Iniciar sessão ou registar-se
    • RaulPT
    • 22 julho 2016 editado

     # 1

    continuo com a duvida roofmate ou la de rocha,roofmate e mais caro mas e mais eficaz ou nao para temperatura?segundo colocar no interior roofmate da depois mau cheiro fica ocu? la de rocha bem mais barato mas e eficaz na temperatura?segundo dizem ser prejudicial ha saude? a minha casa e um gelo e um calor
  1.  # 2

    Roofmate que é poliestireno extrudido é na minha opinião mais indicado, tem as seguintes vantagens não absorve água mesmo se estiver em contato com ela, é de fácil colocação, o preço por metro2 é acessível. A lã de rocha tem o problema que se apanha humidade transforma-se num condutor térmico não fazendo assim uma das funções para a qual está destinada. A lã de rocha é mais utilizada para isolamento acústicos em paredes que não tenham contato direto(paredes duplas) com as pessoas.
    Espero ter ajudado ;)
  2.  # 3

    Em termos térmicos roofmate e lã de rocha são exactamente iguais
    Em termos acústicos a lã de rocha dá 20 a 0 ao roofmate
    Em termos de preço idem, a lã é muito mais barata
    A lã é à prova de fogo. Em caso de incêndio da casa é uma enorme mais valia. O roofmate fica todo queimado.


    Colocado por: PedroSintraA lã de rocha tem o problema que se apanha humidade transforma-se num condutor térmico não fazendo assim uma das funções para a qual está destinada.


    Isso só acontece se o gajo que for fazer a obra não perceba nada do que está a fazer.

    Colocado por: RaulPTsegundo dizem ser prejudicial ha saude


    Mais uma vez, isso só acontece se o gajo que for fazer a obra não perceba nada do que está a fazer.

    O roofmate/XPS só tem vantagem em relação ao facto de poder ser pisado (não se pode andar em cima da lã).

    Resumindo: lã de rocha... SEMPRE, excepto se for para colocar como sistema de isolamento do pavimento ou de uma cobertura plana.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto, Vítor Magalhães
  3.  # 4

    Meta lã de vidro. é mais barata que a lã de rocha e para o efeito serve muito bem.
  4.  # 5

    Colocado por: RaulPTcontinuo com a duvida roofmate ou la de rocha,roofmate e mais caro mas e mais eficaz ou nao para temperatura?segundo colocar no interior roofmate da depois mau cheiro fica ocu? la de rocha bem mais barato mas e eficaz na temperatura?segundo dizem ser prejudicial ha saude? a minha casa e um gelo e um calor


    Mas vai isolar por fora ou por dentro?
  5.  # 6

    Nota, a lã de rocha é mais barata que o XPS só em densidades inferiores a 70/80 kgs, mais do que isso já não é bem assim, obviamento comparando com XPS de 300 Kpa.

    Se a habitação é muito fria no inverno e muito quente no verão não espere milagres se utilizar um isolamento "low cost" tipo a lã de vidro.
    Concordam com este comentário: ricardoph
  6.  # 7

    Colocado por: branco.valter

    Mas vai isolar por fora ou por dentro?
    por dentro tectos falsos mais parede
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesNota, a lã de rocha é mais barata que o XPS só em densidades inferiores a 70/80 kgs, mais do que isso já não é bem assim, obviamento comparando com XPS de 300 Kpa.

    Se a habitação é muito fria no inverno e muito quente no verão não espere milagres se utilizar um isolamento "low cost" tipo a lã de vidro.
    Concordam com este comentário:ricardoph
    entao e melhor o roofmate no interior paredes e tecto
  8.  # 9

    Colocado por: PedroSintraRoofmate que é poliestireno extrudido é na minha opinião mais indicado, tem as seguintes vantagens não absorve água mesmo se estiver em contato com ela, é de fácil colocação, o preço por metro2 é acessível. A lã de rocha tem o problema que se apanha humidade transforma-se num condutor térmico não fazendo assim uma das funções para a qual está destinada. A lã de rocha é mais utilizada para isolamento acústicos em paredes que não tenham contato direto(paredes duplas) com as pessoas.
    Espero ter ajudado ;)
    e pode ficar cheiro no interior casa,o roofmate nao arde rapidamente em incendio?
  9.  # 10

    Colocado por: RaulPTentao e melhor o roofmate no interior paredes e tecto


    Você não leu nada do que eu disse pois não?
    Para interiores de paredes e tectos falsos não há absolutamente nenhuma vantagem no roofmate, já a lã de rocha:

    é à prova de fogo
    faz isolamento acústico
    é mais fácil de colocar/montar
    Evita pontes térmicas
    É mais barata
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

    Colocado por: marcoaraujo

    Você não leu nada do que eu disse pois não?
    Para interiores de paredes e tectos falsos não há absolutamente nenhuma vantagem no roofmate, já a lã de rocha:

    é à prova de fogo
    faz isolamento acústico
    é mais fácil de colocar/montar
    Evita pontes térmicas
    É mais barata
    mas e prejudicial ha saude,quem vai montar sou eu,porque nao aconselha wallmate paredes e roofmate tecto falso
  11.  # 12

    Já ouviu falar na espuma projectada que dá 20 a 0 (parafraseando um comentário anterior) aos outros isolamentos todos?
    Concordam com este comentário: lame
  12.  # 13

    lolol a mariana é uma vendedora do "caráças" ;)
    Concordam com este comentário: larkhe
  13.  # 14

    Oh riscos, já estou a ficar cansada de pregar no deserto lolol
    Concordam com este comentário: riscos
  14.  # 15

    @Mariana Araujo

    O Icyene tem tido boa procura/aceitação no mercado? Só por curiosidade.
  15.  # 16

    VM obrigado pela sua pergunta. È assim, o Icynene está em Portugal há sensivelmente 3 anos. E tem tido um crescimento constante e uma boa aceitação principalmente em obras de reabilitação. Temos trabalhos muito interessantes nas zonas historicas do Porto e Lisboa e as perspectivas são muito animadoras. Mas para lhe ser franca esperava um crescimento mais rápido. Não entendo como as pessoas resistem tanto á mudança. O isolamento Icynene tem tantas vantagens comparativamente aos isolamentos tradicionais que o que para mim é tão óbvio não o seja para as outras pessoas. A implantação do Icynene nos outros paises europeus tem sido mais rápido com destaque para a Irlanda, Polónia e Republica Checa, mas penso que Portugal é uma questão de tempo. Água mole...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, C. Lobo
  16.  # 17

    quem vai fazer todo o trabalho sou eu e essa espuma tem que ser por um especialista na materia
  17.  # 18

    Caro RaulPT, penso que está reticente com o uso da lã de rocha por causa de fazer mal à saúde, contudo nem tudo o que se ouve a respeito desse tema é verdadeiro, como por exemplo quando se diz que a lã de rocha causa cancro, o que não corresponde a verdade; em 2001 a lã de rocha foi classificada pelo IARC, no grupo 3, ou seja: não cancerígeno para seres humanos. Tem alguns incovenientes como por exemplo causar irritação no sistema respiratório, olhos e pele, que obviamente será apenas aquando da instalação (pode e deve usar equipamento de proteção pessoal), uma vez que com as placas de gesso colocadas e juntas feitas a lã de rocha não irá "contaminar o ar".

    Em isolamento térmico como já disseram o XPS (Wallmate) é exatamente igual a lã de rocha. Depois cada um tem vantagens e desvantagens; o XPS é insensível à agua, oferece maior resistência à passagem de vapor de água, etc. ; a lã de rocha tem a vantagem de ser mais barata, e de ser um excelente isolante acústico (o XPS nisto não vale nada), etc. Muitas outras podiam ser enumeradas para ambos os produtos.

    Pelo que percebi vai isolar o interior com pladur pelo que deverá utilizar lã de rocha no interior da estrutura e não o XPS que não deve ser usado para tal. Pode sim usar o Wallmate em complemento com o pladur (atrás da estrutura) ficando XPS 3/4 cms + estrutura de 48 (?) com lã de rocha + placa de gesso.

    Existem outras soluções para o que pretende:

    - Kerdiboard (é basicamente uma placa de XPS que pode ser "rebocada" tendo ainda uma série de vantagens, a desvantagem é o preço);

    - Placa composta por XPS + placa de gesso (é colada diretamente à parede, dependendo do caso pode não ser uma boa solução);

    No seu caso usaria XPS + estrutura de pladur com lã mineral.


    Nos tetos falsos com pladur terá que usar lã de rocha (ou similar) obrigatoriamente. Convinha que a lã de rocha tivesse papel kraft, sendo este virado para a divisão (lado quente). O mesmo aplica-se às paredes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RaulPT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RaulPT
  18.  # 19

    O Lcynene não tem nada de especial, nem sequer é melhor do que os outros produtos no mercado. Não apresenta quase nehuma resistência ao vapor, ao contrário do poliestireno extrudido que apresneta alguma resistência. Para mim, a maior (única) vantagem do Lcynene é a possibilidade de ser vertido, ou seja, dá para encher caixas de ar sem isolamento prévio. Terá assim as suas aplicações, mas dizer que tem muitas vantagens em relação aos tradicionais é apenas e só pura publicidade. O OMO também lava mais branco.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Filipeh3
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021Tretas Mariana,tretas..


    lolol
 
0.0186 seg. NEW