Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    A minha porta da entrada de casa é de madeira e virada a poente com bastante sol. De Inverno quando chove bastante, fica toda molhada.

    Acontece que quando comprei a casa a porta já estava bastante estragada.

    A madeira é Jotobá e ainda não começou a apodrecer.

    O estado dela era este:
    http://s17.postimg.org/6m6fp3tjz/P1140188.jpg

    Fiz a minhas investigações e toda a gente me indicou o Bondex Intempérie directo na Madeira.
    Achei estranho é assim o fiz.
    O resultado foi este:
    http://s22.postimg.org/u3881tpv5/031220123919.jpg

    Ficou muito bonita, pois mantive a cor original, que adoro.

    Passado 1 ano já estava a começar a a descascar! Já passou mais outro ano e a porta está sem Proteção e como estava quando comprei a casa.

    O meu bom senso diz para colocar um Tapa poros e só depois o Bondex Intempérie!
    Alguém me recomenda uma solução mais a longo prazo independentemente do custo do produto?
    Já vi no fórum falar no ADN ou aquaprotec, mas como não os conheço não sei se são melhore que o Bondex Intempérie!
    Como é só uma porta e uma face, não deve ficar mais que 30€!

    Cumps,
    Bruno
  2.  # 2

    Remova isso tudo...
    Meta um oleodeck da Bona ou biofa... de preferência colorido para ser mais durável aos UVs.


    https://www.bona.com/pt/Profissionais/Bona-System/Verniz-Oleos-Corantes-Acessorios/oleos/Bona-Decking-Oil/
    ou
    http://www.casa-natural.com/pt/oleo-deck-e-madeira-exterior-2
    ( este utilizo no "meu" deck", em madeira de pinho termomodificada... a cada 2 anos leva com uma demão, basta lavar , limpar e passar com uma boneca embebida, não forma filem, não vitrifica a superfície da madeira..)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 3

    mas óleo não deixa a madeira gordurosa durante muito tempo?

    se um dia pretender colocar verniz, já se torna impossível!

    tenho receio em colocar oleos e nao gostar do acabamento e depois não ter retorno!!!
  4.  # 4

    Colocado por: helcasamas óleo não deixa a madeira gordurosa durante muito tempo?

    Não.. 24 horas...


    Colocado por: helcasase um dia pretender colocar verniz, já se torna impossível!

    Para que quer reverter para verniz.. se o mesmo não funciona

    Colocado por: helcasatenho receio em colocar oleos e nao gostar do acabamento e depois não ter retorno!!!

    Gostos não se discutem...
    eu gosto de portas em madeira com acabamentos naturais e não do tipo plastificado.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Joao Dias, maria rodrigues
  5.  # 5

    boas Pedro,

    Tenho que concordar que retornar ao verniz será sempre a mesma chatice!
    Aliaz já esperava essa resposta ;-)

    em termos de repintura, é mesmo como diz: 2 em 2 anos uma lavagem e uma "boneca", pode descrever melhor o termo "boneca"?
  6.  # 6

    Colocado por: helcasaboas Pedro, pode descrever melhor o termo "boneca"?


    Caro/a helcasa
    Isto é um fórum de trolhas …
    Antes que algum ordinarão lhe venha dizer que é algo idêntico à imagem da esquerda, garanto-lhe que é mais parecido com a imagem da direita.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias, GMCQ, MFreitas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
      lixo1.jpg
  7.  # 7

    Por experiência própria, em madeira exterior as velaturas duram bem mais que os vernizes, não pode é ser incolor.
  8.  # 8

    Obrigado pela explicação... na verdade a boneca da esquerda é bem mais interessante, mas aí acharia muito pouco de 2 em 2 anos ;-)
  9.  # 9

    Viva bricoleiro,

    Aí está o grande mal.... Eu adoro a cor natural da madeira. Detesto cores escurecidas. Não me importo de colocar produto todos os anos se for do genro de óleos como recomenda o Pedro Barradas
  10.  # 10

    Colocado por: helcasaViva bricoleiro,

    Aí está o grande mal.... Eu adoro a cor natural da madeira. Detesto cores escurecidas. Não me importo de colocar produto todos os anos se for do genro de óleos como recomenda o Pedro Barradas

    Se gosta das cores naturais da madeira é fácil.
    Óleo para deck NEUTRO tipo este (a imagem é meramente exemplificativa). Por ser neutro carece de manutenção mais periódica.
    A grande vantagem deste Óleo em especifico é que devido á grande quantidade de resina vegetal que contem, mesmo que aparentemente a porta esteja já muito agastada pelo tempo, o mesmo continuará bem impregnado na madeira logo o factor de proteção está sempre mais assegurado.
    No entanto, é recomendável a reaplicação de óleo anual ou no máximo bi anualmente.
      Bona-Decking-Oil.jpg
  11.  # 11

    Então, resumindo:

    1° lixar a porta
    2° pintar a porta com óleo de Teca

    Parece-me demasiado simples!

    Estava a pensar ir ao maxmat comprar óleo Teca de alguma marca minimamente conhecida. Alguma recomendação mais?
  12.  # 12

    Colocado por: helcasa2° pintar a porta com óleo de Teca

    Não um qq isso não é o melhor ( mas funciona e não é caro).. pois precisa de ser dado todos os anos ( o meu sogro tem feito isso, Fartou-se do bondex color e agora dá-lhe o oleo e ja não precisa andar a lixar.... já assim faz, há mais de 8 anos... ( foi induzido por mim... cada vez que o homem tinha de repor o bondex, naquelas janelas todas cheias de rebicoques..era um martirio....)

    Compre o Bona que o João Dias indica que ficará mais bem servido. Pois é para aporta de entrada, deverá garantir um melhor acabamento e durabilidade.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 13

    Colocado por: helcasa
    Estava a pensar ir ao maxmat comprar óleo Teca de alguma marca minimamente conhecida. Alguma recomendação mais?

    O que escrevi acima ;)
  14.  # 14

    Pois.... estava a tentar a "fugir" ao Bona, pois não sei onde comprar isso aqui em Braga!!!!

    Conhecem alguma loja que venda em Braga?
  15.  # 15

    Colocado por: helcasaConhecem alguma loja que venda em Braga?

    O mais perto segundo o site da BONA:
    UNATUDO, LDA
    Rua de Valdemarinhas 31-37
    4445-225 Alfena – Valongo
    Tel. + 351 229 670 171 - Fax +351 229 670 177
    [email protected]
    http://www.unatudo.com
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 16

    MAS, já que é de Braga, e como os produtos são igualmente bons ( eu tenho utilizado em decks exteriores...), eu aconselho a adquirir equivalente da marca BIOFA...a Loja é em Braga ;)
    http://www.biofa.pt/Contactos.aspx
    Vá lá e peça a opinião.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    O mais perto segundo o site da BONA:
    UNATUDO, LDA
    Rua de Valdemarinhas 31-37
    4445-225 Alfena – Valongo
    Tel. + 351 229 670 171 - Fax +351 229 670 177
    [email protected]
    http://www.unatudo.com
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    A Unatudo manda-lhe o Óleo para casa por transportadora.
    A opção que o Pedro usa do óleo da Biofa também é uma alternativa mas a composição do óleo da Bona é mais resinosa o que confere uma durabilidade maior no que á proteção da madeira em si diz respeito. Principalmente na opção de óleo Neutro que me parece ser a sua inclinação dado que gostaria de preservar a beleza e tonalidade intrínseca da madeira.
  18.  # 18

    De facto já sabia que existia a Bona em Alfena mas como é longe e queria tratar da porta neste fim de semana... bem secalhar vou experimentar a Biofa.

    Para o ano já compro bona e volto a reforçar ;-)

    Que lhe parecem a marca Titan gama professional?
  19.  # 19

    Colocado por: helcasa
    Que lhe parecem a marca Titan gama professional?

    Parece-me "equivalente"l ás outras marcas industriais... ( CIN, SOTINCO, BARBOT; NITIN; DYRUP, ROBBIALAC....) todas tem coisas melhores e/ou piores... ;)
  20.  # 20

    Boas pessoal, consegui o Biofa oleo deck na loja de Braga. O Sr. da loja fez uma cor mel pois defende que tem que ter o minimo de cor para protecção UV. Explicou muito bem como devo aplicar. Amanha é lixar e vamos ver o resultado.

    Depois coloco aqui fotos do antes, durante e depois.

    Obrigado a todos pelas dicas ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0221 seg. NEW