Iniciar sessão ou registar-se
    • JVP
    • 27 setembro 2016 editado

     # 1

    Caros foristas,

    Neste momento estão na minha obra a iniciar a instalação do sistema de Ar Condicionado por condutas.

    Precisava da vossa opinião relativamente ao modo como se costuma fazer a admissão/retorno de ar para as máquinas de AC que ficam embutidas no tecto falso.

    A minha dúvida está no modo como fazer a admissão de ar de retorno e ligação da respectiva grelha do tecto com a máquina.

    O que os instaladores me disseram que fazem, é deixar uma abertura com a grelha no teto falso, perto do aparelho de AC que está embutido dentro do teto falso. Mas não deixam nenhuma conduta/ligação entre a grelha de retorno e a entrada de ar de admissão para o AC. Ou seja, condutas, só na saída/insuflação da máquina, para distribuir o ar.
    O instalador diz que é sempre assim que se faz (e até acredito que sim, pois reparei em hotéis que os AC dos quartos não têm conduta para a grelha de retorno no tecto falso...).

    Só que ao ver como são as obras, esta situação preocupa-me pela qualidade do ar, sobretudo daqui por uns anos.
    É que o ar que entrará no AC vindo da grelha no tecto, vai ser misturado com algum ar do tecto falso, e com todo aquele pó e sujidade que se vai acumulando num tecto falso ao longo dos anos... vou ter na saída das condutas uma bela mistura!!!
    E ainda por cima, os filtros das unidades de AC por condutas não são grande coisa, para não dizer que são uma m#rd% (já vi várias marcas, e é quase tudo uma simples rede mal amanhada... que parece mais para proteger a máquina de objectos estranhos, do que para melhorar a qualidade do ar a expelir)...

    Neste momento, o que vi em obra com o instalador foi a possibilidade do homem do tecto falso, efetuar uma espécie de caixa em pladur à volta do AC, acessível pela grelha de retorno (e que se isolava antes de se fechar completamente o tecto falso), para que a máquina de AC só consiga puxar ar pela grelha, e para que a porcaria toda que se acumula nos tectos falsos não vá para junto da entrada de ar da máquina. No fundo, é criar dentro do tecto falso, um pequeno caixote de pladur para cada aparelho de AC, de modo a limitar o raio de ação do ar que vai ser puxado.

    Se este caixote fosse um paralelepípedo perfeito e pequeno, tudo bem, mas em alguns dos aparelhos, esse caixote terá que ter cantos e recantos, e um tamanho de 2metros, o que dificultará o seu bom isolamento, e a inspeção/limpeza que se possa efetuar pela grelha.

    Assim, perguntava aos foristas, sejam os users que construíram a sua moradia, ou um dos técnicos que trabalham nesta área, como costumam fazer a admissão/retorno de ar num sistema de AC por condutas.

    Muito obrigado.
    JVP
  1.  # 2

    Colocado por: JVPAssim, perguntava aos foristas, sejam os users que construíram a sua moradia, ou um dos técnicos que trabalham nesta área, como costumam fazer a admissão/retorno de ar num sistema de AC por condutas.
    se a maquina fica num espaço confinado e não sujeita a contaminantes faz-se como o seu instalador disse: em plenum ou seja aspira do ambiente, se tem contacto com ambiente contaminado e por cima de um tecto falso é altamente contaminado usa-se conduta de retorno com grelhas devidamente selado e estanque, as fibras minerais que usam nos isolamentos dos tectos não podem estar em circulação livres no ambiente.
    ps: o pladur não é para fazer condutas de ar, pois com o tempo desagrega-se e liberta partículas que além de não contribuírem para a qualidade do ar interior, sujam os equipamentos e obturam os filtros trazendo com isto custos acrescidos de manutenção que são dispensáveis.

    exemplo de uma maquina confinada:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JVP
      2016-09-15 19.23.07.jpg
  2.  # 3

    Essa máquina está abaixo do tecto falso?
  3.  # 4

    Sim, dentro de um armário.
    • JVP
    • 27 setembro 2016

     # 5

    Obrigado desde já pelos comentários e participações.

    Na minha obra, a máquina tem mesmo que estar dentro do teto falso. Por causa do pé-direito, e também porque a saída da máquina expele o ar através de condutas embutidas no tecto falso, que vão ter à outra extremidade da divisão, junto da janelas.

    Em 2 divisões a máquina está a ser embutida na zona do armário (coisa que o instalador procurou fazer onde era possível, para facilitar a manutenção através de painéis amovíveis no armário). Nas outras não é possível, mas mesmo nessas duas, a máquina fica por cima da cota do tecto falso.

    A cobertura plana é que terá o isolamento térmico, por isso o meu teto falso não vai ter isolamento (nem lãs minerais, nem roofmate, etc.). Bem, tem as próprias condutas do AC que ficarão embutidas no teto falso e que são isoladas com uma espécie de lã mineral (?não sei se será esse o nome?), mas que está coberta/envolvida a todo o comprimento da conduta com uma espécie de fita de alumínio enrolada pelo exterior. Ouse já, não se vê a lã, só a fita de alumínio. Há também 2 tubos de esgoto que estão revestidos com isolamento acústico (mas para o caso, penso que estes tubos são irrelevantes).

    O instalador já tem muitos anos de mercado (o que pode não querer dizer nada, claro), e diz que é sempre assim que se faz (e de facto, já em vários hotéis, reparei que a máquina de AC no quarto fica colocada dentro do tecto falso, aspirando livremente o ar ambiente através do plenum/grelha colocada no tecto).

    No fundo , o meu instalador considera que o tecto falso é um “espaço confinado não contaminante”, sendo que o ar que passa pela máquina de AC terá sempre tendência a ser aspirado do ambiente através do plenum/grelha. Será correcto?


    Será que, sem isolamentos tipo MLV ou MLR, se pode considerar o teto falso como espaço confinado sem contaminantes? Se assim não for, não há ninguém que fiscalize que em hotéis e outros espaços públicos não façam a instalação dessa maneira, como habitualmente vejo???

    Mesmo que o tecto falso seja um espaço sem contaminantes, o facto é que ao longo dos anos vai-se acumular aí muito “pó”. E sobretudo depois de ver os filtros miseráveis que as máquinas de condutas trazem, não quero que a máquina esteja a aspirar livremente o ar ambiente através de uma grelha no tecto, porque acho que parte do pó existente dentro do tecto falso vai acabar por ir para o AC!

    Tinha assim 2 hipóteses.
    1) A hipótese que o Jorgealves refere (“conduta de retorno com grelhas devidamente selado e estanque”) foi sugerida como alternativa meramente teórica pelo instalador, que ele não aconselha no meu tipo de instalação no tecto, porque para limpar o filtro da máquina será necessário "desmontar a conduta de retorno", e depois da limpeza, tem que se montar e selar tudo novamente. E se nesta fase, sem o tecto falso aplicado, consegue-se selar tudo adequadamente, depois de estar tudo no sitio, a selagem é muito difícil, é pode ser quase impossível garantir que ficou em condições no espaço que haverá disponível para trabalhar.

    2) Deixar a máquina aspirar o ar livremente através do plenum, mas fazer uma “caixa” isolada em pladur à volta da máquina, para esta não contactar com todo o tecto falso. A caixa de pladur (talvez não tenha explicado direito), não será para fazer de conduta ao ar (uma vez que a grelha no tecto falso ficaria junto da admissão de ar da máquina) mas sim para criar uma compartimentação (estanque) entre a zona do tecto falso em que está a máquina, e toda a restante área de tecto. E assim evitar que a turbulência do ar que acredito que se crie quando se liga o AC, e arraste partículas de pó e ácaros para o ambiente.
    Para evitar possíveis problemas com a libertação de partículas do pladur ou com a sua desagregação, poderia revestir o interior dessa divisão com fita de alumínio, ou “fita” cola. Deste modo, quando se limpasse os filtros da máquina, podia-se também facilmente limpar a área onde a máquina está instalada! Que acham desta solução?

    Ou há mais alguma ideia?

    Da vossa experiência, é de facto usual (como me parece) que se coloquem as máquinas de AC de condutas a aspirar livremente desde o tecto falso o ar ambiente através de uma grelha aí colocada? (Isto claro desde que o tecto falso não tenha isolamentos/contaminantes).

    Aguardo pelos vossos comentários e experiências.

    Obrigado!
    JVP
    • JVP
    • 27 setembro 2016

     # 6

    Por onde foi feito o retorno de ar nessa máquina?


    Colocado por: jorgealvesexemplo de uma maquina confinada:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JVP


    2016-09-15 19.23.07.jpg


    JVP
  4.  # 7

    Colocado por: JVPporque acho que parte do pó existente dentro do tecto falso vai acabar por ir para o AC!

    Liga a máquina dois dias consecutivos antes de habitar que a máquina limpa o pó todo do tecto falso :-)

    Cá em casa tenho isso há 5 anos e ainda não morreu ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JVP
  5.  # 8

    Você com essas preocupações deveria andar com máscara quando circula no centro de uma cidade muito movimentada.
    • JVP
    • 27 setembro 2016

     # 9

    Colocado por: PicaretaVocê com essas preocupações deveria andar com máscara quando circula no centro de uma cidade muito movimentada.

    :) :) :)

    Olhe que isso vê-se muito e cada vez mais no Oriente!
    Se eu soubesse chinês ou japonês, talvez conseguisse encontrar no google.jp umas ideias fixes para a entrada do retorno de ar :)
    • JVP
    • 27 setembro 2016 editado

     # 10

    Colocado por: JVP
    Eu não sou fundamentalista, sou apenas um pai de família com rinite, com uma mulher alérgica aos ácaros, e 2 pequeninos em idade pré-escolar. :)

    Por exemplo, por causa do pó das malhas, quando a minha mulher agora no Outono voltar a pegar nas camisolas que não utiliza desde Maio, já sei que o salário daquele mês vai todo para lenços de papel, e para caixas de anti-histaminicos, paracetamol e derivados :) E assim, os miúdos passam fome, nesse mês não sobra dinheiro para comida :)
    • JVP
    • 27 setembro 2016 editado

     # 11

    .
    • JVP
    • 28 setembro 2016

     # 12

    Colocado por: PicaretaLiga a máquina dois dias consecutivos antes de habitar que a máquina limpa o pó todo do tecto falso :-)

    E sempre que eu tiver o AC desligado durante uma temporada, depois terei que saber quando é que vou ter frio ou calor, para o ligar 2 dias antecipadamente! ;)

    Mais a sério, obrigado ao Picareta por partilhar a sua experiência.
    Venham daí mais comentários!
    Talvez eu esteja a exagerar, mas acho que a minha preocupação faz sentido, sobretudo a longo prazo, por causa da acumulação de sujidade que vai acontecendo ao longo dos anos no interior do tecto falso.

    O facto é que pelas leis da física, a maior parte do ar virá directamente da grelha, (e isso descansa-me, mas só um pouco). Mas essa mesma física indica que uma pequena percentagem do ar será "arrastado" das frinchas. E sinceramente, não queria, nem no imediato, nem sobretudo daqui por 10 ou 20 anos, que o pó e respectivo ecossistema microbiótico que viverá por cima de mim no tecto falso, vá "conspurcar" o o ar ambiente arrastado pela máquina do AC! :)


    - Aproveito para perguntar (ao Picareta e a todos os foristas) se quando ligam as máquinas, se sente o ar a ser puxado pelos focos da luz?

    - Já agora Picareta, alguma vez reparou se o interior do seu tecto falso está apresentável, ou se fica logo com as mãos negras se passar lá um dedo?? E a manutenção dos filtros é feita por si, ou contrata o serviço?


    - O Picareta (ou outros foristas com AC por condutas instalado há muitos anos) sentem algum cheiro a pó (tipo aspirador) nos minutos seguintes a ligarem o AC?

    Por exemplo, é impressionante a camada de pó pegajoso que se acumula por cima dos armários (roupeiros ou cozinha), e não sei se no tecto falso não será igual ou pior.

    Já agora uma dúvida, será eficaz colocar um filtro de ar nas grelhas de retorno colocadas no tecto falso? Isto porque o filtro da máquina de AC é muito básico, e queria colocar na grelha de retorno um filtro mais eficaz. Ou isso vai fazer a máquina trabalhar em esforço, e obrigar mais ar a entrar na máquina sem passar pela grelha de retorno? (i.e., pelas tais frinchas que existem nos tectos falsos)

    Cumprimentos,
    JVP
  6.  # 13

    Eu não me preocupo rigorosamente nada com isso.
    Tenho muita coisa com que me preocupar.
    Se os móveis estão cheios de pó, é porque o ar que você anda a respirar está cheio de pó! já pensou usar mascara em casa?
  7.  # 14

    Colocado por: JVPPor onde foi feito o retorno de ar nessa máquina?
    pela mesma grelha que faz insuflação,
      2011-02-17 12.30.27.JPG
  8.  # 15

    Colocado por: JVP[...]
    Em 2 divisões a máquina está a ser embutida na zona do armário (coisa que o instalador procurou fazer onde era possível, para facilitar a manutenção através de painéis amovíveis no armário). Nas outras não é possível, mas mesmo nessas duas, a máquina fica por cima da cota do tecto falso.
    [...]


    Quando diz "embutida na zona do armário", refere-se a algo como o que o jorgealves partilhou nesta última imagem, ou memo dentro do próprio roupeiro?
    • JVP
    • 28 setembro 2016

     # 16

    A mim disseram-me para tentar evitar ter a saída e a admissão/retorno de ar na mesma grelha, porque não conseguiria uma distribuição homogénea, por isso preferi a instalação de condutas, com o ar a ser expelido por uma conduta com saída junto da janela, e uma grelha de retorno na zona oposta, junto da entrada na divisão.

    Colocado por: jorgealvespela mesma grelha que faz insuflação,
      2011-02-17 12.30.27.JPG

    Jorgealves, com a solução desta foto, parece-me que sobretudo com o ventilador nas velocidades mais baixas, o ar que está a ser retornado/admitido é quase o ar que está a ser expelido. Assim, não demorará mais a atingir temperatura desejada? Isto porque a máquina está a ser "enganada" pela temperatura do ar que está a puxar, e que vem muito misturado com o ar que está a sair...
    Ou não? E isto são só teorias, e na prática, seja seja passado 5min ou 10min ou 15min, temos uma temperatura agradavél e homogeneamente distribuída pela divisão, esteja o retorno e a insuflação onde estiverem???

    Agradecem-se comentários, sejam experiências de utilizadores finais (como o Picareta) ou de Porfissionais da área com experiência e provas dadas aqui no fórum, como o jorgealves.

    Obrigado.
    • JVP
    • 28 setembro 2016

     # 17

    Colocado por: inquilinoptQuando diz "embutida na zona do armário", refere-se a algo como o que o jorgealves partilhou nesta última imagem, ou memo dentro do próprio roupeiro?

    Não, no meu caso os roupeiros fazem de divisória para uma zona de vestir, não encostam à parede.
    As minhas máquinas ficarão todas dentro do tecto falso, mas nestes 2 casos que referi, ficam no tecto falso alinhadas com o armário da zona de vestir, mas apenas para facilitar a manutenção da máquina a partir de um alçapão no armário, que disse o instalador era mais fácil do que aceder à máquina a partir da grelha do tecto falso.
    • JVP
    • 28 setembro 2016

     # 18

    :)
    Colocado por: PicaretaSe os móveis estão cheios de pó, é porque o ar que você anda a respirar está cheio de pó! já pensou usar mascara em casa?
    :)
    Dito assim até pode ter razão (pelo menos alguma graça tem), mas acredite que não sou um fanático das limpezas, gosto de andar "limpinho", como todos, mas o pó não me assusta.
    Durante o dia respiramos muito pó, ácaros e outras partículas, e então no centro da cidade respiramos coisas bem piores, eu sei que é assim, e isso não me deixa nervoso nem medroso! ;)

    A minha preocupação prende-se com a elevada concentração de pó e partículas que um tecto falso acumula. E sendo a minha mulher alérgica a ácaros, que o pó também tem, (que ninguém queira essa maleita), se a solução com AC a aspirar livremente em "plenum"/grelha a partir do tecto falso, for ajudar a espalhar ácaros pela casa, então o AC vai estar quase sempre desligado! Ou seja, investimento deitado ao lixo!!

    E eu que tinha a expectativa de que o AC iria ajudar a melhorar o ar...

    JVP
    • JVP
    • 28 setembro 2016

     # 19

    Colocado por: PicaretaJá agora uma dúvida,será eficaz colocar um filtro de ar nas grelhas de retorno colocadas no tecto falso?Isto porque o filtro da máquina de AC é muito básico, e queria colocar na grelha de retorno um filtro mais eficaz. Ou isso vai fazer a máquina trabalhar em esforço, e obrigar mais ar a entrar na máquina sem passar pela grelha de retorno?
    Ninguém ainda opiniou sobre isto.
    O que acham de colocar um filtro nas frelhas de ar de retorno? Isto porque o filtro da máquina de AC é muito básico, e queria colocar na grelha de retorno um filtro mais eficaz. Ou isso vai fazer a máquina trabalhar em esforço, e obrigar mais ar a entrar na máquina sem passar pela grelha de retorno?

    JVP
  9.  # 20

    Colocado por: JVPA mim disseram-me para tentar evitar ter a saída e a admissão/retorno de ar na mesma grelha, porque não conseguiria uma distribuição homogénea, por isso preferi a instalação de condutas, com o ar a ser expelido por uma conduta com saída junto da janela, e uma grelha de retorno na zona oposta, junto da entrada na divisão.


    Jorgealves, com a solução desta foto, parece-me que sobretudo com o ventilador nas velocidades mais baixas, o ar que está a ser retornado/admitido é quase o ar que está a ser expelido. Assim, não demorará mais a atingir temperatura desejada? Isto porque a máquina está a ser "enganada" pela temperatura do ar que está a puxar, e que vem muito misturado com o ar que está a sair...
    Ou não? E isto são só teorias, e na prática, seja seja passado 5min ou 10min ou 15min, temos uma temperatura agradavél e homogeneamente distribuída pela divisão, esteja o retorno e a insuflação onde estiverem???

    Agradecem-se comentários, sejam experiências de utilizadores finais (como o Picareta) ou de Porfissionais da área com experiência e provas dadas aqui no fórum, como o jorgealves.

    Obrigado.
    como é obvio esta solucao somente é possível em areas muito pequenas como seja quartos como sao ambos os casos.
 
0.0263 seg. NEW