Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, alguem sabe em que categoria e anexo do IRS deveria ter declarado Fundos Imobiliarios do Montepio ? Hoje tentei tardiamente fazer o IRS mas nao tive conhecimentos suficientes, amanha vou ao banco e as financas se bem que as senhas tenham estado esgotadas logo cedo. Onde devo colocar e isto sao meros exemplos 20.000 euros que deram 212,0835 unidades subscritas em 16/7/2014, resgate 3000 euros em 10/02/2015 de 31,06525 unidades, e em 17/3/2015 resgate 2.000 euros , 21.0634 unidades, e finalmente em 19 Maio 2015, resgate 15.136,27 euros , unidades 159.3676. Com isto, 20.000 euros deu 20.136,27 euros, ou seja um ganho de 136,27 euros. Isto disse-me ha 2 dia o banco, porque fui la pedir dados, mas no é nenhum papel oficial, iria demorar.

    Ora eu nao entendo nada de fundos imobiliarios nem sabia que tinha subscrito, para mim era tipo um deposito a prazo,afinal investiam em casas e arrendamentos, e depois o banco dividia os lucros, a mim convem-me por certa razao, declarar em IRS.
    Hoje entrei, tentei varios anexos mas pediam-me dados que eu sinceramente nada percebi.
    Alguem me pode explicar, ou fazer um print screen de que modo tenho que preencher, ou dar uma ou duas informacoes, que juntando todas posso tentar la chegar ? Eu em 2015 nao tive quaisquer outros rendimentos, seja pensoes, accoes, nada.

    Precisava de ajuda com bastante urgencia, desde ja agradeco algum ajuda que possam dar.
  2.  # 2

    Ola boa noite, alguem tem alguma ideia sobre isto que possa ajudar ?
  3.  # 3

    viva,

    só vendo o prospecto do produto que comprou,
    muitos dos fundos de investimento descontam logo o valor tributável tal como os depósitos a prazo,
    é possível que nem tenha que declarar nada

    https://www.economias.pt/fundos-de-investimento-a-incluir-na-declaracao-de-irs/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
    • emad
    • 22 agosto 2016

     # 4

    Colocado por: thekillerptviva,

    só vendo o prospecto do produto que comprou,
    muitos dos fundos de investimento descontam logo o valor tributável tal como os depósitos a prazo,
    é possível que nem tenha que declarar nada

    https://www.economias.pt/fundos-de-investimento-a-incluir-na-declaracao-de-irs/

    Já foi assim, agora nao é.
  4.  # 5

    SE em 2015 só teve esses 136,27 euros de rendimento e absolutamente mais nada, acho que não tem de fazer qualquer declaração de rendimento.

    Mas se quiser mesmo fazer a declaração, informe-se se esses 136,27 já incluem a retenção de IRS.

    Se o Montepio FEZ a retenção do IRS, eles próprios já TIVERAM DE enviar esses elementos (rendimento e retenção de imposto) para as Finanças - e você não precisa de tratar de nada. A não ser declarar que pretende o englobamento, a ver se lhe devolvem o IRS retido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  5.  # 6

    Boa tarde, depois de ter estado nas filas do IRS, lá consegui os esclarecimentos necessarios e já está resolvido ! Agradeço terem ajudado !
    • XR2i
    • 23 agosto 2016

     # 7

    Podia deixar os "esclarecimentos necessários", assim o próximo que vier com uma dúvida igual à sua, ficará esclarecido.

    Um fórum é para isso mesmo!

    Cumps.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., carlosj39, Dj_C, Serge, Anonimo88
  6.  # 8

    Boa noite, foi o senhor das Financas que me preencheu o papel, e fez uma série de contas com X e Y para calcular os valores, nao entendi nem fixei muito sinceramente, porque para este ano ja nao vai ser preciso pois ja nao tenho os fundos, o que na altura me interessou foi que o papel lá ficou entregue. Por isso tambem nao posso esclarecer muito, e ja foi bom ele ter ajudado a preencher, foi mesmo ele que colocou os valores, por isso eu nao podia estar ali muito tempo a pedir -lhe que me explicasse tudo para perceber...mas claro que concordo consigo, a informacao e o conhecimento devem ser partilhados !
    Concordam com este comentário: XR2i
  7.  # 9

    Unidades de participação de um fundo de investimento compradas a um determinado preço e vendidas a um preço superior: a diferença é considerada uma mais-valia. Se for aplicada a taxa de retenção do IRS não entra na declaração de rendimentos do ano correspondente. Se não for feita a retenção, a mais valia deve ser declarada no anexo G.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  8.  # 10

    Obrigada pelo esclarecimento, o que acontece é o que meu irs foi zero , nao tive em 2015 rendimentos de trabalho ou outros, apenas tive em 2014 a compra de fundos que em 2015 vendi com um rendimento de 206,40 e retencoes na fonte de 70,22. Eu nem sabia destes fundos, pus o dinheiro a render no Banco, quanto mais que tinha que se declarar....Por causa de um outro assunto nas Financas disseram-me que tinha que fazer o Irs pois tinha tido rendimentos de Fundos Imobiliarios, fiz agora o IRS em agosto e ja vi no Portal da Net que foi ha 2 ou 3 dias processada uma Coima de 37,50 que devo estar a receber no correio para pagar. Pergunto caso a Helenafla ou outra pessoa saiba, se os 70,22 de retencao na fonte me serao devolvidos ou é um imposto que o banco desconta e que fica para o Estado ? Obrigada !
    Tambem precisava de saber, por causa de um outro assunto, se era ou nao obrigada a fazer o IRS consoante os dados que referi. Isto é muito importante eu saber ...e se a Helenafla me poderia indicar onde esta a informacao que refere " Se for aplicada a taxa de retenção do IRS não entra na declaração de rendimentos do ano correspondente" .para eu poder imprimir se necessario para o tal outro assunto. Agradeco mesmo, porque isto me tem dado chatices !!
  9.  # 11

    quando fiz o irs por causa destes fundos imobiliarios, se punha a cruz no englobamento no fim dava erro ao submeter, se nao punha a cruz no englobamento tambem dava erro, era o unico erro que dava na declaracao toda, entao seguiu sem cruz quer no englobamento quer no nao englobamento, assim o sistema ja aceitou e consegui submeter..
    apesar de nao ter qualquer outro rendimento - e este desconhecia que tinha tido - interessava-me fazer a declaracao de irs mesmo que a zero.
  10.  # 12

    Colocado por: Anonimo88Pergunto caso a Helenafla ou outra pessoa saiba, se os 70,22 de retencao na fonte me serao devolvidos ou é um imposto que o banco desconta e que fica para o Estado ? Obrigada !

    Cara AnaOnimo88,
    Depende de como foi feita a declaração de IRS. Os 70,22 euros poderão ser devolvidos se o rendimento tiver sido considerado englobado.
    E a devolução do valor que foi retido é a única razão para apresentar a declaração do IRS (porque, com um rendimento de apenas 206,40 euros não precisaria de o fazer).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  11.  # 13

    Luis K.W., eu precisava de o fazer para as financas me passarem a declaracao do RABC , ref. Nova Lei das Rendas. Uma historia de várias caminhadas e esperas nas financas e ainda nao sei no que vai dar. E nao foi englobado,, porque o sistema nao aceitava nem uma opcao nem outra, como disse. Mas agradeco-lhe à mesma !
    P.S.- O meu User é Anonimo88.
  12.  # 14

    Obrigado pelo esclarecimento,
    Colocado por: Anonimo88O meu User é Anonimo88.
    mas é "um anónimo" ou "uma anónima"?
  13.  # 15

    Isso nas financas "tanto se lhes dá como se lhes deu "...!
  14.  # 16

    Colocado por: Anonimo88Isso nas financas "tanto se lhes dá como se lhes deu "...!
    LOL!
    Boa não-resposta!

    A minha dúvida deve-se ao seu descuido na frase seguinte:
    Colocado por: Anonimo88Obrigada pelo esclarecimento
    ;-)

    E só agora reparei no seu antigo "nickname"! Pelo que blá blá blá rebeubeu ( editado, a pedido indirectíssimo do user Anónimo88).
  15.  # 17

    Nao me oculto, apenas referi que o meu user é Anonimo88.
    Obrigada pela atencao.
  16.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.blá blá blá rebeubeu...
  17.  # 19

    Excerto ao acaso: "Há um dito infantil que propõe: "Porque jacaré não entra no céu? - porque tem boca grande."
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  18.  # 20

    Colocado por: Anonimo88Excerto ao acaso: "Há um dito infantil que propõe: "Porque jacaré não entra no céu? - porque tem boca grande.

    Graças a deus sou ateu. Não acredito no inferno.
    Mas, pelo sim pelo não, já "corrigi" algumas das minhas baboseiras em cima.
 
0.0225 seg. NEW