Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Estou com problemas de humidade na casa de banho da suite (tipo "bolor" preto apenas no teto) e também no armário embutido da suite cuja parede é comum a este wc. Preciso de tentar avaliar qual a causa porque o apartamento não tem mais humidade nenhuma.
    Que tipo de técnico devo consultar para tentar avaliar a causa, antes de mandar pintar porque receio que não seja suficiente.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Em principio, e pelo que descreve, devem ser condensações por inadequada ventilação.
    Se possível ponha umas fotos para melhor diagnóstico.
    Concordam com este comentário: loverscout, Vítor Magalhães
  3.  # 3

    o bolor preto do teto, pode ser feitio e não defeito. É no tecto todo, ou apenas sobre o chuveiro?

    o meu wc sobre desse mal, no inverno começa a surgir esse bolor preto no teto, mas apenas sobre o chuveiro. mesmo abrindo a janela a ventilação é insuficiente, mas tambem existem dias de chuva, que a humidade lá fora é ainda maior do que a humidade que fica no wc, depois de tomarmos banho. nada que me preocupe, uma passagem com lixivia, de tempos a tempos, resolve o problema, e quando começa a primavera, deixo de ter esse problema.

    agora o do armário é que pode ser mais complicado. é a parede onde encosta o chuveiro? se sim desconfio que tem uma impermeabilização mal feita, ou mesmo inexistente.
  4.  # 4

    Colocado por: inescfhumidade na casa de banho da suite (tipo "bolor" preto apenas no teto) e também no armário embutido da suite cuja parede é comum a este wc


    Se o armário está parede meia com a zona do banho/duche pode ser impermeabilização deficiente ou ausência dela em particular nessa zona.
    A wc tem janelas ou extrator de ar?
  5.  # 5

    Obrigada pelos comentários.
    Logo tiro fotos e coloco, não é só por cima do chuveiro mas é mais significativo aí. E a parede do armário é exactamente onde encosta o chuveiro :(
    Já moro lá há 8 anos e nunca aconteceu, começou no inverno passado, e pensamos em esperar pelo verão para ver se persistia ou se melhorava, mas não melhorou nada... :(
    Este wc não tem janela, apenas um ventilador...
  6.  # 6

    Colocado por: inescfEste wc não tem janela, apenas um ventilador...


    Existem 3 factores que fazem acumular fungos e bolores.
    Falta de ventilação/circulação de ar;
    Falta de luz solar/claridade;
    Humidade no ar/vapor.

    Parece-me que tem os 3 problemas reunidos....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inescf
  7.  # 7

    Bom dia

    Queria adicionar as fotos e não estou a conseguir. Não me parece complicado mas dá me sempre indicação de erro e não carrega nada. Que posso estar a fazer mal?

    Obrigada
  8.  # 8

    O tamanho máximo é de 5MB, por isso verifique qual o tamanho da foto que está a tentar colocar. Caso continue a dar erro, pode sempre fazer upload da imagem para um site/serviço qualquer e depois coloca aqui o(s) link(s).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inescf
  9.  # 9

    Bom dia

    Seguem as fotos.

    Tetointerior armário
  10.  # 10

    Na wc é condensação por falta de evacuação do vapor dos banhos e de circulação de ar.
    Atrás do roupeiro a mim parece-me infiltração de água da zona de duche, não deve ter impermeabilização.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inescf
  11.  # 11

    O extractor de ar que lá está já é antigo.
    Será que se colocar um novo funcionaria melhor? Sei lá com mais potência... (posso estar a dizer um grande asneira, não faço ideia se estes aparelhos são classificados assim).
  12.  # 12

    Colocado por: inescfO extractor de ar que lá está já é antigo.
    Será que se colocar um novo funcionaria melhor? Sei lá com mais potência... (posso estar a dizer um grande asneira, não faço ideia se estes aparelhos são classificados assim).


    Quando o liga tem alguma janela doutra divisão entreaberta e as portas interiores abertas para fazer passagem?
    Não se esqueça que o ar para sair tem de ter um ponto de admissão ou seja tem de ter por onde entrar para ser extraído, caso contrário o aparelho tenderá a funcionar em vácuo.
  13.  # 13

    Não tinha esse hábito de abrir a janela. Mas ultimamente tenho feito isso depois dos banhos abrir um pouco a janela do quarto contíguo.
    Até nem tenho fechado a porta interior, que liga ao quarto, durante o banho, tenho deixado sempre aberta para não acumular tanto vapor, mas não vejo melhoras.
  14.  # 14

    o problema do tecto até se resolve com relativa facilidade, melhorar a ventilação. não tem uma entrada de ar na casa de banho, como foi dito para o ar sair ele ter que entrar.

    agora o problema do roupeiro é que é complicado e não o resolve sem gastar algum dinheiro. cheira-me que tem que tirar a base, tirar os azulejos, impermeabilizar muito bem a zona. tem todo o aspecto de a parede ter sido rebocada, ter levado o azulejo em cima sem levar qualquer impermeabilização.

    ou então pode ter sorte e ter solução simples, tem senhoras a tomar banho nesse wc? alguma vez limpou os cabelos que se acumulam? o meu chuveiro, por acaso está do lado da parede da rua, logo não dá para ver essa humidade. mas o vizinho de baixo queixou-se que "chovia" na casa de banho, fui ver e quando tomavamos banho, pingava literalmente do tecto do wc dele. Depois associei que o meu chuveiro demorava mais tempo a escoar a água, e deduzi que pudesse estar entupido, o que se comprovou, como demorava mais tempo a escoar a agua, ela escava-se entre a base do chuveiro e o encaixe do esgoto, alguem não vedou aquilo bem. Ao desentupir o esgoto dos cabelos das senhoras lá de casa, passou a escoar rapidamente e deixou de chover no wc no vizinho.
 
0.0177 seg. NEW