Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa tarde João,

    Gosto da forma de entrar na casa, encaminhando o visitante para a zona de circulação interna da casa, onde um volume (o wc) separa a zona estar e cozinhar da circulação.
    Reformular a posição da escada, obrigaria a reformular o projecto por inteiro, mas realmente é estranho o primeiro lanço de escadas vir morrer numa espécie de lavandaria...
    As casas de banho do piso 1, poder-se-iam estender um pouco mais para os lados, anulando aquele espaço entre as portas dos quartos e as respectivas I.S.
    Os pequenos corredores para os quartos parecem muito largos. Porque não alinha as portas com a parede das casas de banho? A suite deveria de ser a casa de banho mais privilegiada, com mais área, na minha opinião.
    Os roupeiros nos quartos parecem-me bem resolvidos. Ambos os quartos têm cerca de 18 m2, é uma boa área.
    Seja qual for a configuração da escada, na cave, deverá haver uma porta que separa o estacionamento e a habitação, evitando gases e ruído dos automóveis para a habitação. A cave deverá ter uma adequada ventilação transversal, se possível.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    https://www.facebook.com/smgarquitectos/
    http://smgarquitecto.com/?page_id=138&lang=pt
  2.  # 22

    pois eu também acho que os roupeiros não estão bem.
    acredito que fiquem muito bem na onda da arquitetura lisinha e clean mas é uma onda muito ditadora,
    num poe a cama mais para dentro e o outro tem a cama em cima da janela, não me convence.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 23

    Colocado por: nelson__ricardonão gosto da forma dos roupeiros nos quartos
    Quanto a mim, a posição dos roupeiros faz TODO o sentido.
    Porque assim aumenta o isolamento acústico ENTRE os dois quartos.
    E eu certificava-me que essas paredes eram feitas com tijolo de 15 (ou duas de 7 com isolamento acústico) e devidamente acompanhadas até ao tecto!

    As camas é que podiam (ou, deviam?) estar nas paredes opostas...
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  4.  # 24

    Luis

    por causa da acústica...coisa para a qual há muito remedio ( engrossar a parede e meter um material próprio), já a liberdade de organização do espaço é que pode ficar comprometida.
    as camas na parede oposta no enfiamento de portas também não me parece muito bom.
    Concordam com este comentário: Picareta, 21papaleguas
  5.  # 25

    Colocado por: marco1pois eu também acho que os roupeiros não estão bem.
    acredito que fiquem muito bem na onda da arquitetura lisinha e clean mas é uma onda muito ditadora,
    num poe a cama mais para dentro e o outro tem a cama em cima da janela, não me convence.


    os desenhos aparentam ser de uma arquitectura "lisinha e clean"...
    Não vejo qual o mal de colocar as camas no sentido oposto...
  6.  # 26

    Os roupeiros até podem ficar onde estão, mas as cabeceiras da cama devem ser colocadas na parede exterior, tal como as WC. As portas dos quartos ficavam junto da parede divisória dos quartos, podendo aumentar o comprimento dos roupeiros.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  7.  # 27

    Colocado por: SG_arquitectoNão vejo qual o mal de colocar as camas no sentido oposto...

    Mudava tudo,... camas, WC e portas dos quartos.
  8.  # 28

    o mal?? é ter a cabeceira das camas no enfiamento da porta de entrada dos quartos , e outra coisa ainda é que nunca fui á bola num quarto ter aos pes da cama uma parede com roupeiros.
    sinceramente prefiro um quarto menos profundo e mais largo, ou seja neste caso com os roupeiros na parede das wc, mas cada um é que sabe de si.
    Concordam com este comentário: Obras em casa
  9.  # 29

    Colocado por: marco1o mal?? é ter a cabeceira das camas no enfiamento da porta de entrada dos quartos

    Eu tenho e nunca percebi essa paranóia de alguns arquitectos ! :-)
  10.  # 30

    O open espace parece-me desequilibrado em termos de áreas mas isso depende dos gostos
  11.  # 31

    pode ser paranoia mas há certos casos em que um ventinho na cabeça quando se está deitado não é nada agradável, e...antigamente também era a paranoia do buraco da fechadura:))
    Concordam com este comentário: Obras em casa
  12.  # 32

    Um conselho (por experiência própria): não coloque a lavandaria na cave se não puder associar à mesma uma janela, por pequena que seja. O vapor proveniente do ferro vapor/caldeira não terá por onde sair naturalmente e condensará em todas as paredes. E se tiver hipótese de fazer a lavandaria na garagem, faça-o também em open space ou com uma divisória parcial para otimizar ainda mais a ventilação e evitar a sensação de claustrofobia... Não subestime esta área pois acaba por ser uma área de serviço mais usada do que pensamos. Eu não pude escolher a minha e, apesar de ser comprida e ter janela, é bastante estreita. Não é nada prática quando é necessário tratar de uma quantidade de roupa considerável.
  13.  # 33

    O arquitecto colocou a lavandaria no r/chão mas a minha ideia é que esta seja na cave. Isto é um estudo inicial para irmos afinando. Retirando a lavandaria do r/c, a escada já poderia ficar como está, certo?
    Também concordo em alinhar as paredes dos quartos (onde tem as portas de entrada) com os wc. Vou falar com o arquitecto para passar os wc para as paredes exteriores e se possível ter uma janela no wc da suite.
  14.  # 34

    Colocado por: marco1pode ser paranoia mas há certos casos em que um ventinho na cabeça quando se está deitado não é nada agradável
    Tanto faz ser na cabeça como nos pés...
    Colocado por: marco1...antigamente também era a paranoia do buraco da fechadura:))

    ESSA é outra! :-)
    Nenhuma das portas interiores cá de casa tem "buraco de fechadura", porque nenhuma tem chave!! :-)
  15.  # 35

    Vou pedir as alterações aqui sugeridas e depois volto a colocar as plantas para vossa análise. Dese já agradeço os comentários que foram muito úteis.
  16.  # 36

    Não conhecendo as limitações que tem em termos de terreno, mas tem necessidade de ter um terraço no 1º piso?

    Se tiver hipótese, crescia com o escritório para o terraço para ficar com um outro quarto com uma área maior, e o terraço transformava em varanda.

    O WC do 1º trocava a porta para sair de lado, e não directo para a escada (uma questão de gosto pessoal...)

    No WC do r/chão coloca também uma base de chuveiro e ficava com um WC completo (se um dia tiver algum problema de saúde que não lhe permita subir as escadas.... Ou, em caso de ter visitas, elas não têm de ir ao 1º andar tomar um duche).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Obras em casa, João Esteves
  17.  # 37

    Ainda não atinei com a localização da escada que vai da cave para o r/ch.

    Se calhar, os 2 troços de escadas (cv-r/ch e r/ch-1.º) deviam ser independentes. E para compensar a perda de área, a casa de banho do r/ch poderia ficar "debaixo" da escada que sobe para o 1.º...
  18.  # 38

    A entrada dos automóveis para a cave vai deixar de ser pela frente da moradia e vai passar a ser pela lateral.
    Assim, penso que a escada deixa de ser "um problema" na cave e os carros podem ser estacionados lado a lado, e não um atrás do outro.
    A rampa, tal como está representada, ficaria com uma inclinação muito acentuada.
    Vai levar uma porta e paredes para divisão entre o piso 0 e a cave.
    Na zona de chegada ao r/chão vai deixar de ser a lavandaria (esta passa para a cave).
    O Wc do r/chão (com duche) passa a ficar junto à cozinha e na zona onde se encontra neste momento o Wc vai ser uma parede com armários virados para as escadas. Estes armários servem para criar uma separação entre a zona de estar e cozinhar da circulação.
    No piso 1 o WC da suite passa para a fachada e assim pode levar uma janela.
    O escritório vai crescer para o terraço para ficar com uma área maior caso seja para transformar num quarto.
  19.  # 39

    Já tenho as plantas mais actualizadas para vocês darem a vossa opinião.
      plantas_01.jpg
  20.  # 40

    Colocado por: João EstevesJá tenho as plantas mais actualizadas para vocês darem a vossa opinião.


    A suite é grande! Entendo que roupeiro ou closet é escolha pessoal. Optou por roupeiro, tenha em atenção que na prática isso vai dar umas portas enormes no quarto... toda aquela parede vai ser roupeiro, com o seu respectivo aspecto visual.

    Como apareceu aqui um projecto esta semana (papoila?), muito importante para mim, punha o WC do piso de entrada a respeitar as acessibilidades.
    Uma pessoa em cadeira de rodas não consegue ir lá acima.
    Se você até tem um quarto cá em baixo, ficava tudo resolvido! Não é por mais 2 ou 3m2 que vai perder espaço no piso de entrada...
    Pode ser o suficiente para lhe arranjarem chatices quando for pedir a licença de utilização.
 
0.0228 seg. NEW