Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 20 agosto 2016 editado

     # 1

    Há dias a acompanhar uma discussão sobre produtos a aplicar com PRH, lembrei-me de uma pergunta que me fizeram quando eu estava a construir. A pergunta foi: Qual o revestimento que vai colocar no exterior da sua casa? Eu respondi, capoto claro. O meu arquitecto não deu hipótese para outro tipo. Ainda por cima ele é um fã do capoto, desde que começaram a utilizá-lo de forma mais corrente na construção em Portugal, que ele especializou-se nesta solução.
    A pessoa fez aquela cara, tipo a cara do gajo que bebe uísque na publicidade do licor beirão. E eu fiquei logo de pé atrás. E perguntei porquê, existe alguma coisa melhor?
    Existem outras alternativas: como revestimento em tijolo cerâmico, plaquetas de isolamento e até TermoFace - Isolamento Térmico com Revestimento Cerâmico. E nunca irá precisar de pintar a sua casa.
    Eu pergunto, porque estamos todos inclinados a ir atrás uns dos outros e a copiar e não arriscar outros tipos de produtos na construção?
    Arquitectos e entendidos, coloquem aqui as vossas opiniões. E já agora, se alguém construiu com revestimento deste tipo que dê o seu feedback, bom ou mau.
    Este forum precisa de discussões pragmáticas, caso contrário vai morrer de tédio e de discussões menos importantes em matéria de construção. Vamos ajudar quem ainda vai a tempo de melhorar.
    Vê-se casas bem bonitas com estes revestimentos. Não me venham dizer que tem de ser bem aplicado e coisa e tal, bla, bla, bla.
    Concordam com este comentário: rmarinho, Raquek
  1.  # 2

    Colocado por: emadHá dias a acompanhar uma discussão sobre produtos a aplicar com PRH, lembrei-me de uma pergunta que me fizeram quando eu estava a construir. A pergunta foi: Qual o revestimento que vai colocar no exterior da sua casa? Eu respondi, capoto claro. O meu arquitecto não deu hipótese para outro tipo. Ainda por cima ele é um fã do capoto, desde que começaram a utilizá-lo de forma mais corrente na construção em Portugal, que ele especializou-se nesta solução.
    A pessoa fez aquela cara, tipo a cara do gajo que bebe uísque na publicidade do licor beirão. E eu fiquei logo de pé atrás. E perguntei porquê, existe alguma coisa melhor?
    Existem outras alternativas: como revestimento em tijolo cerâmico, plaquetas de isolamento e até TermoFace - Isolamento Térmico com Revestimento Cerâmico. E nunca irá precisar de pintar a sua casa.
    Eu pergunto, porque estamos todos inclinados a ir atrás uns dos outros e a copiar e não arriscar outros tipos de produtos na construção?
    Arquitectos e entendidos, coloquem aqui as vossas opiniões. E já agora, se alguém construiu com revestimento deste tipo que dê o seu feedback, bom ou mau.
    Este forum precisa de discussões pragmáticas, caso contrário vai morrer de tédio e de discussões menos importantes em matéria de construção. Vamos ajudar quem ainda vai a tempo de melhorar.
    Vê-se casas bem bonitas com estes revestimentos. Não me venham dizer que tem de ser bem aplicado e coisa e tal, bla, bla, bla.

    capotos não è comigo,,não gosto de formigas e tenho uma carrada de cucos onde vivo!
  2.  # 3

    Você quer discutir soluções de isolamento térmico, ou soluções para revestimentos exteriores?
    Concordam com este comentário: Dos Santos, a loja do isolamento
    • emad
    • 20 agosto 2016

     # 4

    Colocado por: PicaretaVocê quer discutir soluções de isolamento térmico, ou soluções para revestimentos exteriores?

    As duas coisas. Isolamento termico que nao passe por capoto e revestimentos exteriores que possam funcionar como isolamento termico ao mesmo tempo.
    Eu pergunto, se tivesse construido parede dupla com isolamneto por dentro em pladur e por fora colocasse este tipo de tijolo ceramico pelo exterior, o que perderia ou ganhava para o sistema capoto?
    • emad
    • 20 agosto 2016

     # 5

    "A Fachada Ventilada pode ser definida como um sistema de protecção e revestimento exterior de edifícios, caracterizado pelo afastamento entre a parede do edifício e o revestimento, criando, assim, uma câmara-de-ar em movimento. O adjectivo "ventilada" deriva, exactamente, desta câmara-de-ar que permite a ventilação natural e contínua da parede do edifício, através do efeito de chaminé (o ar entra frio pela parte inferior e sai quente pela parte superior).

    Deste modo, com o "arejamento"da parede, evitam-se as comuns humidades e condensações características das fachadas tradicionais e, consequentemente, consegue-se um maior conforto térmico.
    A Fachada Ventilada tem, ainda, como outras vantagens a montagem fácil e possibilidade de colocação das instalações eléctricas e sanitárias no espaço criado entre a parede e o revestimento do edifício."
    Encontrei uma empresa portuguesa que produz tijolo de vários tipos. Para calçada, revestimento e até deck cerâmico. Afinal tambem sabemos fazer.
    •  
      omega
    • 20 agosto 2016

     # 6

    o capoto pode ser muito bom a nível de isolamento, não discuto isso.
    mas o ar de fragilidade que transmite, para mim nunca foi considerado hipótese.
    o arquitecto bem que me tentou convencer... bem, de qualquer forma, é sempre possível colocar ETICS posteriormente.

    Quanto a revestimento cerâmico, é algo que para mim não é lá muito estético, mas é só opinião pessoal.
    Concordam com este comentário: Carol70, Valter76, ALMEIDAM
  3.  # 7

    Qual o custo do capoto numa casa de 100 m2. Tudo incluído e pintado
  4.  # 8

    Vi o capoto a levar uma grande martelada e só descascou a parte de cima , não ficou mossa . Numa parede de blocos ou tijolo se calhar ficava a mossa . Mas também foi episódio único que presenciei . Nao posso falar muito porque a experiência é escassa. Mas vou meter capoto
  5.  # 9

    Andava mesmo para abrir um tópico com este tema. Obrigada!

    Estou a remodelar uma casa antiga e até agora aconselharam-me sempre a aplicação de capoto (solução para a fissuração das paredes exteriores, isolamento térmico, isolamento acústico, ... o do costume). Até que ontem um sujeito me apresentou a cortiça, que além de desempenhar as ditas funções, fornece um acabamento fabuloso.
    Alguém tem experiência com este tipo de revestimento?

    Cumprimentos.
  6.  # 10

    Colocado por: DianaGandarinhoAndava mesmo para abrir um tópico com este tema. Obrigada!

    Estou a remodelar uma casa antiga e até agora aconselharam-me sempre a aplicação de capoto (solução para a fissuração das paredes exteriores, isolamento térmico, isolamento acústico, ... o do costume). Até que ontem um sujeito me apresentou a cortiça, que além de desempenhar as ditas funções, fornece um acabamento fabuloso.
    Alguém tem experiência com este tipo de revestimento?

    Cumprimentos.


    Relatovamente à sua dúvida, encontrei isto:

    https://forumdacasa.com/discussion/1259/diferenca-do-isolamento-entre-capoto-e-cortica/

    Boas leituras
  7.  # 11

    Colocado por: DianaGandarinhoAndava mesmo para abrir um tópico com este tema. Obrigada!

    Estou a remodelar uma casa antiga e até agora aconselharam-me sempre a aplicação de capoto (solução para a fissuração das paredes exteriores, isolamento térmico, isolamento acústico, ... o do costume). Até que ontem um sujeito me apresentou a cortiça, que além de desempenhar as ditas funções, fornece um acabamento fabuloso.
    Alguém tem experiência com este tipo de revestimento?

    Cumprimentos.


    Por aquilo que me foi dito pelo projetista da minha casa, isolamento pelos exterior ETICS (vulgo capoto ou capoto), por ter três tipos de materiais a ser usado, a saber: sistema de capotto em cortiça, EPS ou XPS!, com preços e resultados diferentes consoante as características de cada um.
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento, Goncalo D.
  8.  # 12

    Colocado por: PicaretaVocê quer discutir soluções de isolamento térmico, ou soluções para revestimentos exteriores?



    eu ate nem gosto muito da picareta, mas há vezes que lhe tenho de dar razão

    A soluçao de isolamento de uma habitação nao passa só pelo capoto, já vi muita casa (nem vou dizer onde) sem capoto e que nao deixa de ser termicamente eficiente
  9.  # 13

    Colocado por: PapoilaVerdeRelatovamente à sua dúvida, encontrei isto:

    https://forumdacasa.com/discussion/1259/diferenca-do-isolamento-entre-capoto-e-cortica/

    Boas leituras


    Obrigada. Já tinha encontrado este tópico em pesquisa anterior, mas quando o li fiquei com a sensação que a cortiça de que se falava seria a utilizar no capoto, e não de cortiça como revestimento exterior per si.

    De qualquer maneira, nessa onda de pragmatismo que o colega emad levantou, gostaria de conhecer a experiência "subjetiva" de alguém que tenha colocado este revestimento. É que pormenores técnicos já pesquisei no Google (MDFachada - Amorim).
    • emad
    • 20 agosto 2016 editado

     # 14

    A ideia deste tópico e discutir alternativas ao capoto em termos termicos e ao mesmo tempo discutir revestimentos.
    Podemos isolar por dentro e isolar por fora sem ser com capoto.
    E disto que se pretende falar. Soluções!
    Concordam com este comentário: Carol70
  10.  # 15

    Não existem assim tantas alternativas no que ao isolamento diz respeito.

    Podemos afirmar, com todo o senso comum que existem 3 formas de isolar:

    - Pelo Interior;
    - Pelo Exterior;
    - Na caixa de ar.

    Todos eles são válidos. Posso estar a ser suspeito, mas sempre afirmei que não há um único sistema que seja "O TAL".

    Pelo interior, normalmente é com o Sistema de Construção com Placas de Gesso Lamindo, o tal SCPGL, onde é criada uma estrutura com alguns centímetros de distancia da parede exterior, e nesses mesmos centímetros é aplicado isolamento. Não tão frequente, mas também possível é o isolamento estar acoplado na própria placa de gesso.

    Pelo exterior, existe o Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior, o tal de ETICS, onde a parede exterior, é revestida com placas de isolamento, e posteriormente é feito o acabamento (tudo isto muito resumido). Também existe as fachadas ventiladas, mais uma vez, não tão frequente, mas tem que ser fachadas ventiladas com isolamento, pois existem delas mesmo apenas decorativas.

    Na caixa de ar, é a tal construção dita tradicional cá por Portugal. É feita uma parede interior, uma parede exterior, espaçadas entre elas uns 8 cm e esses 8 cm poderão ser total ou parcialmente preenchidos com isolamento. Aqui na caixa de ar, não existe por assim dizer muitas variações, sendo que a situação seria preencher todo o espaço ou preencher apenas algum espaço.

    Tudo aquilo que foi dito atrás, e mais ou menos explicado, apenas é uma explicação muito muito ténue. Sei que creio que isso é mais do que óbvio, mas por vezes a informação que um pessoa dá é quase como referência, por isso, reforço que aquilo que disse em cima sobre cada um é apenas uma forma de relatar os 3 sistemas.



    Quanto a revestimentos, quase que podemos dizer que são infinitos, sendo que neste capítulo, vai muito depender de gostos, pessoais, e o que pode ser excelente e perfeito para um pode ser horroroso para outro, por isso será melhor dizer que existem uma infinidade de tipos de revestimentos.
    Concordam com este comentário: Minimal, a loja do isolamento
  11.  # 16

    Colocado por: omegao capoto ... o ar de fragilidade que transmite, para mim nunca foi considerado hipótese.
    Concordam com este comentário:DianaGandarinho,Valter76

    Como vê essa fragilidade?
  12.  # 17

    Colocado por: Atlas PortugalPodemos afirmar, com todo o senso comum que existem 3 formas de isolar:

    - Pelo Interior;
    - Pelo Exterior;
    - Na caixa de ar.


    E existe quem ponha duas soluções!!!

    Já vi capoto com caixa de ar isolada, caixa de ar isolada com pladur revestido a EPS, e até já vi capoto com pladur EPS... só me falta ver uma casa com capoto; caixa de ar isolada e pladur EPS :)
  13.  # 18

    Certo, mas isso foge muito ao normal, e diga-se que não é de todo o melhor.
    • emad
    • 21 agosto 2016 editado

     # 19

    E se eu tivesse colocado pladur com isolamento por dentro, sem parede dupla e com este revestimento por fora em substituição do capoto? Quais as diferenças?
    http://www.valegandara.com/produtos/fachada/vermelhovulcanico.php
    Aos técnicos peço que consultem a ficha e técnica e comparem com o capoto em termos de eficiência termica. Eu nao tenho competências técnicas para comparar. Serão muito diferentes? Quais as verdadeiras diferenças?
  14.  # 20

    Isso é fachada ventilada, bem mais caro que qualquer opção aqui falada.
    Em princípio uma solução muito melhor.

    Valedagandara tem tipo sistema capoto, mas o acabamento da fachada é com cerâmico colado, seria isso que se queria referir?
 
0.0231 seg. NEW