Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Anonimo09092021Recentemente, surgiu a hipótese de adquirir um terreno de cerca de 7600m2 com cerca de 5600m2 em área urbana e 2000m2 em zona rural de transição. Dentro destes 2000, estão 600 e poucos m2 muradas com uma moradia tradicional antiga, muito bem estimada.

    As minhas questões são:

    1) O terreno já teve um destaque, há mais de 20 anos, consigo voltar a destacar a parcela dos 600m2, correto?

    2) No 5600m2 restantes em área urbana, pensei fazer loteamento de 4 terrenos (um para a minha casa) de cerca de 900m2 (22x40m). Sobram ainda cerca de 2000m2 de área urbana e mais 1400 de área rural de transição, à entrada do terreno. Como se pode ver nas plantas que anexo, o terreno está classificado como CA. Posso torná-lo urbano, uma vez que se encontra numa área dessa tipologia? Como devo proceder?

    3) Para criar o loteamento, o que sou obrigado a construir?

    4) Gostava de fazer alguns arranjos na moradia que já lá se encontra pois pretendo viver lá até a minha casa ser construída e vendê-la depois com algum valor acrescentado. Alguma ideia de quanto ficaria um telhado completamente novo, com isolamento da laje de teto da casa (o sotão não vai ser utilizado) para uma moradia rectangular, de duas águas, com 110m2? É na zona de Alcobaça.


    1 - correcto, desde que garanta o acesso ao terreno, não pode ficar impedido de acesso a via publica.
    2- Talvez, só analizando o os indices do PDM. O terreno pare-me demasiado comprido e estreito, e somente com viabilidade de acesso através do lote da casa existente. Não me parece bom negócio fazer um loteamento ( além das infra-estruturas viarias e não só - aguas, residuais, pluviais, telecom, iluminação publica, gas, inlcuindo deposito, terá também de ceder (ou pagar para não as ter), as areas referentes a zonas verdes e de equipamento colectivo. Garantir estacionamento na via publica, garantir ares de manobras para dar a volta, garantir um perfil minimo de arruamento + passeios.

    3- Responddo em 2.

    4. Dependendo do estado, mas pelo aspecto, não me parece ser bom negócio, alterar a cobertura e isolamento termico sobre a laje de cobertura, uns 100 a 120€/m2, Mas essa casa deve estar a necessitar de um refresch interior.. muito fora de moda e os sistemas de canalização idem.
  2.  # 2

    Certo..
    A solução mais viável para esse caso seria efectuar um "condomínio.", em que cada proprietário tem uma fracção.
    Mas ramais de aguas, esgotos, pluviais, electricidade e telecomunicações terão de ser equacionados de forma a serem conectados ás redes publicas..Tudo suportado pelo promotor.

    Não será barato, talvez o investimento ande na ordem dos 10-15.000€/lote. fora taxasa, taxinhas e projectos de infra-estruturas. e surpresas para reforços de ramais.
  3.  # 3

    Loteamentos é para profissionais e mesmo assim, só para aqueles muito pacientes.
    Só no arruamento e estacionamentos ia gastar uma fortuna.
    Eventualmente a EDP iria exigir um PT
    Os valores que o Pedro referiu estão muito longe da realidade, talvez o dobro seja um valor mais correcto.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaOs valores que o Pedro referiu estão muito longe da realidade, talvez o dobro seja um valor mais correcto.

    Valor se for para fracções de condomínio... sem PT

    Aqui pela terrinha, tive um loteamento confinante com estrada municipal... sem necessidade de PT, e os custos ascenderam por lote a cerca de 19.000€/unidade
  5.  # 5

    Aproveitando o tópico do user, e espero não estar a abusar, a ver se me ajudam.

    Tenho um terreno com mais de 8000m2 todo em zona de construção. Tem acesso por duas frentes. Nunca teve destaque.
    Quero vendê-lo mas estava a pensar em dividi-lo em dois com um destaque.

    A minha dúvida é a seguinte: Será que posso dividir em 4?
  6.  # 6

    Colocado por: jfsmoreiraA minha dúvida é a seguinte: Será que posso dividir em 4?

    Só se lotear.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  7.  # 7

    Lotear está fora de questão... exige muito $$$
  8.  # 8

    Possível deve ser, mas com o projecto para destaque tera que fazer escrituras. Com o imóvel hipotecado o banco também tera que opinar.
    Além disso para destacar tem que ter la uma casa e projecto para outra... No outro lado, pelo menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo09092021Há alguma forma de fazer um destaque num terreno hipotecado?

    Só com a aprovação do titular da hipoteca Caso seja aceite, o mais provável é exigir a hipoteca dos dois lotes resultantes do destaque, a não ser que o valor em dívida seja muito baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
 
0.0158 seg. NEW