Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Pretendo submeter um projeto para aprovação na câmara municipal.

    Sabem quais são os projetos que são necessários?
    O projeto de arquitetura é suficiente?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Dr.SpecterO projeto de arquitetura é suficiente?

    Não!
    Dê uma vista de olhos no DL 136/2014 e portaria 113/2015
  3.  # 3

    Boa tarde Dr. Specter,

    Aqui fica a lista além do projecto de arquitectura:

    Plano de Acessibilidades
    Projeto de Arranjos Exteriores | Paisagismo
    Projeto de Estabilidade
    Projeto de Redes Prediais de Água e Esgotos
    Projeto de Águas Pluviais
    Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Elétrica ou ficha electrotécnica
    Projeto de Instalações Telefónicas e Telecomunicações
    Projeto de Instalação de Gás
    Ficha de Segurança Contra Incêndios
    Estudo de Comportamento Térmico
    Pré-certificado energético
    Projeto Acústico

    Em fase de levantamento de Alvará de construção:

    Plano de Resíduos sólidos
    Plano de Segurança e Saúde

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/
    Facebook: https://www.facebook.com/smgarquitectos/
  4.  # 4

    Em fase de levantamento do alvará, se me permitem ainda falta o Diretor de fiscalização
  5.  # 5

    Obrigado zedasilva.

    Vou ler o DL e portaria.

    Encontrei esta informação na net:

    Quais os projetos necessários para o licenciamento de uma moradia unifamiliar?

    Os projetos estão consagrados na Portaria 232/2008, além do projeto de arquitetura, terão de fazer parte do processo os seguintes projetos:

    Projeto de estabilidade, escavação e contenção periférica
    Projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica (*)
    Projeto de instalação de gás (**)
    Projeto de redes prediais de águas e esgotos
    Projeto de águas pluviais
    Projeto de arranjos exteriores
    Projeto de instalações telefónicas e de telecomunicações
    Estudo de comportamento térmico e respetiva aprovação por Perito Qualificado
    Projeto de instalações eletromecânicas e transporte de pessoa e mercadorias (elevadores caso estejam previstos) (*)
    Projeto de segurança contra incêndios (*) (Ficha de Segurança Contra Incêndio)
    Projeto acústico (em habitação normalmente é substituído por declaração de conformidade)

    (*) Facultativo

    (**) Pode ser solicitada a dispensa da sua apresentação se for uma moradia unifamiliar destinada exclusivamente a habitação do(s) requerente(s), não inserida em área urbanizada ou sujeita a planos de urbanização dotados de infraestruturas exteriores de gás.


    Será isto?
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaEm fase de levantamento do alvará, se me permitem ainda falta o Diretor de fiscalização


    Sim. Assim como o termo do director de obra e toda a papelada do empreiteiro.
  7.  # 7

    A portaria 232/2008 foi revogada pela 113/2015.
    Só para assustar o nosso amigo Dr.
    Eu acrescento ainda a necessidade de nomear um Coordenador de segurança
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  8.  # 8

    Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde Dr. Specter,

    Aqui fica a lista além do projecto de arquitectura:

    Plano de Acessibilidades
    Projeto de Arranjos Exteriores | Paisagismo
    Projeto de Estabilidade
    Projeto de Redes Prediais de Água e Esgotos
    Projeto de Águas Pluviais
    Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Elétrica ou ficha electrotécnica
    Projeto de Instalações Telefónicas e Telecomunicações
    Projeto de Instalação de Gás
    Ficha de Segurança Contra Incêndios
    Estudo de Comportamento Térmico
    Pré-certificado energético
    Projeto Acústico

    Em fase de levantamento de Alvará de construção:

    Plano de Resíduos sólidos
    Plano de Segurança e Saúde

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/
    Facebook:https://www.facebook.com/smgarquitectos/


    Visto que se trata de uma moradia no género de prefabricada, é igualmente necessário todos os projetos acima mencionados?

    Obrigado pelos esclarecimentos
  9.  # 9

    Colocado por: Dr.SpecterVisto que se trata de uma moradia no género de prefabricada, é igualmente necessário todos os projetos acima mencionados?

    Sim!
    Com uma desvantagem, como em principio se trata de um sistema "não corrente" nem sempre é fácil arranjar técnicos devidamente competentes para os projetar.
    Com a fase de construção e fiscalização passa-se exatamente o mesmo, ainda que a grande maioria pense o contrário.
    Eu por exemplo nunca aceitaria a fiscalização de uma obra pré fabricada, sei perfeitamente que não estaria a prestar um bom serviço ao DO, ainda que no final aquilo fica-se tudo bonitinho.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaA portaria 232/2008 foi revogada pela 113/2015.
    Só para assustar o nosso amigo Dr.
    Eu acrescento ainda a necessidade de nomear um Coordenador de segurança
    Concordam com este comentário:SG_arquitecto


    Assustado já eu estava hehehe.

    Coordenador de Segurança? Isto aquando da execução da obra, certo?

    De entre os seguintes projetos ou planos necessários, que técnicos estão habilitados para os elaborar?

    Plano de Acessibilidades
    Em que é que consiste este Plano de Acessibilidades?

    Projeto de Arranjos Exteriores | Paisagismo
    Arq ou Engº Civil?

    Projeto de Estabilidade
    Engº Civil?

    Projeto de Redes Prediais de Água e Esgotos
    Quem deverá e poderá elaborar?

    Projeto de Águas Pluviais
    Quem deverá e poderá elaborar?

    Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Elétrica ou ficha electrotécnica
    É possivel um Electricista devidamente certificado?

    Projeto de Instalações Telefónicas e Telecomunicações
    Não vai ter telefone, logo nao necessito?

    Projeto de Instalação de Gás
    Tecnico de Gás devidamente certificado?

    Ficha de Segurança Contra Incêndios
    Quem deverá e poderá elaborar?

    Estudo de Comportamento Térmico
    Quem deverá e poderá elaborar?

    Pré-certificado energético
    Quem deverá e poderá elaborar?

    Projeto Acústico
    Quem deverá e poderá elaborar?
  11.  # 11

    Grosso modo
    Arquitetura - arquitetos
    Restantes projetos - engenheiros civis e eletrotécnicos
    Coordenação de segurança - Tec sup de Higiene e segurança no trabalho, por norma são tb licenciados noutra área, escolha um lic na área da construção
    • emad
    • 23 setembro 2016

     # 12

    Se eu soubesse que era preciso isso tudo para construir casa, nem começava.
  12.  # 13

    Colocado por: emadSe eu soubesse que era preciso isso tudo para construir casa, nem começava.

    Por enquanto estamos a ser meiguinhos, ainda nem se falou em comunicação da abertura do estaleiro e mais meia dúzia de pintelhiçes :))
  13.  # 14

    Bem, mas aqui estou só a referir-me ao que é estritamente necessário aquando da apresentação de uma projeto para licenciamento.

    Então os técnicos? Há mais técnicos que podem elaborar e assinar projetos, ou isso já mudou tudo?

    Electrotecnicos? Para quê? Para um projeto de electricidade de uma moradia prefabricada? Não ha eletricistas habilitados que podem assinar projeto?

    Instalação de Gás a mesma coisa, não há Instaladores devidamente certificados para assinar projetos?


    Quanto aos Tec Sup de HST nem vou comentar, podem ter um curso superior de dança ou de canto lirico, que depois apenas necessitam de tirar o CAP de HST e são tec superiores. Enfim...

    Estabilidade as casa vão ficar assentes em maciços de betão ou de madeira. É necessário projeto para a câmara?

    Obrigado
  14.  # 15

    se para construir uma casa não era preciso técnico nenhum até podemos estar de acordo, agora como vivemos em sociedade e isso tem regras, por norma a construção de uma casa obedece a regulamentos quer camarários quer de caracter nacional, dai que nem que fosse de cartão a sua casa precisa de projetos de arquitetura e de especialidades para serem metidos na camara para controlo prévio.
    eletricidade, se não quer projeto basta a ficha elétrica assinada por eletricista, as comunicações precisa de projeto, duvido que lhe deem isenção, o gás também de igual forma, estabilidade nem se fala, tem mesmo que ter engenheiro assim como o projeto de aguas e esgotos, também precisa do projeto de térmica e isso é engenheiro também. arranjos exteriores pode ser o arquiteto ( aqui pode depender da camara).
    enfim, nada como dar um pulo á camara e trazer de lá umas informações preciosas.
  15.  # 16

    Emad tenha calma, quando pede o projecto ja vem tudo tratado, quando vier o levantamento da licença diz la o que precisa para levantamento....

    Neste caso o meu tem o alvará que inclui os seguros
    Eng responsavel

    Pouco mais.

    E paga la é o mais importante

    Com o levantamento ja estoirei 12.000 e nem um buraco la esta feito eheh
  16.  # 17

    12k de taxa de urbanização? O que vai contruir? uma moradia de 1000m2?
  17.  # 18

    Com o levantamento ou seja projecto levantamento taxas e taxinhas + levantamento alias ja passa dos 12k mas pai 200€
  18.  # 19

    Licença 4100 pumba ihhih
  19.  # 20

    Colocado por: Dr.SpecterEstabilidade as casa vão ficar assentes em maciços de betão ou de madeira. É necessário projeto para a câmara?

    Você vai ter que contratar um coordenador de projectos, ele saberá que projectos terão de ser feitos para a câmara lhe autorizar a construção. Esteja descansado que se faltar algum, a Câmara vai pedi-lo.

    Parece-me é que anda a ver se alguém lhe diz que não precisa de projectos pelo facto de ser em betão prefabricado, mas não tenha ilusões que isso não vai acontecer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0224 seg. NEW