Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Terminadas as obras gerais de remodelação de um apartamento, a última coisa a instalar foi o vidro (temperado) na parede frontal da cozinha. Deixo uma foto do final de montagem de toda a cozinha:

    cozinha final

    Não acompanhei a respectiva montagem e nesse dia o empreiteiro garantiu-me estar tudo ok. Quando chego a casa, fui verificar todos os pormenores da instalação do vidro e encontrei alguns pontos pretos, pensara eu ser de sujidade.

    Experimentei "raspar" com a unha e não saiu, experimentei esfregar com detergente neutro e ficou na mesma. Chamei o empreiteiro a casa para verificar, disse-me que não sabia o porquê daqueles pontos e que iria falar com os instaladores. Quem fez o vidro, disse que poderia ser apenas cola, uma de cor preta que é usada nas vidrarias. Pediu ao empreiteiro para limpar com um solvente, que resolveria o problema. Utilizado o respectivo solvente, também não resultou.

    Estas são as imagens das marcas no vidro:

    1
    2
    3

    Alguém sabe o que possa ser estas manchas e/ou ter causado isto?

    Alguma solução para tentar resolver e limpar estes pontos negros?

    Os pontos negros não são salientes (se o fossem sairia com facilidade até à unha, julgo), parecem-me mesmo cravados no vidro, em certa parte até me parecem "cavados" mesmo. O empreiteiro que experimentou o tal solvente, diz que vai agendar visita com a equipa técnica que instalou o vidro para verificar a situação.

    Do meu lado, desconfio e temo o pior. Já chego a duvidar se é mesmo vidro temperado, porque estas manchas perecem-me "queimado" (limalha ou pingo de solda (?)), sendo o material acrílico (que confesso, já duvidar se não é mesmo) acho que isto pode acontecer em contacto com partículas quentes, no vidro temperado acho um pouco impossível (?).

    Sou da área de Lisboa, se alguém me puder ajudar na resolução ou aconselhar algum técnico para poder resolver este problema, agradeço.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Isso não terá sido devido a faíscas decorrentes de cortes com rebarbadora!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tartofs
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasIsso não terá sido devido a faíscas decorrentes de cortes com rebarbadora!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tartofs


    Boas Pedro, obrigado pelo comentário.

    Estou desconfiado que sim, mas reafirmo, desconfiado apenas. Quer empreiteiro, quer quem fez a montagem, não me falaram (ainda) dessa possibilidade.

    Mas pergunto, as faíscas de rebarbadora marcam assim um vidro temperado?
  4.  # 4

    Isso é vidro temperado mas é lacado na face encostado à parede, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tartofs
  5.  # 5

    Colocado por: callinasIsso é vidro temperado mas é lacado na face encostado à parede, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tartofs


    Sim, é lacado por trás.
  6.  # 6

    Colocado por: tartofs

    Sim, é lacado por trás.
    ´

    pode ser o lacado danificado pelo transporte ou montagem.....
    Concordam com este comentário: callinas
    • pjf
    • 15 setembro 2016

     # 7

    Colocado por: tartofs

    Sim, é lacado por trás.


    Colocado por: tartofs

    Sim, é lacado por trás.
    Era capaz de dizer que coláram o vidro com silicone sanitário, se foi vão aparecer mais manchas.
  7.  # 8

    loverscout

    As marcas são na frente do vidro, não por trás.

    pjf

    Foi-me garantido que o vidro foi colado com cola (não silicone) destinado para o efeito.

    De qualquer das formas, repito, as marcas são no parte frontal do vidro, não na traseira (no lacado).

    ::::::::::::::::::::::::::::

    Na última foto, consegue-se perceber o sombreado que a marca faz, sombreado esse que aparece destacado no lacado, que pode induzir em erro, devido ao reflexo. Acrescento ainda que as marcas são algo rugosas, por isso ter dito que me parece algo do tipo "queimado".

    Todas as restantes manchas claras na foto, são reflexo do vidro. Em termos do lacado está tudo ok.
  8.  # 9

    e esse rugoso que fala, sente que é cavado no vidro ou é algo por cima de vidro(tipo saido)

    pode tentar com uma espatula, coberta com um pano tentar remover essa rugosidade.....mas eu chamava a malta do vidro para verem e resolverem!
  9.  # 10

    Provávelmente algum inteligente andou a cortar alguma coisa perto do vidro e saltaram limalhas incandescente que queimaram o vidro.
  10.  # 11

    Experimente remover com a lâmina de um x-acto.
 
0.0152 seg. NEW