Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivo no R/C de um apartamento construído há cerca de 20 anos, sem ter tido problemas de maior relacionados com o edifício.
    Ontem ao chegar a casa deparei-me com o mosaico do corredor a "enfolar".
    Cerca de 6 mosaicos no meio do corredor levantaram (até um móvel ficou inclinado) o que me deixou surpreendido, pela rapidez com que isto aconteceu.

    O prédio tem somente R/C e 1º andar e nunca durante estes 20 anos teve problemas de maior na estrutura.

    O que pode ter levado a que isto acontecesse?
  2.  # 2

    Normalmente esse fenómeno é causado pela expansão/ contração do mosaico, associado a junta de largura insuficiente e da degradação das propriedades da cola, com os diversos ciclos de expansão/ contração de material....
  3.  # 3

    Ok, vou tentar retirar o mosaico sem partir e voltar a assentar tudo.
    • XR2i
    • 25 agosto 2016 editado

     # 4

    Não sou perito, nem percebo nada da poda, mas não me parece que consiga retirar os mosaicos sem partir de forma alguma.

    Cumps.
    • VMC
    • 25 agosto 2016

     # 5

    Eles já saíram, agora não devem é caber no mesmo sítio.
  4.  # 6

    Colocado por: ToinoOntem ao chegar a casa deparei-me com o mosaico do corredor a "enfolar".

    Mostre lá umas fotos s.f.f.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Raquek, eei35229
  5.  # 7

    Bom dia

    Já não dá para postar fotos, tive de retirar vários mosaicos e claro alguns partiram.

    Ontem ao chegar a casa, verifiquei que na zona onde começaram a “enfolar” tinham levantado ainda mais. Aquilo estava mesmo estranho. Passado pouco tempo começo a ouvir estalidos no corredor, quando chego aquilo parecia que tinha vida própria, o mosaico a levantar e a estalar, parecia que estava algo debaixo do mosaico a levantá-lo, a mulher até se assustou.
    Tentei retirar alguns mosaicos (que partiram) e verifiquei que o chão onde assentavam estava duro, o cimento que está por baixo do mosaico, estava ok, fiquei sem perceber o que levou o mosaico a ter vida própria.

    Chamei um amigo, que faz pequenos trabalhos de construção civil, que achou estranha a minha descrição do acontecimento, referindo que a única explicação que encontrava era uma fuga de gás, pois o prédio tem gás canalizado. Segundo ele o gás espalhar-se-ia pelo chão e criou pressão debaixo dos mosaicos levando-os a enfolar.

    Bem, não sei não, raio de problema.
    Não notei cheiro a gás.
    Para tentar despistar através da leitura do contador (leitura à noite e novamente de manhã para ver se houve consumo sem utilização) não dá porque se houver fuga, nesta zona do corredor é antes do contador.
    Fiz um bocado de espuma com detergente da louça e coloquei no cimento onde retirei os mosaicos, para ver se havia bolhas que indiciassem fuga de gás e nada.

    O que acham, o gás pode provocar isto??
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasNormalmente esse fenómeno é causado pela expansão/ contração do mosaico, associado a junta de largura insuficiente e da degradação das propriedades da cola, com os diversos ciclos de expansão/ contração de material....


    Se não houve assentamento do predio... O fenómeno que descreve e que eu já acima tinha descrito qual a causa mais provável não é invulgar.... Era agora o gas !!! O gas não deve ter troços no pavimento, mas sim em parede. e Claro faltaria o cheiro a gas!!!!.... Isto há com cada uma...
    PElos vistos não ficou esclarecido com o meu comentário.

    MAs a verdade é que umas fotos era o ideal. O massame tam´bem não tem qq fendilhação, pois não?
    Concordam com este comentário: Toino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toino
  7.  # 9

    Gás não é de certeza, a pressão do gás não levantava o mosaico
    Concordam com este comentário: Toino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toino
  8.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas

    Se não houve assentamento do predio... O fenómeno que descreve e que eu já acima tinha descrito qual a causa mais provável não é invulgar.... Era agora o gas !!! O gas não deve ter troços no pavimento, mas sim em parede. e Claro faltaria o cheiro a gas!!!!.... Isto há com cada uma...
    PElos vistos não ficou esclarecido com o meu comentário.

    MAs a verdade é que umas fotos era o ideal. O massame tam´bem não tem qq fendilhação, pois não?
    Concordam com este comentário:Toino
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Toino


    Obrigado pelas explicações, já fico mais descansado que não seja gás, tava a pensar que dormi em cima de uma "bomba", mama mia.

    O massame não tem fendas, tá robusto.

    A explicação mais logica é mesmo do Pedro Barradas, que agradeço "Normalmente esse fenómeno é causado pela expansão/ contração do mosaico, associado a junta de largura insuficiente e da degradação das propriedades da cola, com os diversos ciclos de expansão/ contração de material....".
    As juntas entre mosaicos são reduzidas.
    Vou postar foto.
  9.  # 11

    Houve um terramoto ha pouco tempo para os lados de Peniche você não é dessa zona?
    • Toino
    • 26 agosto 2016 editado

     # 12

    Colocado por: Sergio RodriguesHouve um terramoto ha pouco tempo para os lados de Peniche você não é dessa zona?


    Não Sergio, sou de Coimbra.

    Seguem fotos.
      P8260749.jpg
      P8260750.jpg
      P8260751.jpg
    • VMC
    • 26 agosto 2016

     # 13

    Toino

    Como é a entrada do prédio?
    Quanto a mim a causa foi humidade que entrou pela zona da entrada e se acumulou na betonilha ou mesmo no massame. Agora com o calor a pressão da evaporação fez levantar os azulejos.

    Este fenómeno é mais frequente no exterior, mas conheço igualmente casos no interior, se bem que bastante mais raros.
  10.  # 14

    Colocado por: Toino

    Não Sergio, sou de Coimbra.

    Seguem fotos.
    isto acontece normalmente num.chão de ceramica onde em vez de ter uma junta nem que fose 1mm tem ou tinha todas peças juntas iso acontece normalmente nos espacos piquenos e sempre por coisa de calor e mà colagem da ceramica ....nao foi vibrada ao asentar se for vibrada (martelada com maço de buracha ) na descola facil 3 depois talves não deixaram debaixo de rodape +-5-7mm de espaço para esse propozito...a 20 anos também ainda aprendiase por azulejo na casa de outros. ..essa talves foi uma delas...
  11.  # 15

    Colocado por: VMCToino

    Como é a entrada do prédio?
    Quanto a mim a causa foi humidade que entrou pela zona da entrada e se acumulou na betonilha ou mesmo no massame. Agora com o calor a pressão da evaporação fez levantar os azulejos.

    Este fenómeno é mais frequente no exterior, mas conheço igualmente casos no interior, se bem que bastante mais raros.


    A entrada tem 4 degraus, é alta dificilmente entra humidade. Desde a entrada do prédio até à do apartamento são vários metros, portanto dificilmente, julgo eu a humidade pode ser a causa.
    Aquela humidade que se vê na 1ª foto, fui eu ontem que coloquei água com espuma, pois estava com receio da fuga de gás e estava a tentar despistar essa causa, entretanto já esclarecido pelos amigos foristas que não podia provocar este problema.
    • VMC
    • 26 agosto 2016

     # 16

    Debaixo da casa há garagem?
    • VMC
    • 26 agosto 2016

     # 17

    Há algum tempo atrás conheci uma situação, que me foi relatada pelo dono da casa e pelo próprio construtor. Uma casa com 14 anos em que assim do nada, durante a noite no 1º andar a cerâmica levantou, ainda por cima debaixo da cama onde estavam a dormir. Como se deve imaginar o susto foi enorme, tal como a estupefacção.
  12.  # 18

    Colocado por: VMCDebaixo da casa há garagem?


    Não há garagem.

    Tenho um seguro Multiriscos Habitação - Plano Protecção Lar.

    Vou acionar o seguro.
 
0.0217 seg. NEW