Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealvesnão é, pois tem um tubo de escape que é aberto.
    isso é o dreno, mas na parte superior nao existe ligação directa, alias ja por causa mesmo da evaporação
  2.  # 22

    Apenas o meu testemunho:
    tenho um termoacumulador da marca Lasian com depósito em aço inox 316L - (150 litros). Funciona à cerca de 15 anos com tarifa bi-horária e problemas zero. Não possui ânodo de magnésio.
  3.  # 23

    Lasian/Zantia
    Concordam com este comentário: aquapego
  4.  # 24

    Este tópico está deixar-me baralhado. Há 4 anos montei um termoacumulador de 80 lts da Vulcano num apartamento que tenho alugado desde essa altura. Até á data os inquilinos não fizeram qualquer reclamação. Desconheço o modelo e tipo de cuba.
    Estou a pensar em fazer obras na cozinha da casa onde vivo e pensava acabar com o gás (canalizado) não por razões económicas mas por segurança e comodidade. Não fazia ideia que os termoacumuladores pudessem dar tantos problemas.
    Como também ía mudar para uma placa de indução também fiquei assustado com os alegados consumos em stand-by.
  5.  # 25

    Os meus de cuba vitrificada.. tem durado entre 6 a 8 anos ( muito por culpa de não efectuar a manutenção periodica exigida - limpeza anual da cuba e verificar o estado do anodo de sacrificio)... já vou no 3º ( são baratos <120€)

    PS: Não menos verdade que desde há 2 anos para cá a qualidade da agua melhorou muito ( menos mineralizada e menos impurezas... este tem de durar pelo menos 10 anos.
  6.  # 26

    @aquapego, obrigado pela informação.

    São este tipo de informações (sem o ruído dos vendedores) que podem ajudar a tomar boas decisões.

    De facto na literatura a duração média para o Inox 316L é precisamente de pelo menos 15 anos.

    O único problema ocorre em águas com sistemas de abastecimento onde a origem da água obriga à adição de muito cloro(não é comum em grandes centros urbanos).

    @carvai, sendo Vulcano é de aço vitrificado e o ânodo deveria ser verificado a cada 2 anos. Este custo deve entrar nas contas. Também há uns em que a proteção é ativa, isto é, existe uma corrente elétrica permanente que faz o papel do ânodo de magnésio. Estes não podem utilizar um relógio sem uma adaptação, pois desligados da corrente deixam de estar protegidos contra a corrosão.

    Pela minha experiência se a resistência estiver permanentemente ligada à corrente deve durar pelo menos 6 anos, pois o meu primeiro sem qualquer manutenção e com tarifa bi-horária durou 5 anos e meio.

    Os termoacumuladores não davam problemas enquanto foram de cobre, agora é preciso ver bem o material da cuba e se têm manutenção. Chamar um técnico a cada 2 anos para vazar o termoacumulador e verificar o ânodo é um custo que deve ser equacionado.

    @Pedro, a água menos mineralizada é pior para a corrosão, não se formam incrustações mas a possibilidade de corrosão aumenta. Por exemplo aqui no Algarve a Águas do Algarve está a adicionar carbonato de cálcio para manter uma proteção mínima.

    O tamanho influencia. Quanto maior o termoacumulador mais rápida é a corrosão (há mais pontos de ataque, geralmente nos pontos de soldadura).

    Os tanques de plásticos, não fora o tamanho mínimo de 300 litros e também seriam uma boa opção (desde que o plástico não sofra deformações).
  7.  # 27

    A minha casa tem 2 acumuladores de cobre, um da videira, e outro não me lembro, têm 30 anos e sem problemas.
    Realmente o barato sai caro. De todo o modo, provavelmente um acumulador de cobre atual deve durar menos do que os antigos, é o que acontece em quase tudo.
    Se é sabido que um acumulador normal não dura mais de 6 anos, tal devia ser avisado, realmente 6 anos é muito pouco, para além da inundação que pode provocar.
  8.  # 28

    Colocado por: dfserraSe é sabido que um acumulador normal não dura mais de 6 anos, tal devia ser avisado, realmente 6 anos é muito pouco, para além da inundação que pode provoca

    Por isso dão garantia de 5 anos lolol.....
  9.  # 29

    Se é sabido que um acumulador normal não dura mais de 6 anos, tal devia ser avisado, realmente 6 anos é muito pouco, para além da inundação que pode provocar.


    E o susto, e a dificuldade de lidar com água a 60 ou 70ºC.

    Uma inundação com água a 60 ou 70ºC não provoca só danos materiais.

    Foi ir a correr ao quadro desligar o disjuntor, depois correr para a torneira de água quente mais próxima e abri-la ao máximo para conseguir arrefecer a água o mais rapidamente possível. Isto com 2 crianças em casa.

    Depois a torneira de segurança partiu-se e não fechava, enfim um filme de terror.

    Por isso dão garantia de 5 anos


    Era bom, mas nem isso. A Fagor foi à falência e a nova Fagor não assumiu a garantia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 30

    Neste momento tenho ARISTON PRO Eco 80. ligado a um interruptor horário.( função ECO desligada )
  11.  # 31

    tambem existe cubas pressurizadas de AQS instantanea em que a agua que envolve o deposito é sempre a mesma, reduzindo ainda mais o risco de corrosão!
    • eu
    • 28 setembro 2016

     # 32

    E o mesmo vai acontecer a muitos acumuladores de sistemas solares...

    Qualquer dia voltamos todos ao velho, mas barato e fiável esquentador.
  12.  # 33

    tambem existe cubas pressurizadas de AQS instantanea em que a agua que envolve o deposito é sempre a mesma,


    Eu não sabia que já se fabricavam...apenas tinha pensado no princípio teórico. É que nesse caso podia adicionar-se inibidores de corrosão (tal como se faz nos radiadores dos automóveis) e o problema seria praticamente eliminado!

    E o mesmo vai acontecer a muitos acumuladores de sistemas solares...


    Isso é o que eu temo, bem como o tal retrocesso aos esquentadores.

    Por isso é que me dei a este trabalho.

    E os instaladores se quiserem ter trabalho daqui a 10 anos deveriam pensar nisto também e não irem nas conversas dos fabricantes.
  13.  # 34

    Colocado por: Sergio Rodriguestambem existe cubas pressurizadas de AQS instantanea em que a agua que envolve o deposito é sempre a mesma, reduzindo ainda mais o risco de corrosão!
    quase todos os acumuladores que uso sao deste tipo.
    Concordam com este comentário: Químico
  14.  # 35

    Colocado por: jorgealvesquase todos os acumuladores que uso sao deste tipo.
    Concordam com este comentário:Químico
    também tenho desse tipo de acumuladores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Químico
  15.  # 36

    E não será possível colocar um acumulador desses num termossifão com 2 serpentinas, uma para o etilenoglicol e outra para a água de rede?
  16.  # 37

    Colocado por: QuímicoE não será possível colocar um acumulador desses num termossifão com 2 serpentinas, uma para o etilenoglicol e outra para a água de rede?
    não, porque os depósitos verticais não promovem a necessária estratificação retirando ainda mais rendimento ao parco disponibilizado pelo termosifão.
  17.  # 38

    Colocado por: euE o mesmo vai acontecer a muitos acumuladores de sistemas solares...

    Qualquer dia voltamos todos ao velho, mas barato e fiável esquentador.


    Tenho um sistema solar AQS totalmente em inox 316L com chapa de 2,5mm de espessura. Espero que se aguente por muitos anos. O que acha?
  18.  # 39

    Colocado por: Químico@Pedro, a água menos mineralizada é pior para a corrosão, não se formam incrustações mas a possibilidade de corrosão aumenta. Por exemplo aqui no Algarve a Águas do Algarve está a adicionar carbonato de cálcio para manter uma proteção mínima.

    Certo.. mas aqui o problema da mineralização da agua, era a quantidade de Ferro e manganes existente na agua decorrente de captações substerrâneas ( fora as lamas das rupturas e deficiente tratamnto da agua). Agora é proveniente de aguas de superficie... ( no entanto temos plea presença de outros compostos que não estavvam presentes ( nomeadamente pesitcidas, antibioticos e outras substancias ao qual não se faz despistagens)
    • eu
    • 29 setembro 2016

     # 40

    Colocado por: aquapegoTenho um sistema solar AQS totalmente em inox 316L com chapa de 2,5mm de espessura. Espero que se aguente por muitos anos. O que acha?

    Os técnicos da área é que lhe podem responder, pois já devem ter substituído muitos depósitos desses...
 
0.0226 seg. NEW