Iniciar sessão ou registar-se
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 1

    Boa noite,

    temos o nosso projeto de construção de moradia numa fase inicial e gostaríamos de poder contar com a nossa ajuda para algumas questões.

    A ideia que temos é a de construção de uma moradia do estilo contemporâneo, com grandes vãos envidraçados, um dos quais com altura do pé-direito duplo, que pretendemos que exista na sala de estar (em principio virado a norte), e a maioria dos restantes até à altura do teto-falso (2,8m);

    Pela nossa ideia, apenas o lado poente não teria qualquer janela ou porta, ficando a parede forrada a pedra do lado exterior.

    Uma das nossas maiores preocupações é a questão do isolamento e climatização da casa, mas também temos outras questões que gostaríamos de colocar aos elementos deste fórum, as quais se encontram abaixo assim como alguma informação acerca do lote e do que pretendemos para o projeto:

    Informação Lote/Ideias Projeto:
    - Lote de 523 m2 no concelho de Cascais;
    - Moradia de 2 pisos + cave;
    - Área Bruta Construção: 280 m2
    - Área de Implantação: 180m2 (polígono em forma de rectângulo, com os lados de maior comprimento virados a norte/sul);
    - Fachada principal virada a norte;
    - Rampa de acesso à garagem (cave) no lado nascente do lote, com entrada para o lote no lado norte;

    - R/C: gostaríamos de ter sala de estar, sala de jantar, uma suite, wc de serviço, escritório e cozinha;
    - Piso 1: gostaríamos de ter 3 suites (provavelmente uma virada a norte, outra a nascente e outra a sul)
    - Cave: gostaríamos de ter 3/4 lugares de garagem, casa de máquinas (aquecimento e piscina), lavandaria, arrumos e dispensa.

    Questões:

    > Paredes Exteriores: Pano duplo c/ caixa de ar ou pano simples + ETICS.
    - Pelo que percebi ambas as soluções requerem os devidos cuidados durante a construção, mas para uma parede da mesma espessura qual a solução mais eficaz em termos de isolamento e que valores por m2 (?) poderemos esperar?


    > Cobertura (plana):
    - Pretendemos que parte da cobertura seja transitável (zona de lazer) e a restante seja técnica (coletores solares, aparelhos exteriores, etc...) e/ou não transitável. Faz sentido e/ou justifica-se que possam existir 2 sistemas de isolamento distintos, uma para a zona transitável e outra para a zona técnica?

    -Pelo que percebo da opção entre a solução tradicional e a solução invertida, opta-se pela 1ª quando se quer dar prioridade ao isolamento térmico, e pela segunda quando se quer dar prioridade à impermeabilização. Podem confirmar?

    - Para as soluções invertidas e zona transitável, qual a melhor opção, isolamento térmico nas lajetas ou por placas de XPS/Lã de Rocha? As lajetas para a cobertura tem que ter características especiais, como por exemplo baixo peso?


    > Cave/garagem: praticamente toda enterrada, espera-se que sem a adição de mecanismos apenas possa ter entrada de ar/iluminação no lado da rampa de acesso à garagem (lado nascente).
    - Através de pesquisa no fórum encontramos algo que poderemos propor para o projeto: http://sypro.centroserv.com/portal/index.php?id=1347
    Esta solução necessita de ficar dentro do polígono de implantação, podendo "provocar" o recuo das paredes exteriores face aos limites do polígono?

    - Existem alternativas a este tipo de soluções?

    - Faz algum sentido ter uma abertura destas debaixo de um deck de madeira?

    - Não sendo a cave uma zona habitável mas tendo por exemplo uma lavandaria e zona de engomados onde é expectável que se passe algum tempo, é expectável que sejam incluídos cuidados adicionais de isolamento da cave no projeto?

    - Faria sentido para esta zona de engomadoria/lavandaria e "hall" da cave a aplicação de piso radiante? A fazer sentido, poderia haver um circuito isolado dos restantes pisos cujo aquecimento poderia ser accionado de forma isolada?


    > Aquecimento/Arrefecimento:
    - Gostaríamos de ter piso radiante mas parece-nos que esta solução para arrefecimento ficará curta. Pelo que li no fórum o complemento adequado para arrefecimento é a utilização de ventiloconvectores. Estes aparelhos podem ser instalados no teto falso usando depois grelhas semelhantes às existentes para AC? Se sim, que altura terá ter o teto falso?


    > Vidros/Caixilharia:
    - Para além de questões de isolamento térmico devemos ter em atenção outras características dos vidros/caixilharias que forem propostas no projeto face às dimensões de vão e altura que os mesmos irão ter?


    > Palas:
    - Indicaram-nos que a existir palas para sobreamento nos 2 pisos as mesmas terão que ficar "contidas" no polígono de implantação, e como tal teria que se recuar as paredes exteriores face ao limite do polígono. Esta indicação confirma-se?


    > Estores (ou ausências dos mesmos):
    - Gostaríamos de ter uma moradia sem estores "tradicionais", mas face à dimensão dos vãos envidraçados, ausência ou palas de pequenas dimensões, podemos esperar que tal aconteça? O seguinte tipo de solução pode dar resposta face a soluções como os quebra-sol:
    http://www.mestreraposa.com/produtos/zipscreen-sombra_6203

    - Existe alguma diferença entre os estores quebra-sol e os brisa-solar? Empresas como a http://ribsol.pt/ parecem fazer alguma distinção ao separá-los na lista de produtos.


    Obrigado desde já pela vossa ajuda.
  1.  # 2

    E já se questio-nou quanto a custos? Tem aí um casarão ..., Ainda por cima no concelho de Cascais. Prepare-se para abrir os cordões à bolsa.
    • emad
    • 26 setembro 2016

     # 3

    Nem o céu é o limite nos dias de hoje.
  2.  # 4

    Não pode colocar o projecto?
  3.  # 5

    Colocado por: pafA ideia que temos é a de construção de uma moradia do estilo contemporâneo, com grandes vãos envidraçados, um dos quais com altura do pé-direito duplo, que pretendemos que exista na sala de estar (em principio virado a norte), e a maioria dos restantes até à altura do teto-falso (2,8m);

    Neste ponto, acho que está a cometer um tremendo erro.
    O alçado que deve estar mais protegido (Norte), é o que vai ficar mais exposto.
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 6

    Bom dia,

    temos noção que algo como 175.000 € não será suficiente, no entanto, face à ausência de orçamentos neste momento não sabemos quanto mais será necessário.

    Nessa fase inicial do projeto não queríamos abdicar das ideias que temos sem ter valores para implementação das mesmas. No entanto, não temos problema de abdicar de algumas ideias mais à frente no projeto, caso não caibam no orçamento.

    @construircasa, ainda não tenho os desenhos do projeto de arquitetura. No entretanto vou tentar colocar em papel as ideias que foram já discutidas e anexo à discussão.

    Obrigado desde já pelos comentários.
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 7

    Bom dia @21papaleguas,

    fora a questão do vão envidraçado com pé-direito duplo na sala de estar, nas ideias já discutidas teríamos o seguinte na fachada norte:

    - R/C:
    - Porta de entrada;
    - Janela estreita do wc da suite (até ao do teto falso);

    - Piso 1:
    - Janela da suite virada a norte (a todo o comprimento da mesma e até ao teto falso);
    - Janela estreita (até ao do teto falso) do wc da suite virada a norte;
    - Janela estreita (até ao do teto falso) do wc da suite virada a nascente;

    Considera que é demasiada exposição?

    Obrigado
  4.  # 8

    Colocado por: pafAquecimento/Arrefecimento:
    - Gostaríamos de ter piso radiante mas parece-nos que esta solução para arrefecimento ficará curta. Pelo que li no fórum o complemento adequado para arrefecimento é a utilização de ventiloconvectores. Estes aparelhos podem ser instalados no teto falso usando depois grelhas semelhantes às existentes para AC? Se sim, que altura terá ter o teto falso?
    existem muitos e variados facyores a analisar antes de assumir que um PRH adequado nao arrefece o suficiente, mas mesmo que isto nao seja viável existem outras soluções também invisiveis para dar o bost necessario sem ser os vc.
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 9

    Boa tarde sr. Jorge Alves,

    não temos realmente dados técnicos que fundamentem a assunção que fizemos, apenas baseámo-nos em feedback de uma pessoa conhecida ligada ao aquecimento e no que lemos das discussões deste fórum.

    Pode indicar-nos que outras soluções existem sem recorrer aos VCs?

    Ainda sem projeto de especialidade que tipo de questões devemos ter em conta para ter uma ideia de uma solução que poderá ser aplicada. Área, tipo piso, pé-direito, orientação?

    Obrigado
  5.  # 10

    Colocado por: pafConsidera que é demasiada exposição?

    Na minha opinião como utilizador, os grandes vãos envidraçados devem ficar para onde está o sol e aproveitar a luminosidade natural, dessa forma só vai ter sombra nesses vãos, além de terem de suportar as "nortadas" durante o Inverno.
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 11

    @21papaleguas, compreendo o que diz.

    Este vão não estará sempre com sobra, visto que a casa não ficará orientada exatamente a norte, mas sim a Noroeste/nor-noroeste. No entanto, o sol que incidirá sobre o mesmo nunca será significativo.

    Assim que possível vou colocar um desenho dos rascunhos já efetuados para dar uma melhor ideia da planta discutida.

    Obrigado
  6.  # 12

    Colocado por: pafPode indicar-nos que outras soluções existem sem recorrer aos VCs?
    paredes radiantes e ou tectos radiantes.
  7.  # 13

    paf, não o quero desanimar mas não vai conseguir construir (licenças, projeto, obra, muros, arranjos exteriores) por menos de 250.000€ (Mesmo que consiga poupar algum IVA...)

    Daqui a alguns meses lembre-se do pessoal aqui do fórum e diga-me se não tenho razão.
  8.  # 14

    175 mil para essa área e a pensar em arranjos exteriores, é uma utopia.
    Tente tirar dai uma divisão a mais, ou retire a cave à casa, ou tire 1.4 metros numa ou outra dimensão do polígono de implantação da casa.
  9.  # 15

    já tem boneco de arquitetura para apresentar?
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 16

    @jorgealves, para aplicação de paredes radiantes que dimensão mínima de parede poderemos esperar? Tanto poderá ser parede de tijolo como de alvenaria? Para efetuar frio na parede teria que efetuar instalado até que altura?

    @PandR e @Callinas, temos noção que puderá ficar por essa ordem de valores (250.000€), que embora sejam elevados acreditamos que não sejam impossíveis de suportar.
    O valor de indiquei era só para dar a enteder que embora não tenhamos qualquer orçamento sabiamos que dadas as caracteristicas nunca ficaria pelo mesmo.

    Obrigado
    • emad
    • 26 setembro 2016

     # 17

    Paf, paf, paf. Ainda vai a tempo de corrigir muita coisa.
    Nao se deixe entusiasmar com o sonho.
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 18

    @riscos, quando chegar a casa vou dedicar-me a colocar em papel as ideias ja discutidas para ainda hoje disponibilizar as mesmas.

    Obrigado
  10.  # 19

    então ainda não tem arquiteto paf?
    • paf
    • 26 setembro 2016

     # 20

    @emad, sabemos que é uma ideia sujeita ainda a várias alterações, mas para nós é um ponto de partida. Vamos ter em conta todos os inputs que recebermos.

    @riscos, já temos arquiteto. Falta apenas adjudicar.

    Obrigado
 
0.0212 seg. NEW