Iniciar sessão ou registar-se
    • tyui
    • 31 agosto 2016

     # 1

    Olá amigos boa noite

    pretendo abrir um furo artesiano num terreno onde existe muita água mas não tem por perto corrente eletrica.
    Falaram-me que podia instalar uma bomba de água movida a energia solar....

    Será que tal é possível? em caso afirmativo o custo da bomba será um investimento compensatório?

    Agradecia a opinião de alguém experiente no assunto.

    Obrigado e um abraço.
  1.  # 2

    É uma questão de fazer contas. Quanto lhe fica colocar energia eléctrica no local?
    •  
      damned
    • 31 agosto 2016 editado

     # 3

    Colocado por: tyuiOlá amigos boa noite

    pretendo abrir um furo artesiano num terreno onde existe muita água mas não tem por perto corrente eletrica.
    Falaram-me que podia instalar uma bomba de água movida a energia solar....

    Será que tal é possível? em caso afirmativo o custo da bomba será um investimento compensatório?

    Agradecia a opinião de alguém experiente no assunto.

    Obrigado e um abraço.


    Pode sim, existem até marcas que vendem o sistema completo:
    Grundfos SQFlex

    É uma questão de pedir preços a um instalador e fica a saber se vale ou não a pena para o que pretende. A tabela de preços PVP é publica, pode servir como ref: http://pt.grundfos.com/Tabela_de_Pre%C3%A7os.html
  2.  # 4

    Pode também colocar uma bomba movida pelo vento e um depósito que garante que não fica sem água quando o vento não sopra.
  3.  # 5

    Por 500 euros há soluções para bombagem com painel solar. Em teoria fazem 10m3\h para desnivel até 10 metros. É meter no google encontrará soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
    • tyui
    • 31 agosto 2016

     # 6

    Olá amigos é praticamente impossível no local colocar energia electrica pois o poste de baixa tensão mais próximo fica bastante longe.

    Vou tentar encontrar uma empresa e pedir orçamentos pois os 500€ que o amigo callinas afirma penso serrem razoáveis.

    Abraço
    •  
      aacc
    • 31 agosto 2016

     # 7

    Bastante longe quanto?

    É que se o traçado para o seu local, passar em via pública, o senhor paga apenas um terço do valor da linha.

    Atenção, isto é válido exclusivamente para a parte partilhada!
  4.  # 8

    Em que lei se baseia esse 1/3?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • tiyxu
    • 31 agosto 2016 editado

     # 9

    Boas ha sistemas baratas de bombas de 12v com paneis solares no ebay.de co.uk .com e só procurar nem de longe chega ao 500eu por 500 da para fazer muita coisa...
  5.  # 10

    tiyxu,12v não é para aquarios ?
    • tiyxu
    • 31 agosto 2016 editado

     # 11

    Colocado por: Paulo Portotiyxu,12v não é para aquarios ?
    boas há de 12 e há de 24volts e sso fetas assim porque os paneis solares tem a maioria saidas com multiplo de 12 volts tipo 12-24-36...procura nos ebay. São baratas e se econtrar uzada e mais barata ainda...
  6.  # 12

    Tenho uma bomba de água com painéis solares a alimentar um reservatório de 150m3 num sistema de rega. Mais logo já vejo por quanto ficou ao certo.

    No verão, para extrair os 150m3 demora em média uma semana...
  7.  # 13

    eu estou a pensar numa para uma pequena cascata num lago que faça o caudal equivalente a 2 torneiras abertas...
  8.  # 14

    Aqui o que custou o sistema que instalei.

    Se existem sistemas no ebay por 500€ que fazem o mesmo... Aproveite! :)


    PS. O preço é + IVA!
      rega1.jpg
  9.  # 15

    O controlador solar é este
    Concordam com este comentário: dani1985
      Controlador solar.jpg
  10.  # 16

    Parece que o autor abandonou o tópico, mas deixo umas fotografias da instalação que falei acima.


    Podem dar mais informações desses sistemas mais baratos? Teria bastaste interesse para mim em outras propriedades onde irei fazer sistema de rega.
      20160902_180720.jpg
  11.  # 17

    +
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
      20160902_180848.jpg
  12.  # 18

    Mar de verde! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
      20160902_180928.jpg
    • eu
    • 1 outubro 2016

     # 19

    Que belos castanheiros!

    Onde é isso?
  13.  # 20

    Colocado por: euQue belos castanheiros!

    Onde é isso?


    Trás-os-Montes. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0188 seg. NEW