Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Sim é facil.
    É mais barato do que a solução termossifão?
  2.  # 42

    Colocado por: Bruno_Dias_PSim é facil.
    É mais barato do que a solução termossifão?


    Não confunda as coisas. Faz sentido ter um painel solar, seja de que tipo for para aqs. Depois tem que ter apoio pois pode não ser auto-suficiente...
    • Mind
    • 21 setembro 2016

     # 43

    A mim fica me mais em conta o facto de ter a lenha quanto quero...ou seja nos meses de sol tenho o termossifão e estou tranquilo...se vir que a temp. da agua não esta aquela coisa acendo o recuperador (no inverno e meses de mais frio).

    O problema é ter que optar por um sistema de circulação forçada para ter isto tudo a trabalhar. Não compensa o investimento e penso que em termos de manutenção é mais problematico. Já para não falar que moro numa zona onde os cortes de electrecidade são constantes principalmente no inverno/outono que é quando mais preciso de usar o recuperador e se o sistema electrico não funcionar não posso sequer acender o recuperador!!!
  3.  # 44

    Mind onde mora?... Também preciso de lenha a borla...😊

    (como é obvio... Não responda)
    Concordam com este comentário: Mind
  4.  # 45

    Nao me digam o antigo esquentador é a solução mais económica?
    •  
      mhpinto
    • 21 setembro 2016 editado

     # 46

    Caro Bruno_Dias_P:

    Em que zona do país é a sua casa?
    Tenha em atenção que muitos comentários aqui parecem provir de pessoal que mora nas zonas mais frias do país, pelo que normal será que consumam mais no apoio aos painéis.
    Do muito que já li aqui no fórum sobre esta questão, nomeadamente em termos de consumos de eletricidade, e sendo que vou construir na zona de Lisboa, a minha opção para AQS vai para painel com circulação forçada com uma resistência de apoio. Não vou ter aquecimento central, simplesmente um recuperador a ar.
    Isto vai também no sentido de evitar ter instalação de gás em casa.
    • Mind
    • 21 setembro 2016

     # 47

    Exactamente, tenho ideia que cada caso é um caso, cada casa é uma casa...

    No meu caso, e visto que a minha moradia situa-se numa zona a Norte do pais, onde abunda matéria combustível (madeira) e também frio, preciso de usar de todo a lareira (recuperador) como aproveitamento de AQS!

    Agora vamos lá ver uma coisa, e cheguem se a frente os entendidos:

    - É POSSÍVEL ou NÃO ter um sistema de painel solar termossifão (TS) + Recuperador de calor a lenha com serpentina para aquecimento de aguas sanitárias!???????

    Os entendidos dizem que não... outros dizem que sim... Em que ficamos??
  5.  # 48

    Tudo e possível, os resultados podem não ser os melhores.

    A sua ideia é ter um termosifao, esse termosifao deve ter uma serpentina onde liga o recuperador para aquecer.?
    Se é isto., então não faz grande sentido, levar o circuito do recuperador ao telhado, mais as perdas pelo caminho, mais as perdas no inverno no termosifao exterior, mais a bomba de circulação do recuperador que terá de ser nem mais potente.

    Faz mais sentido ter painéis solares com reservatório interior, o qual tem uma serpentina para o solar e outra para o recuperador.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mind
    • Mind
    • 21 setembro 2016

     # 49

    Obrigado @callinas alguém com coragem de defender um pensamento com pés e cabeça!

    Entendo perfeitamente que as perdas irão ser muitas...mas se pensar assim ninguém instalaria sistemas (TS) visto que são claramente menos eficazes que os (CF).

    Mas aqui também entram custos de instalação e de manutenção! Claramente que o (TS) é o escolhido por isso...por ser mais simples e barato!

    A questão é se irei ter problemas de maior se interligar o sistema de serpentina a um sistema TS e claro que neste caso o reservatório terá que estar preparado para ligar o recuperador e o painel ao mesmo tempo!

    (Se estiver a dizer alguma asneira por favor estejam a vontade para me corrigir).


    Obrigado!
  6.  # 50

    Há quem tenha um reservatório interior com serpentina do recuperador de calor. Esse reservatório recebe água quente, morna ou fria de um termosifao.

    Até há uns recuperadores que têm o reservatório de AQS no seu interior.
    No verão faz um bypass ao recuperador, no inverno recebe agua do termosifao
    São soluções um pouco rebuscadas.
  7.  # 51

    Colocado por: Mind- ÉPOSSÍVELouNÃOter um sistema de painel solar termossifão (TS) + Recuperador de calor a lenha com serpentina para aquecimento de aguas sanitárias!???????
    sim, é possivél desde que o recuperador tenha caldeira para esse efeito pois o termosifão não tem serpentina para outras fontes alternativas, no entanto é uma muito má solução para necessidades medianas por exemplo não dá para muito mais que 150 litros de agua de consumo e com pouco caudal.
  8.  # 52

    Colocado por: MindExactamente, tenho ideia que cada caso é um caso, cada casa é uma casa...

    No meu caso, e visto que a minha moradia situa-se numa zona a Norte do pais, onde abunda matéria combustível (madeira) e também frio, preciso de usar de todo a lareira (recuperador) como aproveitamento de AQS!

    Agora vamos lá ver uma coisa, e cheguem se a frente os entendidos:

    - ÉPOSSÍVELouNÃOter um sistema de painel solar termossifão (TS) + Recuperador de calor a lenha com serpentina para aquecimento de aguas sanitárias!???????

    Os entendidos dizem que não... outros dizem que sim... Em que ficamos??


    O que você descreveu lá atrás, para mim, não é um sistema, é uma invenção.

    E se tiver o depósito solar mais alto que o recuperador de calor, o problema da falta de electricidade é igual em ambas as situações.

    Basicamente, ou opta por termossifão ou, se quer combinar com lenha, tem que meter depósito. O resto são chanatos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 53

    Colocado por: SkinkxE se tiver o depósito solar mais alto que o recuperador de calor, o problema da falta de electricidade é igual em ambas as situações.
    se falhar a luz funciona na mesma, á muitos sistemas assim, deposito mais alto que o recuperador, mete lenha e aquece o deposito se existir sistema de aquecimento aquece os pisos superiores
    Concordam com este comentário: jorgealves, Mind
  10.  # 54

    Colocado por: Sergio Rodriguesse falhar a luz funciona na mesma, á muitos sistemas assim, deposito mais alto que o recuperador, mete lenha e aquece o deposito se existir sistema de aquecimento aquece os pisos superiores


    Exactamente, por isso a suposta mais-valia do termossifão perante uma eventual falta de electricidade pode perfeitamente ser considerada também no caso de circulação forçada.
    Concordam com este comentário: Mind
    • Mind
    • 22 setembro 2016

     # 55

    Pessoal acho que todos sabemos que um recuperador de calor para aquecimento de aguas funciona exatamente como uma serpertina...os que tem a tal caldeira incorporada servem para fazer o aquecimento central (que variam nas litragens)!

    Ou seja o que eu quero é basicamente um recuperador que funciona como uma serpentina (para alem de ser termoventilado, aquecendo tambem o ambiente).

    Este iria por sua vez ser ligado ao mesmo termo(deposito) que estava a ser aquecido pelo painel solar!

    Qual é o mal?
  11.  # 56

    É que nao existem recuperadores ventilados com caldeira a agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  12.  # 57

    Um recuperador com caldeira para AQS é diferente de um com caldeira para aquecimento, a menos que beba agua do aquecimento, o que nao sera muito saudável.
    • DAJP
    • 22 setembro 2016

     # 58

    Mas uma bomba de calor bem dimensionado não fica mais barata do que até um sistema de termossifao bom?

    Gastos para uma bomba de calor anuais para 250l - 15€x12meses = 180€

    Gastos para apoio eléctrico termossifão 250l - 40€x6meses=240€

    Ou seja, se não quiserem por gás parece me que a bomba calor é a melhor opção e em termos de manutenção tem um valor mais baixo.

    Espero não estar a dizer nenhuma asneira.
    • Mind
    • 22 setembro 2016

     # 59

    Colocado por: jorgealvesÉ que nao existem recuperadores ventilados com caldeira a agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmarinho


    Mas alguem falou em recuperadores com caldeira para aquecer agua?

    Eu falei sim em recuperadores com serpentina e ventilados...
  13.  # 60

    Colocado por: Mind

    Mas alguem falou em recuperadores com caldeira para aquecer agua?

    Eu falei sim em recuperadores com serpentina e ventilados...


    Se tem serpentina, vai aquecer o quê? Vinho tinto?
 
0.0243 seg. NEW