Iniciar sessão ou registar-se
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 1

    Caros amigos,

    Foi-me proposto um negócio que passa pela aquisição de uma moradia de 2009, pronta de pedreiro e que esteve parada durante quase 6 anos. Primeiramente, devido a uma questão relacionada com a licença, depois, por problemas pessoais do construtor encarregue da obra. A mesma foi adquirida por alguém que procurava recuperar o investimento feito quando a mesma estivesse finalizada. Como tal não veio a acontecer, a pessoa está interessada em vender a moradia tal e qual ela se encontra. As licenças foram todas regularizadas - carece de confirmação, como é óbvio - e estão todas em dia. Eis os detalhes da mesma:

    http://www.imovirtual.com/imoveis/casas/moradia-excelente-para-terminar/5536122/

    - Acham este um valor exagerado tendo em conta a fase da obra (pronta de pedreiro e já com algumas cerâmicas aplicadas (chão do salão na cave, paredes de 2 dos 4 wcs)?
    - Que valor seria expectável para finalizar a obra (sabendo de antemão que tudo poderá depender dos materiais a aplicar e do custo da mão-de-obra associado).
    - Existirá algum inconveniente advindo do facto de a obra ter estado parada durante 6 anos?
    - O terreno ao lado fica numa esquina do terreno total e - a meu ver - dificilmente alguém o irá adquirir com vista à construção de uma moradia. Para ajudar à festa, o mesmo é bastante pequeno e não há hipótese de construir uma moradia espelhada. Haverá desvantagem de ter uma casa idealizada para 3 frentes que, devido à força das circunstâncias, fica assim despida de companhia (para além do desequilíbrio estético!) ?

    Vou incluir algumas imagens do exterior/terreno.

    Ficarei eternamente grato se puderem partilhar as vossas opiniões/sugestões comigo. Muito obrigado!
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 2

    Eis a imagem do exterior.
      Screen Shot 2016-07-25 at 16.16.29.png
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 3

    Eis a imagem da esquina do terreno.
      Screen Shot 2016-07-25 at 16.16.46.png
  1.  # 4

    Qual é o preço de uma vivenda destas ai na zona? Ainda vai gastar ai uns trocos...
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 5

    Há duas imobiliárias que querem vender esta mesma por 340 / 345, já finalizadas. Aqui na zona, é muito difícil encontrar algo assim, novo, por menos de 300 mil! Completamente fora do meu budget! :(
  2.  # 6

    Tem ai muito dinheiro para gastar. Ai uns 50 mil
    Concordam com este comentário: jg103
  3.  # 7

    Esta tudo maluco, mas pedir não custa.
    Ainda vai ai gastar uns trocos... 50k?
  4.  # 8

    50 no minimo.....e se nao tiver surpresas com electricidades, esgotos canalização...etc etc etc!
    Concordam com este comentário: tozepalma
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 9

    É preciso ter em consideração que falta:

    - Todas as portas e carpintarias;
    - Todas as janelas e janelinhas;
    - Piso;
    - Louças de 4 wcs;
    - Cozinha nova (e equipamento);
    - Iluminação;
    - etc.

    E quanto às outras questões, amigos?
  5.  # 10

    Antes de efectivamente conseguir ter um valor para terminar a construção necessita de saber o que está definido nos diversos projectos pois facilmente existe indicação da utilização de um material e ou equipamentos 'xpto' cujo valor seja insuportável para o seu orçamento. Pois se as licenças se encontra válidas é com o presupondo a instalação /aplicação dos itens que se encontram descritos nos projectos de especialidades
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 11

    amartins, os materiais e/ou equipamentos do interior podem agora ser definidos por quem adquirir o imóvel, correcto? Posso escolher um pavimento em detrimento de outro, um tipo de janelas em detrimento de outro, sem que isso tenha influência directa nas licenças referidas, não? Pergunta legítima!
  6.  # 12

    Vou vender este peixe pelo preço que mo venderam a mim:
    Quando andava a ver de moradias já construídas fui levado por uma imobiliária a visitar uma inacabada com um preço muito apetecível. O preço já tinha caído quase para metade do inicialmente pedido (consegui apanhar anúncios mais antigos que comprovavam isso).
    Perguntei o porquê do preço estar tão baixo e o que me disseram foi que como a casa não tinha ainda WC nem cozinha acabadas não podia ter licença de habitabilidade e como tal os bancos não cediam crédito para a compra dela. Assim sendo, o pessoal que ia vendo a casa oferecia o valor das poupanças, que era sempre muito abaixo do que a casa valia e o vendedor aceitava, pois ou era isso ou era não a venderem, e daí a coisa vir por aí abaixo. Presumo que mesmo assim a coisa estava difícil de vender porque o pessoal que fazia ofertas esquecia-se de contemplar as muitas despesas extras que ainda ia ter de fazer (IMT, obras, etc).
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
  7.  # 13

    tirando ainda o facto de no futuro ter de ir gramar com a construção da moradia que lhe está geminada, pelo menos aparenta que está assim previsto nesse loteamento.
    Concordam com este comentário: tozepalma
    • Gcw
    • 25 julho 2016

     # 14

    mhpinto, é uma excelente observação! Essa é uma das razões pelas quais eu tenho, ainda, algumas dúvidas relativamente a este investimento. Assim sendo, acha que existe uma maior margem negocial por parte do comprador (ainda para mais estando o imóvel parado há tanto tempo) ?
  8.  # 15

    Colocado por: GcwPosso escolher um pavimento em detrimento de outro, um tipo de janelas em detrimento de outro, sem que isso tenha influência directa nas licenças referidas, não?


    pavimentos sim, as janelas têm de cumprir o estipulado no projecto térmico que foi entregue, convém consultar os projectos.
    penso que se está a falar de extras"" como, aspiração central, instalação de gás, sistemas de climatização, ar condicionado, termo-acumuladores, painéis para AQS, piso radiante, aquecimento central etc. estas situações mexem mais uma vez com o projecto térmico e outras especialidades como abastecimento de águas/rede de gás/instalações eléctricas.

    ou se instala o referido em projecto ou terá de refazer projectos, o que leva a burocracias e possíveis atrasos/problemas na autorização de utilização.
    Concordam com este comentário: amartins
  9.  # 16

    Gcw, não sou especialista, apenas leigo que já "investiu" numa oportunidade semelhante que após "incomodar" n pessoas ficou em águas de bacalhau e verifiquei que na realidade, apesar de aparentar ser um bom negócio, o trabalho e o investimento não compensava


    Colocado por: Gcwamartins, os materiais e/ou equipamentos do interior podem agora ser definidos por quem adquirir o imóvel, correcto? Posso escolher um pavimento em detrimento de outro, um tipo de janelas em detrimento de outro, sem que isso tenha influência directa nas licenças referidas, não? Pergunta legítima!


    A mudança de elementos não afectam as comuns licenças, poderá é entrar num embroglio e não conseguir a licença de habitabilidade

    Não se pode esquecer que no "fim" da obra vai ter que ter a assinatura dos diversos responsáveis pelas diversas especialidades / "elementos construídos", assim como irá que ter as diversas certificações como "manda a lei".
    Qual será o construtor que assume eventuais falhas estruturais se não foi ele que as "construiu", pois é o "coiro" dele que está em jogo?
    A substituição de elementos definidos nos projectos de especialidade se não for por outro de qualidade semelhante ou superior pode fazer com que o engenheiro das especialidades possa negar a assinatura de ficha de conformidade pois não foram aplicados os itens identificados na especialidade, pois é o "coiro" dele que está em jogo.

    Na realidade, as licenças não devem estar verdadeiramente "activas", as imobiliárias assumem à partida na "facilidade" de obter uma licença camarária denominada "licença especial para termino de obra", mas essa facilidade nem sempre existe, pois existem condicionantes nos regulamentos camarários que poderão por em xeque essa hipótese (por exemplo a existência de mais de 2 averbamentos anexos à licença), logo nunca é de fiar, procure junto da câmara se essa hipótese realmente existe ou não antes de investir mais tempo
  10.  # 17

    Colocado por: amartinsQual será o construtor que assume eventuais falhas estruturais se não foi ele que as "construiu"

    um ponto importante sim
  11.  # 18

    Isso dá ar de uma casa que parou a construção por falta de dinheiro.

    Não se deixe encantar pelo embrulho (exterior pintadinho como se estivesse pronta a habitar).
    Conte gastar UNS 80 A 100 MIL EUROS (entre obras e TUDO o resto, incluindo licenças, responsabilidades técnicas, vistorias, ligações,... ).
    Para além do imenso que visivelmente ainda falta, poderá ter de refazer toda a instalação electrica (tubos propositadamente entupidos pelos subempreiteiros credores que não foram pagos) e de águas e esgotos (entupidos ou furados). E, se assim for, lá terá de partir os azulejos já colocados (e aposto que não sobrou nenhum de reserva)...

    Também não se deixe encantar pela conversa do vendedor.
    CONFIRME tudo o que lhe disserem (nomeadamente a questão da Licença de Obra), e tente contactar o anterior construtor para saber o que realmente aconteceu.

    Do ponto de vista "EUROS", parece (continuar a ser) um bom negócio. Avance com cautela. Ponha sempre "CONDIÇÕES" para assinar qualquer compromisso que o queiram obrigar a assinar.
    Exemplo: quero uma cópia da LICENÇA de construção; quero o nome e telefone do construtor; quero uma cópia de todos os projectos de especialidades; etc.
    Mantenha - tanto tempo quanto possível, até não ter a mínima dúvida - a hipótese de desistir.
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, tiyxu, nunogouveia, amartins
    • tiyxu
    • 26 julho 2016 editado

     # 19

    Colocado por: Luis K. W.Isso dá ar de uma casa que parou a construção por falta de dinheiro.

    Não se deixe encantar pelo embrulho (exterior pintadinho como se estivesse pronta a habitar).
    Conte gastar UNS 80 A 100 MIL EUROS (entre obras e TUDO o resto, incluindo licenças, responsabilidades técnicas, vistorias, ligações,... ).
    Para além do imenso que visivelmente ainda falta, poderá ter de refazer toda a instalação electrica (tubos propositadamente entupidos pelos subempreiteiros credores que não foram pagos) e de águas e esgotos (entupidos ou furados). E, se assim for, lá terá de partir os azulejos já colocados (e aposto que não sobrou nenhum de reserva)...

    Também não se deixe encantar pela conversa do vendedor.
    CONFIRME tudo o que lhe disserem (nomeadamente a questão da Licença de Obra), e tente contactar o anterior construtor para saber o que realmente aconteceu.

    Do ponto de vista "EUROS", parece (continuar a ser) um bom negócio. Avance com cautela. Ponha sempre "CONDIÇÕES" para assinar qualquer compromisso que o queiram obrigar a assinar.
    Exemplo: quero uma cópia da LICENÇA de construção; quero o nome e telefone do construtor; quero uma cópia de todos os projectos de especialidades; etc.
    Mantenha - tanto tempo quanto possível, até não ter a mínima dúvida - a hipótese de desistir.
    Luis kw pensa como eu mas acrescento os 100k nao sei se chega para acabar se tem de refazer algumas das coisas que supostamente sao feitas aranca desde refazer o revestimento interior todo nova canalizaçao e nova electricidade e depois o resto....e capaz de chegar asim facil aos 120k mas tambem depende de com quem tabalha para fazer isto todo..
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  12.  # 20

    Colocado por: GcwAssim sendo, acha que existe uma maior margem negocial por parte do comprador (ainda para mais estando o imóvel parado há tanto tempo) ?

    Muito provavelmente sim. Mas ao mesmo tempo, não é nada benéfico o facto de não estar a comprar diretamente ao construtor. Esse comprador/vendedor, a menos que não possa esperar, não estará à partida tão disponível para perder dinheiro, deverá no mínimo querer reaver o investimento.
    Depois de confirmar tudo que já lhe foi aqui aconselhado, eu atiraria o barro à parede com uma oferta de 120-130k, com a história de que mais não pode pois não dá para recorrer ao crédito. Isto presumindo que tem mesmo poupanças para fazer face ao investimento, é claro.
 
0.0208 seg. NEW