Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 10 janeiro 2017 editado

     # 441

    Colocado por: Pedro Barradas
    ... e ainda faltaram algumas medidas por tirar...
    Concordam com este comentário:Mk Pt

    ....e no final, já depois de ter ido verificar as medidas que faltavam, vai haver algum canto que falha 5,10, 15cm (consoante a dimensão total do edifício).

    Quando se trata de edifícios construídos por alguém que devia julgar que o conceito de ortogonalidade e paralelismo fazia parte de um futuro muito distante, é uma dor de cabeça daquelas.

    E depois ainda aparecem os engenhocas e fiscais a dizerem coisas destas...:
    Colocado por: zedasilva
    Em ti ....
    Agora num arquiteto a trabalhar, e ainda por cima regularmente?
    Achas que eu nasci ontem ou quê?

    Mas na verdade quando recebem os desenhos já têm a papinha toda feita.
    :p
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 442

    Colocado por: Mk Pt
    ....e no final, já depois de ter ido verificar as medidas que faltavam, vai haver algum canto que falha 5,10, 15cm (consoante a dimensão total do edifício).

    Quando se trata de edifícios construídos por alguém que devia julgar que o conceito de ortogonalidade e paralelismo fazia parte de um futuro muito distante, é uma dor de cabeça daquelas.

    E depois ainda aparecem os engenhocas e fiscais a dizerem coisas destas...:

    Mas na verdade quando recebem os desenhos já têm a papinha toda feita.
    :p


    É verdade ;) neste caso por acaso calhou-me a mim fazer o levantamento e as plantas, senão ninguém percebia nada dos meus rascunhos lol
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  2.  # 443

    Mas MK e quando as arquiteturas veem com 200 layers diferentes e as plantas todas em cima umas das outras que não se percebe um "pito" ??é um dia de trabalho só para arranjar as arquiteturas e preparar para as especialidades.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    •  
      Mk Pt
    • 10 janeiro 2017

     # 444

    Colocado por: riscos
    É verdade ;) neste caso por acaso calhou-me a mim fazer o levantamento e as plantas, senão ninguém percebia nada dos meus rascunhos lol


    Sim, regra de ouro nestes levantamentos manuais, principalmente a edifícios antigos com pouca ou nenhuma ortogonalidade, é ser quem vai fazer o desenho também tirar medidas necessárias e as fotografias.
    A ir acompanhado por alguém, é só para ajudar com as medições, mesmo que seja mais experiente - claro que pode e deve dar indicações/ajudar, caso o outro não tenha muita experiência neste tipo de trabalho, mas quem vai desenhar é quem deve anotar as medidas.
    Mesmo nas fotografias é importante ser o próprio.

    Poupa umas quantas dificuldades depois a perceber/ler o 'boneco', o que é sempre bom quando garantidamente vai sempre haver umas dúvidas aqui e ali em termos de medidas.

    Neste tipo de trabalho ainda estamos longe do santo graal de haver uma maquineta que se meta nos vários espaços e aquilo faça automaticamente o desenho em dwg tudo certinho direitinho [ou tortinho, como normalmente costuma ser], mas um medidor laser e as máquinas fotográficas digitais com as quais se pode tirar paletes de fotos sem pagar mais por isso, é algo de fantástico como ajuda.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 445

    Colocado por: Mk PtE depois ainda aparecem os engenhocas e fiscais a dizerem coisas destas...:


    Colocado por: Mk PtMas na verdade quando recebem os desenhos já têm a papinha toda feita.

    Tb é para isso que vos pagam!
    Lá pelos anos 80, ainda vocês não eram gente, fiz muitos desses apenas com uma fita de 5m e outra de 30m. Não havia cá lasers nem essas mariquices das maquinas digitais que permitem tirar 100 fotos.
    Tb não havia autocads,
    Por falar nisso. Onde raio tenho eu a minha Molim Profissional XPTO que me custou os olhos da cara?
  4.  # 446

    Uns vídeos também ajudam na altura de desenhar
  5.  # 447

    Sim agora devem ser utilizados videos.. pois as fotos.. mesmo com 1000.. falta sempre um canto ;) e é precisamente esse canto que é necessário para tirar a duvida ;)
    •  
      Mk Pt
    • 10 janeiro 2017 editado

     # 448

    Colocado por: riscosMas MK e quando as arquiteturas veem com 200 layers diferentes e as plantas todas em cima umas das outras que não se percebe um "pito" ??é um dia de trabalho só para arranjar as arquiteturas e preparar para as especialidades.
    Concordam com este comentário:Mk Pt

    Isso é pessoal que não se sabe organizar no CAD ou usam alguns programas tipo archiCAD e depois não sabem exportar como deve ser para dwg e aquilo sai com paletes de linhas sobrepostas.

    Também já tive de trabalhar com desenhos assim de colegas.. e é um pincel. É linhas sobrepostas em layers diferentes, depois algumas são linhas individuais, mas outras [alvenarias] é polylinhas fechadas,..... uma salganhada completa.

    Mas sim, suponho que os engenhocas quando recebem algumas arquitecturas apanhem casos destes, alguns que são bem complexos.
    São casos que a papinha feita..só depois de trabalhada.
    :P
  6.  # 449

    A minha prova de admissão ao 1º Gabinete onde trabalhei, foi exatamente fazer um levantamento desses.
    Acho que até às dobradiças das portas eu tirei medidas.
    Felizmente não me mandaram desenhar aquilo, pois duvido que na altura conseguisse desenhar uma divisão que fosse.
  7.  # 450

    Colocado por: Mk PtIsso é pessoal que não se sabe organizar no CAD ou usam alguns programas tipo archiCAD e depois não sabem exportar como deve ser para dwg e aquilo sai com paletes de linhas sobrepostas.

    Também já tive de trabalhar com desenhos assim de colegas.. e é um pincel. É linhas sobrepostas em layers diferentes, depois algumas são linhas individuais, mas outras [alvenarias] é polylinhas fechadas,..... uma salganhada completa.

    Mas sim, suponho que os engenhocas quando recebem algumas arquitecturas apanhem casos destes, alguns que são bem complexos.
    São casos que a papinha feita..só depois de trabalhada.

    Confirmo.... quando recebo aqui para fazer o SCIE...
    Mas também não menos verdade muito engenheiro não sabe utilizar os filtro de Layers, As vistas programadas, etc...que a arquitectura deixou... enfim não sabe utilizar o ACAD. ( eu ainda vou aprendendo mais umas coisas todos os dias)
  8.  # 451

    Colocado por: Mk PtTambém já tive de trabalhar com desenhos assim de colegas.. e é um pincel.

    E quando tem cota em (Z) diferente uns dos outros?
    Faz-se um TRIM e aquela porcaria nem responde.
    •  
      Mk Pt
    • 10 janeiro 2017 editado

     # 452

    Colocado por: zedasilva
    Tb é para isso que vos pagam!
    Lá pelos anos 80, ainda vocês não eram gente, fiz muitos desses apenas com uma fita de 5m e outra de 30m. Não havia cá lasers nem essas mariquices das maquinas digitais que permitem tirar 100 fotos.
    Tb não havia autocads,
    Por falar nisso. Onde raio tenho eu a minha Molim Profissional XPTO que me custou os olhos da cara?

    Eu andei a medir à fita, e barrote de madeira para as alturas, as fachadas de parte do centro histórico de Cascais.
    E nem foi pago, porque fez parte do trabalho final de curso, foi trabalho 'à borla' para a Faculdade/C. Municipal.

    Mas felizmente já era com maquinas digitais e desenhado em cad.
    Desenhos manuais foi só no primeiro ano, ano em que coisa foi tudo mais conceptual/utópica e desenho rigoroso era uma necessidade menor.
    E isto dito por arquitecto, é porque foi mesmo conceptual, do tipo de um filme do kusturica e um filme de artes marciais japonês servir de inspiração para os projectos.
    :D

    Mas já a trabalhar mais a sério, ainda fiz alguns levantamentos à fita.
    Nestes levantamentos um medidor está para a fita como uma máquina fotográfica digital está para as máquinas fotográficas de rolo, avanços tecnológicos tremendos.
  9.  # 453

    Eu andei a fazer o levantamento do Bairro das palmeiras no barreiro, bairro conhecido pelo tráfego de droga e violência, a bater ás portas se podia entrar para fazer levantamento das casas. Trabalho de Faculdade, ainda cheguei a apanhar umas mocas nessa altura LOLOL
    •  
      Mk Pt
    • 10 janeiro 2017

     # 454

    Colocado por: Pedro Barradas
    Confirmo.... quando recebo aqui para fazer o SCIE...
    Mas também não menos verdade muito engenheiro não sabe utilizar os filtro de Layers, As vistas programadas, etc...que a arquitectura deixou... enfim não sabe utilizar o ACAD. ( eu ainda vou aprendendo mais umas coisas todos os dias)

    O aCAD é daquelas 'coisas'/programa que ninguém deve sabe tudo, pelo que há sempre coisas novas a aprender.

    É algo de curioso, porque para quem não sabe trabalhar com o programa parece muito complexo, quando na verdade basta saber meia dúzia de coisas/comandos para fazer praticamente tudo.
    Mas depois se souber-se mais algumas coisas, poupa-se um bocado, ou muito, tempo.

    E sim, muitos eng.s só sabem o básico para o desenrascar.
    Esses e topógrafos, às vezes é mini-aulas gratuitas de uma coisa ou outra do cad.
  10.  # 455

    Agora uma brincadeirinha e espero não ofender ninguém...e quantos arquitetos eu conheço que não sabem trabalhar com excel....eheh
  11.  # 456

    Os arquitectos que conheço não sabem trabalhar com Excel.
  12.  # 457

    Colocado por: zedasilvaE quando tem cota em (Z) diferente uns dos outros?
    Faz-se um TRIM e aquela porcaria nem responde.
    Xi.. pá isso é do pior..... Muitas vezes o problema é que o lev. top vam assim de origem e o pessoal começa a trabalhar naquilo assim. fica com o desenho todo corrompido... Mas nada que não se resolva.
    È só fazer isto para colocar todos os objecto com Z=0

    Command: move
    Select objects: all
    19 found

    Select objects:

    Specify base point or [Displacement] : 0,0,0
    Specify second point or : 0,0,1e99

    Command: move

    Select objects: p
    19 found

    Select objects:

    Specify base point or [Displacement] : 0,0,0
    Specify second point or : 0,0,-1e99
    •  
      Mk Pt
    • 10 janeiro 2017 editado

     # 458

    E porque é que precisamos de trabalhar com Excel?
    Os gajos dos cálculos são os eng.s.
    :)


    Eu sei o básico.
    Talvez o equivalente a que muitos eng.s sabem de cad. :p
  13.  # 459

    Colocado por: riscosAgora uma brincadeirinha e espero não ofender ninguém...e quantos arquitetos eu conheço que não sabem trabalhar com excel....eheh

    Não menos verdade.. MAs culpa do curso.... A meu custo tenho aprendido algumas coisas, quando sai da faculdade era EXCEL = 0.
    O nosso 1º mapa de quantidades, tinha somas errada e outras coisas estranhas.. nem sabiamos verificar os erros (apredemos com a engenheira da fiscalização de obras de uma câmara municipal -cliente)... Mas isso é normal.
    O pior é quando as pessoas não estão receptivas a aprender.
  14.  # 460

    Colocado por: Pedro Barradas.. Eu não tenho nenhum.... Estas a falar de fazer anotaçãoes sobre fotos e/ou esquema?.... Se sim, com um tablet talvez seja melhor.. mas à mão acaba por ser mais expedito...

    Estou a falar de uma aplicação para iphone, e acho que também existe para android. Coloca-se o iphone em vários locais e a aplicação faz o levantamento. Já vi o nosso amigo alv a fazer isso com um iphone, o rigor não deve ser muito, mas para fazer um orçamento serve perfeitamente.
 
0.1678 seg. NEW