Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Queria pedir a vossa colaboração com as melhores ideias :) para transformar um T2 em T3. Neste momento vivo num T2 com áreas simpáticas e tenho dois filhos (um menino e uma menina) que, apesar de pequenos, (quase 4 e 2,5 anos), gostaria de lhes proporcionar um quarto para cada um.

    Não gostaria de abdicar muito da área da sala mas podem existir outras soluções inovadoras que não tenham tanto impacto. Já pensei fazer uma remodelação simples (fazer um quarto na sala) mas não gostei por achar que seria um remendo que foge do conceito de ter a área social separada da área dos quartos. Sei que as remodelações das casas de banho são mais caras mas estaria disposta a estudar essa hipótese.

    Importante: vivo no rés de chão (planta em anexo) tendo um T2 igual ao meu no andar de cima (mas que não tem terraço, apenas uma pequena varanda).

    Grata pela a ajuda!
  2.  # 2

    não será fácil,

    talvez tentar fazer dois quartos do espaço do quarto maior e do wc maior, e transformar a lavandaria num wc.

    a sala não é grande o suficiente para estar a roubar espaço.
  3.  # 3

    Na minha opinião, teria de passar a ter uma kitchenete, a atual cozinha passaria para quarto, e de um dos banhos faria a nova zona de cozinha. Algo assim:
    Concordam com este comentário: Luis K. W., tiyxu, Picareta, Dos Santos, Cláudia Maia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      T2_T3-nsg-01.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaNa minha opinião, teria de passar a ter uma kitchenete, a atual cozinha passaria para quarto, e de um dos banhos faria a nova zona de cozinha. Algo assim:

    O único problema é a exaustão da cozinha.
  5.  # 5

    Usa um exaustor de recirculação em vez de um normal.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  6.  # 6

    Colocado por: callinasUsa um exaustor de recirculação em vez de um normal.

    Não gosto muito dessas coisas, acho que é preferível um tubo no tecto falso para ligar na actual conduta.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

    por outro lado a distância é grande, vamos ter muita perda de carga e acumulação de gorduras no tubo e já não sei se compensará...é um caso a estudar.
  8.  # 8

    Colocado por: nunogouveiapor outro lado a distância é grande, vamos ter muita perda de carga e acumulação de gorduras no tubo e já não sei se compensará...é um caso a estudar.
    tem de ser feito em plastico e ter bastante queda por onde entra no tecto ate onde sai menos os ultimos 50cm sejam mais baixos para nao peritir entrada de agua de exterior para interior e ser mais facil de limpar se por tubos de aluminum ja nao e mesma coisa fica sempre torto mesmo ser tubos de inox.... de resto acho que projecto do Nunu ta fixe....ate podia a bancada ser mais comprida na sala para compensar espaço...e ter mais arumaçao...tem de sacrificar algo....
  9.  # 9

    humm

    interessante mas seria muito mais realista programar as coisas para arranjar um t3. o investimento em algo assim ainda é significativo e em termos futuros viverem assim tão constrangidos e ainda de certa forma desvalorizar a casa numa eventual venda futura não me parece boa ideia.
    Concordam com este comentário: tiyxu, DEEPblue, pauloagsantos, callinas, happy hippy
  10.  # 10

    Colocado por: marco1humm

    interessante mas seria muito mais realista programar as coisas para arranjar um t3. o investimento em algo assim ainda é significativo e em termos futuros viverem assim tão constrangidos e ainda de certa forma desvalorizar a casa numa eventual venda futura não me parece boa ideia.
    Concordam com este comentário:tiyxu,pauloagsantos,callinas,happy hippy


    por acaso tenho um colega que vivia no T2, com 3 filhos, como os euros não abudam, acabou por alugar um T3, para viver com a familia, e acabou por alugou o T2 dele.

    pode ser uma situação a analisar, daqui a 20 anos, quando os filhos sairem de casa volta ao T2
  11.  # 11

    Há aí uma grande limitação, que é o apartamento ser sobre o comprido e não permite ter janelas na zona central.
    Visto isso, acho que a ideia do nunogouveia é muito interessante, ou pelo menos um ótimo ponto de partida.
    Só não aconselho ficar só com um WC. O meu agregado é parecido ao seu e sentimos imenso a falta de um 2º WC.
    Talvez onde o nunogouveia sugere a lavandaria pudesse meter o 2º WC e, se a lavandaria é essencial para si, talvez desse fazer algo no logradouro para a receber?
    Concordam com este comentário: tiyxu, Cláudia Maia
  12.  # 12

    Boa noite a todos,

    Nunca tinha pensado na solução do nunogouveia. Realmente parece interessante e pode mesmo ser um ponto de partida...a ideia que tinha era do género do pauloagsantos. Também concordo com o mhpinto, 2 casas de banho é ponto assente. Alugar na zona que vivo é para esquecer...a diferença entre o que pago e a renda seria seguramente na ordem dos 400-500 euros. E pedir empréstimos para um novo apartamento (até nem me importava!) é cada mais dificil e oneroso. Gosto do minha casa e os vizinhos, para já, são porreiros...por isso tenho mais a favor para ficar do que para sair...mas também nunca se sabe :)

    Outro ideia que tenho é fazer um aproveitamento de parte do terraço e transferir para lá a lavandaria, o terraço fica virado para uma rua particular do prédio. Agora não sei se é preciso alguma autorização da Câmara ou basta chegar a acordo com os condóminos?

    Agradeço os vossos comentários...é importante ter outras perspectivas...para ver fora do quadrado!
  13.  # 13

    Outra solução que também já pensei, sendo ela bastante mais económica, seria fazer o tal terceiro quarto roubando somente a área da sala ) ficando o quarto sem luz direta) recorrendo a janelas foscas para a sala e basculantes para permitir ventilar quarto. E para compensar a falta da área da sal faria uma cozinha kitchnette também.

    Nao gostei muito desta solução por ter a entrada do quarto virado para a porta da entrada e porque acho que não valoriza a casa. O que acham?
  14.  # 14

    o banho previsto na minha ideia fica sem bidé; mas se alterarmos o armário do quarto penso que daria para incluir um bidé.
  15.  # 15

    Colocado por: pauloagsantos

    por acaso tenho um colega que vivia no T2, com 3 filhos, como os euros não abudam, acabou por alugar um T3, para viver com a familia, e acabou por alugou o T2 dele.

    pode ser uma situação a analisar, daqui a 20 anos, quando os filhos sairem de casa volta ao T2

    Olhe que é uma decisão inteligente.
    Cláudia, porque não colocar à renda e procurar outro para arrendar. Pode ser que ocorram oportunidades complementares no tempo.
    Vendo de outro ponto, com o dinheiro das obras, paga muitas rendas noutra casa. 2 anos de renda, talvez?
    Já agora, Para onde pensa ir enquanto ocorreram essas obras de natureza tão profunda e demorada?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  16.  # 16

    Colocado por: Cláudia Maiafazer o tal terceiro quarto roubando somente a área da sala ) ficando o quarto sem luz direta) recorrendo a janelas foscas para a sala e basculantes para permitir ventilar quarto. E para compensar a falta da área da sal faria uma cozinha kitchnette também.
    Nao gostei muito desta solução por ter a entrada do quarto virado para a porta da entrada e porque acho que não valoriza a casa. O que acham?

    1. A minha primeira opção foi essa:
    Eliminar a parede entre cozinha e sala;
    Reduzir dimensão da casa de banho;
    Fazer um quarto interior (roubando área à sala e à casa de banho.

    Foi a primeira opção porque estamos a fazer mais ou menos isso num apartamento na Graça, em Lisboa, em que a casa de banho e a cozinha de um "T1" tinham a mesma dimensão do quarto e da sala. Deslocámos e reduzimos a dimensão da Casa de Banho; transformámos a Cozinha em kitchnette. Eliminámos uns 8 metros lineares de paredes(!) - divisórias entre antiga cozinha e antiga casa de banho, e entre estas duas e o "corredor/hall de entrada" - e o apartamento passou a ser um "T2" com muito mais luz!!

    2. A do nunogouveia também está bem esgalhada!

    3. A questão económica colocada pelo marco1, pelo pauloagsantos e pelo callinas é muito importante.
    (eu, quando tive de equacionar fazer remodelação, ou arrendar a minha casa a terceiro e ir arrendar outra para nós, optei por remodelar a minha.
    Mas tinha dois argumentos imbatíveis: tem uma localização absolutamente única; e é no primeiro prédio que construí).

    Agora é analizar os prós e os contras...
  17.  # 17

    Se há coisa que abomino são quartos interiores. Quando andei para comprar apartamento vi vários assim e descartei-os na hora.
    O desagradável que é não ter vista para a rua nem uma janela para entrar ar fresco junto com o potencial de aparecimento de bolores por arejamento deficiente, e os subsequentes riscos para a saúde, são razões mais que suficientes para não me parecer a melhor opção.
    Mas isso posso ser eu que sou muito de espaços abertos.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  18.  # 18

    A lavandaria pode ser um sanitário e incluir a máquina de lavar roupa escamoteada num armário. Isso com uma boa ventilação/extração funcionaria.
 
0.0213 seg. NEW