Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Picareta
    Você vai ter que contratar um coordenador de projectos, ele saberá que projectos terão de ser feitos para a câmara lhe autorizar a construção. Esteja descansado que se faltar algum, a Câmara vai pedi-lo.

    Parece-me é que anda a ver se alguém lhe diz que não precisa de projectos pelo facto de ser em betão prefabricado, mas não tenha ilusões que isso não vai acontecer.


    Preciso de um Coordenador de projetos???

    Não ando não meu amigo.
    Posso-lhe dizer que trabalhei 15 anos numa das maiores empresas de construção civil d mPortugal e sei fazer as coisas dentro de todos os requisitos legais.


    Mas tb sei que hoje, para alguém mudar um azulejo pensa que é preciso um arquiteto ou para fazer uma parede de alvenaria um engenheiro, até eles proprios.
    É como os técnicos de SHT que referi acima, ou não é verdade?

    Mas a questão nem é esta, eu vim aqui fazer uma questão porque não estou informado sobre todos os requisitos camararios para apresentar um projeto para licenciamento.

    Sei que esta conversa é muito controversa e cada um tem a sua opinião. Eu trabalho com engenheiros, arquitetos, gestores, carpinteiros, electricistas, pedreiros, trolhas, etc... E sei quem assina os projetos e tb sei quem está habilitado para os assinar.

    Mas agora isto é uma questão pessoal e eu não disse que era preciso nenhum técnico como alguem disse aí.

    Se as pessoas estão devidamente habilitadas a assinar projetos porque não o deverão fazer??

    @marco1
    Comunicações precisa de projeto? A casa não vai ter comunicações, precisa de projeto a dizer o quê?

    Electricidade? Tenho Electricistas mais capacitados que muito Engºs Eletrotecnicos, os eletricistas não podem assinar projeto?

    Gás também é OBRIGATÓRIO ser um engenheiro a assinar o projeto? Duvido mas deixe-me falar com o Téc que conheço que logo já o informo.

    Agora, estamos a falar do quê?

    Do que é necessário para um licenciamento camarário e de que técnicos estão habilitados a assinar projetos até determinada dimensão.

    Sim vou precisar de um Eng Civil
    Sim vou precisar de um Arquiteto

    De resto, se puder entregar o projeto e trabalho a Téc's devidamente habilitados (como gás e electricidade) e da minha confiança porque não o deverei fazer?

    Se a casa assentar em maciços de madeira o que vai constar no Projeto de Estabilidade?
    •  
      GMCQ
    • 24 setembro 2016 editado

     # 22

    Colocado por: Dr.Specter
    Mas tb sei que hoje, para alguém mudar um azulejo pensa que é preciso um arquiteto ou para fazer uma parede de alvenaria um engenheiro, até eles proprios.


    Que bela verdade!

    Mas para qualquer tipo de casa irá precisar de todos esses projetos, não se iluda.

    Epá mas se tem tanta gente à sua volta ligada à construção, será que nenhum deles o pode esclarecer?
  2.  # 23

    Dr. Specter,

    Hoje já não se constrói como à 15 anos atrás. As leis mudaram sendo que as habilitações são exigidas a determinados técnicos para determinados projectos, com a agravante que estes técnicos têm cada vez mais responsabilidade naquilo que planeiam e daí, por vezes, os honorários miseráveis que vejo por aqui para projectos, não serem enquadrados numa perpectiva de qualidade e que assegurem um adequado e cabal planeamento ao defenderem realmente os interesses do DO. Trata-se de um problema cultural e de mentalidade por quem procura profissionais, para desenvolver uma base sólida para uma obra. Mas isto é outra história....

    No entanto, precisará de um coordenador de projecto que poderá ser Arqº/Engº.

    Em relação às telecomunicações subentende-se e apesar de querer excluir os telefones, necessitará dos projectos para instalação de tv. Este projecto é assinado pela Engº Electrotécnico.
    Independentemente do material em que assentará a casa, precisará de um projecto de estabilidade elaborado pelo Engº Civil.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/
    Facebook: https://www.facebook.com/smgarquitectos/
  3.  # 24

    Colocado por: GMCQ

    Epá mas se tem tanta gente à sua volta ligada à construção, será que nenhum deles o pode esclarecer?


    E vão esclarecendo. Mas eu não quero misturar muito a minha vida pessoal com profissional, prefiro manter uma certa distância.



    Colocado por: SG_arquitectoDr. Specter,

    Hoje já não se constrói como à 15 anos atrás. As leis mudaram sendo que as habilitações são exigidas a determinados técnicos para determinados projectos,sendo que estes técnicos têm cada vez mais responsabilidade naquilo que planeiam e daí, por vezes, os honorários miseráveis que vejo por aqui para projectos, não serem enquadrados numa perpectiva de qualidade e que assegurem bons projectos ao defenderem realmente os interesses do DO. Trata-se de um problema cultural e mentalidades de quem procura profissionais para desenvolver uma base para uma obra. Mas isto é outra história....

    No entanto, precisará de um coordenador de projecto que poderá ser Arq/Engº.

    Em relação às telecomunicações subentende-se e apesar de querer excluir os telefones, necessitará dos projectos para instalação de tv. Este projecto é assinado pela Engº Electrotécnico.
    Independentemente do material que assentará a casa, precisará de um projecto de estabilidade elaborado pelo Engº.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/
    Facebook:https://www.facebook.com/smgarquitectos/


    Bom Dia Srº SG_Arquitecto.

    Compreendo que assim seja e de certa maneira concordo que haja algum rigor, porque também sei conforme funcionam estas questões em Portugal, em que uns simples €€ fazem maravilhas.

    Por outro lado também critico haver demasiado "burocracia" e depois não existir qualquer tipo de fiscalizaçãoo por parte das entidades públicas na realização dos projetos.


    Agradeço a resposta esclarecedora e elucidativa.

    Tenho alguma urgência nestes projetos, (aliás como em tudo nas obras que é sempre para ontem) tentarei procurar os profissionais indicados para cada projeto.

    Obrigado e cumprimentos
  4.  # 25

    Ora essa, de nada.
    Estarei disponível para apresentar uma proposta para o programa que pretende.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/
    Facebook: https://www.facebook.com/smgarquitectos/
 
0.0154 seg. NEW