Iniciar sessão ou registar-se
    • P32
    • 6 outubro 2016

     # 1

    Boa tarde,

    Encontrei este forum por acaso e já tive oportunidade de ler muitos dos excelentes topicos daqui.

    Gostaria de saber se alguem me pode ajudar com uma questão

    Cheguei a acordo com as 2 partes para venda de 2 artigos distinto, um é uma casa em contrução outro é um terreno agricola apegado a este terreno.
    Infelizmente os 2 são familiares que não se entendem e tenho receio de fazer os contractos e algum desistir por birra com o outro que percebi que aquilo não é nada facil.

    Qual é a melhor forma de me proteger, posso fazer os 2 contractos ao mesmo tempo no notario estando os 2 presentes? depois do contracto promessa compra e venda assinado pode correr alguma coisa mal e não ir para a frente, ficando eu empatado só com a casa sem terreno ou só com o terreno sem a casa?

    obrigado por qualquer ajuda que possam dar
    • P32
    • 6 outubro 2016

     # 2

    uma outra ajuda a casa já está com a parte de pedreiro pronta estrutura e alvenarias, e é na zona de Vila nova de Gaia.

    Tem 100m2 no primeiro piso e 80mº no 2º piso, +garagem20m2 é de arquitectura moderna (bloco cubo)
    Já tem isolamento com parede dupla.
    Tenho lido que os preços por metro quadrado anda nos 750€, tirando a parte que já está feita uma estimativa para o metro quadrado apenas dos acabamentos medios que não sou de estravagancias xpto.

    devo contar com +400€? m2 para acabamentos ou mais? qual é uma média disso?
  1.  # 3

    Do pouco que percebo acho que a estrutura é 1/3 do valor total da moradia!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  2.  # 4

    Colocado por: P32a casa já está com a parte de pedreiro pronta estrutura e alvenarias,

    Impermeabilizações, estão feitas?
    Cobertura?
    As licenças estão em dia?
    O construído corresponde aos projetos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 5

    Colocado por: zedasilvaImpermeabilizações, estão feitas?
    Cobertura?
    As licenças estão em dia?
    O construído corresponde aos projetos?


    A casa é uma reconstrução em que pouco ficou da construção anterior.

    As licenças estão em dia, mas por pouco terminam em Junho, por isso com um bocado de jeito e com o tempo que estas coisas demoram provavelmente terei que pedir um prolongamento

    Cobertura feita, falta isolamento.

    Ipermeabilizações não tem, não tem cave nao faz parte do projecto, mas esta é uma daquelas coisas que vai ter que ser feita pois não vou quero aguas trepadeiras.

    o construido está totalmente de acordo com o projecto. (que é fraquinho)
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 6

    uma ajudinha? para a questão do contracto se calhar é melhor uma advogado, não?
    Para acabamentos, conto com uma media de 400€ / m2 como a parte de pedreiro já está pronta? x200m2 +-80.000€?

    com pavimento até 20€ e sem grandes exuberancias cozinha8.000€com equipamentos, casas de banho 1000€? x 3 aí uns 10.000€para arranjos exteriores e muros, ou acham que vou gastar muito mais para um nivel de acabamentos médio?
  3.  # 7

    Colocado por: P32As licenças estão em dia, mas por pouco terminam em Junho,

    Vai necessitar de na câmara pedir o averbamento do alvará de construção para seu nome.
    A esse alvará está averbado uma empresa de construção, um diretor técnico e um diretor de fiscalização.
    Não se esqueça que vai tb ter que assumir os custos com isso ou então fazer a substituição de todos ou de alguns deles
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • RCF
    • 7 outubro 2016

     # 8

    Colocado por: P32Infelizmente os 2 são familiares que não se entendem e tenho receio de fazer os contractos e algum desistir por birra com o outro que percebi que aquilo não é nada facil.

    Qual é a melhor forma de me proteger, posso fazer os 2 contractos ao mesmo tempo no notario estando os 2 presentes? depois do contracto promessa compra e venda assinado pode correr alguma coisa mal e não ir para a frente, ficando eu empatado só com a casa sem terreno ou só com o terreno sem a casa?


    Importante é que assine o contrato promessa com ambos, de modo a reduzir o risco de algum desistir. Para o contrato promessa dispensa-se o notário. Para as escrituras, não vejo motivo para fazer as duas ao mesmo tempo. Para evitar que eles se encontrem no notário, agenda para data ou hora diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 9

    sim por ai já estou à espera de + uns eur mas não queria em momento nenhuma que a casa me ficasse por mais de 100.000€ com iva de reconstrução.

    a empresa de construção tenho que escolher bem e tenho que fazer umas alterações e o caderno de encargos com um arquitecto, a parte da fiscalização como é que funciona, chamo um fiscal para vir lá quando eu achar? ou é de 15 em 15 dias, ou e´à semana? como funciona isto? devo contar À volta de que valores? encontrei muitos preçso de referencia cá no forum para diversas situaç~eos mas não para fiscalização, não faço nem ideia.
  4.  # 10

    Colocado por: P32da fiscalização como é que funciona, chamo um fiscal para vir lá quando eu achar?

    Sim. Desde que essa periodicidade defenda os seus interesses, pode ser semanal, de 15 em 15 dias ou até mensal.
    Depende de muita coisa, na altura, se necessitar, apite que eu ensino-lhe uns truques
    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  5.  # 11

    Colocado por: P32tenho que fazer umas alterações e o caderno de encargos com um arquitecto

    Atenção que o autor do projeto tem alguns direitos sobre ele, não quer dizer que tenha que contratar o serviço a ele, mas pelo menos deve obter a devida autorização para que outro técnico faça alterações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 12

    Colocado por: RCF
    Importante é que assine o contrato promessa com ambos, de modo a reduzir o risco de algum desistir. Para o contrato promessa dispensa-se o notário. Para as escrituras, não vejo motivo para fazer as duas ao mesmo tempo. Para evitar que eles se encontrem no notário, agenda para data ou hora diferente.


    o meu receio nisto tudo é que algum desita e eu fique empatado com uma coisa ou outra, queria fazer tudo bem para que eles não tivessem hipoteses de fugir, ainda que eu ache que os principais beneficiados são eles pois os valores que lhes vou pagar são acima do que estava a idealizar e é um negocio bom para todas as partes, queria era não ficar empatado?
    Nisso considerando um valor para a casa como está de 100.000€ + o terreno de 20.000€ que valor deve ser colocado no ocntracto promessa? 5% de cada?
    o contracto promessa de compra e venda não é obrigatorio no notario para reconhecimento das assinaturas?
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 13

    Colocado por: zedasilvaAtenção que o autor do projeto tem alguns direitos sobre ele, não quer dizer que tenha que contratar o serviço a ele, mas pelo menos deve obter a devida autorização para que outro técnico faça alterações


    Agora apanhei um soco no estomago :-(
    essa não estava à espera, e pela forma como ele projectou as plantas não me parece que va ser ele.
    a nivel de exterior vá lá que não vá, não é necessário quase nada (não gosto de uma javela do quarto virada para a rua e chegame uma no quarto e já tem outra virada para o jardim, mas a nivel de interior tem que fazer umas alterações, se eu não o quiser tenho que meter um novo projecto?
    • RCF
    • 7 outubro 2016

     # 14

    Colocado por: P32

    o meu receio nisto tudo é que algum desita e eu fique empatado com uma coisa ou outra, queria fazer tudo bem para que eles não tivessem hipoteses de fugir, ainda que eu ache que os principais beneficiados são eles pois os valores que lhes vou pagar são acima do que estava a idealizar e é um negocio bom para todas as partes, queria era não ficar empatado?
    Nisso considerando um valor para a casa como está de 100.000€ + o terreno de 20.000€ que valor deve ser colocado no ocntracto promessa? 5% de cada?
    o contracto promessa de compra e venda não é obrigatorio no notario para reconhecimento das assinaturas?


    O contrato promessa deve mencionar o valor exato pelo qual ambas as partes se comprometem a vender (vendedor) e a comprar (comprador).
    A regra é o promitente comprador pagar, no momento da assinatura deste contrato promessa 10% do valor da compra, como sinal, ficando isso igualmente escrito nesse contrato promessa. Mas, em vez de 10% pode ser mais ou ser menos, desde que ambos assim queiram. O contrato deve, ainda, mencionar que em caso de desistência, o promitente vendedor perde o valor total do sinal se for ele a desistir. Se for o vendedor a desistir, deve devolver o sinal em dobro ao comprador - por isso, quanto maior for o valor do sinal, mais comprometidos ficarão ambos.
    O contato promessa não tem de ser efetuado no notário nem com qualquer outra forma de reconhecimento de assinaturas. A Lei não obriga a isso. Convém, no entanto, que fique escrito que ambos dispensam o reconhecimento de assinaturas. Se pretender reforçar a validade do documento, identifique testemunhas, que assinarão também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, P32
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 15

    agradeço o seu esclarecimento.

    levando isto a extremo de um deles depois inventar qualquer coisa que não assinou nada, não dá para fazer isto no notário? (desculpem estar a insistir no mesmo mas tenho sempre o sentimento de desconfiança em todos os negocios e gosto de analisar os extremos para me percaver).

    Posso incluive ter a segurança extra de colocar nesse contracto de compra e venda que se um deles desistir ainda que pague o dobro do sinal, o outro concorda com a devolução do meu sinal sem penalizações? penso que nenhum deles se importaria com isso pois no limite voltaria à primeira forma e deve ser do interesse de todos a venda.

    existe alguma forma se eu ter a certeza que se um deles desitir o dinheiro me é devolvido, (o dinheiro ser entregue a 3ª parte que seja isenta)existe alguam instituição para fazer isto legalmente?
    • RCF
    • 7 outubro 2016

     # 16

    Colocado por: P32agradeço o seu esclarecimento.

    levando isto a extremo de um deles depois inventar qualquer coisa que não assinou nada, não dá para fazer isto no notário? (desculpem estar a insistir no mesmo mas tenho sempre o sentimento de desconfiança em todos os negocios e gosto de analisar os extremos para me percaver).

    Posso incluive ter a segurança extra de colocar nesse contracto de compra e venda que se um deles desistir ainda que pague o dobro do sinal, o outro concorda com a devolução do meu sinal sem penalizações? penso que nenhum deles se importaria com isso pois no limite voltaria à primeira forma e deve ser do interesse de todos a venda.

    existe alguma forma se eu ter a certeza que se um deles desitir o dinheiro me é devolvido, (o dinheiro ser entregue a 3ª parte que seja isenta)existe alguam instituição para fazer isto legalmente?


    Sim, pode fazer no notário com reconhecimento de assinaturas. Mas, não é obrigado a fazê-lo. No entanto, se se sentir mais seguro dessa forma, força.
    Quanto a existir alguma forma de ter a certeza de devolução do dinheiro em caso de desistência, direi que certeza é impossível. Certa só a morte!
    No entanto, não será muito difícil reaver o dinheiro ou até mesmo o dobro do que pagou. Se ele não quiser devolver o dinheiro (em dobro) a bem, tem de ir a Tribunal reclamá-lo. Em último caso, com processo judicial, até lhe pode penhorar o terreno que não lhe quis vender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 17

    sobre esta parte, é possivel?

    Posso incluive ter a segurança extra de colocar nesse contracto de compra e venda que se um deles desistir ainda que pague o dobro do sinal, o outro concorda com a devolução do meu sinal sem penalizações?
    • RCF
    • 7 outubro 2016

     # 18

    Colocado por: P32sobre esta parte, é possivel?



    Pode. Desde que eles assim aceitem.
    Sinceramente, se fosse comigo, creio que abria o jogo com ambos e dizia-lhes que ia comprar as duas parcelas, até para que nenhum deles viesse a achar que eu estava a esconder alguma coisa. Se bem que, essa é uma decisão a tomar por quem lida com ambos e os conhecerá melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 7 outubro 2016

     # 19

    Colocado por: RCF

    Pode. Desde que eles assim aceitem.
    Sinceramente, se fosse comigo, creio que abria o jogo com ambos e dizia-lhes que ia comprar as duas parcelas, até para que nenhum deles viesse a achar que eu estava a esconder alguma coisa. Se bem que, essa é uma decisão a tomar por quem lida com ambos e os conhecerá melhor.


    isso não é questão, ambos sabem que o negocio é com ambos dai eu achar que não havera dificuldade em aceitar essa clausula
    • RCF
    • 7 outubro 2016

     # 20

    Colocado por: P32

    isso não é questão, ambos sabem que o negocio é com ambos dai eu achar que não havera dificuldade em aceitar essa clausula


    Sendo assim, o risco de algum desistir também será menor
    Concordam com este comentário: P32
 
0.0187 seg. NEW