Iniciar sessão ou registar-se
    • Castro
    • 25 agosto 2016 editado

     # 1

    Boas a todos!

    Já sigo o fórum há bastante tempo, sendo esta a minha primeira intervenção directa. Nesto momento estou a considerar construir a minha moradia mas estou na fase de informação prévia pelo que este fórum se tem revelado muito esclarecedor! Ainda não tenho projecto nem nada disso mas tenho a seguinte dúvida que gostaria de ver esclarecida com base no vosso conhecimento e experiência:
    - A diferença de custo entre uma construção em pedra (granito amarelo por exemplo) é compensada pelo custo mais baixo de manutenção que as paredes de alvenaria? Isto a considerar um tempo de vida de +/- 50 anos. Têm ideia da diferença monetaria entre parede dupla de alvenaria com isolamento e caixa de ar e a parede dupla com o pano exterior em pedra?

    Como sei que a localização geográfica é um facor fundamental a localização é a 40 km de Porto para o interior .

    Agradeço as vossas sábias respostas. :)

    Cumprimentos!
  1.  # 2

    Boa tarde.
    Também idealizei a minha casa com esse tipo de acabamento.
    Construí em alvenaria, parede dupla com isolamento e pladur com isolamento no interior.
    Não cheguei a fazer o revestimento das paredes com a pedra, que seriam lajes serradas em granito.
    Tenho um orçamento para o custo da pedra, se quiser envio-lhe por MP.
    Cumprimentos.
    Também pode consultar este tópico que aborda o mesmo assunto.
    https://forumdacasa.com/discussion/43294/1/fachadas-em-forra-de-granito/
  2.  # 3

    Obrigado, mas o que pretendo não é colar pedra nas paredes mas sim fazer a parede em pedra. Imagino que seriam com uns 15cm de espessura em vez de utilizar alvenaria fazer mesmo só pedra. Tipo pedra (15cm) + caixa de ar (4cm) + isolamento témico + alvenaria (11/15 cm), creio que é uma solução possível de executar e que terá custos de manutenção praticamente inexistentes.
  3.  # 4

    Bem então nunca ninguém aqui fez casas em pedra? Ou a minha ideia é assim tão "anormal"?
  4.  # 5

    Já fiz, parcialmente.. mas não é como seu caso.... Ficou caro como o caraças essa parte.... ;)


    Cada caso é um caso, a localização, o projecto o orçamento disponível , as vossa sexpectativas... Essas opções tem de ser discutidas com a equipe que lhe fizer o projecto para a casa....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castro
  5.  # 6

    Boa noite!!

    Deixe-me partilhar consigo uma situação.
    recentemente adquiri uma casa em que as paredes, 3 da casa, são em pedra, construção antiga, paredes com 60cm aproximadamente, em termos de manutenção, o revestimento por dentro é reboco, não tem caixa de ar, e digo.lhe não me arrependo daquelas paredes, pelo contrario.

    No seu caso, apostaria em construção moderna, com caixa de ar e parede interior.
    A única desvantagem que vejo no seu caso será mesmo o peso que a mesma poderá trazer a estrutura. informe-se bem um orçamento bem descriminado poderá ajuda-lo, cada caso e um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castro
  6.  # 7

    Fiz uma casa há pouco tempo parecida com o que você pretende.

    Paredes em granito amarelo bujardado de 15cm de espessura, aliás, esta casa é totalmente em granito pelo exterior, incluindo vigas das varandas e cornija.

    Para granito com 15cm, se for em blocos serrados como da foto, tem que contar com pelo menos 75€/m2.

    Nesta casa a preocupação do proprietário era também com a manutenção, que se resume a uma lavagem a água com máquina de pressão e aplicação de um hidrofugante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castro
      Pedra.jpg
  7.  # 8

    Tem que ter também atenção que para ter uma boa solução em termos de isolamento térmico, o ideal das paredes seria granito 15cm por fora, 3m caixa de ar, 6cm ? de XPS, e tijolo de 20cm (para pilares e vigas passarem por dentro da isolação, que nunca poderiam ter menos de 20cm de espessura) e reboco interior, o que daria 47cm de parede exterior...

    Nesta casa levou apenas "Aluface" 5mm para separar a parede de granito da estrutura, mas não é a solução ideal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castro
      112.jpg
  8.  # 9

    +
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castro
      23.jpg
  9.  # 10

    Ghost12, já que parece que percebe da poda, o que é que acha de colar pedras serradas em reboco tipo isto?
    Foto - stone ideas.
      stone ideas.jpg
  10.  # 11

    Colocado por: 21papaleguasGhost12, já que parece que percebe da poda, o que é que acha de colar pedras serradas em reboco tipo isto?
    Foto - stone ideas.
      stone ideas.jpg


    Isso não parece colado a reboco, pelo menos as pedras das esquinas e os enquadramentos das janelas.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  11.  # 12

    Concordo, mas o efeito que eu pretendo é este e já andei a pesquisar por este tipo de material (lajes em granito serradas para revestimento de paredes), tenho inclusive um orçamento do material, já com as cantarias.
  12.  # 13

    Colocado por: 21papaleguasConcordo, mas o efeito que eu pretendo é este e já andei a pesquisar por este tipo de material (lajes em granito serradas para revestimento de paredes), tenho inclusive um orçamento do material, já com as cantarias.


    Se pretende saber se é possível, sim é!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  13.  # 14

    Obrigado ghost12!
    Esse valor dos 75 €/m2 refere-se só à pedra? Ou já com aplicação?
    Considerando que se refere a aplicação e investigando pela net cheguei aos seguintes valor aproximados, admitindo casa rés-do-chão (corrijam-me se estiver muito fora da realidade pf):

    - Parede dupla tijolo + tijolo + isol + cx ar + reboco e pintura int e ext = 72,50 €/m2.
    - Parede dupla tijolo + pedra + isol + cx ar+ reboco e pintura int = 117,50 €/m2.
    - Parede simles + Etics + reboco e pintura int + pintura ext = 81 €/m2.

    Assim temos diferença entre (parede dupla com pedra) - (parede simples etics) = 36,50 €/m2. Aditindo que a parede de pedra terá manutenção pratícamente nula, acredito que ao longo de 50 anos, os 36,5 €/m2 irão ser largamente recuperados atribuido ao mesmo tempo mais valor à casa. Condordam com esta ideia? Ou não passsa de um pequeno desvaneio??
  14.  # 15

    Colocado por: CastroObrigado ghost12!
    Esse valor dos 75 €/m2 refere-se só à pedra? Ou já com aplicação?
    Considerando que se refere a aplicação e investigando pela net cheguei aos seguintes valor aproximados, admitindo casa rés-do-chão (corrijam-me se estiver muito fora da realidade pf):

    - Parede dupla tijolo + tijolo + isol + cx ar + reboco e pintura int e ext = 72,50 €/m2.
    - Parede dupla tijolo + pedra + isol + cx ar+ reboco e pintura int = 117,50 €/m2.
    - Parede simles + Etics + reboco e pintura int + pintura ext = 81 €/m2.

    Assim temos diferença entre (parede dupla com pedra) - (parede simples etics) = 36,50 €/m2. Aditindo que a parede de pedra terá manutenção pratícamente nula, acredito que ao longo de 50 anos, os 36,5 €/m2 irão ser largamente recuperados atribuido ao mesmo tempo mais valor à casa. Condordam com esta ideia? Ou não passsa de um pequeno desvaneio??


    Aqui na zona dá para fazer 75€/m2 + iva já com aplicação. Agora na sua zona não sei a que preço consegue o granito.

    Olhando só para a manutenção, em 50 anos acho provável que venha a compensar o granito.
  15.  # 16

    75€/m2!!? aqui na zona devo conseguir por esse preço essas peças com 20mm de espessura :(
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas75€/m2!!? aqui na zona devo conseguir por esse preço essas peças com 20mm de espessura :(


    Para peças de 20 mm será exagero não? :)

    Mas é normal existir muita diferença de preço quando a distância aumenta, aqui é "granito da região".

    Você falou noutro tópico numas paredes de xisto a 27€/m2 e eu também fiquei de boca aberta... :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castro
    •  
      GMCQ
    • 29 agosto 2016

     # 18

    Colocado por: ghost12Fiz uma casa há pouco tempo parecida com o que você pretende.

    Paredes em granito amarelo bujardado de 15cm de espessura, aliás, esta casa é totalmente em granito pelo exterior, incluindo vigas das varandas e cornija.

    Para granito com 15cm, se for em blocos serrados como da foto, tem que contar com pelo menos 75€/m2.

    Nesta casa a preocupação do proprietário era também com a manutenção, que se resume a uma lavagem a água com máquina de pressão e aplicação de um hidrofugante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Castro
      Pedra.jpg


    Gosto dessa zona coberta! :)
  17.  # 19

    A alvenaria de pedra daquela casa que meti à pouco, deve ter custado uns 35€/m2.. A pedra foi de borla.... e já foi à mais de 10 anos atrás.

    Sim, custos de transporte de peças pesadas/ frageis, seguros e intermediários aumentam exponencialmente o custo dos materiais.
  18.  # 20

    Por aqui pedra de xisto emparelhada a revestir parede anda à volta de 60 euros/m2 + iva
    Concordam com este comentário: ghost12
 
0.0276 seg. NEW