Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, gostaria de saber se me conseguem dar algumas luzes sobre este problema: o apartamento por cima do meu esteve fechado durante muitos anos e no ano passado foi comprado e entrou em obras. Quando foi comprado eu percebi que quando está gente lá dentro além de eu ouvir as conversas todas como se as pessoas estivessem dentro do meu apartamento o soalho/teto do meu lado range imenso a cada passo que as pessoas dão e o barulho é terrível, mesmo num passo normal cada passo parece uma martelada. Entretanto foram feitas as obras, a proprietária do apartamento de cima colocou um isolamento acústico e um soalho flutuante mas a verdade é que está tudo na mesma. Ficando assim o apartamento de baixo, que não é meu, sou apenas inquilina, fica inabitável. O prédio é de tabique.
    As minhas questões são: há maneira de resolver isto? A intervenção deve ser feita no soalho do apartamento de cima ou no teto do apartamento de baixo? De quem é a responsabilidade (será do condomínio, se for um problema estrutural)?) Se alguém me puder dar algumas dicas agradeço!
  2.  # 2

    é daqueles casos em que o problema não é propriamente de ninguém. É feitio da construção, não é defeito.

    ou se tem sorte com os vizinhos, ou então o melhor é mudar de casa.

    se tiver um pé direito alto, poderia colocar um tecto falso com isolamento, mas se os vizinhos de cima, não calcarem uns chinelos quando entrarem em casa, irá ter sempre barulho.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
  3.  # 3

    Colocado por: mraleirasBoa tarde, gostaria de saber se me conseguem dar algumas luzes sobre este problema: o apartamento por cima do meu esteve fechado durante muitos anos e no ano passado foi comprado e entrou em obras. Quando foi comprado eu percebi que quando está gente lá dentro além de eu ouvir as conversas todas como se as pessoas estivessem dentro do meu apartamento o soalho/teto do meu lado range imenso a cada passo que as pessoas dão e o barulho é terrível, mesmo num passo normal cada passo parece uma martelada. Entretanto foram feitas as obras, a proprietária do apartamento de cima colocou um isolamento acústico e um soalho flutuante mas a verdade é que está tudo na mesma. Ficando assim o apartamento de baixo, que não é meu, sou apenas inquilina, fica inabitável. O prédio é de tabique.
    As minhas questões são: há maneira de resolver isto? A intervenção deve ser feita no soalho do apartamento de cima ou no teto do apartamento de baixo? De quem é a responsabilidade (será do condomínio, se for um problema estrutural)?) Se alguém me puder dar algumas dicas agradeço!

    Boas, o que range é o soalho do apartamento de cima. É um problema tipico de um prédio em tabique pois se os soalhos pregados em sarrafos assentes em placa já rangem então num prédio com esse tipo de estrutura rangem muito mais.
    Uma vez que o que faz o soalho ranger é obviamente o tráfego pedonal, o facto da sua vizinha ter colocado manta e pavimento flutuante eventualmente poderá ter atenuado o barulho (ligeiramente) no apartamento dela mas não ajudará absolutamente nada o seu caso.
    Pedir responsabilidades não me parece que resulte uma vez que a "culpa" nestes casos morre obviamente solteira.
    Se incomoda ao ponto de ser inabitável sugiro que pondere seriamente trocar de casa uma vez que a mesma é arrendada.
    A única outra opção que estou a ver é gastar uma pipa de massa a colocar teto falso com um isolamento acústico bem grosso. Mas nunca lhe resolvera o problema a 100%.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
  4.  # 4

    É da construção.
    Que idade tem o prédio?
    Eu apostaria uns 60 anos ou mais. Há 60 anos isso seria aceitável, hoje as pessoas já não toleram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
    •  
      larkhe
    • 3 outubro 2016 editado

     # 5

    Parece me que o problema é não estar habituado a ter alguem lá por cima, e principalmente nesse tipo de casa, não há grande coisa a fazer, pode inventar muito, mas vai acabar por ser gastar dinheiro sem grandes melhorias.

    Senão pretende mudar de casa, vá se habituando é o conselho que lhe posso dar.
    Concordam com este comentário: Anonimo88, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
  5.  # 6

    Colocado por: ClioIIÉ da construção.
    Que idade tem o prédio?
    Eu apostaria uns 60 anos ou mais. Há 60 anos isso seria aceitável, hoje as pessoas já não toleram.


    Ate pode ter menos de 60 anos, no inicio dos anos 60 ainda havia prédios desses, havendo também o que eles chama de híbridos ou seja cozinha e wc em placa e sala e quartos em madeira ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
  6.  # 7

    Acho que é híbrido sim.

    Eu percebo essa questão da habituação ao ruído, eu estava preparada para algum ruído porque também ouço os outros vizinhos, mas nesta situação é insuportável, até a proprietária do apartamento de cima concordou que era um ruído excessivo.

    O proprietário do meu apartamento diz que quando lá morava, há uns 10 anos, e havia vizinhos no apartamento de cima não ouvia nada.

    O pé direito é bastante alto, acho que daria para colocar o tecto falso... Será a única solução?
  7.  # 8

    isso é em Lisboa?
  8.  # 9

    Sim em Lisboa
  9.  # 10

    Confere
  10.  # 11

    Em Alvalade acontece muito em certos bairros construcao chao madeira, e ainda tem o barulho dos avioes a rasarem os tectos ! Tambem acontece em edificios em Santa Catarina, Camóes. Refere-se a estas zonas historicas, fica em que zona de Lisboa esse edificio ?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  11.  # 12

    Colocado por: Anonimo88Em Alvalade acontece muito em certos bairros construcao chao madeira, e ainda tem o barulho dos avioes a rasarem os tectos ! Tambem acontece em edificios em Santa Catarina, Camóes. Refere-se a estas zonas historicas, fica em que zona de Lisboa esse edificio ?
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Acontece mais ainda na baixa pombalina uma vez que os prédios estão na sua maioria acentes em estacas de madeira e são na sua grande maioria completamente feitos em tabique. Tais como os de Santa Catarina e Camões (basicamente todo o chiado) como enumerou em cima e muito bem.
    Os de Alvalade são praticamente todos híbridos.
  12.  # 13

    Aqui é Penha de França. Mas como será que as pessoas resolvem nesses bairros?
  13.  # 14

    é verdade, em Alvalade a cozinha e casa de banho ja sao em mosaico, no entanto no resto da casa ouve-se os vizinhos de cima a andar e a falar e percebe-se o que dizem, a varrerem os quartos de manha parece que arrastam tudo, mas provavelmente apenas as deslocam normalmente, em baixo é que parece mais do que é na realidade ! é pedir a 1 dos vizinhos de cima para ir a sua casa enquanto o outro se mantem em casa a falar sozinho e a andar, para o marido ou a mulher comprovar o barulho q se ouve em baixo e concordar que ha barulho, depois pedir-lhes se podem colocar tapetes espessos no corredor, sala e quartos a protejer uma boa parte do chao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
  14.  # 15

    Colocado por: mraleirasAqui é Penha de França. Mas como será que as pessoas resolvem nesses bairros?

    Como em qualquer outro bairro. Não podendo ou não querendo colocar teto falso com um isolamento acústico bem dimensionado e sobretudo bem aplicado... mudam-se :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mraleiras
  15.  # 16

    Colocado por: Anonimo88é verdade, em Alvalade a cozinha e casa de banho ja sao em mosaico, no entanto no resto da casa ouve-se os vizinhos de cima a andar e a falar e percebe-se o que dizem, a varrerem os quartos de manha parece que arrastam tudo, mas provavelmente apenas as deslocam normalmente, em baixo é que parece mais do que é na realidade ! O user Mraleiras diz que a casa é tipo hibrido, deve-se referir com certeza a zona de Alvalade.

    Foi um dos motivos que me levou a vender o apartamento que tínhamos em Alvalade e querer construir a nossa casa. Queria sossego. Hoje em dia posso dizer que tenho saudades, muitas saudades!!!
    Concordam com este comentário: Anonimo88
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo88é verdade, em Alvalade a cozinha e casa de banho ja sao em mosaico, no entanto no resto da casa ouve-se os vizinhos de cima a andar e a falar e percebe-se o que dizem, a varrerem os quartos de manha parece que arrastam tudo, mas provavelmente apenas as deslocam normalmente, em baixo é que parece mais do que é na realidade ! é pedir a 1 dos vizinhos de cima para ir a sua casa enquanto o outro se mantem em casa a falar sozinho e a andar, para o marido ou a mulher comprovar o barulho q se ouve em baixo e concordar que ha barulho, depois pedir-lhes se podem colocar tapetes espessos no corredor, sala e quartos a protejer uma boa parte do chao.


    Isto pode melhorar, mas e a parte de o soalho ranger?
  17.  # 18

    Colocado por: mraleiras

    Isto pode melhorar, mas e a parte de o soalho ranger?

    Vai ranger SEMPRE!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, larkhe
 
0.0162 seg. NEW