Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A construção da casa tem sido um autentico pesadelo, deparei-me com esta situação : a obra não foi realizada de acordo com o desenho de estabilidade dos elementos estruturais . POr exemplo não foram utilizadas asnas, mas sim perfiz em ómega, paralelamente as paredes em vez de perpendicular como no desenho , os perfiz das paredes tem apenas 1.5 mm de espessura . Confrontei o arquiteto com esta situação e ele disse que durante a obra podiam-se realizar alterações deste género. Pergunto , então para que serve este projecto???
    O que significa UE 120X80X6
      est.png
  2.  # 2

    O que diz o autor do projecto de estabilidade, é esse que deve confrontar. alterações são passiveis, de aocntecer, mas normalmente é porue alguém recalculou de novo o sistema.... Quem é o responsável pela alteração ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helderdls
  3.  # 3

    O empreiteiro . Isto tem sido uma guerra!!!
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasO que diz o autor do projecto de estabilidade


    Colocado por: RSalgadoO que significa UE 120X80X6


    Perfil U? ou tubo rectangular com 120x80mm e 6mm de espessura...

    PS: acho estranha essa estrutura... isso vai ser uma habitação? e as paredes vão ser preenchidas como?

    TEM de SE ACONSELHAR com o ENGENHEIRO que CALCULOU a ESTRUTURA.... o que lhe disse o homem?. ( esqueça agora o arquitecto)
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSalgado
  5.  # 5

    Isto esta lindo, os perfis utilizados tem apenas 1.5mm de espessura.
    Sim é uma habitação, já praticamente concluída , as paredes são compostas por placas de cimento eps com silicato de cálcio em ambos os lados (5cm esp.), xps (5cm) , 2 cm de espaço vazio, e placas de silicato de cálcio distanciadas entre si por 2 mm, fazendo fachada ventilada , link com fotos


    No verão supostamente a casa era 48% melhor do que a referencia, contudo é um autentico forno, e na zona do perfis metálicos esta sempre muito mais quente (quando há sol)
    Não conheço o Eng. é um amigo do Arq.
    Uma coisa é certa o termo de estabilidade foi completamente marginalizado, isto não pode colocar os residentes em perigo?????
  6.  # 6

    Colocado por: RSalgadoIsto esta lindo, os perfis utilizados tem apenas 1.5mm de espessura.
    Sim é uma habitação, já praticamente concluída , as paredes são compostas por placas de cimento eps com silicato de cálcio em ambos os lados (5cm esp.), xps (5cm) , 2 cm de espaço vazio, e placas de silicato de cálcio distanciadas entre si por 2 mm, fazendo fachada ventilada , link com fotos


    No verão supostamente a casa era 48% melhor do que a referencia, contudo é um autentico forno, e na zona do perfis metálicos esta sempre muito mais quente (quando há sol)
    Não conheço o Eng. é um amigo do Arq.
    Uma coisa é certa o termo de estabilidade foi completamente marginalizado, isto não pode colocar os residentes em perigo?????


    Se coloca os em perigo, só se em caso de sismo... Mesmo assim

    Agora, já seria de prever que a casa fosse quentinha no Verão.

    Não sei quanto custou a casa, mas é um pouco brincar com o dinheiro. Em vez de 160m2 fazia só 130, mas algo a sério.
  7.  # 7

    Colocado por: callinas

    Se coloca os em perigo, só se em caso de sismo... Mesmo assim

    Agora, já seria de prever que a casa fosse quentinha no Verão.

    Não sei quanto custou a casa, mas é um pouco brincar com o dinheiro. Em vez de 160m2 fazia só 130, mas algo a sério.


    Ao não respeitar o projeto de estabilidade posso coloca-los em tribunal?
    Porque prevê que fosse quentinha? Segundo o prejecto térmico era bom.
    A área bruta da casa e de cerca de 120 m2 e o preço ronda os 90 mil € . Se arrependimento matasse já tinha morrido mais de 1000 vezes, vai-se na cantiga depois já é tarde.
  8.  # 8

    Colocado por: RSalgadoAo não respeitar o projeto de estabilidade posso coloca-los em tribunal?

    No mínimo, o autor do projecto de estabilidade, tem que fazer um aditamento ao projecto, com um novo termo de responsabilidade, para entregar na Câmara Municipal.
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta
    No mínimo, o autor do projecto de estabilidade, tem que fazer um aditamento ao projecto, com um novo termo de responsabilidade, para entregar na Câmara Municipal.


    Isso não foi feito.
    E caso fosse feito o resultado dos cálculos teria de estar de acordo com as normas, certo?
    È que de 6 mm para 1.5 vai muita diferença.
    Estou tramado!!! O que posso fazer??
    • DM
    • 22 setembro 2016

     # 10

    Essa estrutura é em aço leve, aço enformado a frio, tem espessuras pequenas.

    Esse perfil UE é um perfil em C mas com os bordos dobrados para melhorar a estabilidade do perfil, nesse caso tem uma altura de 120mm de altura, 80mm de largura e a dobra é de 6mm e a espessura pode ser os tais 1.5mm.

    O facto de trocarem as asnas, elementos compostos, por perfis e no sentido do maior comprimento é que não faz grande sentido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSalgado
  10.  # 11

    Colocado por: DM

    O facto de trocarem as asnas, elementos compostos, por perfis e no sentido do maior comprimento é que não faz grande sentido...


    Essa alteração poderá afectar a estrutura?
  11.  # 12

    Colocado por: RSalgadoIsto esta lindo, os perfis utilizados tem apenas 1.5mm de espessura.
    Sim é uma habitação, já praticamente concluída , as paredes são compostas por placas de cimento eps com silicato de cálcio em ambos os lados (5cm esp.), xps (5cm) , 2 cm de espaço vazio, e placas de silicato de cálcio distanciadas entre si por 2 mm, fazendo fachada ventilada , link com fotos


    No verão supostamente a casa era 48% melhor do que a referencia, contudo é um autentico forno, e na zona do perfis metálicos esta sempre muito mais quente (quando há sol)
    Não conheço o Eng. é um amigo do Arq.
    Uma coisa é certa o termo de estabilidade foi completamente marginalizado, isto não pode colocar os residentes em perigo?????


    E as caixilharias foram instaladas conforme o projecto? Com as respectivas protecções solares?
  12.  # 13

    O problema esta nas paredes, ao fim do dia com o sol a bater na parede (exterior) tenho na parede interior 27ºC e na zona dos perfis 31º C estando uma temperatura ambiente de 25.5 º e no exterior somente 21,5ºC.
    Com o director técnico de obra, que é o Arq. não posso contar pois defende apenas os interesses do construtor .
    Como estou a ter muitos problemas gostaria de saber se podem aconselhar um consultor ou fiscal da zona de Aveiro, para fiscalizar a obra.
    Att
  13.  # 14

    Colocado por: RSalgadoCom o director técnico de obra, que é o Arq. não posso contar pois defende apenas os interesses do construtor .

    Já o ameaçou de queixa na Ordem profissional?

    Não tem um Director de fiscalização nomeado? para o defender a si?
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Já o ameaçou de queixa na Ordem profissional?

    Não tem um Director de fiscalização nomeado? para o defender a si?
    ´

    Não não tenho. Dai ter pedido ajuda.
    Já ameacei com tribunal ( construtor, Arq, e o tipo do alvará ) e carta para a ordem e falei com um advogado.
    Mas estou a ver isto muito complicado, e problemas que não vão conseguir resolver.
    Att
  15.  # 16

    Colocado por: RSalgadoNão não tenho. Dai ter pedido ajuda.

    Tem que ter, é obrigatório por lei.
    Pode é não saber quem é.
    Na volta o arq é o Diretor de fiscalização e o Diretor técnico é o empreiteiro ou alguém contratado por ele.
  16.  # 17

    Colocado por: RSalgadoJá ameacei com tribunal construtor, Arq, e o tipo do alvará

    O construtor não é o titular do alvará?
  17.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    O construtor não é o titular do alvará?


    Não. É um amigo do construtor .
  18.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Tem que ter, é obrigatório por lei.
    Pode é não saber quem é.
    Na volta o arq é o Diretor de fiscalização e o Diretor técnico é o empreiteiro ou alguém contratado por ele.


    É isso , mesmo. (Descrevi mal as funções atribuídas a cada um.)
  19.  # 20

    Colocado por: RSalgadoNão. É um amigo do construtor .

    A coisa correu mal porque você se pôs a jeito...agora contrate o zédasilva que ele é gajo para o ajudar a resolver isso.
 
0.0279 seg. NEW