Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sigo o forum desde 2014 por pretender re/construir casa mais que centenária no sul do distrito de vila real.
    A casa terá 150 m2 no piso 0 e 250 m2 no piso 1, com 3 suites no piso 1 e 1 no piso 0. E mais uma casa de banho social no piso 1 e 1 no piso 0. O piso 1 terá etics e o piso 0 revestido a granito isolamento interior.
    A caixilharia será em madeira e vidros duplos.
    Da casa original manter-se-à a sala de entrada do piso 1 com 35 m2 e a correspondente loja do piso 0, que constituem a fachada da rua principal. O resto será construção nova.
    A casa será utilizada cerca de 3 meses por ano, principalmente de maio a outubro.
    1- Quanto à climatização ponderei várias hipóteses. Piso radiante com radiadores parece-me pouco adequado face ao período de utilização em termos de custo/benefício, sendo que afasto os ventilo-convectores porque fazem algum barulho e tenho sono muito leve. E se têm efeito de vento mais vale o ac que é mais barato. Pensei em bomba de calor com radiadores pensando que na zona a climatização para frio não era muito importante. Recentemente inclino-me mais para ar condicionado com 2 razões principais: este verão foi muito quente e tudo leva crer que vai continuar. Alguém disse neste fórum que se o isolamento da casa for bom não faz sentido ventilar demasiado no verão e daí a necessidade de climatização a frio. Gostava de opiniões sobre este tema.
    2- Quanto a aqs não tenho grandes ideias, gostava de reflexões sobre o assunto. Não há gás natural e não haverá canalização de gás. Termoacumulador? 1 ou mais? Bomba de calor? Energia solar?
  2.  # 2

    Corrijo queria dizer bomba de calor com piso radiante afasto face ao período de utilização em termis de custo/benefício
  3.  # 3

    Sendo de uso esporádico eu optava por ac, barato e eficiente qb,

    Nas AQS fuga das soluções de águas paradas(termo acumuladores tradicionais e os depósitos convencionais dos sistemas solares), sendo uso essencialmente no tempo soalheiro uma boa solução solar térmica em drainback éa melhor pois além de muitas outras vantagens não precisa de manutenção nem tem águas paradas de consumo na acumulação de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silas
  4.  # 4

    Sr. Jorge Alves, ou seja, nas AQS bomba de calor com colector solar em drainback. Optando pela Daikin, qual a indicada para o meu caso, a multisplit ou a concentrada?
  5.  # 5

    Sr. Jorge Alves, para as AQS qual a melhor solução térmica para a minha situação, considerando a altitude de 650 m do local e a insolação?
    Quanto ao AC, tendo a intenção de instalar recuperador de calor na sala comum do piso 1, seria viável e conveniente utlizar as condutas do AC para o recuperador aquecer os três quartos do mesmo piso?
  6.  # 6

    As AQS podem ser o drainback com apoio de resistência,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silas
  7.  # 7

    E colectores planos ou tubos de vácuo?
  8.  # 8

    Em drainback somente planos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silas
  9.  # 9

    Posso perguntar-lhe se é para turismo?
  10.  # 10

    Não, é segunda residência
  11.  # 11

    Dependendo do que tem pensado em termos de execução do grosso da obra, se vai restaurar uma casa centenária e respeitar a traça original, talvez a minha opção não recaísse no AC por questões essencialmente estéticas ou de coerência.

    E se a casa for mesmo centenária, deve ter paredes grossas qb para que nunca precisa de AC, as casas senhoriais antigas, com paredes de pedra ou adobes, têm paredes tão grossas (e inércia térmica brutal) que mesmo com 40 ºC no exterior conseguem manter a frescura no interior.

    Mais, se vai investir em caixilhos de madeira, meta-lhe uns vidros planistar, que cortam mais a radiação. O menos bom é que também a cortam no inverno e a casa aquece menos, mas pelo menos resolvia o problema no verão e o problema do inverno resolve-se bem com lenha, que é o que uma casa dessas pede, na minha opinião.
 
0.0143 seg. NEW