Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Á cerca de 3 anos decidi remodelar uma casa antiga r/c em que o pavimento estava construído em solho de madeira com caixa de ar por baixo com cerca de 50cm.

    A forma como o chão foi remodelado, foi sugerida pelo carpinteiro de uma forma muito simples, assentar o flutuante AC5 sobre uma tela de espuma diretamente sobre o solho de madeira. Foram também efetuados buracos ao nível da caixa de ar em redor da casa para que se existe respiração e circulação de ar.

    Passados 2 anos começamos a ter problemas em algumas divisões em que o solho já não oferecia resistência e estava tudo a ir a baixo.

    Levantei recentemente o flutuante numa dessas zonas e reparei que as tábuas estão como esferovite completamente podres e sem nenhuma resistência. (ver fotos em anexo)

    Imagem 1Imagem 2Imagem 3Imagem 4

    Procuro a vossa ajuda no sentido de saber qual a melhor solução para substituir todo o chão de madeira por betonilha e quais os materiais mais indicados para isolar humidades.
    • será melhor fazer placa ou simplesmente encher com tout venant?
    • deverei aplicar algum produto para isolar humidades?
    • quanto tempo deverá ficar a betonilha a secar antes de colocar novamente o flutuante que consegui recuperar?

    O meu grande objetivo é resolver o problema com o menor custo possível sem ter problemas no futuro.

    Muito Obrigado
    Sérgio Silva
    • emad
    • 9 outubro 2016

     # 2

    Esse nem o Joao dias conseguia resuscitar.😊
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Joao Dias
  2.  # 3

    ou seja remodelações fast food depois dá nisto.
  3.  # 4

    etes sao os carpinteiros que nao sabem trablhar faze coisas destas.... isso agora facil de reparar e barato nao é..ui...que trabalheira....
  4.  # 5

    Isto nem parece o Fórum da Casa! Toda a gente a dizer mal, e ninguém a dar soluções. :-)
    E também ninguém arrisca um diagnóstico (qual foi a causa do apodrecimento da madeira?) ?
    È que sem diagnóstico, como se pode avançar com toda a segurança para a solução alternativa?

    Eu tenho uma ideia do diagnóstico, mas gostaria de ouvir outras opiniões primeiro...

    Quanto a soluções:
    - Uma solução seria utilizar a madeira ainda existente (eventualmente, reforçando-a) como cofragem perdida e fazer uma laje em betão armado parcialmente embebida dentro das paredes.
    - Pode até aplicar impermeabilização - p.ex.: tela asfáltica - como se fosse uma cobertura invertida
    - O "tempo ideal" não existe. Existe sim, é a humidade da betonilha (que vai fazer sobre a laje) que não deve ultrapassar um determinado valor.
    Normalmente sáo precisos mais de 30 dias para que a humidade da betonilha atinja o valor adequado.

    PS: cerca de 3 anos!! ""!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  5.  # 6

    Luis

    com aquele estado de degradação de um elemento estrutural, arrisca a dar bitates sem ver in loco a real situação existente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  6.  # 7

    Colocado por: marco1Luis
    com aquele estado de degradação de um elemento estrutural, arrisca a dar bitates sem ver in loco a real situação existente?

    "Marco1", SÓ porque já vi uma situação idêntica. :-)

    E, como nunca tenho certezas e às vezes até me engano (ao contrário de uma pessoa que já me esqueci de quem era), acautelei-me dizendo:
    "utilizar a madeira ainda existente (eventualmente, reforçando-a) como cofragem perdida".
    De qualquer maneira, "Aquele estado de degradação" não sei a que ponto vai. As 4 fotografias em cima são TODAS dos mesmos 80cm de chão...

    Continua a não haver ninguém que arranje justificação para a degradação da madeira?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  7.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.
    "Marco1", SÓ porque já vi uma situação idêntica. :-)

    E, como nunca tenho certezas e às vezes até me engano (ao contrário de uma pessoa que já me esqueci de quem era), acautelei-me dizendo:
    "utilizar a madeira ainda existente (eventualmente, reforçando-a) como cofragem perdida".
    De qualquer maneira, "Aquele estado de degradação" não sei a que ponto vai. As 4 fotografias em cima são TODAS dos mesmos 80cm de chão...

    Continua a não haver ninguém que arranje justificação para a degradação da madeira?
    como não ha niguem que sabe dizer uma variante..do que estragou a madeira sem ver mais do outros digo....madeira apodreceu por ficar mulhada a fazer condenso debaixo de plastico com bolhas e digo que deve ser suficiente 2-3 anos para tal acontecer. ..e se a madeira for em pinho ou madeira de baixa densidade e ainda mais facil para tal acontecer depois ha acção de furmigas+humidade e ja e outra variante.... normalmente quando um maestre faz chão em madeira devia saber escolher as peças que fazem parte de parte central do tronco não das margens sendo a madeira mais dura n9 centro de tronco..claro que isso não todos aplicadores sabem e pelo menos os que tem poca experiência ou aqueles que nao estudaram as madeiras de ponto de vista como materias primas para construção ou indústria de móveis. ...com buracos que abriram para respiro fizeram pior porque criaram condições para aumento de umidades....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  8.  # 9

    amigo o que me parece, pelas fotos é que necessita de uma laje, com uso de vigas metálicas "encastradas" na parede ou vigas de madeira, mas com isso só indo ao local, no entanto o que ai tem não é um "querido mudei a casa", é mais grave
    Concordam com este comentário: marco1, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  9.  # 10

    aproveite a caixa de ar, e faça uma laje suspensa com o devido isolamento
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  10.  # 11

    Colocado por: riscosé mais grave



    Nao ha nada que nao se resolva, apenas nao existe soluçao para a morte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  11.  # 12

    alguém disse que não se resolvia?so disse que se trata de uma solução estrutural e não um "querido mudei a casa".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  12.  # 13

    os queridos mudei a casa sao muito talentosos....renovam uma casa inteira em 3 dias....e fica tudo muito lindo....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  13.  # 14

    Colocado por: Rfr19os queridos mudei a casa sao muito talentosos....renovam uma casa inteira em 3 dias....e fica tudo muito lindo....


    lolol
  14.  # 15

    Muito Obrigado pelo vossos comentários e correções ortográficas.

    Colocado por: Rfr19aproveite a caixa de ar, e faça uma laje suspensa com o devido isolamento


    Que tipo de isolamento se refere ? A tela asfáltica como sugeria o Sr. Luis ?

    Vêem algum problema se encher a caixa de ar com tout venant e depois a betonilha e algum isolamento que aindo não sei bem qual. não me ficará mais económico?

    A casa são cerca de 50 m2 divididos por 4 divisões + 1 corredor e a casa está perto de 1 metro elevada em relação á estrada

    Obrigado pela vossa ajuda
  15.  # 16

    silva

    se verificar que essa caixa de ar existente não ganha água, ou seja que o nível freático do terreno é baixo, então fazer como diz um pavimento térreo bem impermeabilizado, é a solução.
    em todo o caso tenha cuidado na questão estrutural, mais vale chamar alguém entendido e verificar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  16.  # 17

    Boa noite.

    Como nas fotos não consigo visualizar correctamente, por baixo dessa madeira completamente podre, o que tem por baixo, para além da dita caixa de ar? Fundações? Areia ?

    Pois também não consigo entender se as paredes têm parte estrutural ou não.

    Talvez seja sensato analisar bem a situação e seleccionar os materiais e trabalhos necessários por forma a evitar problemas semelhantes no futuro.

    Cumprimentos.

    Luís Monteiro

    Assistência 24 Horas e Remodelações - http://www.lcmm-24horas.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  17.  # 18

    Colocado por: tiyxumadeira apodreceu por ficar mulhada a fazer condenso debaixo de plastico com bolhas e digo que deve ser suficiente 2-3 anos para tal acontecer
    Concordo com o tiyxu (mais uma vez!! Mau, mau...). :-)
    A causa do apodrecimento da madeira deverá ter sido a condensação de humidade debaixo da madeira (porque o plástico e o flutuante colocados em cima impediram a pouca ventilação vertical que existia).

    Colocado por: silvasm76Vêem algum problema se encher a caixa de ar com tout venant e depois a betonilha e algum isolamento que aindo não sei bem qual. não me ficará mais económico?
    Que desperdício! 50m2 com 50cm de altura são 25m3 de tout venant...

    Repito: aproveite a madeira existente - eventualmente, reforçando-a - como "cofragem perdida" de uma laje em betão armado suspensa. De preferência, impermeabilizada (não vá o diabo tecê-las).
    E depois tape os buracos que foram abertos para arrefecer, digo, ventilar a caixa de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  18.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.Repito: aproveite a madeira existente - eventualmente, reforçando-a - como "cofragem perdida" de uma laje em betão armado suspensa. De preferência, impermeabilizada (não vá o diabo tecê-las).


    Não nos tinhamos lembrado disso, até parece ser boa ideia no entanto tenho 3 dúvidas em relação a esta solução.

    a) Neste caso iria obrigar a subir o nível do chão em quantos centimentros ? teria tb de modificar as portas já existentes ?
    b) Não iria dar grande trabalho para conseguir rasgar as paredes para conseguir embeber a laje ? e as paredes internas têm apenas cerca de 15 cm e não sei como estão acentes no chão.
    c) Não será mais dispendiosa esta solução?

    Obrigado
  19.  # 20

    E encher essa caixa com brita de granulometria media/grande devidamente compactada e fazer a laje em cima?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
 
0.0209 seg. NEW