Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar comprar uma casa mas como sou verde nestes assuntos gotaria de saber a seguinte informação:

    Na altura de pedir empréstimo ao banco, o que conta é o valor da venda, ou o valor da avaliação?

    Ou seja, o proprietário vende-me a casa por €30.000, posteriormente a casa é avaliada em €40.000. O empréstimo que vou pedir ao banco (cerca de 80%) é sobre o valor da venda acordado com o proprietário ou sobre o valor da avaliação?

    Poderá ser uma questão simples.. mas não faço ideia.
    Se alguém me puder ajudar a esclarecer esta situação, ficarei grato!

    Obrigado,
    Antonio
  2.  # 2

    o Banco manda um avaliador contractado pelo banco para fazer a avaliação do imovel.
    Se a avaliação for 40.000€ur é essa a referencia, se o emprestimo da casa for nesse montante e o banco apenas lhe emprestar 80% é com esse valor que ocnta, independentemente da casa ser registada a venda por 5.000.004€
  3.  # 3

    Obrigado pela sua resposta Paulo,

    Ou seja, não há 'bom negócio' nenhum. Está tudo dependente da avaliação...

    Em principio vou mesmo avançar com o pedido de crédito, os termos são +/- estes. Eu sei de antemão que a casa vale mais que o valor que o proprietário me pede..

    Mas isso não é muito ético.. quer dizer.. faço um acordo de contrato de promessa de compra e venda com o proprietário (que julgo ser um bom negócio) depois vem a avaliação e mete mais €10.000 em cima.
    Eu vou ter que pagar mais €10.000 do que o acordado com o propretário!?

    Então, se foi acordado com o homem um valor de venda de €30.000 no contrato de promessa de compra e venda, é isso que ele vai receber, certo?
    E eu vou estar a pagar ao longo de x anos €40.000? Quem mete esses €10.000 ao bolso, o banco?

    Deveria ser ilegal..
    Julgava eu que o que contava era o valor que o proprietário pede pela casa. Se da avaliação resultar uns €60.000 é isso que terei que pagar quando está um contrato assinado com metade do valor??

    Cpts,
    António
  4.  # 4

    Ainda sobre esta questão do diferencial entre o valor da venda e o valor da avaliação:

    O Paulo diz' o Banco manda um avaliador contractado pelo banco para fazer a avaliação do imovel.'

    Por exemplo, se eu tivesse o valor na mão (€30.000) para pagar a pronto o que o proprietário me pediu, formalizava-se o negócio, sem qualquer envolvimento de um banco.

    A casa teria á mesma que ser alvo de avaliação?

    Cpts,
    António
    • size
    • 30 setembro 2016

     # 5

    Não será assim.
    O banco só lhe emprestará o valor que desejar, desde que não ultrapasse o valor da regra que estabeleça sobre a avaliação do imóvel . O banco não o briga a um empréstimo pelo máximo que avaliação possa permitir
  5.  # 6

    Colocado por: Antonio_manEu sei de antemão que a casa vale mais que o valor que o proprietário me pede..

    Optimo.

    Colocado por: Antonio_manfaço um acordo de contrato de promessa de compra e venda com o proprietário (que julgo ser um bom negócio)

    Se acertar com o proprietario do terreno a venda por 10.000€ a venda será realizada por esse valor e é isso que tem que lhe pagar
    se a casa está avaliada em 40.000€ e o banco lhe empresta até 80% do valor da avaliação (não tem que pedir esse montante todo) o banco emprestalhe até 32.000€ para pagar esta casa, voce fica com essa limite de credito possivel, mas é voce que decide se quer esse dinheiro todo ou não, se só quer os 10.000€ para a compra da casa só pede isso. se quer pedir mais 8.000€ para obras então pede 18.000€, percebeu? é diferente.
  6.  # 7

    Crédito bancário: os bancos emprestam o máximo de 80% do valor da avaliação. Existem alguns (por ex CGD) que emprestam 80% do valor mais baixo (avaliação ou compra).
    Sem crédito não há necessidade de avaliaçao.
  7.  # 8

    Olá Size,

    Obrigado pela sua resposta.

    Não percebi.. 'o valor da regra que estabeleça sobre a avaliação do imóvel'?

    Cpts,
    A
  8.  # 9

    Colocado por: Antonio_manPor exemplo, se eu tivesse o valor na mão (€30.000) para pagar a pronto o que o proprietário me pediu, formalizava-se o negócio, sem qualquer envolvimento de um banco.

    A casa teria á mesma que ser alvo de avaliação?


    Não.

    Só à avaliação se voce pedir dinheiro emprestado, caso contrario não é necessário avaliar, (pode ser aconselhavel mas não é obrigatorio
  9.  # 10

    1. Assino um contrato de promessa de compra e venda com o proprietário por €30.000
    2. Vou ao banco, trato dos procedimentos, etc.. a avaliação é feita por €60.000
    3. O crédito é aprovado e eu tenho que pagar os €30.000 ao proprietário, peço por isso os €30.000 emprestados ao banco (50% do valor da avaliação)

    Certo?


    Cpts,
    A
  10.  # 11

    sim,
    Concordam com este comentário: MMascarenhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio_man
  11.  # 12

    Ah.. ok.

    Então estava certo. Percebi mal, então.. as minhas desculpas.

    Como disse no inicio que a 'Se a avaliação for 40.000€ur é essa a referencia' eu pensei o que teria que pagar pela casa seria o resultado da avaliação e não o valor da venda pedido pelo proprietário..
    Mas afinal a avaliação serve apenas para 'referência' de percentagens (saber o que se pode pedir ao banco até esse 'tecto' dado pela avaliação)

    Ou seja, como neste caso a avaliação será, eventualmente, superior ao valor pedido pelo proprietário, o 'tecto' será sempre confortável.

    Cpts,
    A
    • size
    • 30 setembro 2016

     # 13

    Colocado por: Antonio_manOlá Size,

    Obrigado pela sua resposta.

    Não percebi.. 'o valor da regra que estabeleça sobre a avaliação do imóvel'?

    Cpts,
    A


    Referia-me ao valor máximo que o banco estabeleça para o empréstimo:

    Exemplo : 80%, ou 90%, 100% da avaliação .
  12.  # 14

    usando os valores, que usou,

    se o banco empresta no máximo 80% do valor da avaliação.

    se você quer comprar uma casa que custa 30.000 e o banco avalia a casa em 40.000, o banco empresta no máximo 32.000. você compra a casa por 30.000 e ponto final, não é obrigado a usar os outros 2.000, este casos até são bons, porque como não atinge o máximo dos 80% da avaliação até pode sair beneficiado no cálculo da spread.

    se o banco avalia a casa em 35.000, o banco já só lhe empresta 28.000. Se quiser comprar a casa tem que colocar os 2.000 que falta, se não os tiver, ou convence o vendedor a baixar o preço ou tem que desistir no negócio.
 
0.0168 seg. NEW