da placa. O técnico da Siemens veio a casa, mas claro diz que não. A verdade é que o cheiro continua e estou a ver que tenho que comprar uma placa nova. Alguém experienciou este problema? obrigada se quiserem ajudar. Teresa
  7.  # 87

    Então quando o técnico ai foi não experimentou cozinhar?
    Ao cozinhar o cheiro apareceu, qual será a dúvida?
 
0.0220 seg. NEW