Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, queria pedir um esclarecimento ou umas dicas. Tenho uma bomba de furo monofásica (3 fios) e ontem quando cheguei a casa reparei que o deposito que recebe agua da bomba estava vazio, fui de imediato ver o quadro eletrico e reparei que o térmico tinha disparado.
    Fiz o Reset ao mesmo e como estava em automático o contactor ligou logo mas nao chegou agua nenhuma porque o térmico disparou passado 3 ou 4 segundos.
    Sem perder mais tempo e como tinha um condensador de reserva em casa (40uF), resolvi substitui-lo de imediato. A bomba ficou a trabalhar, passados alguns segundos chegou agua ao depósito, de qq modo e como isto ja aconteceu pela segunda vez num prazo de 5 meses, resolvi fazer umas mediçoes.

    A resistência óhmica da bomba nos tres fios que vao ao quadro dao as seguintes valores ; 9,4 Ohms, 6,5 e 3,4 Ohms, nao sei se alguém me pode confirmar se estes valores sao normais ou nao !? Lembro que se trata de uma bomba monofásica a 3 fios, portanto o condensador está no quadro, da bomba vem os fios Azul-Preto-Castanho, do qual o Preto vai ao Neutro e dos outros dois, o Castanho vai ao condensador e o Azul vai ao outro terminal do condensador e á fase que vem do relé térmico/contactor.

    Tambem fui medir a tensao nos bornes no q.eletrico e que vao à bomba, aqui fiquei mais confuso porque estava-me a dar entre dois 240V e no outro 350V, parece-me algo estranho mas pode ser um erro de leitura pela ligaçao do condensador à bomba, será que alguem pode-me esclarecer se isto é possivel ou pelo menos dar-me uma dica sobre outro teste que possa fazer !?

    Obrigado e bem hajam
    •  
      aacc
    • 6 setembro 2016

     # 2

    Do quadro para bomba vão exclusivamente apenas três condutores??
 
0.0063 seg. NEW