Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora bem, estamos a falar de um prédio com uns 25 anos que, genericamente, sofre com maus cheiros nos sítios onde há águas (WC, cozinha, lavandaria).

    Certo dia entrei num dos apartamentos que já não era usado há muito e o cheiro era horrível (cheiro a esgoto). Calculei que os sifões tivessem secado e que, com os sifões repletos e algum arejamento o cheiro desaparecesse.

    Ora, com o uso e os sifões repletos o mau cheiro está muito ténue, mas não desapareceu, o que me deixou intrigado.

    Depois notei que num pequeno armariozito embutido num corredor está uma caixa de colectores de PE-X (águas limpas, portanto) e o mau cheiro aparece aí também vindo dessa caixa!




    Ajudem-me por favor a diagnosticar o problema para que eu possa encontrar solução:


    1) Como pode o cheiro do esgoto persistir? Os aparelhos são todos sifonados, e não parecem ficar secos quando se usam;

    2) Será que o prédio não tem tubos de respiro do esgoto para a cobertura? E nesse caso os gases acabam por passar a água dos sifões em direcção ao interior da habitação?

    3) Como raio passam cheiros para as mangas e caixas de colectores dos tubos PE-X de águas limpas?
  2.  # 2

    Bem sei que é difícil dar opinião sem estar no local a observar, mas qualquer dica sobre o que procurar e onde é bem vinda. :-)
    • ik
    • 4 outubro 2016

     # 3

    Eu tive que tapar todos os tubos de esgotos que não estavam em utilização e vedar bem os das máquinas que não estavam estanques


    Em tubos de pex é que é estranho pode é ter alguma água lá (condensação?) Que esteja a dar mau cheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 4

    Colocado por: ClioIIOra bem, estamos a falar de um prédio com uns 25 anos que, genericamente, sofre com maus cheiros nos sítios onde há águas (WC, cozinha, lavandaria).

    Certo dia entrei num dos apartamentos que já não era usado há muito e o cheiro era horrível (cheiro a esgoto). Calculei que os sifões tivessem secado e que, com os sifões repletos e algum arejamento o cheiro desaparecesse.

    Ora, com o uso e os sifões repletos o mau cheiro está muito ténue, mas não desapareceu, o que me deixou intrigado.

    Depois notei que num pequeno armariozito embutido num corredor está uma caixa de colectores de PE-X (águas limpas, portanto) e o mau cheiro aparece aí também vindo dessa caixa!




    Ajudem-me por favor a diagnosticar o problema para que eu possa encontrar solução:


    1) Como pode o cheiro do esgoto persistir? Os aparelhos são todos sifonados, e não parecem ficar secos quando se usam;

    2) Será que o prédio não tem tubos de respiro do esgoto para a cobertura? E nesse caso os gases acabam por passar a água dos sifões em direcção ao interior da habitação?

    3) Como raio passam cheiros para as mangas e caixas de colectores dos tubos PE-X de águas limpas?


    Na realidade o que se está a passar é a falta de respiro na prumada que absorve estes esgotos devia ter a continuidade que pela descarga de outros vizinhos faz sucção retirando a água existente nos sifoes de pavimento.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  4.  # 5

    Colocado por: ikEu tive que tapar todos os tubos de esgotos que não estavam em utilização e vedar bem os das máquinas que não estavam estanques


    Em tubos de pex é que é estranho pode é ter alguma água lá (condensação?) Que esteja a dar mau cheiro


    Sim, os tubos não usados estão todos tapados.

    De facto, intriga-me o caso dos tubos de água limpa.
  5.  # 6

    Colocado por: Costa53

    Na realidade o que se está a passar é a falta de respiro na prumada que absorve estes esgotos devia ter a continuidade que pela descarga de outros vizinhos faz sucção retirando a água existente nos sifoes de pavimento.


    Deve ter razão. Hei-de ir à cobertura ver se os respiros estão obstruídos. Só espero não descobrir que não tem respiros de todo, caso contrário não sei o que fazer...
    • ClioII
    • 17 outubro 2016 editado

     # 7

    Fui ao sótão do edifício ver o que lá encontrava (ver fotos). O edifício tem uns 25 anos e está dotado de ventilação mecânica (extracção centralizada). Todos os WC e despensas interiores têm uma boca de extracção, bem como as hottes das cozinhas. Os tubos "spiro" largos que se vêm na foto fazem parte da "teia" de ventilação do edifício.

    Entretanto vi também uns tubos de PVC de 40mm, deitados, a que não liguei muito.

    Pus-me à procura tubos largos de PVC que pudessem ser os respiros dos esgotos... e nada! Cheguei à conclusão que os tubos fininhos e "compridões" eram os respiros. Agora percebo porque é que os sifões têm tendência a secar +/- rapidamente e a pôr mau cheiro nas habitações: os respiros finos diminuem o efeito de êmbolo mas são demasiado finos para o anular cabalmente.
      IMG_20161016_172000198.jpg
  6.  # 8

    Outra vista de dois respiros:
      IMG_20161016_171942691.jpg
  7.  # 9

    Com as imagens visíveis para se perceber melhor



  8.  # 10

    Na primeira imagem quer-me parecer que os tubos dos respiros chegam ao sótão com bom diâmetro (aí uns 100mm), a partir daí é que são estrangulados para 40mm apenas. Estou tentado em colocar tubos de 80mm nos pontos em que afectam a minha fracção para resolver o problema. O que dizem?
  9.  # 11

    Parece-me uma boa ideia, pouco ou nada terá a perder em arriscar.
  10.  # 12

    Só na semana passado ao solicitar um orçamento ao terceiro canalizador é que fiquei a saber da necessidade de colocar
    um respiro para os esgotos. Irei fazer uma remodelacao na qual irá haver 4 wc, numa moradia com três pisos beneficiando de uma corte localizará ao centro da mesma, por onde passará o esgoto principal e as suas derivações para cada piso. Pelo que percebi o túnel
    O tubo principal colocado na vertical irá até ao telhado e ficará aberto para fazer o respiro. Informou me que servirá para virar maus cheiros e barulhos das descargas. Será boa opção?
  11.  # 13

    Colocado por: Kazuza148Só na semana passado ao solicitar um orçamento ao terceiro canalizador é que fiquei a saber da necessidade de colocar
    um respiro para os esgotos. Irei fazer uma remodelacao na qual irá haver 4 wc, numa moradia com três pisos beneficiando de uma corte localizará ao centro da mesma, por onde passará o esgoto principal e as suas derivações para cada piso. Pelo que percebi o túnel
    O tubo principal colocado na vertical irá até ao telhado e ficará aberto para fazer o respiro. Informou me que servirá para virar maus cheiros e barulhos das descargas. Será boa opção?


    Naturalmente que será boa opção agora face a três pisos e quatro wc nunca nenhum canalizador falou em criar um sistema de retorno da água quente parece- me pertinente reflectir nesta questão senão alguém a utilizar água quente no wc mais distante chegar com dificuldades e consumo exagerado de utilização de água até chegar a uma temperatura aceitável.
  12.  # 14

    Mas para ter retorno de aguas quentes não ira ser necessario uma bomba circulatoria sempre a trabalhar e gastar eletricidade ?
  13.  # 15

    Colocado por: Kazuza148sempre a trabalhar
    sempre a trabalhar não



    Colocado por: Kazuza148e gastar eletricidade ?
    gasta muito menos do que imagina
    Concordam com este comentário: Costa53
  14.  # 16

    Colocado por: Sergio Rodriguessempre a trabalhar não



    gasta muito menos do que imagina
    Concordam com este comentário:Costa53


    Existe solução além do relógio Sérgio?
  15.  # 17

    Colocado por: falcon16Existe solução além do relógio Sérgio?
    existe, ou atraves de um interruptor, chega ao wc carrega num interruptor de parede por ex a bomba trabalha durante uns segundos ate chegar a agua quente, ou atraves da abertura de uma torneira, em que a bomba fica por ex por baixo de um lavatorio ao abrir a torneira a bomba começa a funcionar e so sai agua quando a agua chegar quente este sistema refiro-me em concreto a uma solução da wilo, ou entao coloca um sistema totalmente automatico, em que a propria bomba faz um registo semanal de consumo de agua quente em casa e vai trabalhando sozinha consoante os consumos que são feitos!!
  16.  # 18

    Colocado por: Sergio Rodriguesexiste, ou atraves de um interruptor, chega ao wc carrega num interruptor de parede por ex a bomba trabalha durante uns segundos ate chegar a agua quente, ou atraves da abertura de uma torneira, em que a bomba fica por ex por baixo de um lavatorio ao abrir a torneira a bomba começa a funcionar e so sai agua quando a agua chegar quente este sistema refiro-me em concreto a uma solução da wilo, ou entao coloca um sistema totalmente automatico, em que a propria bomba faz um registo semanal de consumo de agua quente em casa e vai trabalhando sozinha consoante os consumos que são feitos!!


    Esse sistema automático parece me muito bem....Para que preços é que isso anda?

    Tinha em ideia colocar o tal relógio na bomba...mas por exemplo no fim de semana os horários programados serão diferentes dos semanais, isto irá levara a funcionamento da bomba desnecessário.
  17.  # 19

    Colocado por: falcon16


    Tinha em ideia colocar o tal relógio na bomba...mas por exemplo no fim de semana os horários programados serão diferentes dos semanais, isto irá levara a funcionamento da bomba desnecessário.
    ha relogios em que faz programação diaria, tanto para a semana como fim de semana, resumindo ha solução para tudo de uma maneira ou de outra!!!
  18.  # 20

    Colocado por: falcon16Esse sistema automático parece me muito bem....Para que preços é que isso anda?
    á volta dos 250€
 
0.0270 seg. NEW