Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite, na minha vivenda tenho parede dupla e caixa de ar, é uma caixa de ar com 8cm, e tem aplicado esferovite de 4cm, e nao tem interrupcao nas vigas , ou seja, percorre em volta da casa .. Tenho alguns "buracos" , para circular o ar numa parede que penso ser virada a sul/poente, é amplamente exposta ao sol e à chuva batida a vento .. Estou com problemas nessa parede, devido às infiltracoes e humidade... Ah, e tambem tenho mais 2 "buracos" numa outra parede perpendicular .. Os buracos estao com aqueles ventiladores de plastic .. Será que devo retira-los e deixar o buraco aberto para circular melhor o ar ? Ou devo tapalos por completo para que o ar dentro da caixa de ar fique parado ? Estou a colocar esta questao porque li um post aqui no forum, em que comentaram isso de forma superficial, que havia quem defendia que o melhor era tapar os buracos para o ar ficar parado ... E agora, o que aconcelham ?
      IMG_20161011_205337.jpg
  2.  # 2

    Estes era os que tinha
      IMG_20161011_152244.jpg
  3.  # 3

    Como a caixa está do lado de fora do isolamento, a circulação do ar é menos grave, mas mesmo assim acelera muito a troca de calor por condução entre o isolamento e o ar. Sendo 4cm não deverá ocorrer muita convecção. Para mim, o ideal seria ter apenas pequenos tubos de "esgoto" na base da caixa para escoar quasquer pingas e fechava os buracos.
  4.  # 4

    Nunogouveia, pode-me trocar isso um pouco por miudos , para ver se me faco entender melhor ..
  5.  # 5

    O que o Nuno queria dizer, era para tapar esses buracos, e deixar apenas uns pequenos furinhos no fundo da caixa de ar, para eventualmente drenar os condensados que possam existir.
    Em teoria é uma boa solução, na prática não sei se resulta, pelo simples fato dessa caixa de ar quase de certeza que não foi executada com caleira para condensados, logo os furinhos não vão cumprir a sua função
    Concordam com este comentário: nunogouveia, larkhe, riscos
  6.  # 6

    Porque o pessoal gosta é de bonecos ...
    :))
      lixo 2.jpg
  7.  # 7

    esses buracões abertos só são bons para alojar insetos e ratos...:)
    Concordam com este comentário: zedasilva, Bricoleiro
  8.  # 8

    A tinta da parede tb parece ser a famosa tinta de membrana não?
    Se for tb não ajuda nada nas trocas de vapor
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaO que o Nuno queria dizer, era para tapar esses buracos, e deixar apenas uns pequenos furinhos no fundo da caixa de ar, para eventualmente drenar os condensados que possam existir.
    Em teoria é uma boa solução, na prática não sei se resulta, pelo simples fato dessa caixa de ar quase de certeza que não foi executada com caleira para condensados, logo os furinhos não vão cumprir a sua função
    Concordam com este comentário:larkhe,riscos


    A caixa de ar tens canos, agora nao sei se é para tal funcao ..
  10.  # 10

    Colocado por: riscosesses buracões abertos só são bons para alojar insetos e ratos...:)
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Os buracos estavam tapados com as tampas que estao na foto, mas como veio ca um pintor, para ver qual seria a solucao para arranjar a parede exterior e interior, e ele falou na caixa de ar, que se calhar devia abrir mais um buraco ou outro na viga para circular melhor o ar ainda .. e eu pensei, "bem deixa-me ca arrancar as tampas para fazer maior circulacao de ar e metia uma rede de inox ou de aluminio so para nao entrar bichos .. mas depois de pesquisar um pouco , fiquei na duvida, se afinal devo tapar os buracos ou nao .. daqui a nada ja meto fotos da parede exterior e interior ... e dos respetivos buracos ..
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaA tinta da parede tb parece ser a famosa tinta de membrana não?
    Se for tb não ajuda nada nas trocas de vapor


    Sim, é tinta de membrana .. Qual deveria usar ?
  12.  # 12

    Colocado por: JoaoCasaSim, é tinta de membrana .. Qual deveria usar ?

    Uma tinta que permita as trocas gasosas, o pessoal das tintas já cá vem dar recomendações
    Quanto aos buracos eu fechava tudo, mesmo que com alguma condensação no interior o ar se estiver estanque vai funcionar como isolante, assim não porque a sua temperatura está sempre em constante variação
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Uma tinta que permita as trocas gasosas, o pessoal das tintas já cá vem dar recomendações
    Quanto aos buracos eu fechava tudo, mesmo que com alguma condensação no interior o ar se estiver estanque vai funcionar como isolante, assim não porque a sua temperatura está sempre em constante variação


    Pois, curioso que eu sempre pensei o contrario .. Entao ja arranquei 2, ja fiz mal .. Entao tapo por completo os buracos ! Entao e quando esta bom tempo, abro as janelas todas da casa para arrejar, tambem faco mal ?
  14.  # 14

    Colocado por: JoaoCasaEntao e quando esta bom tempo, abro as janelas todas da casa para arrejar, tambem faco mal ?


    Faz bem, mas não é só quando está bom tempo, pelo menos 15 minutos por dia deveria abrir janelas de fachadas opostas para renovar o ar, senão a casa vai passar 6 meses fechada.
  15.  # 15

    Faz bem, mas não é só quando está bom tempo, pelo menos 15 minutos por dia deveria abrir janelas de fachadas opostas para renovar o ar, senão a casa vai passar 6 meses fechada.


    Como por exemplo, um dia abro uma fachada da casa, depois no outro dia abro uma fachada da casa oposta à que abri no outro dia, e assim sucessivamente ? Alternadamente , 1 fachada por dia, é isso que aconselha ?
  16.  # 16

    Quanto ao assunto, eu nunca percebi para que porra serve uma parede dupla com caixa de ar ventilada, a primeira parede está lá a fazer o quê então? Termicamente faz pouco ou nada com esses buracões abertos e circulação de ar frio e quente como se não houvesse parede nenhuma.
  17.  # 17

    Colocado por: JoaoCasa

    Como por exemplo, um dia abro uma fachada da casa, depois no outro dia abro uma fachada da casa oposta à que abri no outro dia, e assim sucessivamente ? Alternadamente , 1 fachada por dia, é isso que aconselha ?


    Não, tem de abrir as 2 fachadas opostas em simultâneo para sair o ar velho(respirado) e entrar o novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoCasa
  18.  # 18

    Não, tem de abrir as 2 fachadas opostas em simultâneo para sair o ar velho(respirado) e entrar o novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoaoCasa


    Pois claro, tem logica, desculpe . Era um erro que cometia agora na altura invernosa, que raramente abria as janelas, por o tempo ser de chuva e humido ..
  19.  # 19

    Colocado por: Bricoleiro

    Não, tem de abrir as 2 fachadas opostas em simultâneo para sair o ar velho(respirado) e entrar o novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoaoCasa


    Excepto em dias de muita chuva ou demasiado vento, como é óbvio :)
  20.  # 20

    Excepto em dias de muita chuva ou demasiado vento, como é óbvio :)


    Sim, obrigado bricoleiro .. Da parte da tarde ja vou a "ROCA" ver que tipo de tampas é que eles tem para tapar os buracos ..
 
0.0214 seg. NEW