Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Recebi há dias uma inspeção no prédio duma empresa Rinave Bureau Veritas que é supostamente uma inspetora periódica de elevadores.
    Nunca ouvi falar dela antes, e enviaram-me uma exigência de obras que custará cerca de €18.000,00 ao prédio (não é pouco dinheiro).

    Alguém mais já ouviu falar deles?
    Será mesmo oficial, do governo, ou alguma empresa espertinha que anda a tentar fazer-nos gastar desnecessariamente?
    É que os elevadores, apesar de antigos, funcionam muito bem.

    Obrigado

    P.S.: Não foram eles que enviaram o orçamento. Só enviaram as cláusulas de correção, que optámos por pedir orçamentos à OTIS e Schindler.
    Sugestão de mais alguma empresa?
  2.  # 2

    Mas a empresa foi lá fazer a inspecção por alma de quem?

    Foi no decorrer da inspecção periódica obrigatória que deve ser requerida à Câmara municipal? Se sim, como é que lhe deram um orçamento!!!?, supostamente ó vão fazer a verificação das conformidades/ inconformidades encontradas, passa a relatório.



    SIM, deve pedir orçamentos alternativos, para tal deve munir-se do relatório de inspecção de empresa idónea e que não tenha interesse nos trabalhos a executar.

    PS:
    A Bureau veritas é uma entidade credenciada para inspecções.. tal como é o ISQ.. etc...
    http://www.bureauveritas.pt/

    Sobre:
    http://www.bureauveritas.pt/home/about-us/
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esquecido
    • Skinkx
    • 7 setembro 2016 editado

     # 3

    Com o relatório deles em mão é que o condomínio vai pedir orçamentos para os trabalhos de reparação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esquecido
  3.  # 4

    Liguei à CML, encaminharam-me para a DPFIEM - Divisão de Projecto e Fiscalização de Instalações Eléctricas e Mecânicas onde confirmaram a legitimidade, tinham acesso ao nosso processo de inspeção e explicaram-me passo a passo o que devo fazer.
    Afinal a inspeção foi feita porque a antiga administração tinha feito o pedido. Só que houve atrasos nas inspeções e o nosso mandato é que levou com ela.
    Tirando a chatice do valor enorme a pagar, fiquei satisfeito com o esclarecimento prestado.

    P.S.: Não sei até que ponto não seria mais barato pôr novos elevadores que a longo prazo dêem menos chatices lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

    Há pouco tempo também tivemos uma inspecção dessas no meu prédio. Eles até pediram para que estivesse um elemento da administração do condomínio presente para além da empresa que faz a assistência. Apesar de não fazer parte da Administração este ano fui eu acompanhar a inspeção por estar disponível. Correu tudo bem, apenas fizeram pequenas recomendações sem custos de maior, mas a empresa de assistência já tinha preparado tudo para não haver problemas. A inspeção é obrigatória salvo erro de 10 em 10 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esquecido
  5.  # 6

    Colocado por: esquecidoP.S.: Não foram eles que enviaram o orçamento. Só enviaram as cláusulas de correção, que optámos por pedir orçamentos à OTIS e Schindler.
    Sugestão de mais alguma empresa?


    Meu estimado, as inspecções têm-se reguladas pela Lei nº 65/2013 de 27 de Agosto, que aprova os requisitos de acesso e exercício das actividades das empresas de manutenção de instalações de elevação e das
    entidades inspectoras de instalações de elevação, e seus profissionais, conformando -os com a disciplina da Lei nº 9/2009, de 4 de Março, e do DL nº 92/2010, de 26 de Julho, que transpuseram as Directivas nº 2005/36/CE, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e 2006/123/CE, relativa aos serviços no mercado interno.

    Quanto à sua questão, permita-me apenas uma observação: Com que empresa de manutenção de ascensores é que celebraram o respectivo contrato de manutenção? Em princípio seria com esta que deveriam acordar a feitura das requeridas intervenções, porquanto, se outra empresa que não a primitiva lá obrar e posteriormente ocorrerem anomalias, até que se tenham estranhas à intervenção ora efectuada, pode dar-se o caso de se confrontarem com tentativas de desresponsabilização e atribuição daquelas à terceira que por seu turno se furta a tal ónus.

    Por outro lado, se mantiverem um contrato com a mesma empresa há já vários anos, se o condomínio se tiver entidade de boas contas (não possui dívidas e paga pontualmente), se efectuam o pagamento por débito directo, se efectuam oportunamente todas as reparações extraordinárias comunicadas pela empresa, se nunca foram de "exigir" descontos, têm neste, bons argumentos de negociação para, lograrem um bom desconto na factura e bem assim, alguma folga na satisfação do pagamento.

    Não tenho em memória valores - para tanto teria que recorrer ao nosso arquivo morto para aferir tal informação -, mas posso consigo partilhar uma experiência pessoal relativamente aquando tivemos que instalar um sensor de peso na cabine do nosso ascensor. Em face do - avultado - orçamento inicialmente apresentado pela OTIS, obtivemos, após competente negociação, onde apresentamos todos os nossos argumentos, de um desconto muito, muito generoso (cerca de 50% com pagamento a pronto - neste concreto, acresce ressalvar que estávamos também em fim de contrato, o que também ajudou)...

    Colocado por: CarvaiHá pouco tempo também tivemos uma inspecção dessas no meu prédio. Eles até pediram para que estivesse um elemento da administração do condomínio presente para além da empresa que faz a assistência. Apesar de não fazer parte da Administração este ano fui eu acompanhar a inspeção por estar disponível. Correu tudo bem, apenas fizeram pequenas recomendações sem custos de maior, mas a empresa de assistência já tinha preparado tudo para não haver problemas. A inspeção é obrigatória salvo erro de 10 em 10 anos.


    Decreto-Lei nº 320/2002 de 28 de Dezembro
    Artigo 8º - Realização das inspecções
    1 — As instalações devem ser sujeitas a inspecção com a seguinte periodicidade:
    a) Ascensores:
    i) Dois anos, quando situados em edifícios comerciais ou de prestação de serviços, abertos ao público;
    ii) Quatro anos, quando situados em edifícios mistos, de habitação e comerciais ou de prestação de serviços;
    iii) Quatro anos, quando situados em edifícios habitacionais com mais de 32 fogos ou mais de oito pisos;
    iv) Seis anos, quando situados em edifícios habitacionais não incluídos no número anterior;
    v) Seis anos, quando situados em estabelecimentos industriais;
    vi) Seis anos, nos casos não previstos nos números anteriores;
    b) Escadas mecânicas e tapetes rolantes, dois anos;
    c) Monta-cargas, seis anos.
    2 — Para efeitos do número anterior, não são considerados os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços situados ao nível do acesso principal do edifício.
    3 — Sem prejuízo de menor prazo que resulte da aplicação do disposto no nº 1, decorridas que sejam duas inspecções periódicas, as mesmas passarão a ter periodicidade bienal.
    4 — As inspecções periódicas devem obedecer ao disposto no anexo V do presente diploma, que dele faz parte integrante.
    5 — Se, em resultado das inspecções periódicas, forem impostas cláusulas referentes à segurança de pessoas, deverá proceder-se a uma reinspecção, para verificar o cumprimento dessas cláusulas, nos termos definidos no anexo V.
    6 — Os utilizadores poderão participar à câmara municipal competente o deficiente funcionamento das
    instalações, ou a sua manifesta falta de segurança, podendo a câmara municipal determinar a realização
    de uma inspecção extraordinária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai, esquecido, reginamar
  6.  # 7

    Colocado por: esquecidoSugestão de mais alguma empresa?

    Presumo que seja em Lisboa e por isso recomendo a Keylift (de Odivelas)

    O ano passado também tivemos "problemas" com a inspecção e em vez de arranjar apenas algumas partes, decidimos mudar tudo (excepto cabines) dos elevadores. Para dois elevadores o valor total ficou em cerca de 19.000€. Já os orçamentos de outras 2 empresas de elevadores muito conhecidas andavam nos 30.000€.

    Chamo a atenção que existem alguns pontos de reparação que podem ser feitos sem ser por empresas especializadas em elevadores. Por ex, os elevadores que estão localizados no meio das escadas e que tem uma espécie de rede a proteger, parece que actualmente tem de estar totalmente fechados. Este serviço pode ser feito por qualquer serralheiro ou pedreiro e que de certeza será muito mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esquecido
  7.  # 8

    Colocado por: RibeiroSantos. Por ex, os elevadores que estão localizados no meio das escadas e que tem uma espécie de rede a proteger, parece que actualmente tem de estar totalmente fechados


    Que pena! Esses elevadores davam um charme muito próprio aos prédios. :)
    Concordam com este comentário: Jpires76, esquecido
  8.  # 9

    Colocado por: happy hippy
    Por outro lado, se mantiverem um contrato com a mesma empresa há já vários anos, se o condomínio se tiver entidade de boas contas (não possui dívidas e paga pontualmente), se efectuam o pagamento por débito directo, se efectuam oportunamente todas as reparações extraordinárias comunicadas pela empresa, se nunca foram de "exigir" descontos, têm neste, bons argumentos de negociação para, lograrem um bom desconto na factura e bem assim, alguma folga na satisfação do pagamento.

    Não tenho em memória valores - para tanto teria que recorrer ao nosso arquivo morto para aferir tal informação -, mas posso consigo partilhar uma experiência pessoal relativamente aquando tivemos que instalar um sensor de peso na cabine do nosso ascensor. Em face do - avultado - orçamento inicialmente apresentado pela OTIS, obtivemos, após competente negociação, onde apresentamos todos os nossos argumentos, de um desconto muito, muito generoso (cerca de 50% com pagamento a pronto - neste concreto, acresce ressalvar que estávamos também em fim de contrato, o que também ajudou)...

    Decreto-Lei nº 320/2002 de 28 de Dezembro
    Artigo 8º - Realização das inspecções
    1 — As instalações devem ser sujeitas a inspecção com a seguinte periodicidade:
    iv) Seis anos, quando situados em edifícios habitacionais não incluídos no número anterior;
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carvai,esquecido

    Obrigado pelo esclarecimento e sugestões. Terei em conta na negociação hehe

    Colocado por: RibeiroSantos
    Presumo que seja em Lisboa e por isso recomendo a Keylift (de Odivelas)

    O ano passado também tivemos "problemas" com a inspecção e em vez de arranjar apenas algumas partes, decidimos mudar tudo (excepto cabines) dos elevadores. Para dois elevadores o valor total ficou em cerca de 19.000€. Já os orçamentos de outras 2 empresas de elevadores muito conhecidas andavam nos 30.000€.

    Chamo a atenção que existem alguns pontos de reparação que podem ser feitos sem ser por empresas especializadas em elevadores. Por ex, os elevadores que estão localizados no meio das escadas e que tem uma espécie de rede a proteger, parece que actualmente tem de estar totalmente fechados. Este serviço pode ser feito por qualquer serralheiro ou pedreiro e que de certeza será muito mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:esquecido

    Ah obrigado! Verei isso :)
  9.  # 10

    Colocado por: RibeiroSantos
    Chamo a atenção que existem alguns pontos de reparação que podem ser feitos sem ser por empresas especializadas em elevadores. Por ex, os elevadores que estão localizados no meio das escadas e que tem uma espécie de rede a proteger, parece que actualmente tem de estar totalmente fechados. Este serviço pode ser feito por qualquer serralheiro ou pedreiro e que de certeza será muito mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:esquecido

    É em Lisboa, sim!
    Tem contactos de serralheiros que façam esse trabalho?
 
0.0134 seg. NEW