Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    hoje pela hora de almoço 4 GNR (penso ser florestais) são dos que passam as multas aos cães sem documentos chip, etc. Estes Guardas estavam junto ao meu portão esperando que eu chegasse, não sei como sabiam que eu ia chegar aquela hora, mas o que é certo é que estavam a esperar por mim. Abordaram-me e disseram-me para cortar uma arvore junto a nacional pois os ramos estavam para a estrada, se o não fizesse dentro de uma semana multavam-me, disseram-me quem os mandou foram as infraestruturas de Portugal.
    até aqui nada de estranho, o estranho é não me darem nenhuma notificação para assinar nem para ler, outro facto estranho é as infraestruturas de Portugal, costumam limpar as areas junto das estradas e podar as arvores.
    Sendo assim o mais certo na minha humilde opinião era notificarem-me para eu a cortar, se a não cortasse, cortavam eles mas nunca uma multa, é o que acontece em terrenos confinantes quando os ramos vão para o do vizinho.
    Eu não me importava de cortar a arvore o problema é que ao cortar caí para a estrada e a estrada fica mais baixa que o terreno cerca de 50m, se algo dá errado uma arvore de grande porte lançada a 50 m de altura, mata muita gente.
    Como devo proceder?
    • size
    • 10 setembro 2016

     # 2

    Possivelmente, essa situação da árvore a pender sobre a rodovia configura uma contra-ordenação e, como tal, a multa poderia ser emitida sem aviso prévio de alerta.

    Deve cortar os ramos, atando-os com uma corda. Se forem de grande porte terá que requisitar máquinas e serviços das autoridades para regularem o trânsito no local para tal operação.
    Concordam com este comentário: JPN761
  2.  # 3

    A arvore é sua, se os ramos vão para o vizinho ou para a nacional corte os você. A responsabilidade é sua ...
  3.  # 4

    Tem sorte, no seu caso a GNR fez o que deve, prevenir e depois não cumprindo, autoar.
    Provavelmente para ser notificado, teria de ser por meio de auto de contraordenacao .
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem, reginamar, joana58
  4.  # 5

    Eu sei que se a arvore é minha, eu é que tenho de a podar, mas pensei que se o não fizesse eu eles o fariam por mim. Estou a dizer isto porque é o que acontece se os ramos forem para o vizinho este não pode pedir ás autoridades para me multarem, o que pode fazer é podar as arvores que vão para o terreno dele e polas a beira do meu terreno sem as poder levar e sem que haja custos, com os vizinhos corto-as sempre que necessário, agora com a estrada nacional a coisa muda de figura porque uma arvore de grande porte, plantada a beira do meu terreno que fica a beira da estrada, o meu terreno fica mais alto que a estrada cerca de 50m, mais o tamanho da arvore mais ramos muito grossos da largura da estrada eu tenho-lhe medo.
    Sempre que passo na dita estrada no mês de Dezembro e em junho vejo uma equipa a limpar as bermas com roçadoras e a podar arvores, muitas das vezes passam para fora da estrada e limpam nos terrenos particulares cerca de dois metros em toda a sua extenção paralelamente a estrada, se o mesmo acontecesse no meu terreno eu não me importava até lhe dava a arvore, que vale entre 250 e 300 euros, depois de cortada e rachada vale para aí 1000 euros.

    Porque é que as infraestruturas de Portugal não me mandaram uma carta a mim para a cortar, mas mandaram uma carta a GNR para que eu cortasse a arvore, pedi para ver a carta e não me deixaram.
    Expliquei ao senhor Guarda que a cerca de dois anos já tinha falado com os bombeiros para a cortar e eles disseram que só o faziam se estivesse em prigo iminente de cair.
    Fui a camara Municipal, falei com o presidente que me disse que a estrada não era da camara que não tinha nada a ver com isso, no local chamei o chefe da equipa de limpezas da infraestruturas de Portugal, que me disse está lá tão alta não é preciso fazer nada.
  5.  # 6

    custos para mim. Medo de os cortar porque posso matar alguém.
  6.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    Isso era um mimo..
    Concordam com este comentário:ramos1999

    eles ate fazem se houver uma queixa,,o vizinho dum familiar meu não queria cortar as arvores atras da casa que davam no meu familiar,ora ele fez queixa a câmara que viu que ele não cortava foi la ,cortou e mandou-lhes a conta com uma respectiva multa!
    • size
    • 10 setembro 2016

     # 8

    Colocado por: José1982custos para mim. Medo de os cortar porque posso matar alguém.


    Não é correto que queira endossar para terceiros a responsabilidade do risco de acidente com uma coisa que é sua propriedade.

    Como já referi, na ocasião do corte da árvore terá que requisitar a permanência das autoridades para regular o trânsito. Nada complicado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • ik
    • 10 setembro 2016

     # 9

    Colocado por: size

    Não é correto que queira endossar para terceiros a responsabilidade do risco de acidente com uma coisa que é sua propriedade.

    Como já referi, na ocasião do corte da árvore terá que requisitar a permanência das autoridades para regular o trânsito. Nada complicado.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Penso que o melhor é contratar alguém para a cortar e dar como pagamento a própria árvore, se for a pagar a todos não lhe chegam 1000€
    Concordam com este comentário: C. Lobo, reginamar, joana58
  7.  # 10

    É o que eu pretendo Size, mas não encontro ninguém interessado.
  8.  # 11

    Colocado por: José1982"...mas pensei que se o não fizesse eu eles o fariam por mim."

    É por haver muita gente a pensar assim que os incêndios estão como estão.
    Concordam com este comentário: joana58
  9.  # 12

    Colocado por: nielskyÉ por haver muita gente a pensar assim que os incêndios estão como estão.

    Tretas. Os incêndios estão como estão porque o sistema está mal estruturado e há uma cambada que se "diverte" a atear os fogos.
    Concordam com este comentário: ramos1999, JPN761, joana58
  10.  # 13

    Colocado por: nielsky
    É por haver muita gente a pensar assim que os incêndios estão como estão.

    neste caso devemos estar a falar de uma árvore e não um pinhal,depois quando sabemos que uns "98%" dos incêndios são feitos por incendiários nem que as matas fossem todas limpas os fogos continuavam!
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 14

    Caros ramos1999 e treker666,

    Eu não me referia á questão dos incêndios porque isso é uma questão demasiada complexa. Tal como há legislação que não é cumprida nem autoridade que a faça cumprir.
    Referia-me apenas à parte do "como a mim não me incomoda se eu não fizer eles depois hão de fazer".
  12.  # 15

    Colocado por: José1982
    Como devo proceder?


    Meu estimado, resulta do artº 1305º do CC, sob a epígrafe “conteúdo do direito de propriedade” que “o proprietário goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruição e disposição das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei e com observação das restrições por ela impostas". O direito de propriedade não é, pois, um direito absoluto, já que a lei prevê situações em que é necessário impor limites ao seu exercício.

    No direito de propriedade sobre prédios, dados os conflitos de vizinhança que se geram com o exercício pleno desse direito - e os conflitos surgem quando o exercício do direito de propriedade se repercute no exercício do direito do prédio vizinho - teve o legislador que impor restrições ao seu exercício. É que certas formas do exercício do direito de propriedade sobre imóveis, muito embora não implique a intromissão em prédio alheio, repercute-se para além dos limites horizontais do respectivo imóvel, indo afectar a propriedade de outrem. Com a devida analogia, a via publica.

    Destarte, relativamente à obrigatoriedade do corte e respectivas coimas para as infracções incorridas, pode e deve consultar a Postura Municipal de Conservação, Limpeza e Ocupação da Via Pública. Quanto à feitura do trabalho, contrate os serviços de um madeireiro para que efectue o corte da árvore.
    Concordam com este comentário: reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  13.  # 16

    Quanto a questão da arvore, entreguei-a a um madeireiro que para a semana trás uma maquina e não a deixa cair para a estrada.
    Todos os meus terrenos estão limpos e as arvores podadas, neste caso concreto o terreno também está livre e as outras arvores cortadas, menos esta pelo simples facto de ser muito complexa a sua remoção do local, estamos a falar de uma arvore que se encontra num terreno que cofina com a estrada naciponal, mas mais alta que esta cerca de 50m + a altura da arvore. Há cerca de alguns anos atrás até agora pedi aos bombeiros, que pelo menos ma aparacem, disseram , que só o faziam se representasse perigo para a via, fui a camara municipal, falei com o presidente, mandou lá os representantes da proteção civil da camara e estes disseram que não representava prigo e estava muito alta os ramos não faziam mal a ninguém, todos os anos digo a equipa de limpezas da infraestruturas de Portugal para me podarem a arvore, dizem que não causa perigo nenhum nem embaraça o transito.
    Para não haver mais problemas deia-a a um madeireiro, mas ele assinou-me um termo de responsabilidade em que assume todos os prejuízos que esta possa causar.

    O que gostaria de saber para que no futuro não tenha estes problemas é o seguinte:

    1º Todos nós sabemos que se as arvores de um vizinho estenderem os ramos para o nosso terreno e este não as puder ou quiser cortar, nós dentro de alguns dias podemos fazer o trabalho por ele e temos de lhe deixar lá os ramos que cortamos e não lhe podemos apresentar a conta.~
    2º Todos nós que andamos nas estradas todos os dias , já vimos a equipa de limpezas que trabalham para as infraestruturas a cortar para dentro dos terrenos de particulares numa faixa de cerca de 3 metros de largo.
    3º Já vimos a podar arvores que tem ramos para as estradas, isso acontece com bastantes amigos meus e nunca nenhum recebeu contas para pagar.
    Existem muitas zonas aqui na região de terrenos abandonados onde os donos se desconhecem ou estão no estrangeiro.
    4º existem outros casos mais graves, em que os ramos batem nos parabrisas dos camionistas e nada fazem.
    Pedia alguém que nas infraestruturas de Portugal conseguisse obter essa informação.
  14.  # 17

    Só há uma coisa que não percebo nesta estória: como é que uma árvore a 50m (de certeza que são 50m? Isso é um prédio de 15 andares! Podemos ver uma foto?) de altura em relação à estrada causa qualquer tipo de problema ao trânsito? Não me parece que possa ser visto como medida preventiva pois o que mais há por essa estradas fora são árvores nas bermas cujos ramos caem de certeza na estrada se lhes der para cair.
  15.  # 18

    Colocado por: mhpintoSó há uma coisa que não percebo nesta estória: como é que uma árvore a 50m (de certeza que são 50m? Isso é um prédio de 15 andares!


    Os 50 metros não serão da árvore sozinha, o terreno deve ter um bom desnível.
  16.  # 19

  17.  # 20

 
0.0220 seg. NEW